Jogos de ação

NOTA tt
8.0

Review ReCore

A maior virtude de ReCore é fazer mecânicas do passado funcionarem bem. Confira a análise

Victor Alcaíde Teixeira
por
em

ReCore é o novo jogo de ação desenvolvido pelos estúdios Comcept e Armature, com Keiji Inafune, idealizador de Mega Man, à frente do projeto. Com versões para Xbox One e PC, o título traz mecânicas herdadas dos games de plataforma dos anos 1990, além de um vasto mundo aberto a ser explorado. Confira as impressões do título exclusivo para as plataformas Microsoft:

PES 2017 e ReCore são os destaques nos lançamentos da semana

Andarilha do deserto

Em ReCore, a protagonista é Joule, jovem especialista em manutenção tecnológica que desperta do sono criogênico em um planeta onde só há areia e máquinas infectadas. A partir daí, a heroína deve se aliar a poderosos robôs customizáveis para desvendar o paradeiro do seu grupo de colonizadores.

ReCore: confira as impressões do exclusivo de Xbox One (Foto: Divulgação/Microsoft)ReCore: confira as impressões do exclusivo de Xbox One (Foto: Divulgação/Microsoft)

Mesmo não sendo uma premissa nova, o título consegue manter a atenção do jogador pela qualidade da narrativa, que possui diálogos detalhados e cutscenes que parecem ter saído de uma animação da Pixar. O conteúdo, aliás, foi muito bem adaptado ao nosso idioma, com vozes e menus em português.

Acompanhada desde o início da jogatina pelo carismático cachorro de lata, Mack, Joule tem à disposição um poderoso fuzil de assalto cuja munição é separada por cores. Inimigos destacados em vermelho, por exemplo, sofrem mais dano quando recebem tiros da mesma cor. Embora seja um shooter em terceira pessoa, não há a necessidade de mirar nos oponentes, uma vez que a trava de mira é automática. Para focar no inimigo automaticamente, basta manter o gatilho esquerdo pressionado.

Nitidamente inspirado em grandes jogos de ação do PlayStation 2 e Dreamcast, ReCore usa e abusa do fator nostalgia, tanto na movimentação dos personagens quanto no sistema de batalha, no qual a mira precisa cumpre um papel secundário, priorizando a mobilidade da heroína nos confrontos. Por mais que tudo funcione bem, os embates ficam um pouco repetitivos pela pouca variedade de inimigos e padrões de ataque.

ReCore soube adaptar mecânicas do passado aos dias de hoje (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)ReCore soube adaptar mecânicas do passado aos dias de hoje (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Tiroteios desenfreados fazem pipocar números na tela como em um RPG, enquanto partículas coloridas realçam os detalhes visuais e deixam o ambiente desértico muito mais bonito. ReCore também conta com sistemas tradicionais de jogos RPG, mas sem a complexidade característica do gênero. Você pode personalizar os robôs companheiros com equipamentos coletados pelo mundo, além de criar itens por meio de diagramas, materiais e núcleos.

Quem tem os melhores exclusivos: Xbox One ou PS4? Comente no Fórum do TechTudo.

Os personagens têm níveis, ou seja, cada nucleobot vagante derrotado soma pontos de experiência, o que torna os heróis cada vez mais fortes para as missões subsequentes da história. O mapa aberto não é colossal em extensão, porém é repleto de itens colecionáveis, desafios, atividades opcionais e segredos. A história leva pouco menos de 10 horas para ser finalizada, mas a jogatina é consideravelmente estendida se os objetivos secundários forem concluídos.

Visualmente falando, o título garante uma experiência digna de nova geração, com efeitos de iluminação caprichados e personagens memoráveis. No entanto, a pouca variedade de cenários – afinal, trata-se de um jogo ambientado em um mesmo ecossistema – acaba desanimando a etapa de exploração a partir do meio da campanha. Ao descobrir localidades novas, a sensação de já ter visto o mesmo lugar antes será recorrente.


A grande falha, no entanto, está relacionada a problemas técnicos, como bugs constantes em áreas específicas que, inclusive, podem arruinar o progresso. Além disso, os carregamentos excessivos entre uma tela e outra atrapalham o ritmo da jogatina, especialmente quando o recurso de viagem rápida é utilizado. Em muitas ocasiões, o método mais rápido, por incrível que pareça, é viajar a pé. É importante considerar que, sim, esses são problemas que devem ser corrigidos em atualizações futuras.

Conclusão

A maior virtude de ReCore é fazer certas mecânicas do passado funcionarem bem nos dias de hoje, proporcionando uma jornada que consegue ser nostálgica e moderna ao mesmo tempo. Ao conciliar a jogatina clássica com personagens cativantes, sistemas leves de RPG e um mapa recheado de atividades, o título consegue agradar durante boa parte da experiência, ainda que seja repetitivo após algumas horas.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
8
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
8

Prós

  • Personagens carismáticos
  • Efeitos visuais caprichados
  • Combate funciona bem
  • Sistemas leves de RPG
  • Mapa aberto repleto de atividades

Contras

  • Confrontos repetitivos
  • Cenários pouco variados
  • Problemas técnicos frequentes
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares