NOTA tt
7.0

Review Razr D1

O Motorola Razr D1 é o smartphone ideal para usuários que querem basicamente usar suas redes sociais, e-mails e navegação na internet, já que o dispositivo executa todas as tarefas com rapidez.

Nathália Machado
por
em

O Razr D1 é um smartphone simples, barato, mas não decepciona os compradores que esperam encontrar um bom aparelho. Custando em torno de R$ 470, o aparelho conta com Android bem atualizado, na versão 4.1 (Jelly Bean), bom desempenho e recursos bem interessantes, ainda que deixe a desejar em alguns quesitos importantes. Confira o review.

Motorola Razr D1: redes socias, e-mails e internet com bom desempenho (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Motorola Razr D1: redes socias, e-mails e internet com bom desempenho (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Design

Apesar de ser feito de plástico em sua maior parte, o Razr D1 tem traços retos e elegantes, com a lateral suavemente arredondada. O modelo é bonito, tanto na cor preta quanto na branca, mas não convence em questão de resistência. Ainda que lembre outros dispositivos da Motorola, como o Razr HD e o Razr D3, o smartphone tem o acabamento bem inferior.

Na parte de cima, há apenas o conector para o fone de ouvido, que também encaixa a antena para uso da TV digital. Os únicos botões físicos ficam localizados na lateral do dispositivo, já que a frente é quase inteiramente sensível ao toque. Um desenho simples e agradável.

Tela

O Razr D1 tem tela de de 3,5 polegadas HVGA LCD. O tamanho do display é bom, mas sua qualidade deixa a desejar. A resolução (320 x 480 pixels) baixa faz com que sejam percebidos muito pixels na tela e, apesar da iluminação do display ser bom, há distorções de cores com frequência.

O Motorola Razr D1 não tem uma tela com boa resolução (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)O Motorola Razr D1 não tem uma tela com boa resolução (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

No ponto relativo às respostas aos comandos de toque, porém, o D1 tem bom desempenho. Seu teclado virtual funciona muito bem, e durante o teste os toques na tela foram precisos e eficientes, assim como as transições de menus, que não apresentaram nenhum tipo de travamento.

Desempenho

A Motorola atribuiu ao Razr D1 um processador single-core de 1 GHz e 1 GB de memória RAM, configurações bem equilibradas para um smartphone mais básico. Por isso, o modelo não decepciona na execução de jogos simples, como Angry Birds e Candy Crush Saga, e cumpre sua proposta de executar funcionalidades básicas com excelência. A memória interna é pequena, apenas 4 GB, mas com possibilidade de expansão de até 32 GB com cartão SD.

Razr D1 mantém características da linha Razr (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Razr D1 mantém características da linha Razr (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Sistema operacional

O Razr D1 vem com Android 4.1 Jelly Bean de fábrica, uma versão bem atualizada do sistema do Google - já que a mais recente é a 4.2. A Motorola procurou manter todas as configurações bem próximas do sistema original, sem fazer modificações desnecessárias que poderiam tornar o software mais lento. Dessa forma, ele se aproxima muito do chamado Android “puro” do Nexus 4.

A interface do Razr D1 é facilmente personalizável, com diversas opções de widgets e papel de parede, mas já vem com uma configuração bonita, com cores vívidas e aplicativos bem organizados.

Como todos os aparelhos com o Android Jelly Bean, o D1 conta com o Google Now, assistente pessoal do Google que facilita a vida do usuário. Com o recurso, é possível definir padrões úteis de notificação, como a previsão do tempo, condições do trânsito, resumo de atividades, notícias, e muito mais, tudo com base na localização do usuário e orientado por preferências de navegação na web.

Razr D1 vem com Google Now, assistente pessoal inteligente (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Razr D1 vem com Google Now, assistente pessoal inteligente (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Câmera

Apesar de não ser nada fora do comum, a câmera do smartphone é boa. Ela conta com 5 megapixels e recurso HDR (High Dynamic Range), para representar precisamente tanto os pontos claros quanto escuros da fotografia, que resulta em um balanceamento de imagem mais próximo do real. Além disso, o smartphone tem tecnologia BSI, que garante imagens boas em ambientes com pouca luminosidade. É uma boa alternativa, já que o aparelho não tem flash.

A câmera também grava bons vídeos, e tem uma capacidade de foco bem interessante, acima da média entre os smartphones desta faixa de preço.

Câmera de 5 megapixels não decepciona (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Câmera de 5 megapixels não decepciona (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Funcionalidades e multimídia

Um diferencial do Razr D1 é a antena para televisão digital. O aparelho é capaz de sintonizar dezenas de canais, mas sem muita regularidade, sofrendo quedas de sinal em alguns ambientes. O smartphone da Motorola ainda vem com rádio FM e suporte para reprodução de MP3.

Apesar de contar com bons recursos, a execução de músicas não é uma qualidade do D1. O alto falante do modelo até funciona bem em ambientes com pouco ruído, mas em locais abertos e barulhentos fica difícil escutar até o toque de chamadas. Já os fones de ouvido que acompanham o produto não são tão bons quanto os earbuds do Razr HD, mas possuem boa distribuição de som.

Para quem não busca um smartphone de alto desempenho, mas gosta de ter seus joguinhos e apps de fotografia, o Razr D1 é ótimo. O aparelho não foi desenvolvido com esse foco, mas consegue rodar os jogos mais famosos e atuais, como Temple Run e Bad Piggies, perfeitamente. Além disso, ele também executa sem travar programas populares como Instagram e Snapseed.

Outro ponto positivo do D1 é o fato do aparelho contar com uma versão para entrada de dois chips simultâneos. Se não bastasse o preço baixo do modelo, o usuário ainda pode economizar mais na hora de fazer ligações e enviar mensagens de texto.

Motorola Razr D1 visto de lado (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Motorola Razr D1 visto de lado (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Bateria

A bateria é sem dúvida um grande diferencial do Motorola Razr D1. Com uso intenso de redes sociais, e-mail, música e funcionalidades da câmera, o aparelho chegou a durar quase dois dias inteiros. Uma qualidade relevante ao ser comparado com smartphones de referência no mercado, como o iPhone 5 e Galaxy S3, que ainda não têm a bateria como vantagem competitiva.

Custo x Benefício

O Motorola Razr D1 é ideal para usuários que buscam um smartphone de qualidade, com suporte às principais funcionalidades do Android, e bom desempenho durante o acesso às redes sociais, música, e-mail e vídeos. Apesar de ser o modelo mais simples da nova linha da Motorola, o dispositivo cumpre bem a sua proposta de executar tarefas básicas com perfeição e agilidade.

Além disso, o modelo tem funcionalidades interessantes, como a entrada para antena de TV digital, a uma versão com suporte a dois chips simultaneos, recursos que podem fazer a diferença para muitos usuários.

Para adquirir o produto, o usuário deve desembolsar em média R$ 450. O preço é bem justo, considerando o desempenho do aparelho e suas configurações. Porém, é bom lembrar que, por um valor um pouco maior, é possível encontrar modelos com desempenho de câmera, tela e design bem superiores, o que inclui até o irmão mais velho do D1, o Razr D3. Portanto, o aparelho é destinado a quem quer um bom Android mas não faz questão de gastar muito para ter um aparelho acima da média.

 Tela 3,5 polegadas
 Sistema operacionalAndroid 4.1 Jelly Bean 
Processador Single-core 1 GHz 
Memória RAM 1 GB 
Rede Quad Band (850/900/1800/1900) 
Armazenamento 4 GB
Câmera  5 megapixels
Flash Não
Dimensões
 110 x 59 x 10.99 mm
 Peso110 g
 Bateria 1.785 mAh 


Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
6
Desempenho
7
Tela
6
Câmera
8
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Desempenho rápido
  • Boa câmera
  • Autonomia da Bateria
  • Televisão digital

Contras

  • Corpo pouco durável
  • Tela de baixa resolução
  • Pouco armazenamento interno

Veja mais reviews e compare:

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Luiz Carlos
    2014-06-24T16:43:52

    Sinceramente acho esse sites/ blogs de informação sobre produtos tendencioso sem compromisso com verdade. Tenho MOTOROLA RAZR E ELE É PESSIMO. sUPER LENTO A BATERIA NÃO DURA 2 HS e p consegui alguma coisa tem q ter paciencia é lentooooo demais até para abrir. Tem q carregar tdo tempo pois me deixa na mão sempre que passo um tempo na rua e mesmo sem usar. Tive que comprar outro e foi o sumsung que pode não ter tão ban ban ban mas está sendo muito mais util e eficiente para mim e nunca me deixou na mão. É rápido e eficiente. Nota 4 para esse motorola razr . Estou vendendo e quem quiser ..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edson Oliveira
    2014-02-15T02:55:56

    O aparelho é pra lá de bom. Tem TUDO o que um usuário "básico" (e inteligente) de smartphone precisa e com bom desempenho. Não jogue dinheiro no lixo, comprando aquilo que a mídia te empurra !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário