Câmera

NOTA tt
7.5

Review Nikon Coolpix S810c

A Nikon Coolpix S810c é um modelo para quem quer publicar fotos e vídeos direto da câmera. Com Android 4.2.2, ela se destaca mais pela interação com as redes sociais e aplicativos do sistema operacional do que pela qualidade da fotografia.

Lucas Mendes
por
em

A Nikon deu mais um passo importante com a Nikon Coolpix S810c. A câmera se destaca pela presença da tecnologia Android, que permite compartilhar vídeos e fotos diretamente nas redes sociais, sem precisar transferir antes as imagens para um computador ou celular. O modelo é ideal para aqueles que não gostam de perder tempo e publicar seus registros no momento em que eles ocorrem.

Veja o review do Lumia 1020, top da Nokia com câmera de 41 megapixels

Nikon Coolpix S810c conta com tecnologia Android (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Nikon Coolpix S810c conta com tecnologia Android (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Design

A definição de beleza de um produto é, no mínimo, algo bastante subjetivo. Afinal, o que agrada uma pessoa pode não agradar a outras. Ainda assim, essa Coolpix tem alguns pontos que tornam o design dela bem interessante. Como a tela é sensível ao toque, a Nikon pôde fazer um aparelho com poucos botões, o que dá um ar mais "clean" ao produto.

A câmera, aliás, tem uma aparência, até certo ponto, semelhante a um smartphone, principalmente na traseira. Ela conta com apenas três botões - "voltar", "home" e "menu" -, no mesmo estilos de muitos celulares tops de linha por aí. Além disso, ao virar a Coolpix para mexer nela verticalmente, o monitor funciona, realmente, como se fosse um telefone. Só não rola (ainda) fazer ligações.

Nikon Coolpix S810c vira e permite operar a câmera como se fosse um smartphone (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Nikon Coolpix S810c vira e permite operar a câmera como se fosse um smartphone (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Sobre a função básica de tirar fotos, não há mistérios. A câmera conta com os tradicionais botões power e de captura, junto com uma pequena alavanca para ajustar o zoom. Nada inovador, mas funciona bem para a proposta da Nikon nesse produto. Todas essas características tornam a Coolpix S810c fácil de manusear, e a adaptação é bem rápida.

As bordas do aparelho são arredondadas, o que é bom na hora de tirar fotos. Isso porque, ao segurar a câmera com as duas mãos para fotografar, os dedos tendem a se apoiar justamente nas pontas da câmera. Dessa forma, o impacto é menor e não machuca a mão. Um ponto negativo é que a lente é consideravelmente projetada para fora, mesmo com a Coolpix desligada. A rigor, isso não chega a ser um problema, mas incomoda um pouco ao guardar a câmera no bolso.

Botão de captura e pequena alavanca para ajustar o zoom da Nikon Coolpix S810c (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Botão de captura e pequena alavanca para ajustar o zoom da Nikon Coolpix S810c (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Nas laterais, há quatro entradas. Uma USB, para a transferência de arquivos, e outra para cartão de memória. Além de uma entrada HDMI e uma para fones de ouvido. Isso mesmo, fone de ouvido. Afinal, uma câmera com tecnologia Android que permite acesso à internet não poderia deixar de possibilitar que o usuário curta músicas e vídeos.

Lente

A S810c tem uma lente de cristal NIKKOR com abertura de f/3.3-6.3. Na prática, o que se pôde perceber é que a câmera tem um bom foco no primeiro plano da imagem e uma entrada de luz considerável. Essas características são as ideais para tirar fotos que mostrem apenas um objeto específico. Agora, dar nitidez a todos os planos do quadro não é tarefa das mais simples, apesar de ser possível.

Lente da Nikon Coolpix S810c proporciona bom foco no primeiro plano (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Lente da Nikon Coolpix S810c proporciona bom foco no primeiro plano (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Um ponto alto da Nikon nesse produto é o estabilizador de imagens. Ele ajuda a evitar que as fotos fiquem embaçadas por qualquer "tremidinha". Além disso, o zoom óptico de 12x, mesmo não sendo tão representativo assim, pode ser útil em determinados momentos. A nível de comparação, o smartphone híbrido da Samsung, o Galaxy K Zoom, por exemplo, tem zoom de 10x.

Desempenho

Como você deve ter percebido, a qualidade da imagem, em si, ainda não foi muito abordada nesse review. E o motivo é simples: o objetivo principal da Nikon em relação à Coolpix S810c não é proporcionar a melhor foto de todas. A ideia é permitir que o usuário comece a entender como é a experiência de interagir com o Android nas câmeras digitais da empresa. Dessa forma, é possível navegar nas redes sociais, como Facebook e Instagram, utilizar uma conta na Google Play Store para baixar os aplicativos do sistema operacional, além de se conectar a redes Wi-Fi e contar com GPS embutido.

Interface do Android 4.2.2 Jellly Bean da Nikon Coolpix S810c (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Interface do Android 4.2.2 Jellly Bean da Nikon Coolpix S810c (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

De modo geral, a navegação pela interface da câmera, assim como o uso dos recursos do Android 4.2.2 Jelly Bean, foi bastante satisfatória. Apesar de travar em alguns momentos, fazer publicações na S810c é tão simples e prático quanto em smartphones. Além disso, ainda dá para se divertir com os jogos disponíveis na loja virtual do Google entre uma foto e outra.

Mas, enfim, vamos às vias de fato. A Coolpix é capaz de tirar fotos de qualidade mediana, nada muito além disso, mas é satisfaz. Ela tem 16 megapixels, distância focal de 4,5 mm a 54 mm e ISO de 125 a 1.600 (3.200 no modo automático). A câmera consegue representar bem as cores do local e ainda oferece uma opção de travar o foco automaticamente para facilitar o trabalho do usuário.

Foto tirada em ambiente externo com a câmera da Nikon Coolpix S810c (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Foto tirada em ambiente externo com a câmera da Nikon Coolpix S810c (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
Imagem capturada com a câmera da Nikon Coolpix S810c (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Imagem capturada com a câmera da Nikon Coolpix S810c (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
Flash da Nikon Coolpix S810c em ação (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Flash da Nikon Coolpix S810c em ação (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Sobre vídeos, o resultado não é muito diferente das fotos. A câmera grava em full HD 1.080p com som estéreo. Como o foco principal da câmera não é fazer vídeos, mas o uso da tecnologia Android, a resolução é satisfatória. Mas vale lembrar que há celulares no mercado capazes de gravar com mais qualidade, como o Lumia 1020, top da Nokia.

Qual smartphone com a melhor câmera atualmente? Descubra no Fórum do TechTudo

A S810c também conta com alguns recursos que permitem melhorar a foto após a captura. É possível colocar efeitos no estilo Instagram, alterar contraste, brilho e saturação. Para aqueles que gostam de tratar as imagens antes de postar nas redes sociais, as opções são boas. O armazenamento dos arquivos é feito através de cartão microSD. E você realmente precisará de um, já que a memória interna da câmera é de 1,4 GB. Ou seja, o espaço livre para ser usado é quase nulo.

Monitor

O monitor da Coolpix é de 3,7 polegadas e é touchscreen. Ele também permite que o usuário mexa na câmera verticalmente, aproximando-a ainda mais de um celular. Apesar de não ser a melhor, a tela é boa para jogar, navegar pela Internet e assistir a vídeos, por exemplo. E a proposta da Nikon é justamente essa: deixe seu smartphone de lado e faça tudo na S810c.

Câmera da Nikon Coolpix S810c não é a melhor, mas tem resultado satisfatório (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Câmera da Nikon Coolpix S810c não é a melhor, mas tem resultado satisfatório (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Custo-benefício

A Nikon entra forte no mercado de câmeras com tecnologia Android. Apesar de a qualidade das imagens capturadas não serem tops, a Coolpix é uma boa opção para aqueles que pretendem ter uma câmera que permite navegar na Internet e postar fotos diretamente do aparelho, além de usufruir dos aplicativos do sistema operacional. Ainda assim, é preciso levar em consideração que existem smartphones capazes de tirar fotos melhores. A nível de comparação, o Lumia 930 tem uma câmera com 20 megapixels, contra 16 da S810c. O Lumia 1020 é ainda melhor, com 41 megapixels. Ambos têm um preço médio de R$ 1,7 mil, o mesmo dessa Coolpix.

Tabela de configurações da Nikon Coolpix S810c (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de configurações da Nikon Coolpix S810c (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
7.5
Qualidade da Imagem
7
Peso/Tamanho
8
Funcionalidades
8
Custo-benefício
7

Prós

  • - Tecnologia Android
  • - Compartilhamento de fotos direto da câmera
  • - Conexão Wi-Fi

Contras

  • - Qualidade de imagem mediana
  • - Mesmo preço de smarts com câmera superior
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alvaro Bessa
    2014-10-27T13:31:48

    Por que compraria uma câmera que faz menos do que qualquer celular médio!

  • Marcelo Pereira
    2014-10-27T12:38:12

    maquina quebra facil , nao vale a pena, super sensivel, e pior Assitencia tecnica informa que não tem conserto

  • Alexandre F
    2014-10-27T12:35:19

    É o filho que nasce MORTO ! Sem futuro !

  • Rafael Silva
    2014-10-27T11:34:27

    Boa Lucas Mandou super bem na matéria

  • Artur Vieira
    2014-10-27T11:30:35

    Cuidado ao comprar. Só tem assistência técnica em São Paulo.

  • André Lima
    2014-10-27T10:10:09

    Conheço algo parecido, chamado CELULAR!