Celular

NOTA tt
7.0

Review Nokia C5-03

Depois de anos como líder no mercado e com uma série de produtos consagrados o C5-03 respondeu bem a tudo que se propôs a fazer, com uma configuração interessante de aplicativos já inclusos. Confira nesse review o novo aparelho da Nokia com preço médio de R$ 500.

Rodrigo Cezzaretti
por
em

Depois de anos como líder no mercado e com uma série de produtos consagrados o C5-03 respondeu bem a tudo que se propôs a fazer, com uma configuração interessante de aplicativos já inclusos - tudo isso rodando muito bem. Confira nesse review o novo aparelho da Nokia com preço médio de R$ 500.

Nokia C5-03 (Foto: Divulgação)Nokia C5-03 (Foto: Divulgação)

Sistema operacional

O aparelho é equipado com o sistema operacional Symbian OS S60 5th Edition, o que, para muitos, pode ser um problema. Recentemente a própria Nokia “matou” o seu sistema nos EUA, indicando que começaria a trabalhar com o Windows Phone, da Microsoft. Essa deve ser uma tendência que se estenderá para todo o mundo e podem complicar as coisas para usuários do Symbian, inclusive, os donos do C5-03.

Entretanto, pensando apenas no aparelho em si, o Symbian funciona muito bem. É um pouco mais complicado de mexer que o Android, por exemplo, mas é muito estável e possui um volume significativo em sua loja de aplicativos. Entretanto, os mais interessantes, claro, são os pagos. Garimpando bem é possível encontrar várias soluções gratuitas, inclusive na personalização do seu telefone.

Não podemos comparar a Ovi Loja com a do Android ou ainda a App Store. Está muito abaixo e esse panorama não deve mudar. Contudo, um ponto negativo deve ser apresentado. Algumas vezes o sistema sobrecarrega (mesmo com um bom processador, o ARM de 600 MHZ) e o telefone reinicia automaticamente no meio da sua tarefa. Pode ser um pequeno transtorno se você estiver realizando um trabalho importante.

Design

O visual do C5-03 é leve, compacto e eficiente. Logo no primeiro momento já olhamos para a tela e os botões frontais (para ligar e realizar chamadas) estão bem posicionados e demarcados. No lado direito temos os botões dedicados ao volume e ao bloqueio do aparelho.

Na parte de cima verificamos a entrada USB e uma dedicada ao fone de ouvido. Esse ponto é interessante: seguindo a tendência dos novos aparelhos, podemos conectar fones comuns (entrada P2), o que é ótimo para fugir dos originais que acompanham os aparelhos, normalmente caros.

Falando em fones de ouvido, o C5-03 reproduz muito bem as músicas. Seu player é funcional e tem uma ótima qualidade, e a equalização (que pode ser customizada) deixa a experiência sonora ainda mais intensa.

Sentimos apenas falta de um botão dedicado para o acionamento da câmera fotográfica. Esse recurso facilitaria a execução do app de foto, e potencializaria a experiência nesse quesito.

Vista lateral, superior e inferior do Nokia C5-03, em sentido horário (Foto: Divulgação)Vista lateral, superior e inferior do Nokia C5-03, em sentido horário (Foto: Divulgação)

Tela

A tela do C5-03 possui 3,2 polegadas, resolução de 640 x 360 e um processamento de até 16 milhões de cores. É uma boa configuração. É tudo muito nítido e bem definido. O touchscreen responde bem, mesmo sendo resistivo. Na verdade, essa é uma realidade na maioria dos aparelhos da Nokia. Podemos customizar a tela inicial da forma que acharmos mais interessante, escolhendo os aplicativos que ficarão no acesso imediato (logo embaixo) assim como os contatos para ligação rápida.

Com apenas um toque na parte de cima da tela, podemos mudar o perfil para o silencioso, por exemplo, ou ainda acionar o alarme e gerenciar as conexões usadas no momento. A precisão do sensor de movimentos é alta e a sua exatidão é notória. Todavia, algumas vezes ela funciona até demais e numa pequena movimentação do aparelho a tela muda para a posição horizontal.

A sensibilidade dos toques é acima da média. Sentimos isso quando temos que mandar uma mensagem e mudamos a posição do teclado para a horizontal, para escrever mais rapidamente.

Câmera e GPS

Como dito antes, a falta de um botão específico compromete a execução da câmera. Para capturar uma imagem, temos que tocar na tela, ou que não é nada funcional (principalmente ao tentar tirar uma foto sua). Em contrapartida, a resolução é de 5 megapixels e possui um zoom digital de 3x.

Outro ponto que devemos destacar são os modos de cena, que podemos adequar da forma que acharmos conveniente. Com pouca luz, é indicado o modo noite, que compensa a falta de um flash LED do modelo.

O editor de imagens é menos funcional do que o habitual. Possui muitos recursos, porém não tão intuitivo. O modo vídeo realiza gravações de boa qualidade, em até 640x352 e 15fps. Nesse modo, podemos também selecionar uma série de configurações, como modo de cena (similar ao da câmera fotográfica), tons de cor etc. É uma boa pedida para quando não dispusermos uma filmadora, pois até a captação do som ambiente é satisfatória.

Nokia C5-03 (Foto: Divulgação)Nokia C5-03 (Foto: Divulgação)

Um dos pontos forte do C5-03 é o GPS. Ele possui um receptor A-GPS integrado e já vem com o Ovi Mapas 3.6 pré-instalado. Claro, muitas vezes ele demora um pouco para reconhecer o seu posicionamento, mas se o aparelho usar o GSP assistido (usa as antenas da operadora para entrar o posicionamento e é cobrado) a solução vem muito mais rápido. A visualização das rotas e todas as características do caminho estão bem definidas e nítidas na tela, o que facilita a sua manipulação.

De qualquer forma, mesmo demorando um pouco mais do que um aparelho convencional, esse sistema de GPS é um bom recurso e um grande diferencial na hora da compra.

Internet e Wi-Fi

A cereja do bolo do modelo C5-03 é o sistema de Wi-Fi - WLAN 802.11b/g. A conexão sempre fica estável e dificilmente cai. Esse é um ponto positivo. A transmissão de dados não deixa a desejar e com uma boa conexão podemos navegar tranquilamente pela internet.

O aparelho já vem com uma série de aplicativos relacionados às redes sociais: Facebook, Orkut, You tube (aliás, roda muito bem os vídeos) e MySpace. Vale a pena instalar o Foursquare, pois com todas as formas de conexão fica muito simples realizar um check-in. O aparelho nos permite configurar até 10 contas de e-mail que são disponibilizadas na tela inicial, facilitando a sua identificação e manuseio.

Ficha Técnica

Tela 3.2"
Resolução de tela 640 x 360 - 16 milhões de cores
Sistema operacional Symbian OS S60 5th Edition
Rede Umts - Gsm: Quad Band (850/900/1800/1900)
Armazenamento microSD de até 16 Gb
Câmera Até 5 megapixels - 2592 x 1944 pixel
Flash Não
Conectividade Bluetooth estéreo versão 2.1 com EDR (Enhanced Data Rate), USB 2.0 de alta velocidade (conector micro-USB), WLAN 802.11b/g, Conector AV de 3,5 mm
Sincroniza com PC Sim
Dimensões 105,8 x 51 x 13,8 mm
Peso 93 g
Autonomia de bateria BL-4U 1000 mAh. Tempo de conversa 2G – 11,5 horas, 3G – 4,7 horas. Reprodução de música 35 horas (19,5 horas com o fone de ouvido Bluetooth) - Reprodução de vídeo: 7,5 horas (MPEG-4/nHD)
Itens inclusos Nokia C5-03, Bateria Nokia BL-4U, Carregador de viagem Nokia AC-8/AC-15, Fone de ouvido estéreo Nokia WH-102, Cabo de dados Nokia CA-101D, Cartão microSD Nokia MU-37 de 2 GB, Manual do usuário, Folheto de serviço

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Desempenho
8
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • * Conectividade Wi-Fi.
  • * GPS integrado.
  • * 5 MP de câmera.
  • * Especificações técnicas.

Contras

  • * Falta botão dedicado à foto.
  • * Fone original frágil.
  • * Symbian.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Iago Soares
    2013-03-01T15:48:15

    eu estou com um c5-03 desde 2011 ele é bom nota 10 não ganha mas até um 6 sim pq é um bom celular mas o touch dele é horrivel e ele tem muitos bugs e a parte do fone de ouvido a é mt baixo vc coloca no maximo volume para escutar a musica enquanto outros celulares vc colocar no meio

  • Fernando
    2012-02-24T11:44:11

    como assim 930 gramas quase 1 quilo isso esta errado

  • Nicolly Vimercate
    2012-02-08T17:16:33

    Marlon Umbelina, coloca sua dúvida no Fórum! O pessoal lá tá respondendo rapidinho... http://forum.techtudo.com.br/

  • Marlon Umbelina
    2012-02-08T11:47:29

    tem com estalar o sistema o android no C5?

  • Marcio Araujo
    2011-11-11T00:23:12

    ESTOU MUITO SATISFEITO COM O MEU C-5 03...NOTA 10...IMPRESSIONANTE ELE...

  • Karine Santos
    2011-09-15T11:11:48

    Eu comprei um e adorei... muito bom!!!

  • Luís Fernando
    2011-08-30T14:33:41

    O seu baixo custo se deve ao SO symbian,que esta ficando ultrapassado!Mas o aparelho e bom pelo preço estipulado!!