Jogos de ação

NOTA tt
10

Review Resident Evil 7

Resident Evil 7 traz um retorno às suas origens com muito horror e suspense em um jogo tecnicamente perfeito.

Diego Borges
por
em

Resident Evil 7, novo game da icônica franquia da Capcom, traz um recomeço prometido pela publisher e muito aguardado pelos fãs. Lançado para Xbox One, PS4 e PC, o título inova ao trazer uma atmosfera claustrofóbica em primeira pessoa, aliada a elementos que surgiram no primeiro game da série e muitas outras novidades. Confira:

Passe de temporada de Resident Evil 7 revela novas histórias por DLCs

Um recomeço para a franquia

Desde que foi anunciado, a proposta de RE7 é dar aquilo que os fãs tanto pediram: um retorno às origens da franquia. E para quem não teve o privilégio de conferir o primeiro título em seu lançamento (lá em 1996), saiba que de tantas características, a principal delas era ser popularmente conhecido pela sua pegada de horror, regada a muitos sustos. 

Assista ao nosso review completo em vídeo:



Dessa forma, espere um RE7 completamente imprevisível. Aquele que, mesmo depois de terminar o jogo e recomeçá-lo novamente, é impossível prever todas as aparições que causam um belo susto ao jogador. Esse elementos tornam a experiência ainda mais incrível quando se utiliza o PlayStation VR – capacete de realidade virtual do PS4. Com ele, há inimigos, criaturas e insetos que, literalmente, pulam em seu rosto. Um verdadeiro "teste para cardíaco"

O que também voltou, depois de quase desaparecer nos últimos jogos da franquia, foram os famosos puzzles (quebra-cabeças). Como nos primeiros games, será preciso procurar peças por toda a mansão, decifrar enigmas e encontrar pistas em papeis espalhados pelo cenário. Tudo isso com um inventário bem limitado, onde é preciso escolher a todo momento o que levar e o que deixar nos baús – que também retornaram.

Resident Evil 7 Biohazard (Foto: Divulgação/Capcom) (Foto: Resident Evil 7 Biohazard (Foto: Divulgação/Capcom))Resident Evil 7 Biohazard: a família Baker (Foto: Divulgação/Capcom)

Uma nova história

O título coloca o jogador na pele de Ethan Winters, que deve ir em busca de sua namorada desaparecida – isso depois que ela própria enviou uma misteriosa mensagem, após anos sem dar notícias. Ao chegar ao local, o personagem precisa lidar com uma família um tanto estranha e ameaçadora.

Esse clima de mistério permanece durante boa parte do jogo e faz com que o gamer revire todas as partes do cenário em busca de qualquer pista. Portanto, mais do que nunca, será preciso ler cada pedaço de papel e revirar cada uma das fotografias espalhadas pela casa para se surpreender com o desenrolar de todos os acontecimentos.

O que esperar do novo Resident Evil 7 (Foto: Divulgação/Capcom) (Foto: O que esperar do novo Resident Evil 7 (Foto: Divulgação/Capcom))O chefão Jack Baker de Resident Evil 7 (Foto: Divulgação/Capcom)

Ainda há espaço para algumas surpresas, principalmente para os fãs de longa data. E vale lembrar que a própria Capcom já confirmou o lançamentos de futuros DLCs para prolongar a história (e vida útil) de seu jogo. 

Uma nova perspectiva que agrada e cai como uma luva

Quando RE7 foi apresentado ao mundo, muito se falou em sua nova perspectiva de visão em primeira pessoa. Entretanto, já na primeira demo lançada, era possível notar que essa mudança foi feita para que o game pudesse entregar exatamente aquilo que ele promete: um clima de suspense a todo momento. Em outras palavras, dificilmente o jogo seria tão apavorante e assustador se mantivesse a perspectiva em terceira pessoa – característica de todos os principais jogos da franquia.

Essa visão também se mantém como uma excelente opção para o sistema de combate do jogo. Em primeira pessoa, fica mais fácil mirar em certos pontos de seus inimigos ou até mesmo golpear de uma forma mais precisa. Entretanto, fugir de seus oponentes é mais caótico, principalmente em uma perseguição, onde é preciso procurar para onde correr sem deixar de se preocupar com os oponentes atrás de você.

Resident Evil 7 (Foto: Divulgação)Resident Evil 7 traz uma nova visão em primeira pessoa (Foto: Divulgação/Capcom)

Procurar e encontrar itens também fica mais fácil com a nova perspectiva em primeira pessoa. Vale lembrar que o jogo conta com alguns colecionáveis, que ficam tão bem escondidos que, em muitos casos, será preciso olhar tanto para cima quanto para baixo até encontra-los. 

A visão pode parecer um tanto incomoda, mas é preciso se acostumar, pois dificilmente futuros jogos da franquia deixarão para trás um elemento que funcionou tão bem em Resident Evil 7. 

Um visual nictofóbico e perfeito

Tudo que foi falado anteriormente não funcionaria tão bem se os gráficos do jogo não cooperassem. Por isso, a Capcom fez um trabalho incrível em Resident Evil 7 e trouxe um dos visuais mais belos e realistas dessa atual geração de consoles.

Resident Evil 7 (Foto: Divulgação)Resident Evil 7 traz uma mansão como cenário do game (Foto: Divulgação/Capcom)

Isso se reflete logo nos primeiros minutos do jogo, mostrando uma iluminação (ou falta dela) tão realista que impressiona e causa fobia naqueles que possuem um certo medo de escuro. Esse escuro, que é o grande coadjuvante dessa jornada, faz com que a sua lanterna seja o máximo de luz em boa parte dos ambientes, ampliando o clima de tensão em que o jogo tanto investe.

Os personagens também trazem um realismo angustiante. Difícil não sentir nojo com a maluquice de seus inimigos ou das formas medonhas de certas criaturas. Outros elementos do cenários também causam diversas reações, como insetos passeando por paredes (ou até mesmo seu corpo), ou o sangue que jorra de seus membros depois de um golpe violento.  Haja estômago para encarar tudo isso!

Resident Evil 7 (Foto: Divulgação)Resident Evil 7 é um dos jogos mais esperados de 2017 (Foto: Divulgação/Capcom)

Ausência de extras 

Como nada é perfeito, Resident Evil 7 peca apenas por não contar com modos extras. O famoso Modo Mercenários poderia não ser o ideal para o que o jogo propõe. Entretanto, modos como sobrevivência ou algo mais inovador poderia ampliar a vida útil do game, ou até mesmo dar um alívio aos jogadores mais sensíveis e que se sentem incomodados com a tensão da campanha principal.

Resident Evil 7 (Foto: Divulgação)Resident Evil 7 já está disponível para PS4, Xbox One e PC (Foto: Divulgação/Capcom)

Conclusão

Resident Evil 7 mostra ao mundo que é possível sim dar um belo recomeço para franquias consagradas. O jogo faz com que você encare seus medos da forma mais desafiadora possível, em cenários claustrofóbicos e pouco iluminados, regados com uma boa dose de horror e suspense, cujo visual perfeito ajuda a recriar todo o clima apavorante. RE7 é o presente que seu fiéis fãs esperaram por tanto tempo.

Para você, qual o jogo mais aguardado de 2017? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
10
Gráficos
10
Jogabilidade
10
Diversão
10
Som
10

Prós

  • - O medo a cada passo
  • - Gráficos incríveis
  • - Jogabilidade bem adaptada
  • - Os puzzles voltaram
  • - Enredo misterioso

Contras

  • - Ausência de modos extras
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciano
    2017-01-24T10:04:41  

    acho que re7 não vai vender nada. vai parar no pré vendas. falto os zumbis tambem.

    recentes

    populares

    • Luciano
      2017-01-24T10:04:41  

      Só está esgotado e bateu recorde de vendas só em janeiro!!!

    recentes

    populares

    • Luciano
      2017-01-24T10:04:41  

      Luciano nem jogou a demo e quer falar algo kkkkk

  • Denilson Silva
    2017-05-10T07:49:23

    Aposto que quem tá reclamando não jogou ou ""jogou"" pelo YouTube. Jogão! 10 merecido

  • Rodrigo Ramos
    2017-01-24T10:31:26  

    Jamais sera tão tenso quanto o Nemisis aparecendo do nada nos corredores de Raccoon City e aquela musica tocando kkkk tinha que jogar de cueca escura.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Ramos
      2017-01-24T10:31:26  

      porque vc nao viu Mr. X atras de vc o jogo inteiro

  • Jonatan Floriano
    2017-01-24T02:41:44

    eu achei o jogo cópia do sillent hill ... outra realidade uma porcaria

  • João Pedro
    2017-01-25T11:44:41  

    Ele pode ser um jogo bom mas eu não compraria. Para mim Resident Evil morreu no sexto jogo.

    recentes

    populares

    • João Pedro
      2017-01-25T11:44:41  

      Morreu no 3 e ressuscitam agora com o 7!!! Vc nunca jogou o 1, 2 e 3 com ctz, até pq não tem idade pra isso!!!

  • Paulo Santos
    2017-01-23T15:57:40  

    10 ? em nenhum momento foi falado dos personagens clássicos da série pra mim é mais um ponto negativo e não só por conta dos extras...

    recentes

    populares

    • Paulo Santos
      2017-01-23T15:57:40  

      Chama-se reboot da série por isso, mudou tudo, inteligência rara.

    recentes

    populares

    • Paulo Santos
      2017-01-23T15:57:40  

      Foi um reboot sem reboot, colocaram a história no arco das anteriores, não leu o jornal na mesa falando sobre raccon City?

  • Paulo Santiago
    2017-01-25T15:02:33  

    A galera critica por criticar, o jogo é extremamente parecido com o primeiro jogo da série, mais voltado pro terror do que pra ação. Com o tempo as pessoas começaram a achar segredos e jogar na correria, mas a primeira impressão do primeiro RE é exatamente igual à desse. O jogo não chega a nota 10, mas ainda assim é um jogaço! A Capcom tá de parabéns!

    recentes

    populares

    • Paulo Santiago
      2017-01-25T15:02:33  

      Os caras que estão criticando nunca jogaram os clássicos, nasceram na geração leite com pera e só sabem atira freneticamente!!! Se jogarem o RE1 ou 2 sem saber vão dizer que não tem nada haver com resident evil tbm

  • Raúl Gomes
    2017-01-24T09:04:37  

    Só não entendi o porque de colocar o Cris Redfield no final do jogo. Terminei isso ontem e achei sem sentido.

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2017-01-24T09:04:37  

      é o wesker burro

  • Wallace Ferreira
    2017-02-09T15:27:59

    Quantos comentários tolos. RE7 é um jogo excelente, com belos gráficos, uma bela história que chega ao ponto de fazer o jogador gostar de ir descobrindo cada vez que joga. Além disso RE7 cumpriu o que estava prometendo. O Game em si só tem algumas referências com os antigos, obviamente não iria fazer um jogo semelhante aos antigos se o prometido foi um novo game com mais horror.

  • Thiago Silva
    2017-01-24T04:11:15  

    É um ótimo jogo de terror , porém não tem nada de resident evil .

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2017-01-24T04:11:15  

      fatal FRAME ne?! ou estou enganado tbm....

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2017-01-24T04:11:15  

      Tem tudo haver com Resident Evil, principalmente o primeiro, e personagens clássicos também já foram originais um dia.

  • Jose Clebson
    2017-01-24T00:18:51  

    não tem mas nada ha ver com resident do ps1 o bom e velho jogo de zumbi.

    recentes

    populares

    • Jose Clebson
      2017-01-24T00:18:51  

      não tem,.. aliás, é outro jogo, da mesma serie de terror, ia esperar o que? pra que fosse igual, ou tivesse algo a ver, só se fosse um remake, rsrsrs..

  • Gustavo Cunha
    2017-01-23T15:54:49  

    sei não... acho que vai ser mais uma decepção, muita propaganda...

    recentes

    populares

    • Gustavo Cunha
      2017-01-23T15:54:49  

      Na verdade o jogo está excelente o único problema é a falta dos personagens clássicos.

  • Renato Pc
    2017-01-26T16:10:50

    esse jogo é estilo the last of us? obrigado

  • Diego Souza
    2017-01-26T10:31:32

    um dez merecido parabens capcom

  • Pedro Almeida
    2017-01-25T07:42:17  

    Esse review aee ta bem mais ou menos em! O jogo pode ser bom mas ganhar nota 10? Mds

    recentes

    populares

    • Pedro Almeida
      2017-01-25T07:42:17  

      Cada um tem sua opinião. Na minha pode ser um bom jogo, mas não merece ser chamado de RE. É apenas uma cópia, algo baseado em P.T. Silent Hills.

    recentes

    populares

    • Pedro Almeida
      2017-01-25T07:42:17  

      Obra de arte foi osso kkkkkkkkkk

  • Rafael Nunes
    2017-01-25T13:44:20

    Acho que a melhor definição para Resident Evil 7 seria um filme de terror interativo. A duração de 3 a 4 horas em média tem deixado muitos jogadores revoltados por ser curto demais, mas por ser completamente roteirizado , acho que prolongar mais a história poderia comprometer a experiência. É realmente um reboot perfeito para a franquia e espero que os DLC's sigam o mesmo nível de qualidade enquanto esperamos pelo próximo.

  • Fabio Chagas
    2017-01-23T17:37:43  

    Estou querendo adquirir esse game, porém eu queria poder experimentá lo no PS Vr pra poder ver se me agradaria. Entretanto, tenho um certo receio de adquirir um periférico importado, caro e sem garantia da Sony aqui no Brasil. Pois a imersão e acesso à algumas áreas só serão possíveis com o VR, ainda que não interativas.

    recentes

    populares

    • Fabio Chagas
      2017-01-23T17:37:43  

      compensa importar sim, sobre garantia, vc não vai precisar mesmo. Nao tera problema, e a diversão estará garantida. VR e outra historia..

    recentes

    populares

    • Fabio Chagas
      2017-01-23T17:37:43  

      Diversão garantida só no primeiro game play. Por que depois o jogo vai ficar largado. Diferente dos RE clássicos que eu jogo até hoje ( esses sim tem fator replay infinito. Até mesmo os RE 4 e RE5 são divertidos).

  • André Ribeiro
    2017-01-24T23:56:34

    é cada gente madura e apto a argumentar sobre o tema nos comentarios q eu vou falar....

  • Claiton Santos
    2017-01-24T21:08:08

    Avaliação do Hype isso? Nossa que viagem isso, patrocínio pesado, só isso.... Parece que tem pessoas que não acompanham a franquia RE porque essa nota foi qualquer coisa no maior estilo Jabá

  • Edson Junior
    2017-01-24T11:07:09

    Na minha opinião quem está falando que isso não é R.E. , não jogou os primeiros jogos (R.E. 1 , Code Verona ,etc.) , pois o R.E. só passou a ser jogo de ação do 4 , 5 em diante .

  • John Carlos
    2017-01-23T19:07:03  

    Ano que vem pego por 80 usado

    recentes

    populares

    • John Carlos
      2017-01-23T19:07:03  

      ele tava 71 novo

  • Fabio
    2017-01-24T08:13:16

    eu prefiro terceira pessoa. nunca gostei de jogo em 1. mas os graficos parecem estar top . so nao sei se tem alguma coisa a ver com resident evil. nao li o enredo do jogo entao...prefiro esperar.

  • Rogerio Sousa
    2017-01-23T22:19:26  

    pra mim esse jogo em primeira pessoa vai ser uma bosta

    recentes

    populares

    • Rogerio Sousa
      2017-01-23T22:19:26  

      Joga na mega-sena logo, manolo. Melhor aproveitar enquanto pode prever o futuro.

    recentes

    populares

    • Rogerio Sousa
      2017-01-23T22:19:26  

      rogerio sousa, eu nao gosto de jogo em 1 pessoa, mas o trabalho da capcom parece estar otimo. para quem curte, acredito que sera uma boa experiencia.

  • Allan Andrade
    2017-01-24T06:52:23

    bando de trouxa falando que o jogo não tem nada haver com RE, mesma coisa de falar que o novo Final Fantasy não tem nada haver com F.F, nem jogaram nem procuraram saber do enredo jogo desde o RE1 do PS1 esses leite com pera ai, conhece nada e fica criticando! choro é livre!

  • Henrique Pereira
    2017-01-23T15:24:25  

    O MEU CHEGA AMANHÃ!!! TO ANSIOSO DEMAIS, CÊ É LOUCO!!

    recentes

    populares

    • Henrique Pereira
      2017-01-23T15:24:25  

      larga de ser moçinha! q mané ansioso