Gamepad

NOTA tt
8.3

Review Razer Serval

Confira se vale a pena investir alto para ter o gamepad 'top' da Razer projetado para dispositivos Android.

Viviane Werneck
por
em

O Razer Serval é um gamepad projetado para quem gosta de jogar no smartphone, especialmente jogos de multitoque na tela - como games de luta, RPGs e corrida, por exemplo. Jogadores mobile certamente já passaram por dificuldades como: imprecisão dos botões, os dedos escorregarem na tela, desconforto e até mesmo não conseguir apreciar bem o gameplay, já que parte da tela está ocupada pelas mãos.

Controle Razer Wildcat promete ‘turbinar’ a experiência do jogador no Xbox One 

A Razer propõe uma solução para os que levam a jogatina mobile mais a sério que os habituais jogadores casuais. Apesar de já existir alguns modelos de gamepads para smartphones interessantes no mercado, vale conferir o que o Serval tem a oferecer.

Inicialmente vendido apenas em conjunto com a Razer Forge TV, um microconsole com Android TV, o Serval chega agora ao país em versão solo, na tentativa de conquistar esse jogador mobile mais "hardcore". Mas será que o alto investimento no controle vale a pena mesmo? Confira.

Design

De cara já é possível notar a enorme semelhança entre o design do Serval e do gamepad do Xbox 360, inclusive com o mesmo estilo de posicionamento dos controles analógicos e digitais. A diferença, neste caso, fica com os botões para navegação no smartphone, que permitem navegar no menu dos jogos, sair do aplicativo para a tela do celular, pareamento e conexão com outros controles Serval, por exemplo. 

razer serval (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Itens que acompanham o kit do Razer Serval (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

É possível também adaptar uma encaixe retrátil para o smartphone na parte superior central do controle (este item vem junto com o produto). Apesar de também usar pilhas para funcionar, o Serval tem uma pegada bem leve e confortável. O peso extra, neste caso, vai depender diretamente do seu smartphone - caso for fixá-lo no apoio. Para dar ao controle uma "cara" Razer, o aparelho acompanha duas capinhas emborrachadas, na cor verde, para os analógicos, além da lateral do gamepad ser decorada com a logo da empresa.

Conectividade e Funcionalidade

Começar a usar o Razer Serval não tem nenhum mistério. Após colocar as pilhas, basta ligar o controle e ativar o Bluetooth do seu dispositivo Android. O produto trabalha com Bluetooth 3.0. Depois aperte os botões de pareamento e já é possível jogar. Não é necessário nenhum tipo de configuração extra para iniciar os jogos.

razer serval (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Pareamento entre o gamepad e o smartphone é bem simples (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Durante os testes, foram utilizados dois tipos de smartphones Android: um LG Nexus 4 e um Motorola X Play. Em ambos os casos, bastou entrar no jogo e o gamepad reconheceu, automaticamente, todos os controles possíveis nos games. Por meio da tecnologia Hyperesponse, é possível também configurar quatro botões para ações específicas, como liberar combos de forma mais rápida, por exemplo.

Compatibilidade

O Razer Serval, atualmente, é projetado apenas para dispositivos Android e ainda não há previsão de que o gamepad ganhe uma versão para iOS. Em relação a jogos compatíveis, vários títulos - com diferentes exigências de controles - foram testados. Games de corrida, luta, pinball, RPG, "space shooters" (jogos de nave) e até mesmo emuladores de Super Nintendo e Mega Drive rodaram sem problemas e com o mesmo reconhecimento automático de funções. 

Qual o melhor: PlayStation 4, Xbox One ou PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo.

O que pode melhorar

Em primeiro lugar, seria muito interessante que o controle também fosse compatível com iPhones e iPads, por exemplo. Mesmo que o Serval seja fruto de um microconsole com sistema Android, no momento em que o gamepad é lançado "sozinho" ele precisa buscar atender o maior número de jogadores possível.

razer serval (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Não foi possível posicionar um dos smarts testados no centro do encaixe por conta do posicionamento dos botões laterais do mesmo (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

O fato de usar pilhas para funcionar também é algo para se reavaliar hoje em dia. Talvez usar uma bateria interna, aos moldes do controle do PlayStation 3 e PS4, possa tornar o controle mais prático na hora de recarregar. O lugar para encaixar o smartphone ao gamepad pode ser um problema, caso você tenha um celular um pouco maior ou com um design mais curvo. 

Os botões laterais do smart, dependendo de onde estão posicionados, podem ficar espremidos no encaixe, sendo necessário reposicionar o celular mais para a direita ou esquerda. Por exemplo, durante os testes, o encaixe do LG Nexus 4 foi perfeito, no entanto, houve problemas para posicionar de forma satisfatória o Moto X Play (que é maior, possui botões laterais maiores e ainda tem a parte anterior um pouco curvada).

razer serval (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Uma 'saída' para smartphones maiores pode ser usar o encaixe como apoio externo (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Dada as limitações para expandir o encaixe, é praticamente impossível posicionar um celular "em pé" no apoio. Por isso, para jogos do tipo pinball ou "space shooters" a recomendação é apoiar o smartphone em outro lugar.

Custo-benefício

O Razer Serval é uma ótima opção de gamepad para dispositivos Android, se você tem os recursos financeiros disponíveis para investir em um produto de alta qualidade. Custando R$499, o preço pode ser bem acima do que um jogador estaria disposto a pagar por um controle para jogar no celular, até porque existem opções mais baratas. No entanto, em seu favor, o gamepad da Razer tem um design ergonômetro, conectividade bluetooth bem fácil, reconhecimento automático das funções dos jogos, além de botões programáveis. Agora é avaliar se para você vale o alto investimento.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.3
Design
8
Funcionalidades
9
Desempenho
10
Custo-benefício
6

Prós

  • Conectividade via Bluetooth
  • Confortável de usar
  • Botões programáveis
  • Reconhecimento automático de funções
  • Compatível com inúmeros jogos mobile

Contras

  • Não é compatível com dispositivos iOS
  • Encaixe pode dificultar o uso de smarts maiores
  • Usar pilhas para funcionar
  • Preço pode assustar
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ivan Verzolla
    2017-09-25T19:45:24

    Tenho um e peguei relativamente barato na Kabum! É importante dizer que ele serve perfeitamente como gamepad pra PC, funcionando em conjunto à Steam Big Picture sem problemas, por exemplo.

  • Pablo Camargo
    2016-02-26T15:04:51

    pelo preço o qual eh vendido esse produto não eh o melhor, sem paridade com o windows, direcional digital horrivel, sem controle pra volume, nao sei onde se programa os botoes , acho que eh falsa essa noticia, meu moto maxx nao cabe no encaixe que eh pequeno e apertado, produto vale no maximo 150,00

  • Pablo Camargo
    2016-02-26T15:03:06

    produto bem mais ou menos

  • Ricardo
    2015-11-22T00:01:40

    Gamepad show resposta rapida nos botoes pareamento pode ser feito em ate 4 aparelhos questao das pilhas achei otimo isso nao interrompe a jogatina e so trocar as pilhas resolvido o problema valeu cada centavo (R$480).