Tablet

NOTA tt
8.0

Review Nvidia Tegra Note 7

O Nvidia Tegra Note chegou com desempenho rápido e caneta eficiente. Ao mesmo tempo tem design bruto e bateria que demora horas pra carregar. Veja o review completo feito pelo TechTudo.

Laura Rezende
por
em

O Gradiente Tegra Note 7 chegou ao Brasil em março de 2014 anunciado como o “tablet Android de 7 polegadas mais rápido do mundo”. Além do desempenho, o tablet também tem como destaque a caneta Direct Stylus e aplicativos específicos, que potencializam seu uso. O TechTudo esteve com o aparelho em mãos e testou para ver se o slogan sobre o processador Nvidia Tegra 4 é verdadeira.

Veja também o review do iPhone 5C

Tegra Note 7 (1) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tegra Note 7, o tablet assinado pela Gradiente com processador Nvidia (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Design

O Tegra Note 7 Gradiente não é propriamente um dos tablets com design mais bonito do mercado. Nem perto disso, na verdade. É comercializado na cor preta e sua traseira possui um material mais grosseiro e poroso que é um tanto quanto bruto. Por outro lado, esse material se estende até o local de apoiar as mãos e, quando se segura o aparelho na horizontal, ele torna a pegada mais confortável. 

Tegra Note 7 (6) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)A parte traseira do Tegra Note 7 é feita com material bruto (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Como o foco do tablet é desempenho de games, o design certamente fica em segundo plano nas especificações, e o aparelho reflete essa escolha. O dispositivo é bem pesado, com 320 g distribuídos nas dimensões 190 x 120 x 9,4 mm e por isso o uso continuo pode causar certo incômodo nas mãos. O Nexus 7, por exemplo, que tem especificações melhores em diversos aspectos que as do Tegra Note, mas pesa 290 g, o que faz uma grande diferença.

Os botões, localizados na borda do tablet, não são fáceis de se achar pois não se sobressaem. Não há "relevo", então é necessário tatear, o que pode demorar um pouco. O mesmo ocorre com o compartimento da caneta Direct Stylus. tirá-la de lá é difícil, exatamente porque não há nada que sobressaia.

Tegra Note 7 (4) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)A Direct Stylus um pouco pra fora em seu compartimento. Tirá-la de lá é uma tarefa complicada (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Desempenho

O desempenho é o grande diferencial do Tablet. A Nvidia caprichou nas especificações que contam com um processador Tegra 4 de 1,8 GHz quad-core e 1 GB de RAM. Com isso o tablet consegue realizar inúmeras funções simultaneamente, sem apresentar lentidão. Jogos pesados fluem muito bem, agradando os gamers. Os alto-falantes estéreos frontais, com tecnologia Nvidia Pure Audio e reforço de graves, têm volume alto e claro, o que melhora ainda mais a experiência em jogos. Porém, em nossos testes, o Tegra travou uma vez, logo depois que foi ligado. Pelo menos o problema foi logo resolvido com uma rápida reinicialização.

Tegra Note 7 (3) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tegra Note 7 rodando o game Asphalt 8 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Outras especificações são a memória interna de 16 GB, que é expansível em até 32 GB com a entrada microSD. O aparelho possui também conexão Bluetooth, Wi-Fi e saída micro HDMI e USB. Ele chega com a versão 4.2.2 (Jelly Bean) do Android, mas a fabricante já liberou atualização para a 4.4.2 (KitKat). 

Tela

A tela, de 1280 x 800 pixels, tem boa resolução. As imagens não são pixeladas e as cores são realistas e com a intensidade certa. Os comandos têm resposta muito eficiente, principalmente no uso da caneta Direct Stylus, que vamos mencionar mais pra frente. O visor engordura com certa facilidade, mas em nossos testes não se mostrou muito suscetível a arranhões. O touch é capacitativo e tem a tecnologia IPS. Em ambientes mais luminosos, onde a visibilidade é crítica em qualquer aparelho, é possível enxergar de maneira razoável ao ajustar o brilho. 

Tegra Note 7 (5) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tegra Note 7 e a caneta que o acompanha (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Câmera

A câmera do Tegra Note, em comparação com os outros tablets da mesma faixa de preço no mercado, tem bom desempenho. A frontal de 5 megapixels tira fotos de boa qualidade em ambientes externos e tem certo controle de iluminação e foco, mesmo que  na maioria das vezes a foto saia um tanto quanto estourada. 

A câmera do Nvidia Tegra Note tem bom desempenho em ambientes externos (Foto: Laura Rezende /TechTudo)A câmera do Nvidia Tegra Note tem desempenho razoável em ambientes externos (Foto: Laura Rezende /TechTudo)


No escuro a atuação não é grandiosa, mas ainda sim consegue se sobressair a muitos concorrentes. O tablet também possui também um câmera frontal  VGA, útil para chamadas de vídeo.

Em ambientes de baixa iluminação a qualidade caí, porém ainda é uma boa câmera de tablet (Foto: Laura Rezende /TechTudo)Em ambientes de baixa iluminação a qualidade caí, porém ainda é uma boa câmera de tablet (Foto: Laura Rezende /TechTudo)



O dispositivo grava vídeos com qualidade, o que também nos surpreendeu, principalmente em termos de som, que sai sem ruídos e em bom volume dos alto-falantes frontais. Como geralmente o foco de tablets nunca está na câmera, digamos que o Tegra consegue ter um ótimo desempenho e possui ainda aplicativo próprio com muitas opções de edição e efeitos.

Direct Stylus

A caneta da Nvidia que acompanha o Tegra Note é chamada Direct Stylus. Seu desempenho foi surpreendentemente bom. Ao puxá-la de seu compartimento, uma janela, que pode ser editada, aparece com duas opções de aplicativos próprios: um para desenho e outro para anotações. A caneta reconhece com precisão a diferença de pressão e espessura de traço.
Ela possui duas pontas, uma mais fina para a escrita e a de trás mais grossa, criada para ser usada como borracha, mas que também "escreve". 

Tegra Note 7 (2) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tegra Note 7 e a caneta Direct Stylus (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O tablet possui também um modo para bloquear qualquer toque de dedo e ficar sensível somente ao toque da caneta. A ideia é excelente, principalmente para os que precisam apoiar a mão para escrever. A intenção foi boa, porém a execução não foi bem-sucedida assim. Muitas vezes, quando a mão também está apoiada na tela, a caneta não escreve. Uma pena.

Bateria

A bateria de 4.100 mAh teve bom desempenho em nossos testes. Durou facilmente um dia de uso moderado e uns dois dias em tela de descanso. Porém, o aparelho demora muito para carregar. Uma carga inteira demora facilmente mais de 5 horas para ser realizada no computador, o que chega a ser um pouco angustiante.

Custo-benefício

O Tegra Note tem como foco dois tipos de usuário. O primeiro é o dos gamers, que querem jogar games pesados e optam por um tablet com bom desempenho. O outro grupo é o dos que querem um tablet com uma caneta Stylus de qualidade e que não querem pagar um absurdo por isso.

O aparelho chegou ao Brasil custando R$ 999. Mas, ao tentar barateá-lo, a Gradiente pecou em alguns aspectos. Fatores como design e o congelamento do sistema têm que ser melhorados para que ele possa ser considerado um tablet impecável. No geral o funcionamento é bom, fluído e é um pacote que, no geral, tem bom funcionamento e cumpre muito bem as funções cotidianas. 

Tabela de especificações do Tegra Note 7 (Foto: TechTudo)Tabela de especificações do Tegra Note 7 (Foto: TechTudo)


Tablet ou netbook? Comente no Fórum do TechTudo


Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
6
Desempenho
9
Tela
9
Câmera
8
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Câmera
  • Desempenho
  • Direct Stylus
  • Tela

Contras

  • Design
  • Bateria que demora a carregar
  • Botões difíceis de localizar
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Samuel Tavares
    2014-08-28T13:43:11

    A Gradiente não entrega o produto no tempo estimado,não tem um SAC com 0800 (tem de pagar DD para falar com eles),a assistência técnica é quase inexistente, eles nunca dão protocolos de atendimento nas ligações .Quanto ao produto , ele é um xing-ling com a marca da gradiente pela distribuição, tem um problema no touch da tela que é um vicio de produto , esquenta bastante , muita gente reclama de travas ao tirar a caneta. Pesquisem opiniões no facebook da gradiente e no site reclameaqui e vejam por si mesmos, eu tive de estorna a compra do meu por que nunca enviaram ele e depois pesquisei.

  • Mauro Taliato
    2014-05-08T15:29:20

    Este review NÃO me ajudou em conhecer o produto. O que é um dia de uso moderado, como diz no teste de bateria? Usou que aplicativos para teste? E no desempenho, usou o que? Já foi melhor, techtudo, já foi melhor. tá loco. não dá pra ler mais nada aqui. Fraco, muito fraco.

  • Leandro Mota
    2014-04-18T16:55:07

    Asphalt 8, show u.u