Jogos de ação

NOTA tt
9.0

Review Resident Evil: Revelations

Resident Evil: Revelations é a versão para consoles da atual geração, como PlayStation 3, Xbox 360, Wii U e Windows, do título anteriormente exclusivo para Nintendo 3DS.

Felipe Vinha
por
em

Resident Evil: Revelations é a versão para consoles da atual geração, como PlayStation 3, Xbox 360, Wii U e Windows, do título anteriormente exclusivo para Nintendo 3DS. O game traz novos gráficos e modos de jogo, e mostram que o gênero “menos ação e mais sustos” ainda é o ideal para a franquia. Confira:

Resident Evil: Revelations (Foto: Divulgação)Resident Evil: Revelations (Foto: Divulgação)

O Resident Evil que todos querem

Não é preciso ser um especialista em games para afirmar que a franquia Resident Evil não anda muito bem com seus fãs. Desde que chegou na atual geração de consoles, os jogadores despejam críticas à Capcom, que insiste em levar a franquia para o lado da ação frenética – o contrário do que desejam seus fãs.

A maior prova deste posicionamento equivocado está justamente em Resident Evil: Revelations. O jogo deveria ser à princípio apenas um título de pouca expressão e exclusivo do portátil da Nintendo, mas que acabou se tornando o melhor game da franquia desde Resident Evil 4.

A fórmula para tanto sucesso é a inclusão dos principais elementos que tornaram a franquia uma das mais populares da história: puzzles, sustos e muito terror. Mesmo que eles não sejam aplicados com a intensidade que deveriam, ainda sim é deliciosamente assustador jogar um título repleto de corredores apertados com criaturas que podem surgir de qualquer lugar.

Jill Valentine encara monstros em Resident Evil: Revelations HD (Foto: Divulgação) (Foto: Jill Valentine encara monstros em Resident Evil: Revelations HD (Foto: Divulgação))Jill Valentine encara monstros em Resident Evil: Revelations HD (Foto: Divulgação)

Embarcando em meio ao medo

A história de Resident Evil: Revelation conta mais uma vez com a protagonista mais famosa da série: Jill Valentine. A heroína precisa ir até o misterioso barco Queen Zenobia investigar o misterioso desaparecimento de seu antigo parceiro e amigo: Chris Redfield – outro ícone da série. Chegando ao local, ela percebe que o que parecia uma simples investigação acaba se tornando também uma luta para sobreviver na misteriosa embarcação.

Se trocarmos o barco por uma mansão, muita coisa pode ser bem similar ao primeiro Resident Evil. E a comparação não fica só no enredo, o próprio barco – que é maior do que aparenta ser – conta com cômodos e corredores que lembram muito a famosa localidade do primeiro game. Além disso, a tensão constante ajuda a ampliar essa sensação.

Os famosos puzzles também surgem timidamente no jogo. Ao invés de sequências de quadros ou a busca incansável por pedaços de uma determinada peça, em Revelations você, no máximo, precisa encontrar uma determinada chave ou encaixar uma única peça em um local. Também há um quebra-cabeça que envolve correntes elétricas, mas não chegam aos pés dos antigos puzzles da franquia.

Entretanto, mesmo assim a Capcom ainda insiste em empurrar a ação acelerada até mesmo neste título. Em diversos momento você se depara com situações em que os personagens estão completamente cercados e precisam despejar balas nas criaturas que surgem por todos os lados. Para a felicidades de todos, esses momentos não são constantes e servem para cortar o clima de apreensão que envolve o game.

Resident Evil: Revelations está mais bonito do que nunca nos PCs (Foto: Divulgação) (Foto: Resident Evil: Revelations está mais bonito do que nunca nos PCs (Foto: Divulgação))Resident Evil: Revelations está mais bonito do que nunca nos PCs (Foto: Divulgação)

Mecânica sem muitas novidades

A jogabilidade de Resident Evil: Revelations não é tão diferente da que foi apresentada no Nintendo 3DS. Claro que com os joysticks fica mais fácil, por exemplo, andar e mirar ao mesmo tempo – já que no portátil era preciso utilizar o acessório Circle Pad que adiciona um novo direcional.

A possibilidade de jogar em uma tela maior também ajuda a mirar em seus inimigos, que contam com pontos fracos não somente em suas cabeças. Mais do que isso, a mobilidade do game para consoles traz mais agilidade e precisão na hora de acertar seus alvos.

Entretanto, novidade mesmo é o modo Raid, no qual é preciso derrotar ondas de inimigos. A similaridade com o tradicional Mercenaries é inevitável, entretanto, o seu objetivo aqui é apenas correr contra o relógio em busca da maior pontuação possível.

Chris Redfield usa os próprios punhos em Resident Evil: Revelations HD (Foto: Divulgação) (Foto: Chris Redfield usa os próprios punhos em Resident Evil: Revelations HD (Foto: Divulgação))Chris Redfield usa os próprios punhos em Resident Evil: Revelations HD (Foto: Divulgação)

Visual novo que ainda fica devendo

O visual de Revelations é a grande novidade desta versão. A Capcom soube desenvolver um belo trabalho de remasterização da versão do Nintendo 3DS e trouxe gráficos bem similares aos últimos títulos da franquia lançados para Xbox 360 e PlayStation 3.

Porém, ainda fica difícil compará-los aos gráficos do recente Resident Evil 6. A diferença é visível principalmente nos inimigos. Além de uma similaridade enorme entre eles, eles são carregados de bugs que vão desde a forma com que desaparecem do cenário até o modo com que andam e atravessam polígonos do cenário.

As animações também não tem o mesmo brilho dos outros títulos. Embora bem convincentes, é possível notar muita simplicidade na feição de personagens e em suas expressões faciais. Alguns efeitos também sofrem com a adaptação, como explosões e suas chamas bem artificiais. Entretanto, é de tirar o chapéu o cuidado que os cenários e os personagens principais receberam nesta nova versão.

A novata Rachel é uma das adições ao Raid Mode de Resident Evil Revelations HD (Foto: Gematsu) (Foto: A novata Rachel é uma das adições ao Raid Mode de Resident Evil Revelations HD (Foto: Gematsu))A novata Rachel é uma das adições ao Raid Mode de Resident Evil Revelations HD (Foto: Divulgação)

Conclusão

Resident Evil: Revelation chega aos consoles que deveriam ter recebido o jogo desde o seu lançamento. Não desmerecendo o Nintendo 3DS, mas diante da decepção de RE6, a chegada do título ao Xbox 360, PlayStation 3, Wii U e PCs acende uma chama de esperança daqueles jogadores que sonham com um título fiel aos primeiros jogos da franquia. Mesmo com gráficos ainda deixando a desejar, este é um título obrigatório aos fãs da série, principalmente aqueles que vivem protestando – e com razão – contra a Capcom e a forma com que ela vem tirando a identidade da franquia que popularizou o gênero survival horror.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
8
Jogabilidade
8
Diversão
10
Som
9

Prós

  • - Gráficos renovados
  • - Modo Raid
  • - Jogabilidade bem adaptada

Contras

  • - Sem muitos extras
  • - Puzzles fáceis
  • - Campanha curta
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Santos
    2014-06-19T19:01:44

    Para a CAPCOM recuperar os Jogos das primeiras franquias de Resident Evil vai ficar cada dia mais difícil pois os de Play 1 ate o 4 de Play 2 foram excepcionais em jogabilidades sustos e ate mesmo nos diferentes tipos de zumbis,esquivas, Lutas e Cenários para a CAPCOM colocar novamente esse nível em Resident acho bastante difícil .

  • Alan Cléber
    2014-03-27T14:54:26

    O jogo tem um belo gráfico, mas a jogabilidade é horrível. O personagem não corre. No começo achei a mira um pouco complexa, depois acostumei. Eu jogo no Xbox 360 e não me atraiu em termos de jogabilidade.

  • Luís Oliveira
    2013-06-04T15:17:28

    Um amigo meu tem a versão de 3DS e Xbox.. ele me disse que a versão de 3DS é melhor ainda (eu só tenho os demos no 3DS e no PS3)

  • Hélio Junior
    2013-08-06T12:23:59

    Tenho todos os jogos da serie desde o play1 e posso dizer que cada um é especial da sua maneira pra quem curte Resident Evil... Jogos tem que mudar, quer jogar a mesma formula de jogo sempre? Vá jogar Nintendo...

  • Paulo Hasman
    2013-07-05T13:45:01

    Jogo é para ser divertido, quer dificuldade? Faça vestibular para Medicina em Universidade Pública e passe em primeiro lugar, aí venha me falar alguma coisa.

  • Vitor Pereira
    2013-05-28T07:42:44

    Péssimo

  • Lineker Moraes
    2013-05-27T21:24:08

    Joguei isso ontem... Sinceramente, a jogabilidade é muito ruim, e nao tem nada de volta as origens nele. Mas sempre assim, nao tinha esperança mesmo.

  • Bill Garden
    2013-05-28T16:45:49  

    Nota 9???? Merece no máximo um 6

    recentes

    populares

    • Bill Garden
      2013-05-28T16:45:49  

      também achei super fraco o jogo !!

    recentes

    populares

    • Bill Garden
      2013-05-28T16:45:49  

      Concordo, no máximo um 6

  • Fera Santos
    2013-05-27T20:27:41  

    Mas que a novata Rachel aí em cima, tem um belo par de peitos, isso ela tem.

    recentes

    populares

    • Fera Santos
      2013-05-27T20:27:41  

      Fera Santos, KKKKKKKKKKKKKKKKK, com certeza Fera Santos... como a minha hora também ja chegou e como a de todos ainda estão para chegar.. parece que ele nunca foi kkkkkkkkkkkk.

    recentes

    populares

    • Fera Santos
      2013-05-27T20:27:41  

      vc nunca foi virgem? que preconceito é esse? minha hora vai chegar =(

  • William
    2013-05-27T17:43:38  

    venham ai agora os reclamões jajá botar defeitos no jogo !!!

    recentes

    populares

    • William
      2013-05-27T17:43:38  

      Claro... nem dá vontade de comprar... Parece que tem 900mil resident evil's agora. Não sei por que não abandoram ainda, pois depois do terceiro, nenhum mais prestou!

  • Paulo Hasman
    2013-05-31T02:03:25  

    Eu zerei esse jogo hoje e posso dizer que a matéria é exagerada, o jogo merece no máximo uma nota 6 ou 7. Por que? Pelo simples fato do jogo, apesar de ter um pouco de suspense, ainda é um shooter. As fases com ação não são poucas como descritas na matéria, os puzzles são ridículos, a câmera é ruim e o sistema de esquiva é péssimo. O último chefe é excessivamente difícil, inclusive na dificuldade casual acabando com todo e qualquer divertimento, transformando tudo em raiva e frustração, mesmo quando você consegue vencê-lo. Resumindo, a Capcom perdeu a mão e pelo jeito não consegue mais acertar

    recentes

    populares

    • Paulo Hasman
      2013-05-31T02:03:25  

      Eu não entendo... reclamam que não fazem jogo como antigamente, mas reclamam também da dificuldade de um chefe.... Contraditório....

    recentes

    populares

    • Paulo Hasman
      2013-05-31T02:03:25  

      Deivid, jogo é para ser divertido, quer dificuldade? Faça vestibular para Medicina na USP e passe em primeiro lugar, aí venha me falar alguma coisa.

  • Dewce Begalow
    2013-05-30T15:19:54  

    Vamos falar a verdade aqui só entre os que foram crianças ou adolescentes na época dos primeiros RE? NÃO! Não voltou às origens da franquia. É o mesmo LIXO do RE 5 e 6: SHOOTER maldito. E com gráficos deprimentes ainda. Bem piores que o do 5 e 6. Fecha as portas, CAPCOM!

    recentes

    populares

    • Dewce Begalow
      2013-05-30T15:19:54  

      Concordo! Um jogo muito ruim. Nada a ver com os antigos.

  • Adriano Lopes
    2013-05-28T06:26:18  

    vale a pena compra o RE6 ?

    recentes

    populares

    • Adriano Lopes
      2013-05-28T06:26:18  

      Lenilton Morato comprei o meu RE6 por 54 reais novo no ML

    recentes

    populares

    • Adriano Lopes
      2013-05-28T06:26:18  

      Boa Luís Oliveira! Aí sim fica um preço bom para o game! Ainda mais novo! Ficou ótimo! Bom jogo!