Gamepad

NOTA tt
8.0

Review PS Move

Bruno Vilar
por
em
psmove_03Conjunto do PS Move (Foto: Bruno Vilar)

O PlayStation Move foi lançado com a proposta de adicionar maior interação aos jogos hardcore, característicos da plataforma, e atrair mais jogadores casuais, com jogos que tenham como objetivo oferecer diversão entre amigos e familiares. Para jogadores tradicionais os controles podem simular punhos, facas, armas de fogo e servir para movimentar rapidamente um cursor (algo que controles tradicionais não fazem bem), sem perder a praticidade de utilizar botões para algumas funções, como a troca de uma arma sem munição em um momento de conflito. Jogadores casuais, por outro lado, se beneficiam de jogos que aproveitam mais os movimentos e não exigem um desenvolvimento mais longo dentro do jogo. Basta reunir os amigos, criar novas partidas e aproveitar a diversão. Dentro dessas propostas, alta precisão no reconhecimento dos movimentos e gráficos em alta definição servem como diferenciais.

O Move é formado pelo controle PlayStation Move Motion e pela câmera PlayStation Eye utilizados em conjunto com o console PlayStation 3. O controle, apesar de ter aparecido com um longo atraso desde o surgimento do Wii, parece fazer a espera valer a pena, apresentando muita precisão, com noção do posicionamento do jogador dentro de um espaço 3D, e a possibilidade de rastreamento dos movimentos da cabeça. A presença de um controle com botões, somada às capacidades gráficas do console, têm uma aplicabilidade natural aos jogos hardcore, ainda que o estilo de jogos baseados em movimentos estejam mais associados aos jogadores casuais, como observado no sucesso do Wii.

psmove_01psmove_01 (Foto: Divulgação)

Controle PlayStation Move Motion

O controle tem um formato cilíndrico e possui uma esfera na ponta, lembrando algo como um microfone. Enquanto a base do controle se mantém no preto tradicional dos controles da Sony, a esfera tem uma cor branca, que passa a assumir cores diferentes durante os jogos, a fim de ser rastreada a partir da câmera.

Os materiais utilizados são os mesmos do DualShock, o que garante uma boa resistência ao controle e confere uma boa sensação ao segurá-lo. O acessório tem boa solidez, sem partes móveis ou soltas internamente, e não passa a sensação de ser algo frágil ou barato. A esfera, por sua vez, é feita de material flexível. Mesmo tendo batido algumas vezes no teto, na parede e em outras pessoas (nenhuma delas de forma intencional), não foi notada qualquer degradação física. Esta durabilidade é importante não apenas para mostrar um produto de qualidade para os jogadores, mas também para que a precisão no reconhecimento do move seja mantida, já que o tamanho da esfera pode determinar a distância que há entre a câmera e o controle.

Na base do motion há uma entrada para o formato Mini-USB, que serve para fazer o carregamento da bateria e, na primeira utilização do controle, o pareamento com o videogame. Há ainda uma entrada adicional de extensão, sem uso definido até o momento. Como é de se esperar, o controle funciona sem fios, estabelecendo a comunicação por Bluetooth.

No quesito segurança a Sony parece ter aprendido uma boa lição com o WiiRemote (ou simplesmente Wiimote) e já incluiu no kit do acessório um cordão para prendê-lo no braço. Uma presilha permite ajustar o cordão ao pulso, para evitar que o controle escape das mãos, e possui uma trava para que o ajuste não seja modificado enquanto se joga. O cordão atendeu bem ao propósito nos diferentes jogos testados, inclusive com os jogadores mais empolgados.

No interior do controle há vários componentes: giroscópio, acelerômetro e bússola digital. Dentro da esfera há 3 LEDs que formam um conjunto que pode reproduzir 24bit de cores RGB com uma capacidade que a Sony resume a “mais de um milhão de cores diferentes” (24bit podem reproduzir 16 milhões de cores). Isso é interessante não apenas pelo rastreamento do controle a partir das imagens da câmera, mas também para fornecer um feedback visual para o usuário. Além do feedback visual o controle vibra, fornecendo feedback tátil.

Algo importante a ser mencionado é o total de controles Motion que podem ser utilizados. De modo geral o PlayStation 3 aceita o uso de até sete controles DualShock ao mesmo tempo, em função de uma limitação da comunicação por Bluetooth. A limitação aplicada aos controles Motion é ainda maior, sendo permitidos no máximo quatro controles de movimento ao mesmo tempo. Isso quer dizer que dois jogadores podem jogar ao mesmo tempo utilizando dois Motion, ou quatro jogadores podem jogar com controles individuais (três deles com a possibilidade de combinar controles DualShock ou Navigation).

 

psmove_02PS Move (Foto: Bruno Vilar)

Câmera PlayStation Eye

A câmera oferecida junto com o pacote não é novidade, já estava disponível antes, como opção para a criação de vídeos, uso em chat e jogos que usam realidade aumentada e captura de movimentos. Para o kit do PlayStation Move ela atua no rastreamento dos controles, permite identificar movimentos da cabeça do jogador e também realizar a composição de imagens capturadas às imagens dos jogos. A captura dos movimentos é de 1 para 1: o que o usuário faz com o controle é reconhecido e pode ser reproduzido na tela.

No que diz respeito a especificações suas características podem não impressionar frente a webcams do mercado. Ela captura vídeos nas resoluções 640 x 480 e 320 x 240, respectivamente a 60fps e 120fps, e se comunica por USB 2.0. Há duas opções de foco: close-up e amplo, uma para conversas de vídeo e outra para jogos. Sua base permite o direcionamento da câmera para todos os lados. O acessório conta ainda com um vetor de microfones que elimina eco e ruídos, além de tornar o som mais claro. Isto é interessante para conversar com outras pessoas durante jogos multiplayer online. Apesar da configuração modesta de imagem, pode-se considerar que áudio e vídeo capturados são suficientemente bons para jogos e chats.

Calibrações

Com a adição de movimento aos jogos apareceram as calibrações, que são a forma que o console tem de verificar o posicionamento do jogador e uso dos controles a fim de melhorar a experiência de uso. Quanto maior for a diversidade de movimentos que podem ser feitos em jogo, mais complexo poderá ser o processo.

Espaço, iluminação e posicionamento

A distância recomendada para jogar é de 1,5m a 2,7m, mas a Sony divulga que um espaço de 0,6m a 3m é aceitável. Para jogos multiplayer o tamanho da área faz diferença, para evitar que uma pessoa acabe atingindo outra. Ainda assim um quarto sem muito espaço pode ser o bastante para jogar. Neste quesito o estilo do jogo pode ser determinante.

Outro ponto a ser notado é a iluminação do ambiente. De modo geral a luz não foi um problema para os jogos. Com um cômodo escuro ou claro foi possível jogar bem. No momento em que a luz natural vinda da janela ficou muito forte o jogo exibiu uma mensagem alertando sobre o problema, solicitando em seguida que a iluminação do fosse modificada.

Custos

Os preços no Brasil ainda não foram divulgados pela Sony, mas há várias opções de compra no exterior. As opções atendem desde os que já possuem a câmera e precisam apenas de jogos e do PlayStation Move, até clientes que queiram comprar o PlayStation 3 com o novo acessório.

Considerações Finais

O PlayStation Move é um ótimo acessório. Tem materiais de boa qualidade, bom tempo de bateria, a melhor precisão na captura dos movimentos entre os videogames atuais e é acompanhado pelo poder de processamento gráfico do PlayStation 3. A quantidade de jogos disponíveis em seu lançamento é satisfatória e abrange as vertentes casual e hardcore. Títulos como Sports Champions, Resident Evil 5 Gold, MAG e Start The Party conseguem mostrar o potencial desse novo produto.

O controle não foi bem empregado na utilização do sistema e dentro dos aplicativos existentes, como o navegador Web. Era de se esperar que o Move desse acesso fácil aos recursos como se fosse um mouse. Com uma utilização melhor, o videogame poderia se tornar um dispositivo de uso diário, e não apenas um reprodutor de filmes e jogos.

Ficha técnica

Peso 145g
Dimensões 200mm × 46mm (altura x diâmetro)
Conexões USB para pareamento e carregamento da bateria, Bluetooth 2.0 para comunicação
Capacidade da bateria 1320 mAh a 3.7 Volts
Duração da bateria 10 horas de jogo
Preço sugerido US$49.99

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
8
Funcionalidades
8
Desempenho
9
Custo-benefício
7

Prós

  • * Os movimentos são precisos.
  • * É possível usar 2 controles.
  • * Câmera serve para conversas.

Contras

  • * O custo é alto.
  • * Só 4 PS Moves ao mesmo tempo.
  • * Jogos exageram nas calibrações.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Klinsmann Antero
    2014-09-06T12:02:24

    Hahaha, ri na parte que falou que é o sensor mais preciso. Com certeza quem escreveu isso nunca viu o Wii Motion Plus e não tinha usado o Kinect na época...