Video game

NOTA tt
9.0

Review Nintendo 3DS

Enfim, o Nintendo 3DS chega ao ocidente com lançamento oficial nos Estados Unidos, América Latina e, principalmente, o Brasil. O mais novo portátil da Nintendo traz, além de toda qualidade de seus irmãos mais velhos, uma série de recursos que definitivamente ditarão o futuro dos games (não só os portáteis). E como se não bastasse, pela primeira vez ...

Ricardo Farah
por
em

Enfim, o Nintendo 3DS chega ao ocidente com lançamento oficial nos Estados Unidos, América Latina e, principalmente, o Brasil. O mais novo portátil da Nintendo traz, além de toda qualidade de seus irmãos mais velhos, uma série de recursos que definitivamente ditarão o futuro dos games (não só os portáteis). E como se não bastasse, pela primeira vez a Nintendo está lançando um console totalmente em português do Brasil, com embalagem, manuais e o menu de opções totalmente traduzido para o nosso idioma.

Quer saber mais detalhes? Então continue lendo nossa análise que traz um teste completo que fizemos com o novo Nintendo 3DS.

Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)

Recursos do aparelho

Se compararmos o Nintendo 3DS com seus antecessores olhando apenas o design do console, não encontraremos grandes diferenças - o que já é um bom sinal, uma vez que a família DS sempre foi um sucesso na estética e nas funcionalidades. Ainda assim, o 3DS conseguiu a façanha de reunir todos os pontos positivos dos portáteis anteriores ao mesmo tempo em que trouxe novidades consistentes no seu hardware.

Se deixarmos de lado o principal recurso do aparelho (o efeito 3D, que você confere logo abaixo), sem dúvida alguma a maior novidade no 3DS é a adição do direcional analógico (chamado de Circle Pad). Com ele, os jogos feitos em 3D (no que diz respeito ao visual do jogo, com polígonos tridimensionais) ganham uma jogabilidade muito mais robusta e amigável.

Além dos botões tradicionais de ação, do direcional digital e de recursos que consagraram os últimos portáteis da Nintendo (como o microfone e as câmeras frontais e traseira), o aparelho também traz um botão exclusivo do recurso wireless, facilitando o acesso a conexão online do aparelho sem a necessidade de acessar o menu principal.

O 3DS também traz três LEDs indicadores para distintas funções do portátil. O principal deles indica o estado da bateria do aparelho, que agora pode ser carregada tanto com a fonte comum (idêntica ao DSi e DSiXL) quanto com o Charging Cradle (uma base semelhante a do irmão Wii que serve para apoiar o 3DS na mesa).

O segundo LED indica uma série de notificações distintas que o aparelho recebe através de seu recurso wireless, como por exemplo as atualizações do hardware e dos jogos, além de indicações de amigos que estão online e até mesmo indicações do StreetPass, um recurso que recebe automaticamente informações de outros jogadores que estão próximos de você e que possivelmente podem jogar partidas de games para múltiplos jogadores.

Por fim, o terceiro LED fica aceso sempre que o recurso 3D está ativado (através de um botão slider ao lado da tela superior).

O poder do efeito 3D

Desde o seu primeiro anúncio de lançamento, o novo portátil da Nintendo teve como principal destaque a possibilidade de jogar games com a experiência visual do 3D. A grande diferença do portátil quando comparado com, por exemplo, os atuais televisores 3D, é a ausência total de óculos especiais para se visualizar as imagens tridimensionais. Em outras palavras, basta ativarmos o recurso no portátil para que todas as imagens exibidas na tela superior (a única com o recurso 3D) apareçam com uma perspectiva 3D.

Em nossos primeiros testes com o portátil, ficou claro que o recurso só funciona com precisão caso você esteja vendo a tela exatamente na sua frente e posicionada a um ângulo correto. Isso significa que quem estiver ao seu lado não só terá dificuldades para ver as imagens em 3D, como também verá tudo de forma desfocada. Sem dúvida alguma este tipo de tecnologia ainda evoluirá muito, mas certamente já podemos considerar o portátil da Nintendo um pioneiro no que se diz respeito a portáteis de jogos com o recurso 3D.

Vale lembrar também que o recurso 3D só funciona com os jogos lançados para o 3DS, ou seja, qualquer outro game de DS que você utilizar no portátil será exibido no tradicional 2D.

Outro destaque do recurso em 3D é a possibilidade de se tirar fotos com o portátil usando o novo recurso tridimensional. Para isso, o 3DS conta não apenas com uma, mas duas câmeras traseiras para as tirar suas fotos e exibí-las em 3D no próprio portátil (ou em 2D caso você as visualize em outro aparelho ou computador).

Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)

Realidade aumentada

Outro recurso pouco divulgado mas que sem dúvida tem tudo para garantir um sucesso é a opção AR Games (jogos em realidade aumentada). Junto com o portátil, há também um kit com seis cartas colecionáveis que são usadas com a câmera do 3DS para exibir na tela uma série de recursos adicionais, como personagens animados ou jogos interativos.

Uma destas cartas (com o símbolo de interrogação clássico dos jogos do Mario Bros) é usado inicialmente para abrir um menu de opções do AR Games. Nele, há minigames como tiro ao alvo, brincadeiras com os Miis e até mesmo um recurso para tirar foto com um personagem famoso da Nintendo em 3D.

Você também pode, por exemplo, desenhar algo na tela de toque e usar o recurso de realidade aumentada para tirar fotos de uma paisagem usando o seu desenho ou seu próprio Mii. Definitivamente esta opção ainte tem muito potencial a ser explorado. Em um futuro próximo certamente veremos novas cartas colecionáveis e vários games com cartas especiais no seu pacote.

Softwares adicionais

Assim como os portáteis anteriores da família DS, o 3DS possui um menu principal de opções que serve não só para ajustar as configurações do aparelho e dos games, mas também para acessar uma série de aplicativos adicionais, aumentando ainda mais os recursos do aparelho.

Deixando de lado as opções que já comentamos (como o recurso de fotos 3D e os AR Games) o 3DS já traz instalado em seu sistema o software Nintendo 3DS Sound que, em linhas gerais, traz as mesmas opções do DSi e DSiXL, permitindo que você grave sons com o microfone (ajustando-os como achar mais interessante) e até mesmo escute suas músicas favoritas (em formados como MP3 ou AAC).

O aparelho também traz o software FaceRaiders, que nada mais é do que um game interativo que mistura o efeito 3D do portátil com o recurso de realidade aumentada. O objetivo principal é acertar a sua face ou a de seus amigos, todos flutuando na tela, com a imagem capturada das câmeras traseiras.

Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)

Há também a opção MiiMaker, que é uma versão portátil do criador de Miis do Nintendo Wii. Seus recursos são, por incrível que pareça, mais completos que do próprio console de mesa. Um exemplo disso é a opção de tirar sua foto e automaticamente transformar seu rosto em um Mii virtual.

Outra opção interessante é o ActivityLog, que assim como no Wii, traz todo seu histórico de jogador, exibindo os últimos games que você jogou, tempo de partida e outras informações. Esta opção também informa quantos passos você deu com o seu 3DS no bolso, servindo até mesmo como um “Personal Trainer”.

Por fim, o 3DS também traz o Nintendo eShop, que dá acesso a loja virtual do portátil. Diferentemente da DSiWare, a nova loja traz, além das opções de download de jogos exclusivos para o portátil, um catálogo especial com clássicos dos primeiros portáteis da Nintendo: o Game Boy e o Game Boy Color. Uma pena os games de Game Boy Advance ainda não estarem disponíveis na loja virtual. Torcemos para que isso ocorra no futuro.

Pequenos (porém grandiosos) recursos

O 3DS também traz outros recursos de fábrica que sem dúvida merecem nossa atenção. Além da opção Download Play (presente nos outros portáteis da família DS) - que serve para fazer o download instantâneo de uma demo de um game ou de uma versão multiplayer de um jogo que utilize apenas um cartucho) -, o 3DS traz o chamado GameNotes. Com ele, até dezesseis páginas de notas rápidas podem ser adicionadas e salvas no portátil, podendo ser exibidas como fotos. De cara, este parece ser um recurso semelhante ao PictoChat dos outros portáteis, porém vale lembrar que o 3DS traz a opção de sair de um game e acessar o menu do portátil sem a necessidade de reiniciar o jogo - e isso quer dizer que você pode usar o GameNotes justamente para adicionar informações rápidas de um game que estiver jogando naquele momento.

Outro recurso interessante é o FriendList, por onde você pode criar seu cartão de jogador e trocá-lo com seus amigos via rede local ou online. Com isso, os FriendCodes dos games de 3DS deixam de existir, uma vez que assim como no Wii, o FriendCode é único, por portátil.

Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)

Catálogo Robusto

O Nintendo 3DS, assim como seus irmãos mais velhos, utiliza como mídia de jogo o cartucho semelhante a cartões de memória. Junto com o lançamento do console, cerca de 16 títulos exclusivos também foram lançados. Entre os lançamentos da própria Nintendo que testamos, games como Steel Diver, Pilotwings Resort e Nintendogs+Cats se mostraram visualmente excelentes, ainda mais ao serem utilizados com o recurso 3D de visualização.

No entanto, nem de longe que estes games mostram todo o poder de fogo do novo portátil, já que o catálogo de games em desenvolvimento inclui versões portáteis de games como The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Metal Gear Solid 3, dentre vários outros. Vale lembrar que o portátil também traz retrocompatibilidade para todos os games da família DS. Porém, em nossos testes, infelizmente não tivemos uma experiência muito satisfatória.

Pelo fato de as duas telas terem o dobro da resolução gráfica, os games dos portáteis anteriores infelizmente ficam com um aspecto levemente embaçado. A tela superior, por ser maior que a inferior, pode exibir os clássicos games de duas formas distintas: ou adicionando duas tarjas laterais pretas, que deixam a tela superior do mesmo tamanho que a inferior, ou diminuindo o tamanho de ambas as telas, exibindo a imagem dos games em uma resolução melhor.

A certeza que fica é: se você nunca teve um portátil da família DS, o 3DS pode muito bem ser usado para jogar os games clássicos. Mas tenha certeza de que jogar os games dos portáteis anteriores em seus respectivos aparelhos é uma experiência muito mais atraente.

Em resumo, o Nintendo 3DS se prova um sucessor perfeito entre os portáteis da Nintendo. Sem dúvida alguma ele ditará uma nova tendência no que diz respeito a recursos e a opções, mas também tem tudo para atrair jogadores que acompanham a história da Big N desde os seus primórdios como os jovens jogadores que estão se aventurando pela primeira vez.

 

Ficha técnica

Processador CPU: 2 x 266MHz ARM11
GPU: PICA200 133MHz
Tela superior Widescreen (800 x 240 pixel) com recurso de visualização em 3D
Tela inferior Resolução de 320 x 240 pixel com recurso sensível ao toque
Memória RAM: 64MB
Video RAM: 4MB
Mídia Cartucho
Áudio Estéreo (com pseudo-surround)
Wi-Fi Sim (2.4GHz)
Dimensões 13,4 × 7,40 x 2,10 cm
Peso 235 gramas
Outros recursos Câmera frontal, duas câmeras traseiras, sensor de movimento e giroscópio
Entradas Para fones de ouvido e cartão SD/SDHC
Bateria Duração aproximada de 5 horas
Itens inclusos Caneta stylus
Adaptador AC de energia
Cartão SD de 2GB
Kit com 6 AR Cards
Base para recarregador
Preço sugerido US$ 249.99 (preço no Brasil ainda não divulgado)

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
9
Funcionalidades
10
Desempenho
9
Custo-benefício
9

Prós

  • * Melhor interatividade online.
  • * Visualização em 3D.
  • * Câmeras tiram fotos em 3D.
  • * Realidade aumentada.
  • * Menus em português.

Contras

  • * Games antigos perdem resolução.
  • * Acervo ainda é limitado.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Fontes
    2011-12-01T01:19:02  

    eu li uma matéria sobre o 3ds que diz que essa nova tecnologia 3d tem causado náuseas e dor de cabeça nos usuários do console o que gerou muito reclamação e devolução de consoles. estou perguntando pois me interessei bastante pelo console e o preço esta bem acessível. confirma essa matéria que eu li?

    recentes

    populares

    • Marcos Fontes
      2011-12-01T01:19:02  

      Comigo foi super normal, mas minha amiga ficou com dores de cabeça sim. Ela já acostumou a usar o console e ta de boa agora' kk.

    recentes

    populares

    • Marcos Fontes
      2011-12-01T01:19:02  

      Comprei já tem um ano e jogo constantemente com o 3D e nunca tive problema.

  • Carlos Santos
    2012-07-06T02:17:42  

    eu estou em dúvida para comprar o ps vita ou o 3ds. quero saber quais jogos são mais baratos entre estes consoles e quais tem m ais opções de jogos !

    recentes

    populares

    • Carlos Santos
      2012-07-06T02:17:42  

      Também estou nessa dúvida , não sei qual escolho .

    recentes

    populares

    • Carlos Santos
      2012-07-06T02:17:42  

      Carlos Santos Amigão é tanto jogo bom da nintendo, que não tem como partir para o vita, o vita realmente tem gráficos mais bonitos, mas os jogos divertidos fzem muita falta no portatail; não consigo imaginar não poder jogar os Zeldas , as séries Marios da vida, Donkey Kong, StarFox; fora o multplayer sem necessidade de internet, basta estar um pouco perto de um amigo que tbm tem um 3ds que, pronto, dá para jogar em rede, imaginou um happy hour jogando mario kart com os amigos? Isso não tem preço cara!

  • Victor Vedovetto
    2012-05-22T21:20:19  

    por favoor amigo vc poderia me dizer si eu abaixar um jogo do pc e tem como colocar ele no portatil por exemplo pokemon soul silver tem jeito de fazer o download e colocar no portatil pra jogar depois direto no portatil se tiver me responda amigo .... valew

    recentes

    populares

    • Victor Vedovetto
      2012-05-22T21:20:19  

      Tem como sim... Compra um Cartão R4i3DS e ai vc pode colocar os jogos nele e jogar a vontade.

  • Marcos Fontes
    2011-12-01T01:21:48

    inclusive a matéria é do O Globo Digital e Mídia

  • Anderson Rocha
    2012-03-31T10:39:59

    A questao desses efeitos do 3ds é de pessoa para pessoa! Eu msm joguei 3 horas sem parar, e tive leves tonturas nada que me matasse, Acho que isso até ajuda, pois o video game tipow te avisa a hora de parar,Evitando Vicios.

  • João Bruno
    2011-12-20T12:11:48

    Marcos Fontes,até no cinema o 3d causa isso,é normal.Pode comprar o console sem se preocupar,porém,não use em excesso,pois é isso que causa as dores de cabeça e as náuseas...