Jogos de ação

NOTA tt
9.3

Review Rainbow Six Siege

Novo game da franquia aposta em um multiplayer diferenciado, porém decepciona com a falta de um modo campanha

Thiago Barros
por
em

Rainbow Six Siege é o novo jogo de tiro da franquia de games baseada nos livros de Tom Clancy. Disponível para PC, PS4 e Xbox One, o título tem um gameplay mais cadenciado do que os “concorrentes” Call of Duty e Battlefield, não conta com modo história e é focado muito mais na experiência multiplayer. Essa aposta ousada tem seus lados positivos e também alguns negativos. Confira a análise completa abaixo:

Saiba tudo sobre Rainbow Six Siege, novo jogo para PS4, Xbox One e PC

A ausência de modos de jogo é o grande defeito do game, mas ele consegue se redimir ao oferecer uma experiência de gameplay realista ao jogador e por obrigá-lo a prestar atenção em tudo que acontece ao seu redor. O resultado é tão bom que deixa um gosto de “quero mais”. São apenas dois modos multiplayer, um coop e um competitivo, e o modo campanha faz bastante falta. Resta saber se, no futuro, com DLCs e updates, o game crescerá.

Tom Clancy's Rainbow Six Siege: confira nossa análise (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Tom Clancy's Rainbow Six Siege: confira nossa análise (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Tom Clancy's Rainbow Six Siege: confira nossa análise (Foto: Reprodução/Thiago Barros)


Experiência Realista

Em Rainbow Six Siege, o jogador não pode se comportar da mesma forma que faria em um FPS como Call of Duty, que conta com um ritmo mais acelerado, veículos e a opção de reviver após ser abatido. O que ocorre aqui é o inverso: cada passo deve ser muito bem pensado, e isso ajuda a construir um clima de adrenalina e tensão que é um dos grandes destaques do jogo.

Prepare cada detalhe de sua defesa (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Prepare cada detalhe de sua defesa (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Prepare cada detalhe de sua defesa em Rainbow Six Siege (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

As movimentações dos personagens, os cenários muito bem construídos e a comunicação entre jogadores de um time resultam em um uma experiência de FPS tático interessante e realista. No geral, as partidas são bem desafiadoras e efetivas em passar para os gamers a sensação que os soldados das forças especiais devem sentir em cada operação.

Operadores e personalização

A cada partida, você ganha pontos de reputação no game. Com isso, é possível desbloquear novos “operadores”, que são tipos diferentes de agentes de cada organização especial retratada no game de tiro (SWAT, GIGN, SAS, Spetsnaz e GSG9). Cada um possui diferentes características de equipamento, armas e movimentos.

Operadores: diversos tipos de armas e atrativos (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Operadores: diversos tipos de armas e atrativos (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Os Operadores em Rainbow Six Siege possuem diversos tipos de armas e atrativos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Ao desbloquear os agentes o jogador também pode personalizar as suas propriedades. Há diversos add-ons para armas, tanto de funcionalidades como também de aparência, que dão a cada gamer uma lista variada de agentes ao seu dispor para que ele escolha qual é o mais adequado a cada situação de jogo.

Este é mais um ponto bastante positivo da experiência de Rainbow Six Siege para seus jogadores. O gameplay pode mudar muito de acordo com cada operador usado. Existe uma variação de objetivo a cada round – que torna o jogo mais imprevisível e demanda que cada jogador se especialize em “fazer tudo”.

Você pode personalizar seus operadores (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Você pode personalizar seus operadores (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Em Rainbow Six Siege você pode personalizar seus operadores (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

A cada round, seu time “ataca” ou “defende”. Quem defende protege um dispositivo ou um refém, enquanto quem ataca deve recuperar os itens. Os defensores têm um tempo para se preparar, colocar barricadas, arames farpados e outros recursos para impedir a invasão dos inimigos, que tentam achar os seus objetivos com drones.

Modos de jogo

O modo multiplayer pode ser casual ou ranqueado e é o modo “básico” de jogo, mas não é o único. Há ainda os “Cenários”, que são situações single player para quem não deseja enfrentar adversários reais ou pretende praticar um pouco antes de cair dentro intensamente da ação entre times.

Cenários é o modo single player do game (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Cenários é o modo single player do game (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Cenários é o modo single player de Rainbow Six Siege (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Um “misto” do “Multiplayer” com o “Cenários” é o “Terrorist Hunt”. Nele você não enfrenta inimigos “reais”, somente controlados pela máquina, e pode jogar tanto sozinho como também em um modo cooperativo com amigos ou desconhecidos que se juntarão ao seu esquadrão pelo matchmaking do jogo.

Todos os modos são bem legais, e recomendamos jogar os “Cenários” e a “Caçada aos Terroristas” algumas vezes antes do “Multiplayer”. Neles é possível ganhar mais experiência, obter um melhor domínio das áreas onde as batalhas se passam e também testar os operadores e armas que mais se adequam a seu estilo.

Caçada a Terroristas é modo coop do game (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Caçada a Terroristas é modo coop do game (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Caçada a Terroristas é modo coop de Rainbow Six Siege (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Nenhum deles, porém, é fácil. Os modos single player e coop são bastante desafiadores até mesmo no nível “normal”. A palavra “fácil”, aliás, não se enquadra bem em um review sobre Rainbow Six Siege. O jogo é desafiador e precisa de inteligência e atenção a todo tempo. Se você não está acostumado com paciência, tensão e estratégia, desista do jogo.

Visual e som agradam

Rainbow Six Siege é um jogo que depende muito do som; não só da comunicação dos usuários, como do ambiente. Os barulhos de tiro, passos barricadas quebradas e outros são fundamentais na experiência. Tudo está bem definido, e a qualidade do áudio é excelente no game.

Novo Rainbow Six não decepciona no visual (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Novo Rainbow Six não decepciona no visual (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Novo Rainbow Six não decepciona no visual (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Visualmente, ele só chega a impressionar nas cutscenes, como quando os operadores são desbloqueados ou no vídeo de introdução do jogo. De resto, é um jogo “normal” para os padrões da nova geração. Nada de cair o queixo, porém também nada de decepção. É apenas o esperado de uma produção deste tamanho.

Um ponto positivo dos gráficos é a modificação dos cenários para situações diurnas ou noturnas. As variações de luzes e sombras são bem feitas, e as operações se tornam bem diferentes para quem presta atenção nestes detalhes, que podem fazer a diferença na hora de uma infiltração sem alarde, por exemplo.

Conclusão

Rainbow Six Siege é um ótimo jogo e talvez por isso passe a sensação de desperdício, já que um game tão bem feito como esse poderia contar com um modo história ou mais opções para o próprio multiplayer. É bonito, a jogabilidade é incrível e oferece uma experiência que chama a atenção pelo realismo, tanto para bem, quanto para mal. Quem costuma rushar nos jogos de FPS como CoD e BF certamente encontrará muitas dificuldades.

Qual é o melhor jogo de tiro FPS? Comente no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.3
Gráficos
9
Jogabilidade
10
Diversão
8
Som
10

Prós

  • Jogabilidade muito realista;
  • Estimula a cooperação entre jogadores;
  • Totalmente em português;
  • Variedade de agentes, armas e equipamentos;
  • Cenários muito bem construídos

Contras

  • Ausência de modo história;
  • Dificuldade pode ser alta demais;
  • Poucos modos de jogo
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Sartori
    2015-12-03T18:18:48  

    Tô com um problema, minha placa de vídeo é uma AMD R7 Radeon 250x e quando eu abro o jogo a tela fica piscando, já tentei atualizar os drivers mas não funcionou, alguém sabe me dizer oque está acontecendo?

    recentes

    populares

    • Victor Sartori
      2015-12-03T18:18:48  

      Sua placa é incompativel, infelizmente, os requisitos mínimos exigem placa R7260x ou superior... só olhar na Steam...

    recentes

    populares

    • Victor Sartori
      2015-12-03T18:18:48  

      Obrigado aos que responderam, já resolvi!

  • Tiago Santos
    2015-12-03T19:35:47  

    Não tem fps melhor que BF (tirando o Hardline), esse rainbow six com o tempo vai ficar largado, muito chato.

    recentes

    populares

    • Tiago Santos
      2015-12-03T19:35:47  

      BF3 Fazem 5 anos e está bombando tbm!

    recentes

    populares

    • Tiago Santos
      2015-12-03T19:35:47  

      Esse caras n sabem o rainbow ta superando obf e cod

  • Davi Monteiro
    2016-08-26T12:53:39

    Review muito ruim, pelo amor de Deus!

  • Mateus Vieira
    2015-12-09T13:37:58  

    Deletaram meu comentário... huum estagiários. Comento dnv... Não entendi o ponto fraco do jogo ser difícil demais...esse jogo não pode ser comparado com BF e muito menos com o COD Lag Ops. Este jogo ta claro que é pra competitivo, estrategia, comunicação então é OBVIO quem jogar não vai encontrar os cara novos em FPS. Quer jogo fácil vai pro Mata - Mata de COD. Até o BF pode se considerar um pouco mais difícil que COD, ou a mesma coisa não sei. Vai de gosto. Estou jogando muito mais o BF do que COD porque está impossível jogar COD, Conexão ridicula. To querendo esse RS Siege.

    recentes

    populares

    • Mateus Vieira
      2015-12-09T13:37:58  

      o meu cod iii, parou de dar lag, a cada 10 conexões, 2 caem por lag

    recentes

    populares

    • Mateus Vieira
      2015-12-09T13:37:58  

      Cara, acho o BF incrível, os gráficos, o marketing, a comunidade, tudo é excelente...MAS EU NÃO CONSIGO GOSTAR DE JOGAR ESSA BOSTA!!!

  • Nondas
    2016-01-05T13:08:08  

    Acabei de comprar este jogo espero que eu goste, jogo muito the last of us lvl 200.. vou para o raibow six siege, !!!

    recentes

    populares

    • Nondas
      2016-01-05T13:08:08  

      Também curto muito o multiplayer do Tlous. Será que esse é do mesmo nível?

    recentes

    populares

    • Nondas
      2016-01-05T13:08:08  

      São propostas bem diferentes os dois jogos. TLOU é mais furtivo, mais "suspense". Já R6 é bem mais estratégico mesmo (mas não te impede de correr que nem um louco pra cima do inimigo), o jogo é muito, mas muito divertido. Divertido nível matar um inimigo pelas costas estando de cabeça pra baixo fazendo rapel em frente a uma janela.

  • The Joker
    2015-12-04T16:22:07  

    Excelente jogo, vale a pena sem dúvidas, qualquer detalhe de áudio faz diferença... ta nuito bom mesmo

    recentes

    populares

    • The Joker
      2015-12-04T16:22:07  

      ps2 afffff

    recentes

    populares

    • The Joker
      2015-12-04T16:22:07  

      ????

  • Humberto Pacheco
    2015-12-03T14:43:59  

    Vocabulário completo do Techtudo: "absurdo". "monstruoso". "bararatinho". E o clássico "bizarro".

    recentes

    populares

    • Humberto Pacheco
      2015-12-03T14:43:59  

      Está na hora de mudar o editor, redator e jornalistas. Fiasco!

    recentes

    populares

    • Humberto Pacheco
      2015-12-03T14:43:59  

      Está na hora de "humilhar" e "derrubar" esse editor "bizarro".

  • Vagner Souza
    2015-12-05T02:05:40

    Black do ps2 mandou lembranças

  • Karina Jr.
    2015-12-03T12:24:47  

    Jogo com gráficos absurdos affff eles mesmo dizem na materia que o grafico é normal

    recentes

    populares

    • Karina Jr.
      2015-12-03T12:24:47  

      concordo Rodolpho....

    recentes

    populares

    • Karina Jr.
      2015-12-03T12:24:47  

      realmente.... unico jogo de tiro que me empolguei em zerar!!!

  • Comentador Franco
    2015-12-03T17:36:46  

    Os caras são tão amadores que avaliam um FPS num console. São reviews preguiçosas, com informações copiadas de outros sites, demonstram falta de conhecimento BÁSICO de games por parte do site.. enfim, uma bela porcaria! E isso tudo com "excessivas" aspas.

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-12-03T17:36:46  

      PC = Paraiso Cheater

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-12-03T17:36:46  

      Comentador tiro meu chapéu. Nenhum dos estagiários daqui pegou num controle se quiser para testar um jogo.

  • Arthur Bolivar
    2015-12-03T17:05:33

    Um game muito top, não podemos esquecer que o mesmo esta dublado para o Português.

  • Agostinho Neto
    2015-12-04T08:45:44

    uma bosta.

  • Jeyhoub
    2015-12-04T04:57:03

    Jogo de pivete que mata aula pra ir na Lan House jogar

  • Pescador Parrudo
    2015-12-04T00:52:04  

    Procurando o "Absurdo"nos graficos

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2015-12-04T00:52:04  

      E eu procurando o motivo para a decepção pela ausência do modo campanha.

  • Edd Closs
    2015-12-03T23:49:05

    Techtudo aprendeu uma nova palavra... agora tudo é "absurdo".

  • Happy Amt
    2015-12-03T22:50:44

    Techtudo Ê puro exagero , este jogo aí até o cs ganha , quem diria competir com cod e bf

  • Lilian Ts
    2015-12-03T22:11:46

    Adorei esse jogo, estava esperando a anos, me divertia muito nos primeiros jogos, ainda mais no modo coop quando ainda existia contato humano e podia jogar com meu pai, amigos ou namorado no mesmo game. Essa adaptação está muito boa. Pra quem ta acostumado com pauleira, e correria, realmente não vai curtir. Eu amo jogo tático e acho que os jogos atuais perderam um pouco disso conforme o tempo. Eu prefiro dessa forma, já os gráficos estão bem feitos mais nada extraordinário.

  • Juliano Santos
    2015-12-03T19:08:36

    Acorda pra realidade, nao tem nada de absurdo neste jogo(ou voces estão acostumados a rodar em 10fps? ) Gráfico nada de espetacular...

  • Daniel Oliveira
    2015-12-03T13:16:20  

    TODO JOGO PRA VCS TEM GRAFICOS ABSURDOS ........ QUE BOSTA DE ANÁLISE ..

    recentes

    populares

    • Daniel Oliveira
      2015-12-03T13:16:20  

      acho q eles são meros aspirantes a jornalista, que pegaram o cargo de reviews de games para começar, mas nem jogar devem jogar o jogo! Devem assistir alguém no Youtube, e ai fazem isso!

    recentes

    populares

    • Daniel Oliveira
      2015-12-03T13:16:20  

      kkkkkk concordo com vc guilherme vg

  • Pesca Pedras
    2015-12-03T16:53:04

    esse pessoal da techtudo tão tudo com problema de catarata.... amigo, todo dia é "gráfico sensacional" ou "gráfico da nassa", agora é "gráfico absurdo" e na verdade o que tem o gráfico melhor eles não falam que é o star wars battlefront

  • Snake Plisken
    2015-12-03T16:42:49

    Nossa mas que gráficos absuuuurdoss!!!

  • Cleber Santos
    2015-12-03T16:30:39

    Quase todo dia sai uma matéria de gráfico absurdo, quando vc vê é normalzinho. Acredito que esse pessoal da Globo ainda está na geração PS1.

  • Fabio Zanardi
    2015-12-03T14:49:05  

    Só se melhoraram muito depois do beta, eu achei gráficos normais. O único jogo que realmente me impressionou graficamente nessa geração foi o Star Wars Battlefront.

    recentes

    populares

    • Fabio Zanardi
      2015-12-03T14:49:05  

      Olha o BF4 veio extremamente prejudicado, com bastantes problemas no inicio, mas uma coisa que não pode nunca se queixar da DICE é a questão gráfica e sonora dos Games, são sempre de outro nivel!

  • Reanto Reinaldo
    2015-12-03T16:10:11

    Humilha, absurdo e barato, são os termos mais usados no TechTudo.

  • Michael Mendes
    2015-12-03T15:30:38

    Prefiro Call of Duty !!!