NOTA tt
9.0

Review NBA 2K12

O que era bom conseguiu ficar melhor. NBA 2K12 elevou ainda mais o nível de realismo da série, corrigiu alguns pequenos bugs e se tornou um game obrigatório para qualquer um que goste de esportes, especialmente para os fãs de basquete.

Renan Dayube
por
em

Nome: NBA 2K12 
Gênero: Esporte
Distribuidora: 2K
Plataformas: Xbox 360, PS3, PSP, PS2, Windows e Nintendo Wii

NBA 2K12 (Foto: Divulgação)NBA 2K12 (Foto: Divulgação)

O que era bom conseguiu ficar melhor. NBA 2K12 elevou ainda mais o nível de realismo da série, corrigiu alguns pequenos bugs e se tornou um game obrigatório para qualquer um que goste de esportes, especialmente para os fãs de basquete.

O momento da verdade

Podemos separar os homens dos meninos logo no início do jogo. Em NBA 2K12, isso pode ser visto com perfeição, já que o jogador tem total comando sobre o modo de arremessar, criação de jogadas, posicionamento da defesa e muito mais. Dessa forma, tudo o que acontece dentro da quadra depende do gamer. No título, o campeão é aquele que consegue mostrar mais habilidade e conhecimento no esporte.

A versão anterior tinha alguns bugs, principalmente na defesa. O ato de roubar a bola, por exemplo, era na maioria das vezes marcado como falta. Porém, na versão 2012, esse e outros detalhes foram melhorados, aumentando ainda mais a sensação de realidade.

O modo de arremessar também foi aprimorado. Agora, vários fatores influenciam, como a marcação, a forma como o jogador pula e, é claro, o tempo certo para largar a bola. Se está mais complicado para os jogadores, também está para os adversários virtuais, já que uma marcação eficiente - algo não muito simples de fazer - complica bastante a vida da inteligência artificial.

NBA 2K12 (Foto: Divulgação)NBA 2K12 (Foto: Divulgação)

Tem um jogo de verdade passando na televisão?

Os gráficos de NBA 2k12 são de tirar o fôlego e deixam até os jogadores mais exigentes sem ter do que reclamar. Os destaques certamente são os atletas. Eles contam com as características únicas de cada atleta, como na hora de arremessar, correr e driblar. Até mesmo as tatuagens, característica presente em quase todos eles, são muito bem feitas.

O segundo ponto a ser ressaltado é a quadra e a sensação que ela transmite. Em NBA 2K12, podemos ver perfeitamente os jogadores do banco interagindo com as jogadas, o treinador feliz ou revoltado com o desenrolar da partida, a torcida incentivando e os mascotes, que "evoluíram" muito, em relação aos que estavam presentes na última versão.

O terceiro e mais surpreendente aspecto fica por conta da "transmissão" do jogo. Durante a partida, o gamer tem a sensação de estar dentro de um jogo de verdade. NBA 2K12 conta com apresentação dos jogadores exatamente iguais às vistas nos canais de esporte. Há também  propaganda de produtos e até transmissão de outras partidas no intervalo ou em momentos de jogadas espetaculares. É possível conferir informações e dados sobre os jogadores ou sobre o rendimento deles na partida e na temporada.

NBA 2K12 é mais um daqueles títulos que faz os mais desatentos confundirem o mundo virtual com o real.

NBA 2K12 (Foto: Divulgação)NBA 2K12 (Foto: Divulgação)

Construindo a sua carreira

Como na maioria dos títulos de esporte, é possível ser o comandante do time, decidindo todas as jogadas, escalações, trocas de jogadores e muito mais. A novidade de NBA 2K12 é o fato de poder competir online, contra os seus amigos, deixando assim a disputa muito mais real. Um dos pequenos defeitos desse modo é a famosa roubadinha da "máquina", nos jogos mais importantes, mas que não estraga o belo jogo.

O outro modo de carreira de NBA 2K12 é o que coloca você como um jogador desconhecido, de uma liga bem abaixo da NBA e obriga você a mostrar o seu valor para conseguir conquistar a sua vaga na liga. Essa opção é perfeita para quem gosta de criar personagem, dando todas as características possíveis, tanto físicas, quanto de habilidade.

Uma boa dica para ter sucesso é escolher a posição que mais gosta de atuar e sempre lembrar que basquete é um jogo coletivo, no qual passar a bola e deixar o companheiro em boa posição é tão importante, quanto marcar pontos. Um ponto negativo é o fato de o jogador evoluir rápido demais, ou seja, em pouco tempo e sem muito trabalho você estará no nível dos melhores da NBA.

NBA 2K12 (Foto: Divulgação)NBA 2K12 (Foto: Divulgação)

Monstros sagrados

Se em NBA 2K11 era possível jogar com o melhor de todos os tempos, em 2K12 é possível controlar verdadeiras lendas, como Magic Jonhson, Larry Bird, Karl Malone, Wilt Chamberlain e outros.

Quem realmente gosta de basquete fica sem palavras com esse modo de jogo, já que, além de reproduzir fielmente todas as características da época, tanto nas regras, quanto nos modos de atuar, NBA 2K12 traz jogos que foram verdadeiros clássicos e que, certamente, constam como uns dos mais importantes da história.

Além de ter mais jogadores, ficou mais simples completar os desafios, já que agora o seu único objetivo é ganhar a partida. Na última edição, era necessário completar alguns quesitos, como quantidades de pontos, rebotes e outros detalhes.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
10
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
9

Prós

  • - Presença das lendas do esporte
  • - Jogadores muito bem detalhados
  • - Praticamente uma transmissão de televisão

Contras

  • - IA habilidosa demais
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • R Costa
    2013-01-18T21:02:50

    Pessoal tenho o jogo NBA 2K It 12 no meu ipad ñ consigo jogar gostaria que me desse uma dica como fazer para jogar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Izaias Junior
    2012-03-31T04:40:08

    Esse trailler é incrivel, essa ultima cena é digna de uma grande produção do cinema hehe jogo maravilhoso mesmo, nota 1000

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Pinto
    2012-02-03T19:06:05

    eu tenho é muito bom melhor jogo do ano de esporte

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Pinto
    2012-01-27T19:45:16

    muito bom

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Teixeira
    2012-01-24T10:25:09

    O JOGO DE ESPORTE!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário