Fone de ouvido

NOTA tt
6.0

Review Razer Headset Star Wars: The Old Republic

Testamos o headset da Razer Star Wars: The Old Republic, mas a R$ 620, será que vale a pena tê-lo em suas mãos? Confira o review e tire suas próprias conclusões.

Allan Melo
por
em

Tivemos a oportunidade de realizar diversos testes com o novo headset da Razer Star Wars: The Old Republic. O acessório chegou ao Brasil no início do ano e pode ser comprado em lojas especializadas por valores próximos a R$ 620, rivalizando com outros modelos mais parrudos da própria gigante norte-americada especializada em acessórios para gamers. Mas, por este preço, será que vale a pena tê-lo em suas mãos? Veja você mesmo.

Headset da Razer Star Wars: The Old Republic (Foto: Allan Melo / TechTudo)Headset da Razer Star Wars: The Old Republic (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Design

O aspecto que mais chama atenção neste headset é o visual. Inspirado nas naves Sith da República Velha, a Razer caprichou nos cortes retos e nos detalhes laterais, trazendo todo o ar "nostálgico" requerido pelos gamers mais apaixonados da série Guerra nas Estrelas.

Parte deste capricho pode ser percebido na pintura: sobre o plástico de sua estrutura externa há uma camada de tinta cinza opaca, que para não ficar uniforme, recebeu um tratamento que o deixou com um leve visual de estrutura metalizada. É simulado, mas ao menos se mostra como um diferencial.

Insígnia luminosa e microfone do headset da Razer (Foto: Allan Melo / TechTudo)Insígnia luminosa e microfone do headset da Razer (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Nas laterais, opostos à direção dos alto-falantes, duas insígnias com iluminação própria trazem o complemento que faltaria em qualquer fone com a marca Star Wars. Ali, há duas opções, com logos da República e do Império, para você personalizar seu fone.

Embaixo das insígnias, duas "lanternas" de luz vermelha direcionadas para os ombros dão um toque de charme aos headsets, especialmente para quem prefere ter suas partidas em ambientes escuros. O manual fala da possibilidade de se trocar as cores desta luz para verde e azul também, mas não acharmos esta configuração no MacOS, onde testamos.

Detalhe das "lanternas" na parte debaixo: manual diz que é possível trocar as cores, mas não conseguimos (Foto: Allan Melo / TechTudo)Detalhe das "lanternas" na parte debaixo: manual diz que é possível trocar as cores, mas não conseguimos (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Áudio

O headset cumpre seu papel em reproduzir áudio, mas não é nada excepcional nisso. Para games, para a experiência de jogo, para ouvir tiros e música ambiente, obviamente ele prestará muito mais do que a maioria dos headsets. A questão é que o objetivo dele é diferente, mas como fone, ele deve e será comparado à outros da mesma faixa de preço.

Sendo assim, seu som "surround 7.1 virtual" não chega perto da qualidade oferecida por fones mais baratos de outras marcas, e qualquer outro modelo "popular" de empresas mais consagradas, como Audio Technica ou Sennheiser, consegue fazer melhor do que este Razer. Não por isso, no entanto, é que você deva tratá-lo como um fone ruim. A qualidade apenas não é equiparável a outros modelos que levam a fidelidade do áudio à sério.

O headset em homenagem ao Star Wars: The Old Republic é pesado e aperta a cabeça (Foto: Allan Melo / TechTudo)O headset em homenagem ao Star Wars: The Old Republic é pesado e aperta a cabeça (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Conforto

Se no visual este modelo é impactante, no conforto ele foi completamente esquecido. Em poucas palavras: a Razer parece ter esquecido que isso deveria servir de headset antes de qualquer outra coisa.

Dois aspectos colaboram para este desconforto, notado também por outras pessoas durante os testes: o peso e a pressão dos fones à cabeça. Por conta deste problema, inclusive, fomos incapazes de ficar mais de uma hora com ele.

Microfone do headset Star Wars: The Old Republic pode ser ajustado (Foto: Allan Melo / TechTudo)Microfone do headset Star Wars: The Old Republic pode ser ajustado (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Microfone

Embutido pelo lado direito, o microfone tem uma qualidade de captação melhor que os modelos embutidos em notebooks e webcams. Ele pode ser regulado e entortado, adaptando-o para você se concentrar no jogo, sem nenhum tipo de incômodo. Quanto ao áudio, não chega a ser límpido, nem vem com cancelamento de ruído, mas é um ótimo fone para jogatinas.

Controle

Junto ao emblema luminoso nas laterais do fone há pequenos botões de controle para gerenciar o volume do PC e acionar ou desligar o microfone. São úteis e possuem o seu valor, principalmente para quem vive controlando a intensidade do áudio pela barra do Windows. Ao menos assim ele se mostra muito mais prático do que minimizar o jogo para mudar o volume ou ter que entrar nas configurações do game para ajustar o áudio.

Detalhe dos controles de volume e microfone no headset da Razer (Foto: Allan Melo / TechTudo)Detalhe dos controles de volume e microfone no headset da Razer (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Cabo

A forma como o headset Star Wars: The Old Republic se conecta é uma vantagem e uma desvantagem. Composto por um ótimo e resistente cabo, infelizmente sua única conexão com algum dispositivo é pelo conector USB. 

Por este motivo, por mais que um headset não tenha essa utilidade, ele não pode ser aproveitado para ouvir músicas em outros dispositivos. Nesse caso, pode valer mais à pena investir em outros modelos.

Ficha técnica

Tecnologia Dolby Pro Logic
Configurações mínimas PC com USB;
Windows 7/Vista/XP;
Internet para instalar o driver
Pelo menos 100 MB de espaço no HD
Frequência de resposta 20 Hz a 20 kHz
Impedância 32 Ohms a 1Khz
Conector USB revestido de ouro
Microfone 50 - 16 kHz
Ratio Signal-to-Noise do microfone 50 dB

.

Nota TechTudo

NOTA tt
6.0
Design
7
Funcionalidades
7
Desempenho
6
Custo-benefício
4

Prós

  • * Design arrojado;
  • * Boa escolha de materiais;
  • * Microfone ajustável.

Contras

  • * Desconfortável e pesado;
  • * Baixa fidelidade de áudio;
  • * Apenas conexão USB.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Gomes
    2013-04-02T11:40:44

    Ainda digo mais, se quiserem, apareçam lá em casa para verificarem como ele funciona bem e como deve ser instalado!!!

  • André Gomes
    2013-04-02T11:36:11  

    Depois de ler esse review, NUNCA mais irei ler outro!!! Tenho esse headset há um ano e só o trocaria por um sem fio, com as mesmas especificações. Primeiro o microfone fica do lado esquerdo, o som é fantástico, 7.1 mesmo, temos a sensação de direção e distancia nos games, quanto as "lanternas", podemos mudar as cores sim, o microfone vem sim com cancelamento de ruído, quanto ao conforto, vcs só podem estar brincando, observaram que podemos aumentar ou diminuir o headset, fora que ele é todo acolchoado. Por algum acaso vcs leram as instruções e instalaram conforme indicação da razer?

    recentes

    populares

    • André Gomes
      2013-04-02T11:36:11  

      Vitor Lopez , pois é.... nem tinha pensado nisso (fan boy do star trek) kkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • André Gomes
      2013-04-02T11:36:11  

      André Gomes Eu tive esse headset por 1 mes e nao gostei. Comprei mais pelo estilo, mesmo nao sendo um fan e achando Old Republic um dos piores jogos ja feitos na historia. Eu prefiro o G930 da Logitech.