NOTA tt
6.0

Review NavCity NT-2755

O aparelho vem com conectividades atraentes mas não é muito potente.

Barbara Mannara
por
em

O NavCity NT-2755 é um tablet de baixo custo, se comparado com gigantes como a Samsung e a Apple. Fabricado no Brasil pela empresa NavCity (famosa por seus GPS), o gadget pode ser uma boa opção para quem procura um dispositivo leve para leitura e com funções simples e fáceis, sem ter que gastar uma fortuna para isso. Com serviço de TV digital e GPS integrado, este modelo pode ser achado nas lojas com preço em torno de R$ 500.

Tablet NavCity NT-2755 oferece serviço de Tv digital e GPS (Foto: TechTudo)Tablet NavCity NT-2755 vem com TV digital e GPS (Foto: TechTudo)

Design

O NavCity NT-2755 tem uma aparência bem agradável à primeira vista. Seu corpo com pontas arredondadas e tampa traseira branca faz com que ele pareça mais caro do que realmente é, mas percebe-se que o acabamento não é dos melhores.

O modelo é pequeno e leve, mas os encaixes laterais não são bem acabados. A presença de bordas pretas (não sensíveis ao toque) é até discreta, se comparada a outros modelos da mesma faixa de preço. Sem exageros, apenas ajuda a dar mais firmeza no uso diário, para ler um e-book (livro digital) ou executar algum jogo, por exemplo, sem "tocar" por engano em alguma outra função.

NavCity NT-2755 (Foto: TechTudo)NavCity NT-2755 é pequeno e tem bordas pretas (Foto: TechTudo)

Funcionalidade

O desempenho do NavCity NT-2755 durante os testes foi fraco e deixou muito a desejar, com travamentos constantes. Se quiser acessar as redes sociais com frequência, este tablet certamente exigirá uma boa dose de paciência.

O pior resultado dos testes foi com o Facebook, mas é perceptível que este não é um problema isolado, já que o sistema parou de responder algumas vezes durante o uso de aplicativos variados, como no jogo Cut the Rope. O carregamento de sites no navegador também é lento, mesmo conectado em uma rede Wi-Fi rápida.

NT-2755 tela de travamento (Foto: TechTudo)O NavCity NT-2755 apresenta por muitas vezes telas de travamento (Foto: TechTudo)

Tela

O display do aparelho tem uma resolução razoável pelo preço que tem, mas o que decepciona é a sensibilidade: durante os testes, por várias vezes o sensor acionou comandos indesejados ou não executou algo por não reconhecer o toque. Ou seja: imagina curtir a foto de alguém por engano? Pois isso aconteceu algumas vezes. A resposta ao sensor de posição (giroscópio) e ao toque, tanto em aplicativos quanto no teclado virtual, também é lenta.

O menu principal do tablet é poluído com botões virtuais desnecessários, como os dois que controlam o volume na barra inferior (já que existem botões físicos para esta função). Outro ponto que dificultou o uso do gadget é a sua visualização na vertical: o menu de aplicativos fica bagunçado, com títulos e ícones sobrepostos, revelando um acabamento não tão elegante quanto outros modelos de marcas famosas, vendidos por valores um pouco maiores.

NavCity NT-2755 não tem boa visualização com tela na vertical (Foto: TechTudo)NavCity NT-2755 não tem boa visualização com tela na vertical (Foto: TechTudo)

Aplicativos

O tablet já vem com vários apps pré-instalados para acessar. Tem TV digital, GPS, Gmail, Skype, redes sociais, Aldiko (para a leitura de livros digitais), além de alguns jogos como o Angry Birds e o Cut the Rope. A idéia que o NavCity NT-2755 passa é que é só “ligar e usar”, facilitando bastante a vida dos novos usuários.

O tablet funciona também como leitor de PDF, uma das extensões mais comuns para e-books e textos digitais.

TV Digital

O NavCity NT-2755 tem o “plus” de vir com TV Digital, no formato ISDBT Brasil. O sistema funcionou em locais fechados, mas não captou muitos canais (apenas duas emissoras foram encontradas durante os testes). Além disso, durante os testes houve vezes que o sinla ficou com atraso no áudio.

NT-2755 tem antena discreta para sinal de TV Digital (Foto: TechTudo)NT-2755 tem antena discreta para sinal de TV Digital (Foto: TechTudo)

Outro porém é que o recurso de TV só funciona bem se a discreta antena, embutida em uma das pontas do aparelho, for puxada para fora. Caso contrário, por melhor que seja o sinal no local, uma mensagem de “sem sinal” aparecerá na tela preta.

Um dos pontos positivos é que o tablet permite gravar e salvar imagens durante a transmissão da TV digital.

GPS

Apesar de a NavCity ser uma empresa que começou com a fabricação de GPS, o software Rota Certa 2.0 presente no aparelho, que inclui os mapas, se mostrou confuso e pouco funcional para uso diário.

Além disso, o tablet vem com uma base com ventosas para colar em vidros de carros, mas é inviável que o motorista se arrependa do caminho e queira trocar o destino de forma rápida: o sistema trava e exige tantas etapas que é mais fácil seguir as placas.

Botões e entradas

O tablet tem dois botões externos: o de ligar e desligar e o controle de volume. Além disso, ele vem com uma entrada para fones de ouvido, outra para o conector de tomada, slot para cartão microSD e entrada microUSB 2.0. Todos os outros “botões” de comandos ficam na própria tela, o que não é muito interessante em um display com pouca sensibilidade.

Navcity NT-2755 dispõe de botões físicos (Foto: TechTudo)Navcity NT-2755 dispõe de botões físicos reunidos (Foto: TechTudo)

Bateria

Em stand-by, o aparelho aguenta firme e forte por até 2 dias. Se utilizadas as redes sociais ou os jogos, a sua bateria se mostra razoável, durando cerca de 4 horas. Entretanto, ao usar algum destes serviços combinado à TV digital, mesmo sendo uma bateria de Li-Ion com 2.400 mAh, a carga não durará tempo suficiente nem para ver a novela das 9 do início ao fim. O carregamento completo da bateria leva em torno de 2 horas.

NT-2755 (Foto: TechTudo)Tablet NavCity NT-2755 na parte traseira (Foto: TechTudo)

Câmeras

O gadget tem duas câmeras: uma traseira de 2 megapixels e uma frontal 1,3 megapixels, com foco automático. Ambas decepcionarão na tarefa de tirar boas fotos. A qualidade final é muito fraca, mesmo em ambientes com luz natural. As fotos panorâmicas acabam gerando resultados borrados, já que a câmera não é estável. A gravação de vídeos também não é boa, com travamentos e resolução baixa.

NavCity NT-2755 não tira fotos com boa qualidade (Foto: TechTudo)Exemplo de foto tirada com o tablet NavCity NT-2755 e (Foto: TechTudo)

Outro detalhe é a posição da câmera traseira, um pouco ressaltada da traseira. Graças a este detalhe, a lente acaba ganhando arranhões com facilidade ao ficar em contato com superfícies, quando, por exemplo, o tablet é colocado em cima de uma mesa.

Som

O tablet tem alto-falantes externos, entrada para fones de ouvido e microfone para a captação de áudio. A qualidade do som é razoável, tanto na gravação quanto na execução, e o volume tem uma intensidade boa em ambientes fechados. Deve-se apenas ter cuidado ao utilizar os fones de ouvidos, porque quando eles são desplugados durante algum vídeo ou áudio, acontece um retorno, como se fosse um pequeno “estouro” nos fones.

Entradas disponíveis no NavCity NT-2755 (Foto: TechTudo)Entradas disponíveis no NavCity NT-2755 (Foto: TechTudo)

O NavCity NT-2755 executa os principais formatos de músicas, vídeos e imagens, o que é prático para quem gosta de ir para o trabalho ouvindo músicas sem ter preocupações extras.

Conectividade

O aparelho usa o aplicativo Airdroid para transmitir dados via Wi-Fi, e tem suporte para conexões 3G através de modems externos (desses vendidos em operadoras, que parecem pen drives). Tem também função de rádio, TV digital, GPS e função Radar, mas durante os testes o rádio não funcionou, nem com o uso da antena.

NavCity NT-2755 vem com sistema Android 4.0 (Foto: TechTudo)NavCity NT-2755 vem com sistema Android 4.0 (Foto: TechTudo)

O que vem na caixa

Na embalagem estão presentes, além do tablet, carregador para tomada, cabo miniUSB, carregador veicular, suporte com ventosa para carros e o manual.

Acha quevale a pena comprar tablet NavCity NT-2755?Opine noFórum do TechTudo!

NavCity NT-2755 tabela (Foto: TechTudo)NavCity NT-2755 tabela (Foto: TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
6.0
Design
6
Desempenho
6
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Barato;
  • * Tem TV digital;
  • * Pequeno e leve;
  • * Tem aplicativos instalados;

Contras

  • * Muitos travamentos;
  • * Baixa qualidade das câmeras;
  • * Tela pouco precisa;
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Ismael Pinto
    2014-07-18T10:44:24

    Seguinte ele pode ser bom, mas não fornecem o firmware dele, estou com ele travado mas ninguem tem a firmware dele nem apropria Navcity,para quem não sabe a firmware dele é o android eles não fornece ,estragou ja era.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mateus Silva
    2013-08-23T12:00:27

    Ta bom Nu tem problema , so não pode travar quando eu vê Tv. rsrsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário