NOTA tt
8.6

Review Nokia Lumia 520

O Nokia Lumia 520 é o smartphone ideal para usuários que buscam design, boas funcionalidades e preço mais em conta. Equipado com Windows Phone 8, ele roda aplicativos com rapidez e não apresenta travamentos, mesmo com o uso intenso.

Nathália Machado
por
em

O Lumia 520 é um smartphone de entrada da Nokia, conhecido por ser o mais barato da linha Lumia, com preço médio de R$ 550. Com a intenção de popularizar o Windows Phone 8, a empresa finlandesa aposta em um dispositivo leve e elegante, com nome de top de linha e preço mais em conta. Neste review, testamos todas as funcionalidades do aparelho. Confira!

Nokia Lumia 520 (Foto: Divulgação)O Lumia 520 vem com Windows Phone 8 e custa em torno de R$ 550 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Design

A primeira impressão do Lumia 520 é de um smartphone bonito, leve (apenas 124 g) e com curvas precisamente calculadas para o encaixe confortável nas mãos. O design segue o padrão da linha Lumia, com linhas retas e sofisticadas na frente que juntam-se com a lateral do dispositivo.

Como a tampa traseira é totalmente removível, é possível trocar as capas e ter o Lumia 520 sempre personalizado e com uma cor diferente.

O Nokia Lumia 520 permite trocar a tampa traseira (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)O Nokia Lumia 520 permite trocar a tampa traseira (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Minimalista e clean, o smartphone tem apenas três botões físicos: controle de áudio, atalho de câmera e ligar/desligar. O resto dos comandos fica por conta da tela touch. A parte de trás do dispositivo é marcada pela presença da câmera e da marca “Nokia”. Além disso, o smartphone tem apenas o conector para fones de ouvido na parte de cima, e entrada do cabo USB na parte inferior.

O Nokia Lumia 520 tem apenas três botões físicos (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)O Nokia Lumia 520 tem apenas três botões físicos (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Tela

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o Lumia 520 é um smartphone com configurações básicas, portanto, a tela não terá o padrão de qualidade de um Lumia 920, por exemplo. Ainda assim, a boa resolução de 800 x 480 pixels não decepciona, ainda mais com uma tela de 4 polegadas, grande o suficiente para navegar com conforto na Internet e ainda conseguir utilizar o celular com apenas uma mão.

Lumia 520 tem tela de 4 polegadas, o mesmo tamanho da tela do Galaxy S3 mini (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Lumia 520 tem tela de 4 polegadas, o mesmo tamanho da tela do Galaxy S3 mini (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Com display IPS LCD, a tela é muito sensível, com ótima precisão de toque e resposta dos comandos. A Nokia garante que a sensibilidade é tanta que é possível utilizar o smartphone até com luvas.

Além do ótimo desempenho na resposta dos comandos, o Lumia 520 ainda garante muita fluidez na transição das telas e na hora de abrir aplicativos, garantindo uma ótima experiência para o usuário, que com certeza não irá se irritar com comandos imprecisos ou travamentos na hora de executar seus apps.

A tela do Lumia 520 responde com rapidez aos comandos (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)A tela do Lumia 520 responde com rapidez aos comandos (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Desempenho e Hardware

O Lumia 520 tem memória interna de 8 GB, expansível para até 64 GB com um cartão SD. Apesar de só contar com 512 MB de RAM, o Windows Phone 8 roda com tranquilidade, já que o sistema da Microsoft é superleve. Ao fazer o uso de funcionalidades básicas, como câmera, músicas, ou aplicativos leves, como o próprio Office - que já vem instalado no aparelho -, o celular teve um ótimo desempenho.

Entretanto, programas que exigem mais do sistema podem demorar um pouco para abrir, mas nada que prejudique o bom funcionamento do dispositivo, já que a Microsoft só aceita em sua loja aplicativos que sigam à risca as recomendações mínimas do sistema. Além disso, o Lumia 520 ainda vem com Wi-Fi, Bluetooth e GPS.

O Lumia 520 pode ser ideal para quem procura seu primeiro smartphone (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)O Lumia 520 pode ser ideal para quem procura seu primeiro smartphone (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Sistema Operacional  

Por falar em sistema, é fácil dizer que o Windows Phone 8 é ideal para o Lumia 520, pois com as configurações do aparelho, outra plataforma poderia não rodar com tanta facilidade e fluidez. Além de ser bonito e intuitivo, o Windows Phone combina com o design do smartphone, formando uma parceria de sucesso.

Entretanto, a falta de aplicativos do sistema da Microsoft mais uma vez é um ponto negativo. Usuários do Android ou iOS poderão sentir uma diferença muito grande ao migrar para o Windows Phone, justamente pela quantidade limitada de apps que são oferecidos. Entretanto, ao escolher um primeiro smartphone, por exemplo, o Lumia 520 deve agradar.

O Windows Phone 8 é ideal para o Lumia 520 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)O Windows Phone 8 é ideal para o Lumia 520 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Câmera

O Lumia 520 vem com câmera de 5 megapixels, sem flash ou PureView, mas com boa qualidade de imagens e efeitos. Uma funcionalidade interessante é o sistema de ajuste de fotografias, que faz o balanceamento de luzes e deixa a foto muito mais bonita, além de compensar a falta do flash.

Outro diferencial do aparelho é o recurso "Foto Inteligente", uma aplicação que realiza quatro disparos em um curto intervalo de tempo e permite escolher depois qual a melhor imagem e armazená-la no celular.

Exemplo de fotografia feita com o Lumia 520 (Foto: Nathália Machado/TechTudo)Exemplo de fotografia feita com o Lumia 520 (Foto: Nathália Machado/TechTudo)


Multimídia

Em termos de multimídia, não há o que reclamar. A troca de arquivos entre o celular e o computador é feita de forma simples e rápida, através de um programa da Microsoft, disponível para download assim que o usuário conecta o smartphone no computador pela primeira vez.

Ao iniciar o software, é possível transferir toda a sua biblioteca musical de uma só vez ou ir selecionando quais os arquivos desejados para a transferência. Também é possível sincronizar com o iTunes e transferir suas músicas a partir do software da Apple.

A experiência de ouvir músicas no 520 é bastante agradável. O aparelho exibe a faixa que está sendo tocada no momento, com o nome do artista e a capa do álbum em uma interface muito limpa e intuitiva. É possível ainda criar playlists e favoritar suas canções preferidas.

Bateria

Outro ponto positivo do Lumia 520 é a sua bateria, que dura um dia inteiro de uso comum: chamadas, câmera, aplicativos, jogos e documentos. Como é normal, ao reproduzir vídeos e músicas a durabilidade tende a ser reduzida.

Ainda assim, dá para chegar em casa com tranquilidade e colocar o celular para carregar. Em momento algum durante o teste o smartphone nos deixou na mão.

Custo-benefício

No geral, o Nokia Lumia 520 é um dispositivo muito bom, com configurações modestas mas ótimo desempenho. O smartphone é ideal para usuários que procuram funcionalidades de celulares mais conceituados, mas não estão dispostos a desembolsar valores astronômicos para ter um top de linha.


Principais características técnicas do Lumia 520 (Foto: TechTudo)Principais características técnicas do Lumia 520 (Foto: Arte/TechTudo)


Nota TechTudo

NOTA tt
8.6
Design
9
Desempenho
8
Tela
8
Câmera
8
Custo-benefí­cio
10

Prós

  • Câmera de boa qualidade
  • Sistema atualizado
  • Bom player de música

Contras

  • Poucos apps disponíveis
  • Não tem flash
  • Corpo de plástico
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Gilmar Toffolo
    2013-10-17T04:03:20   , respondido respondido 2014-06-06T11:45:26

    Como eu sou pobre, o que vier para mim é lucro. Este smartphone é excelente para quem nunca teve um.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gilmar Toffolo
      2013-10-17T04:03:20   , respondido respondido 2014-06-06T11:45:26

      Boa gilmar! kkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gilmar Toffolo
      2013-10-17T04:03:20   , respondido respondido 2014-06-06T11:45:26

      Nóis pobreloko

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Izandra Mascarenhas
    2014-02-03T13:28:09

    Olha, eu usava o Nokia Lumia 800, que tem basicamente o mesmo hardware que esse 520, e o considerava MUITO bom (tanto que troquei o peu iphone 4 por ele). A leveza do sistema e a rapidez dele são impressionantes! A diferença é só que a câmera do 520 não tem flash e é menor. Além disso, o 520 já vem com o Windows 8, sendo que o Lumia 800 usava o W7.8, que tinha menos aplicativos ainda. Para os curiosos, de boa, tem aplicativos SIM. Nem todos são "oficiais" feitos para Android e iOS, mas há muito "genéricos" feitos para WP que são maravilhosos! E, confesso: AMEI o design do sistema!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Márcia Souza
    2013-10-16T22:34:32

    Não gostei. Me arrependi de ter trocado meu LG!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário