Celular

NOTA tt
7.0

Review Nokia E63

Um celular pensado para ser funcional, uma ferramenta de trabalho para usuários comuns de smartphone, com os recursos necessários para atender a demanda de executivos e profissionais que precisam estar conectados o tempo todo e ter acesso a documentos e pequenas edições...

Beline Cidral
por
em

O Nokia E63 foi feito para ser um celular sério, como devem ser os aparelhos que compõem a ESerie da fabricante finlandesa. É a porta de entrada para os excelentes celulares da linha mais voltada para produtividade da Nokia, muito aquém, claro, dos excelentes E71 e E72. Porém, o modelo não faz feio e pode ser uma boa opção para quem quer um sistema confiável, uma boa integração com o PC e conectividade.

O aparelho foi pensado para ser funcional, uma ferramenta de trabalho para usuários comuns de smartphone, com os recursos necessários para atender a demanda de executivos e profissionais que precisam estar conectados o tempo todo e ter acesso a documentos e pequenas edições. Assistir filmes, jogar ou usar este celular como principal media player, pode ser frustrante, mas embora não tenha sido feito exatamente pra isso, ele consegue cumprir a função, e ouvir música nele não é nenhum sacrifício.

nokia e63Nokia E63 (Foto: Divulgação)

Tela e acessibilidade

A tela do E63 é uma TFT (QVGA), com até 16 milhões de cores em 2,36 polegadas e resolução de 320x240 pixels. Nada de mais, porém o suficiente para escrever e ler emails, trechos de documentos, revisar planilhas, fazer anotações e acessar o que você precisa.

O teclado é um destaque, não só por dominar boa parte do celular e deixá-lo largo, mas porque funciona muito bem. As teclas são pequenas, porém com as superfícies arredondadas, o que aumenta a precisão. Em pouco tempo você estará acostumado. Os menus são intuitivos e é possível selecionar, copiar e colar textos.

Conectividade e Internet
 

nokia e63O aparelho conta com uma navegador de bom
desempenho (Foto: Divulgação)

Se não fosse pela burocracia característica do Symbian, o E63 seria o melhor amigo do pacote de dados ilimitados. Na linha de frente, Wi-fi e 3G brigam pelo destaque, talvez porque os dois trabalhem muito bem juntos. O navegador padrão não é dos melhores, mas funciona e tem bom desempenho, sem deformar texto e imagem ou apresentar grandes erros de visualização.

Integração com redes sociais não é a prioridade do modelo (pelo menos não de fábrica), mas é possível encontrar bons aplicativos para facilitar o uso de muitas delas. Por outro lado, o cliente de e-mails é prático e eficaz, sua configuração não é difícil e restringe a transmissão de dados ao conteúdo do correio eletrônico, pois não há necessidade de carregar a página em um navegador.

Câmera

Os 2 megapixels da única câmera, localizada na parte traseira, tem a ajuda de um flash LED. Não chega a decepcionar, mas não é propriamente um destaque. Ela é mais que suficiente para fotos de recordação, desde que não saiam do celular ou do computador. Também é possível fazer vídeos com resolução de 320x240 pixel (QGVA) a 15 fps, suficiente se o objetivo é dividir certos momentos com amigos pelo YouTube.

Processador e memória

O processador ARM de 369 MHz pode parecer pouco, mas é o suficiente se você aceitar a vocação natural do dispositivo, que não é entretenimento, mas sim trabalho. Com o uso de um cartão de memória MicroSD é possível expandir a capacidade de armazenamento para até 8GB.

Design

O Nokia E63 é um celular com ares descolado. Disponível nas cores preto, vermelho e azul, o aparelho tem um bom equilíbrio de sobriedade e jovialidade. O formato candybar, o teclado QWERTY completo e o acabamento bem trabalhado, constroem um design bem atraente.

Sistema Operacional

No comando de todas as funções, o confiável S60 3.1 Edition Symbian 9.2, mais completo que o S40 e com menos bugs que o Symbian 3. A falta de multi-task não é um problema grave no E63, mas na medida em que você, com algum esforço, encontra e baixa aplicativos no seu celular, movimentar-se no sistema pode parecer um pouco chato e confuso. A OVI Store, loja oficial da Nokia, não é um exemplo de praticidade e agilidade, mas ainda assim é possível encontrar programas excelentes que facilitam a vida do usuário na hora de cumprir tarefas do cotidiano.

Ficha técnica

Tela 2.36 polegadas
Resolução de tela 320x240
Sistema operacional Symbian S60 3.1 Edition
Rede GSM GPRS 3G / EDGE / CSD / HSCSD / WCDMA
Processador ARM 11 369 MHz
Armazenamento 110 MB memória interna / Até 8GB com cartão de memória MicroSD
Flash LED
Conectividade Wi-Fi 802.11b/g / Bluetooth / USB
Sincroniza com PC Sim
Dimensões 113 x 59 x 13 mm
Peso 126g
Autonomia de bateria até 11 horas em conversação (GSM) e 18 dias em stand-by
Itens inclusos Aparelho / Carregador / Bateria (BP-4L) / Fone de Ouvido Estéreo / Cabo USB / Cartão de memória MicroSD 2GB / Manual

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Desempenho
7
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Design elegante.
  • * Boa autonomia da bateria.
  • * Teclado QWERTY completo.
  • * Opções de conectividade.

Contras

  • * Sistema operacional confuso.
  • * Resolução da tela pequena.
  • * Não tem câmera frontal.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares