NOTA tt
7.4

Review Nokia Lumia 620

O Lumia 620 é um aparelho com desempenho bem mediano, com alguns pontos fortes chamativos, como sua boa câmera, design bonito e tela iluminada. Porém, alguns pontos negativos podem incomodar.

Marlon Câmara
por
em

A linha Lumia da Nokia ficou popular pelo design, desempenho e bom custo-benefício. O Lumia 620 é uma tentativa, que não deu certo, de fazer um smartphone nesses moldes, com um preço bem inferior aos demais modelos. Embora tenha alguns pontos positivos destacáveis, o gadget provou que o sistema operacional da Microsoft, o Windows Phone 8, não é para qualquer dispositivo. Confira o review do Lumia 620 feito pelo TechTudo.

Nokia Lumia 620 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Nokia Lumia 620 tem visual interessante e configurações modestas (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Design

O Lumia 620, para um aparelho dos mais baratos, é bem bonito. Apesar da sua pegada mostrar que é um dispositivo mais simples, sua simples aparência visual não deixa transparecer: ele segue o conceito dos novos smartphones da Nokia e seu desenho é bem agradável.

Além disso, o modelo possui diversas cores bem vibrantes - adquiridas separadamente - para sua tampa traseira, permitindo ao usuário escolher o seu estilo preferido. No caso, o modelo testado foi o preto básico, que não realça tanto o design, mas é bem discreto e elegante ao seu modo.

Nokia Lumia 620 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Apesar da espessura exagerada o Lumia 620 é leve. Detalhe para os botões laterais do smartphone (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

O aparelho é pequeno, leve e bem prático de se carregar. No entanto, ele é bem "gordinho", o que tira um pouco o seu conforto no uso. Na parte frontal ele não tem botões físicos, que só aparecem em uma das laterais, também de forma discreta.

Tela

O display do 620, em questões de iluminação e de resolução, não decepciona. Ele mostra boas imagens, bem definidas em cores e linhas, e tem alguns recursos que regulam o modo como os elementos são mostrados na tela: um sensor, quando percebe a luz do sol sobre o display, por exemplo, modifica a iluminação e as cores da tela imediatamente.

No entanto, no quesito de sensibilidade da tela, o Lumia 620 é bem inferior a grande parte dos aparelhos, principalmente o irmão mais velha Lumia 920. Os comandos com os dedos demoram um pouco para serem reconhecidos pelo aparelho, e muitas vezes parecem engasgar.

Nokia Lumia 620 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Nokia Lumia 620 deixa a desejar no desempenho (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Desempenho

O quesito desempenho é provavelmente o grande ponto fraco do aparelho. Não chega a ser assustador: de modo geral, ele tem um funcionamento digno de um modelo com o seu preço e hardware, mas alguns problemas passam a incomodar bastante depois de algum tempo de uso.

Primeiramente, como já foi dito, a resposta aos comandos feitos na sua tela não são imediatas, mostrando alguns engasgos em certos momentos e ações um pouco lentas. Talvez não seja muito perceptivo para quem nunca utilizou outro smartphone, mas deixa bastante a desejar se comparado a outros modelos - alguns até na mesma faixa de preço.

Nokia Lumia 620 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Respostas lentas do sistema atrapalham durante o uso do Lumia 620 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Outro ponto a ser destacado são os problemas frequentes no desempenho. Muitas vezes o aparelho se recusa a acender quando se pressiona o botão "ligar" (mesmo estando ligado, ele só responde depois de 2 ou 3 tentativas). Em outros momentos, alguns aplicativos comuns travam, fecham sozinhos ou se recusam a carregar - durante os testes isto aconteceu diversas vezes principalmente com o app WhatsApp.

Relembrando que os problemas só foram notados depois de algum tempo de uso, e provavelmente seriam ignorados por usuários que não conhecem outros smartphones mais avançados, com desempenhos bem superiores.

Nokia Lumia 620 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Detalhe da câmera que equipa o Lumia 620 com 5 megapixels de resolução (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Câmera

Um dos pontos fortes do Lumia 620 é a sua câmera principal. Apesar de só ter 5 megapixels, a Nokia mais uma vez mostrou que sabe fazer smartphones para fotografias. Não espere fotos ou vídeos espetaculares como as do top de linha Lumia 920, mas o modelo mais barato possibilita registrar imagens com bastante qualidade e muita fidelidade nas cores.

Em ambientes fechados e pouco iluminados, as fotos e vídeos são apenas razoáveis, mas em lugares mais propícios não decepcionam. Para quem gosta só de compartilhar imagens no Facebook ou Instagram, sem se preocupar com uma qualidade altíssima, a câmera é realmente perfeita. O app de fotografias, porém, não traz muitas funcionalidades além do normal, como acontece com os modelos mais avançados.

Nokia Lumia 620 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Nokia Lumia 620 tem boa câmera como destaque nas especificações (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Bateria

Em questões de energia o modelo também não surpreende: mesmo com o hardware do aparelho sendo simples, ele dificilmente dura mais de um dia de uso frequente de mensagens, internet e ligações. Ou seja, prepare-se para carregar o Lumia no mínimo a cada um dia e meio.

Custo-benefício

Pelo valor de R$ 899, com que chegou ao Brasil, o Lumia 620 pode ser considerado um aparelho de nível "intermediário". Porém, seu desempenho fica um pouco abaixo desta categoria, já que ele se mostra um smartphone bastante simples. O hardware do aparelho, em geral, não é fraco, mas parece que o sistema Windows Phone 8 exigiu demais dele, o que acarretou nos problemas citados.

Nokia Lumia 620 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Nokia Lumia 620 não tem bom custo-benefício, sendo muito básico para seu preço (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Para um usuário padrão, sem conhecimento de tecnologia, o aparelho provavelmente irá agradar. Para usar nas ligações, mensagens e o básico de internet e aplicativos, ele se mostra satisfatório, mesmo com os engasgos frequentes. Ainda assim, se o usuário leigo realmente não se importar por ter a última versão do sistema Windows Phone, um conselho é optar pelo Lumia 710, lançado no ano passado. O aparelho é muito menos atualizado, mas como tem uma plataforma mais leve, tem um desempenho bem superior em relação ao 620. Além disso, seu preço já está em torno de R$ 500 nas lojas virtuais brasileiras.

Já aqueles que gostam de tecnologia e estão optando pelo modelo para ter a mais nova plataforma da Microsoft sem gastar muito dinheiro em um Lumia 920, fique atento aos problemas que o smartphone pode vir a ter. O conselho é esperar pelo Lumia 820, que deve custar menos que seu irmão mais avançado, e trazer um desempenho muito superior em relação ao Lumia 620.

Ficha técnica

Tela 3,8 polegadas (480 x 800 pixels)
Processador  Dual-core de 1 GHz Qualcomm Snapdragon S4
RAM 512 MB 
Conexões Wi-Fi, 3G, Bluetooth 3.0 
Armazenamento 8 GB (expansível com cartão SD) 
Câmera 5 megapixels 
Flash Sim
Dimensões 115,4 x 61,1 x 11 mm 
Peso
127g
 BateriaLi-Ion 1300 mAh 


Nota TechTudo

NOTA tt
7.4
Design
8
Desempenho
6
Tela
8
Câmera
8
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • Design bonito;
  • Tela bem iluminada;
  • Preço acessível;
  • Boa câmera.

Contras

  • Trava com frequência;
  • Bateria fraca;
  • Apresenta lentidões;
  • Poucas funcionalidades.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Santana
    2014-06-30T14:06:56

    esses telefones com windows são melhores dos que tem andróid, não pegam virus facil não

  • Joao Santana
    2014-06-30T14:04:25

    Eu tenho um e não tenho tantas reclamações assim, acho que o aparelho de vcs é que esta ruim, o meu ta ótimo e funciona tudo

  • Hugo Correa
    2014-03-28T10:12:40

    simplesmente o pior telefone que ja tive na vida!!! Vive travando, nao abre o whatsapp direito, sempre tem que ser reiniciado, nao da pra baixar quase nada na loja de download! To arrependido de ter trocado meu Android por Windows Phone!!! Se arrependimento matasse!!

  • Andre Truchlaeff
    2014-02-08T10:34:27

    ja to vendo q tem alguel contra a nokia, fala q o wp trava com frequencia eh brincadera

  • Fernando Guimarães
    2013-11-06T22:09:14

    Não entendo como um aparelho com processador dual core, pode ter desempenho tão ruim. E considerar um aparelho de quase 1000 reais, "simples", não pode ser brasileiro típico.