20.3 Megapixels, full HD, conectividade Wi-Fi, tela móvel, touchscreen, tudo isso parece transformar a NX 300M em uma câmera fotográfica top de linha. Quando aliada à portabilidade e o design agradável, então... Mas a smart cam da Samsung não é só elogio. Confira nossa avaliação.

Design
O modelo traz um design retrô, disponível no Brasil nas cores branco e preto. A câmera é pequena e leve (pesando 331g já com a bateria) e se pensarmos no tamanho de seu sensor CMOS, de 23.5 mm x 15.7 mm, ela impressiona. As entradas USB e saídas de vídeo (NTSC, PAL e HDMI) estão localizadas na lateral, enquanto o cartão de memória e a bateria ficam na parte inferior.

Apesar da tela sensível ao toque, é muito fácil controlar a câmera pelos botões encontrados no corpo da máquina. A disposição dos botões ao lado da tela lembra as câmeras cybershot. Além de ser touchscreen, o monitor se movimenta em 180° para cima e 45° para baixo, função que permite ao usuário utilizar a câmera para fotografar de qualquer ângulo, inclusive fazer as tão famosas selfies.

Recursos e Acessórios
Um dos principais atrativos da NX 300M é a função Wi-Fi, que permite o usuário compartilhar suas produções quase que instantaneamente.

Outro recurso interessante é a possibilidade de filmar em 3D, porém, para ativar tal função é preciso de uma lente específica da Samsung, a 45mm.

Ao comprar o novo modelo da Samsung, o usuário recebe uma lente 18-55 mm, um CD de instalação do Adobe Lightroom, flash externo, alça, cabos de conexão e o carregador de bateria. Uma desvantagem é não acompanhar carregador externo, obrigando a carregar a bateria internamente, conectando-a diretamente na tomada, o que é um ponto negativo na avaliação.
Desempenho
No quesito fotografia, a NX 300M atende a todas as expectativas. Ao todo são 20 modos fotográficos, contando com os modos Manual, Prioridade de Obturador, de Abertura, de Lente, Programa e o modo automático. As outras 14 configurações são pré-estabelecidas no menu Inteligente: embelezar rosto, melhor face, paisagem, macro, congelar ação, tom forte, panorama, queda d’água, silhueta, pôr-do-sol, noite, fogos de artifícios, traços de luz e foto criativa.

É possível fotografar em JPEG e em RAW, tornando a qualidade da imagem ainda melhor. As fotos do teste foram feitas em 1920x1080, mas pode chegar até 5472x3648.

Já no vídeo a câmera decepcionou um pouco. A filmagem, feita em qualidade máxima (1920x1080, 60p), ficou um pouco pixelada, mesmo sendo full HD. Já a imagem 3D tem uma qualidade melhor, mais definida. Os testes foram feitos nas mesmas condições de ambiente e luz. O vídeo em 3D só roda em dispositivos que leiam a linguagem, ou seja, além da câmera e da lente especial, o usuário precisará dispor de um monitor ou TV 3D.
Custo-benefício
O modelo da Samsung não entra na categoria acessível, já que o consumidor terá que desembolsar em torno de R$ 2.500 para adquirir a câmera com uma lente 18-55mm. Caso queira a lente 45mm que possibilita filma em 3D, já se vão mais R$ 1.000. Comparada com outras câmeras do mercado, a NX 300M é de qualidade, porém não vale o custo que o usuário precisaria gastar.
