Celular

NOTA tt
7.0

Review Niivo IIVA4

O niivo IIVA4 é o celular para quem não tem orçamento para comprar qualquer smartphone, mas também não quer cair nas mãos de produtos contrabandeados e ilegais, que podem até prejudicar sua saúde.

Stella Dauer
por
em

O telefone IIVA4, da estreante Niivo, pode se encaixar em um perfil ainda muito presente no Brasil: o de pessoas que não querem gastar dinheiro comprando um smartphone. Com um valor muito barato (menos de R$200), este aparelho tem a vantagem de possuir assistência técnica e garantia no Brasil, além de ser homologado pela Anatel, garantindo sua segurança. Saiba mais sobre seu desempenho e funcionalidades:

Niivo IIVA4 é pequeno e simpático (Foto: Stella Dauer)Niivo IIVA4 é pequeno e simpático (Foto: Stella Dauer)

Design e tela

O formato do IIVA4 se parece com o de uma saboneteira, mas seus 10 botões de navegação e o teclado QWERT logo fazem lembrar que se trata mesmo de um telefone. Feito todo em plástico brilhante, tem variações em preto e colorido (com rosa ou cinza) ou todo na cor branca. O modelo disponibilizado para testes é o preto e rosa, que também veio com uma capinha rosa.

A leveza poderia até ser um contra, mas é muito confortável andar com um aparelho de apenas 58 gramas. O telefone não é muito fino, mas todos os seus cantos são arredondados e sem arestas, fazendo com que seu encaixe seja natural nas mãos. A traseira acomoda a câmera, saída de som e o logotipo da empresa. Abaixo ficam o microfone, a conexão de áudio e a entrada microUSB, para o carregador e conexão com o PC.

Niivo IIVA4 NB-4320 tem teclado QWERTY completo (Foto: Stella Dauer)Niivo IIVA4 NB-4320 tem teclado QWERTY completo (Foto: Stella Dauer)

Na frente, uma dezena de botões de navegação, o teclado QWERTY, a saída de som e a tela, que é bem pequena: tem apenas 1,8 polegadas e definição de 160 x 128 pixels. Considerando seu preço, não chega a ser um aspecto ruim.

Ruim mesmo é o seu conjunto de botões. Fora o teclado QWERTY, são nove teclas, sem contar o pad de navegação. Apesar de personalizáveis, seus símbolos são bem confusos, além de serem bem pequenos, incorrendo em erros frequentemente. É difícil lembrar, por exemplo, onde se atende uma chamada, já que só há o botão vermelho para desligar a ligação.

O teclado QWERTY é iluminado e possui teclas chanfradas, como que divididas ao meio, facilitando a digitação. São 35 teclas no total, que apesar de estreitas, são fáceis de se acostumar para começar a escrever rápido. Além de letras, trazem símbolos e atalhos para o modo silencioso, destravamento de tela e alguns outros recursos.

O niivo IIVA4 vem com espaço para quatro SIM card, além de slot para microSD (Foto: Stella Dauer)O niivo IIVA4 vem com espaço para quatro SIM card, além de slot para microSD (Foto: Stella Dauer)

Por ser pequeno, é possível que pessoas com mãos maiores se sintam mais desajeitadas. Mas seu tamanho também é bom, principalmente para quem quer digitar rapidamente, segurando-o com as duas mãos. As letras são claras e os ícones ajudam a identificar aplicativos, ajustes e outras funções.

Não há informações a respeito do hardware desse aparelho, como é normal em celulares mais simples. Entretanto, sabe-se que ele tem Bluetooth 2.1, conexão à internet via EDGE (sem 3G) e capacidade para quatro chips SIM de uma só vez. Por conta disso, naturalmente, é desbloqueado e quad-band.

Conexões micro USB e de áudio no niivo IIVA4 NB-4320 (Foto: Stella Dauer)Conexões micro USB e de áudio no niivo IIVA4 NB-4320 (Foto: Stella Dauer)

Sistema e recursos

A interface do sistema é simples, amigável e se parece muito com sistemas encontrados em outras marcas de telefones. Ela já está toda em português, e, fora os confusos botões de navegação, é fácil de se chegar aonde quer. Com até quatro cliques você está dentro de qualquer aplicativo.

Sendo um telefone, e não um smartphone, ele possui todo o conjunto de utilidades básicas. Há um gerenciador de arquivos, agenda telefônica para mais de mil contatos, registro de chamadas, mensagens (SMS e MMS), gerenciamento de perfil, rádio FM, navegador WAP de internet e gerenciador de Bluetooth.

Uma pasta especial abriga aplicativos mais complexos, como Facebook, dois jogos (que lembram minigames antigos, Fire Saver e The Circus), e um outro app chamado SkyBuddy, onde você acessa o Twitter, Facebook, MSN e Yahoo Messenger.

Traseira do niivo IIVA4, com câmera e saída de som (Foto: Stella Dauer)Traseira do niivo IIVA4, com câmera e saída de som (Foto: Stella Dauer)

Na seção multimídia, encontramos reprodutores de música, imagem e vídeo, câmera, gravador de vídeo e gravador de voz. No organizador, está o calendário, lista de tarefas, alarme, relógio mundial e calculadora. Já nas configurações é possível acertar os 4 chips SIM, rede, telefone, configurar uma senha de segurança, entre outras funções.

Música, mídia e câmera

Uma das melhores coisas do Niivo IIVA4 é a reprodução de músicas. A qualidade de som não chega a ser perfeita, mas ele pode tranquilamente substituir um MP3 player de baixo custo, como os da Foston.

O som externo é relativamente alto, mas abafado. Já o áudio dos fones de ouvido não são grandes coisas, mas a culpa do próprio fone, que é um modelo bem simples, com microfone e botão para atender chamadas. Opte por deixá-lo na caixa e use um par de alto falantes decente para perceber uma melhora significativa.

O rádio FM funciona em segundo plano, possibilitando o uso do telefone para outras coisas sem interrupções. Ele também reproduz vídeos, mas estes não podem ser muito pesados, já que o IIVA4 somente é compatível com os formatos 3GP, AVI e MP4 de até 220 x 176 pixels. Portanto, será necessário converter muitos arquivos antes de assistir qualquer coisa nele.

Exemplo de foto: Externo (Foto: Stella Dauer)Exemplo de foto: Externo (Foto: Stella Dauer)

A câmera, ao contrário do áudio, é bem fraca. Há um sensor de apenas 1,3 megapixels com um conjunto de lentes básico. Por isso, só serve para registros corriqueiros, que fiquem no próprio aparelho. Seja em ambiente externo ou interno, com boa ou pouca luz, as imagens têm pouca acuidade e cores fracas.

Por outro lado, há ajustes básicos como balanço de branco, ajuste de luminosidade, contraste, temporizador, fotografia contínua, cena noturna e efeitos como sépia, verde, azul, inversão de cor e escala de cinza.

Exemplo de foto: Retrato externo (Foto: Stella Dauer)Exemplo de foto: Retrato externo (Foto: Stella Dauer)

Bateria e armazenamento

Por ser um celular bem simples, sua bateria aguenta bem. Em stand by, pode chegar a até 4 dias sem recarga. Em uso intenso, dura 5 horas.

No armazenamento interno, a capacidade é bem limitada: são apenas 128 MB disponíveis, o que mal dá para fotos. Os aplicativos são bem leves, assim como o sistema, mas ainda assim é pouco. Para compensar, há um slot interno para cartões microSD de até 8 GB; que não parece ser muita coisa, mas é o suficiente para várias músicas e fotos.

Conteúdo da caixa do telefone niivo IIVA4 NB-4320 (Foto: Stella Dauer)Conteúdo da caixa do telefone niivo IIVA4 NB-4320 (Foto: Stella Dauer)

O que vem na caixa

Na pequena caixa do IIVA4, vem até mais do que o esperado, considerando o preço. Além do aparelho, vem bateria, manual, carregador de viagem, cabo USB, fones de ouvido comuns e uma capinha extra, na cor da borda do aparelho.

Informações

Tela 1.8 polegadas
Resolução de tela 160 x 128 pixels
Sistema operacional n/d
Processamento n/d
Armazenamento 128MB + microSD de até 8GB
Rede GSM/EDGE – 4 chips
Câmera 1.3 megapixels
Flash não
Conectividade Bluetooth 2.1, USB, EDGE
Sincroniza com PC sim
Dimensões 11 x 5,4 x 1,3 cm
Peso 58g
Autonomia de bateria Até 10 dias em stand-by / Até 12h em conversação
Itens inclusos aparelho, bateria, manual, capinha extra, carregador de viagem, fones de ouvido e cabo USB.

.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Desempenho
7
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Aceita até 4 chips;
  • * Design jeitoso;
  • * Muito leve;
  • * Ligação é clara e alta.

Contras

  • * Sem cartão microSD;
  • * Tela muito pequena;
  • * Câmera fraca;
  • * Botões confusos.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marina Oliveira
    2013-05-29T14:07:48

    Também gosto do IVVA4... Perfeito para quem não se interessa por smartphones...

  • Jansen Pinto
    2013-05-20T11:22:10

    tenho um IVVA4 desses e é ótimo. muito satisfeito :)

  • Corinthians Rei
    2013-05-18T21:06:42

    Nessas horas que sinto orgulho do asseio da minha esposa sempre com mãos e emanaixo das unhas limpas, essa mina ae parece que trampa em mecânica...

  • Silvana Silva
    2013-05-18T13:37:28

    Que unha mal colada é esta kkkkkkkkk ta quase um dedo a cima da culticula .

  • Bily Godoi
    2013-05-18T13:25:01

    Q lixo

  • Mateus Silva
    2013-05-18T13:24:21

    Eita mulher feia pa k7

  • Wiltin Junior
    2013-05-18T13:09:42

    pra que cartao Micro-SD se nao tem nada de multimidia no celular ? Nem faz falta.

  • Emilly Soares
    2013-05-18T12:45:04

    Na revista HERMES tem ele anunciado a mais de 1 ano a 199,90 parece ser bom...

  • Gui Oliveira
    2013-05-18T12:21:34

    De que adianta quatro chips,se as operadoras não prestam.

  • Lucas Lannes
    2013-05-18T12:12:00

    Os 4 chips seriam fandangos, doritos, rufles e baconzitos?

  • Rafael Costa
    2013-05-18T11:38:15

    xiling

  • Eduardo Mattos
    2013-05-18T11:18:07  

    bonito é as unhas da pessoa que segura o celular... que gafe...

    recentes

    populares

    • Eduardo Mattos
      2013-05-18T11:18:07  

      Realmente......................

    recentes

    populares

    • Eduardo Mattos
      2013-05-18T11:18:07  

      da para perder a vontade de comprar ... muita falta de atençao da empresa

  • Humberto Matias
    2013-05-18T11:24:07  

    Não gostei da foto. Faz parecer que a pessoa tem verrugas no rosto

    recentes

    populares

    • Humberto Matias
      2013-05-18T11:24:07  

      mas ela tem