NOTA tt
8.0

Review NX 300M

Aliar portabilidade à qualidade, quem não quer? É o que promete a nova smart cam da Samsung, a NX300M. Com o desempenho de uma profissional, a NX300M é ideal para quem gosta de interatividade. Mas será que ela cumpre tudo que promete?

Carol Danelli
por
em

20.3 Megapixels, full HD, conectividade Wi-Fi, tela móvel, touchscreen, tudo isso parece transformar a NX 300M em uma câmera fotográfica top de linha. Quando aliada à portabilidade e o design agradável, então... Mas a smart cam da Samsung não é só elogio. Confira nossa avaliação.

NX 300M tem qualidade de imagem indescritível  (Foto: Carol Danelli/TechTudo)NX 300M tem qualidade de imagem indescritível (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Design

O modelo traz um design retrô, disponível no Brasil nas cores branco e preto. A câmera é pequena e leve (pesando 331g já com a bateria) e se pensarmos no tamanho de seu sensor CMOS, de 23.5 mm x 15.7 mm, ela impressiona. As entradas USB e saídas de vídeo (NTSC, PAL e HDMI) estão localizadas na lateral, enquanto o cartão de memória e a bateria ficam na parte inferior. 

O corpo da câmera é intuitivo para os usuários  (Foto: Carol Danelli/TechTudo)O corpo da câmera é intuitivo para os usuários (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Apesar da tela sensível ao toque, é muito fácil controlar a câmera pelos botões encontrados no corpo da máquina. A disposição dos botões ao lado da tela lembra as câmeras cybershot. Além de ser touchscreen, o monitor se movimenta em 180° para cima e 45° para baixo, função que permite ao usuário utilizar a câmera para fotografar de qualquer ângulo, inclusive fazer as tão famosas selfies.

Ideal para quem gosta de tirar selfies  (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Ideal para quem gosta de tirar selfies (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Recursos e Acessórios

Um dos principais atrativos da NX 300M é a função Wi-Fi, que permite o usuário compartilhar suas produções quase que instantaneamente.

É possível postar fotos diretamente no Facebook acessando a Nuvem  (Foto: Carol Danelli/TechTudo)É possível postar fotos diretamente no Facebook acessando a Nuvem (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Outro recurso interessante é a possibilidade de filmar em 3D, porém, para ativar tal função é preciso de uma lente específica da Samsung, a 45mm.

A lente de 45mm permite filmar em 3D  (Foto: Carol Danelli/TechTudo)A lente de 45mm permite filmar em 3D (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Ao comprar o novo modelo da Samsung, o usuário recebe uma lente 18-55 mm, um CD de instalação do Adobe Lightroom, flash externo, alça, cabos de conexão e o carregador de bateria. Uma desvantagem é não acompanhar carregador externo, obrigando a carregar a bateria internamente, conectando-a diretamente na tomada, o que é um ponto negativo na avaliação.

Desempenho

No quesito fotografia, a NX 300M atende a todas as expectativas. Ao todo são 20 modos fotográficos, contando com os modos Manual, Prioridade de Obturador, de Abertura, de Lente, Programa e o modo automático.  As outras 14 configurações são pré-estabelecidas no menu Inteligente: embelezar rosto, melhor face, paisagem, macro, congelar ação, tom forte, panorama, queda d’água, silhueta, pôr-do-sol, noite, fogos de artifícios, traços de luz e foto criativa. 

Fácil de configurar, os botões da câmera facilitam a vida do usuário  (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Fácil de configurar, os botões da câmera facilitam a vida do usuário (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

É possível fotografar em JPEG e em RAW, tornando a qualidade da imagem ainda melhor. As fotos do teste foram feitas em 1920x1080, mas pode chegar até 5472x3648. 

As imagens de teste foram feitas nas mesmas condições (Foto: Carol Danelli/TechTudo)As imagens de teste foram feitas nas mesmas condições e a qualidade foi garantida (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Já no vídeo a câmera decepcionou um pouco. A filmagem, feita em qualidade máxima (1920x1080, 60p), ficou um pouco pixelada, mesmo sendo full HD. Já a imagem 3D tem uma qualidade melhor, mais definida. Os testes foram feitos nas mesmas condições de ambiente e luz. O vídeo em 3D só roda em dispositivos que leiam a linguagem, ou seja, além da câmera e da lente especial, o usuário precisará dispor de um monitor ou TV 3D. 

Custo-benefício

O modelo da Samsung não entra na categoria acessível, já que o consumidor terá que desembolsar em torno de R$ 2.500 para adquirir a câmera com uma lente 18-55mm. Caso queira a lente 45mm que possibilita filma em 3D, já se vão mais R$ 1.000. Comparada com outras câmeras do mercado, a NX 300M é de qualidade, porém não vale o custo que o usuário precisaria gastar.

Confira a smart cam da Samsung, a NX 300M (Foto: Arte/TechTudo)Confira a smart cam da Samsung, a NX 300M (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Qualidade da Imagem
9
Peso/Tamanho
10
Funcionalidades
7
Custo-benefício
6

Prós

  • Leve
  • Fácil de usar
  • Conectividade Wi-Fi
  • Alta qualidade nas imagens

Contras

  • Bateria carrega internamente
  • Principal atrativo (3D) depende de lente separado
  • Preço não vale as funções
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares