NOTA tt
5.6

Review Nokia X1-01

Um celular feito para quem não exige muito além de fazer ligações e enviar SMS. Esse é o Nokia X1-01. Um aparelho extremamente simples, mas de boa construção. Confira o review.

José Telmo
por
em

Para aqueles que buscam um celular apenas para fazer ligações, leve e com recursos básicos, o Nokia X1-01 é a escolha perfeita. Ele é o primeiro celular da empresa dual-chip, ou seja, aceita dois chips SIM ao mesmo tempo. Aliás, outro recurso de destaque é que o aparelho cria e reconhece agendas distintas para cada chip inserido, chegando a cinco agendas com 100 contatos cada. Confira o review do Nokia X1-01 preparado pelo TechTudo.

Nokia X1-01, o primeiro celular dual-chip da companhia (Foto: José Telmo/TechTudo)Nokia X1-01, o primeiro celular dual-chip da companhia (Foto: José Telmo/TechTudo)



Design 

O design do X1-01está longe de ser high tech ou aquela sofisticação do Nokia E7 . No entanto, a carcaça do celular é bem resistente, o que é um ponto positivo desse aparelho. Você vai encontrar o aparelho disponível em três cores: laranja, azul e cinza.

Especificações

Um dos pontos fracos dos smartphones, a bateria deste Nokia, uma Li-Ion de 1.320 mAh, impressiona. Quando em espera, ela pode passar de uma semana sem ver o carregador novamente. Quando em uso, permite 13 horas de ligações ininterruptas ou ouvir até 36 horas de música.

Entrada para dois chips SIM do Nokia X1-01 (Foto: José Telmo/TechTudo)Entrada para dois chips SIM do Nokia X1-01 (Foto: José Telmo/TechTudo)


Falando em áudio, o aparelho mantém a ótima qualidade de som tanto para ligações, quanto para o rádio FM e música que podem ser ouvidas no music player MP3 do celular. Para armazenar suas músicas, o Nokia X1-01 conta com um slot de memória microSD, que suporta até 16 GB de arquivos de música. Infelizmente, a memória é vendida separadamente, o que é uma desvantagem, já que a memória interna deste aparelho é praticamente nula. 

Ainda falando no microSD, é importante notar que, por não possuir entrada USB para transferir arquivos para o microSD, a solução é usar um adaptador e fazê-lo direto em seu computador ou notebook. Dá mais trabalho, mas o resultado é o mesmo.

Nokia X1-01 aceita cartões microSD (Foto: José Telmo/TechTudo)Nokia X1-01 aceita cartões microSD (Foto: José Telmo/TechTudo)


Um grande contra do aparelho é não oferecer as conexões Wi-Fi, Bluetooth e 3G. Aliás, o aparelho nem mesmo permite que você navegue na Internet via EDGE. Além disso, a falta de câmera pesa contra o X1-01, uma vez que mesmo os celulares mais baratos atualmente contam com uma câmera - geralmente de qualidade duvidosa.

Multimídia

Para ouvir bem suas músicas há uma poderosa caixa de som na traseira do celular. Já para se ouvir o rádio, é necessário o uso do fone de ouvido, com microfone embutido, que acompanha o celular. Aliás, o rádio só funciona quando este fone está conectado.

Na lateral, há três botões dedicados à música. Os controles de som e volume servem tanto para o player mp3 quanto para a rádio, auxiliando na troca de faixas de música, salvas na memória, ou para navegar nas estações da rádio.

Assim como o próprio aparelho, os aplicativos encontrados no sistema desenvolvido pela Nokia são também os mais simples, contando com um jogo de corrida e um Sudoku entre eles. O sistema também possui ferramentas como conversor, planilha de gastos, agenda, cronômetro e até um compositor de músicas no melhor estilo dos games 8 bits.

Sistema do X1-01 tem poucos recursos (Foto: José Telmo/TechTudo)Sistema do X1-01 tem poucos recursos (Foto: José Telmo/TechTudo)



Conclusão

A simplicidade do Nokia X1-01 resulta em um celular confiante em duração para ser fazer o básico. É um aparelho para realizar chamadas, enviar mensagens SMS e com um ótimo extra: a possibilidade de ouvir músicas com qualidade e, quem sabe, passar o tempo com os jogos. Tudo isso, sem te deixar na mão e a um preço acessível.


Nota TechTudo

NOTA tt
5.6
Design
7
Desempenho
6
Tela
4
Câmera
4
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • Duração de bateria
  • Material resistente
  • Bom player de músicas

Contras

  • Sem Bluetooth
  • Sem conexão com a Internet
  • Falta de recursos avançados
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares