NOTA tt
8.4

Review Motorola Razr HD

O Motorola Razr HD merece elogios por seu design, resistência e qualidade da tela. Ideal para quem usa intensivamente o celular e todas as suas facilidades por muito tempo.

Elson de Souza
por
em

O Motorola Razr HD poderia ser considerado uma verdadeira obra de arte da Motorola, caso não oferecesse alguns percalços ao usuário. O smartphone possui um design muito atraente e resistente, porém decepciona na câmera. Apesar disso, o aparelho pode ser considerado um dos melhores modelos com Android no mercado. Confira o review do Razr HD preparado pelo TechTudo.

Motorola Razr HD possui uma tela de 4,7 polegadas de alta definição e com ótima reprodução de cores (Foto: Stella Dauer)Motorola Razr HD possui uma tela de 4,7 polegadas de alta definição e com ótima reprodução de cores (Foto: Stella Dauer/TechTudo)



Design

O Razr HD agrada por sua aparência limpa e sem botões físicos. A frente é inteiramente touchscreen, com navegação em controles virtuais. Isso melhora consideravelmente sua aparência, porém atrapalha o manuseio com as mãos úmidas ou cobertas com luvas.

Há apenas duas teclas físicas: a de ligar/desbloquear e as de ajuste de volume. Para muitos, a ausência de um botão exclusivo para a câmera pode ser frustrante, já que é necessário dar o comando em sua tela, o que geralmente acaba rendendo "tremidinhas" no momento da captura da foto.

Um ponto que merece elogio é a localização da câmera e do flash do aparelho, que dificilmente serão encobertos pelas mãos. Já a saída de áudio pode ser abafada ao colocar o aparelho na posição vertical com o nome da Motorola à esquerda, o que pode ser um incômodo durante a execução de jogos e vídeos.

Apesar de sua tela avantajada de 4,7 polegadas, o smartphone pouco incomoda no bolso graças a sua espessura, de apenas 8,4 milímetros - 0,2 mm a menos do que o Galaxy S3 . Além de mais fino que seu concorrente, o revestimento lateral metálico e sua traseira em fibra Kevlar transmitem mais segurança que o corpo de plástico do top da Samsung.

Destaque para a tela do Motorola Razr HD (Foto: Stella Dauer/TechTudo)Destaque para a tela do Motorola Razr HD (Foto: Stella Dauer/TechTudo)


O aparelho é resistente a respingos e rápidos contatos com líquidos, mas não é à prova d'água. Pequenas alterações no design não chegam a alterar muito o aspecto, que se mantém basicamente como uma lâmina ("razor", em inglês), mas com as bordas atenuadas e menos plástico na moldura, além de espessura uniforme.

Não é possível ter acesso a bateria, e a bandeja que guarda o microSIM e o cartão de memória do smartphone merece uma crítica: caso você esteja fora de casa e queira retirar um dos dois componentes, prepare-se para um trabalho árduo. Sem a pequena chave que acompanha o aparelho, isso é quase impossível.

Tela

O display do Motorola Razr HD é um show à parte. Além de ter um bom tamanho para leitura e exibição de vídeo, a tela Super AMOLED Advanced com resolução HD (720p) mostra imagens com excelente qualidade. Brilhante, de definição superior e protegida por Corning Gorilla Glass, a tela é visível sob o sol, embora não 100%. O grande problema, no entanto, é que tamanha qualidade exige um alto consumo de bateria.

Hardware

O processador dual-core de 1,5 GHz do Razr HD não decepciona na execução de jogos ou com múltiplos aplicativos abertos em segundo plano. Nos testes com mais de 10 apps abertos, o smartphone se portou muito bem e rodou games pesados como Blood and Glory 2: Legends e Batman: The Dark Knight Rises. O único problema perante ao uso intenso é o aumento de sua temperatura, que incomoda um pouco.

Nos testes do benchmark Quadrant Standart, o Razr HD somou 4.945 pontos, em posição que fica antes do HTC One X e Galaxy X (o S3 somou 4.937).

Traseira do Motorola Razr HD é revestida de fibra Kevlar (Foto: Stella Dauer/TechTudo)Traseira do Motorola Razr HD é revestida de fibra Kevlar (Foto: Stella Dauer/TechTudo)


Um recurso muito interessante é a conectividade NFC (Near Field Communication), para trocar arquivos e recursos do telefone com outros aparelhos compatíveis. Durante os nossos testes foi possível, por exemplo, compartilhar uma página aberta no YouTube com um Galaxy S3 apenas aproximando a traseira dos aparelhos. O processo não levou mais do que cinco segundos e mostra o quão incrível e útil essa tecnologia pode ser.

O aparelho é anunciado com 16 GB de armazenamento interno, porém somente 12 GB estão disponíveis para o usuário. A memória disponível não chega a ser ruim e é compatível com a maioria dos smartphones top de linha do mercado, porém ela rapidamente se tornará insuficiente aos usuários mais exigentes. Portanto, prepara-se para comprar um cartão de memória se você quiser instalar muitos aplicativos no seu aparelho e gravar uma grande quantidade de vídeos em Full HD.

Apesar de ser o primeiro smartphone 4G (LTE) compatível com a rede do Brasil, não pudemos fazer o teste com a conexão de altíssima velocidade justamente por ela ainda não estar disponível no Rio de Janeiro. Sendo assim, fica a expectativa para testes futuros.

Sistema operacional

O Android dispensa apresentações. O sistema operacional do Google está definitivamente consolidado no mercado, com uma imensa variedade de aplicativos disponíveis e total integração com os serviços da gigante de buscas, como o Gmail e o Google Maps. Tudo sendo executado pelo aparelho de maneira satisfatória e sem engasgos.

O Motorola Razr HD vem com a versão 4.0 Ice Cream Sandwich instalada de fábrica, mas recebeu a atualização para o Android 4.1.2 Jelly Bean durante a nossa avaliação, oferecendo recursos como o Google Now, que exibe cards de informações com base nas pesquisas do usuário, e o Project Butter , que deu mais fluidez ao software.

 A nova interface adotada pela Motorola é bela e intuitiva. As cores padrão que acompanham o sistema, aliás, lembram bastante ao Android "puro" dos Nexus (AOSP). Além disso, o usuário pode personalizar facilmente o seu aparelho com papéis de paredes simples e animados, modelos de homescreen e também diferentes tipos de tela de bloqueio.

As cerejas do bolo, porém, são as Smart Actions, tarefas inteligentes que podem ser programadas ou sugeridas pelo sistema. Com esse recurso, por exemplo, é possível ativar a economia de energia em determinado horário ou sob certas condições; assim como silenciar o aparelho por um período ou de acordo com a sua localização; dentre vários outros recursos.

Câmera  

As câmeras da Motorola normalmente não têm boa imagem no mercado, mas a do Razr HD está bem melhor, apesar de ainda deixar a desejar para um smartphone top de linha. Seu sensor de 8 megapixels, flash de LED, autofoco, estabilização de imagem e gravação de vídeos em Full HD são satisfatórios. Já a câmera secundária na frente, de 1.3 megapixels, é muito útil para videochamadas.

O Razr HD possui bom desempenho em fotos diurnas (Foto: Elson de Souza/Techtudo)O Razr HD possui bom desempenho em fotos diurnas (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O aparelho tira boas fotos em ambientes onde a iluminação é boa, como à luz do dia. Porém, em ambientes com baixa iluminação, a câmera apresenta granulações. Já nas fotos tiradas com flash, ela mostra uma aparência esbranquiçada.

As configurações do aparelho são compatíveis com a maioria dos telefones top de linha: sensor de 8 megapixels, flash de LED, autofoco e gravação de vídeos em Full HD . O grande destaque vai para a captura no modo HDR, que oferece imagens com melhores detalhes em condições diferentes de iluminação e mais próximas ao que é captado pelo olho humano.

A captura da imagem é rápida, mas é bom manter o som do disparo ligado, pois não há confirmação visual das fotos. Há também a opção de focar por toques na tela e os recursos de geotagueamento, reconhecimento de faces, modo panorama automático, zoom digital de quatro vezes, oito efeitos de cor, cinco cenas, cinco modos de fotos e controle de exposição.

Multimídia  

O Motorola Razr HD vem acompanhado por fones de ouvido earbuds (clássicos) de ótima qualidade. Com os alto falantes protegidos por uma espuma, o acessório tem uma boa reprodução de áudio, com bom estéreo, quase tão imersivo quanto os modelos intra-auriculares. Além disso, a Motorola manda um par extra de espumas.

Motorola Razr Hd vem com fones de ouvido, carregador e um cabo HDMI (Foto: Stella Dauer/TechTudo)Motorola Razr HD vem com fones de ouvido, carregador e um cabo HDMI (Foto: Stella Dauer/TechTudo)

Já na execução de músicas pelas caixas de som externas, a qualidade é mediana. O som é alto, mas com distorções no agudo, e o equalizador não contorna isso totalmente. Outra falha encontrada é a ausência de um aplicativo nativo para sintonizar rádio FM, o que certamente deixará frustrados os usuários que gostam desse tipo de mídia.

O Razr HD também é acompanhado de um cabo HDMI para a conexão do aparelho com TVs e projetores. O recurso é muito interessante para a apresentação de trabalhos, de informações presentes no aparelho e até mesmo para o entretenimento. Executar jogos como Bad Piggies em uma tela 42 polegadas é realmente muito divertido.

Bateria e armazenamento

Bateria é um dos pontos fortes da Linha Razr, e esse novo modelo superou as expectativas: 45 horas de duração. Essa duração máxima se deu com uso intensivo, com GPS, Bluetooth e Wi-Fi ligados, recebendo mensagens das redes sociais a todo o tempo. Chegou a 3 dias em stand-by. Com 10% da bateria, ainda durou mais 5 horas. Esse milagre só foi possível graças à bateria de 2.500 mAh do Razr HD - quase os 3.000 mAh do Razr Maxx.

* Colaborou Stella Dauer  

Ficha técnica

Tela
4,7 polegadas (1280 x 720 pixels)
Sistema operacional Android 4.0 (atualizável para 4.1)
Rede Wi-Fi, 4G (LTE), 3G, Bluetooth, NFC, DLNA
Armazenamento interno 16 GB, expansível via microSD
Câmera8 megapixels
Bateria
Li-Po 2.500 mAh
Dimensões131,9 x 64,9 x 8,4 mm
Peso
 146 g



Nota TechTudo

NOTA tt
8.4
Design
8
Desempenho
9
Tela
9
Câmera
8
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Android 4.1.2 Jelly Bean;
  • Compatível com 4G BR;
  • Tela ótima definição;
  • Bom desempenho;
  • Design bonito e resistente.

Contras

  • Preço alto;
  • Esquentar durante uso intensivo;
  • Câmera melhorou, mas ainda precisa evoluir.
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares