NOTA tt
9.0

Review Rocksmith

Depois de inúmeros vídeos de divulgação e um marketing agressivo, finalmente Rocksmith chega aos consoles desta geração. Com uma mecânica inovadora que utiliza um guitarra de verdade, o game tem como intuito principal transformar o jogador em um musico de verdade. Confira.

Diego Borges
por
em

Nome: Rocksmith 
Gênero: Musical
Distribuidora: Ubisoft (distribuído no Brasil pela NC Games)
Plataformas: Xbox 360, PS3 e PC

Rocksmith (Foto: Divulgação)Rocksmith (Foto: Divulgação)

Depois de inúmeros vídeos de divulgação e um marketing agressivo, finalmente Rocksmith chega aos consoles desta geração. Com uma mecânica inovadora que utiliza um guitarra de verdade, o game tem como intuito principal transformar o jogador em um musico de verdade. Confira. 

Viva a inovação!

A indústria dos games está sempre em constante evolução, mas a grande diferença entre os dias atuais e as gerações passadas, é que cada vez mais elas buscam inovar no quesito interatividade com o jogador. O Kinect é o maior exemplo do quanto a industria pode nos surpreender.  

Mas se o periférico da Microsoft é o centro das atenções atualmente, na era passada a série Guitar Hero surpreendeu ao apresentar uma mistura quase perfeita entre jogar videogame e tocar uma guitarra. O sucesso foi tão grande que a Eletronic Arts resolveu seguir a idéia e lançar Rock Band, o grande rival da franquia da Activision

As empresas começaram a travar uma verdadeira batalha por inovações, com isso, começaram a desenvolver outros instrumentos para agregar ao produto, Daí tivemos baterias, teclados e até uma mesa de DJ bem parecida com os instrumentos de verdade e que utilizavam a mesma mecânica das guitarras artificiais.

Porém, tudo na vida passa, e as franquias acabaram ultrapassada, a ponto da Activision declarar publicamente o fim de Guitar Hero. Com isso, o único modo dos fãs da série era recorrer aos dlc com pacotes de musicas, ou ao resistente rival Rock Band. Só que eles não contavam com a idéia da Ubisoft em lançar Rocksmith, o game que transforma a brincadeira em uma aula de verdade.

Rocksmith (Foto: Divulgação)Rocksmith (Foto: Divulgação)

Seu instrutor virtual 

Enquanto o principal objetivo de Guitar Hero e Rock Band era divertir em instrumentos que simulavam guitarras de verdade, em Rocksmith a coisa é seria, pois aqui o foco é tornar o jogador um verdadeiro musico. Logo de cara é possível ver que essa é intenção da Ubisoft, colocando o jogador em um modo chamado de Journey, em que o objetivo é evoluir de músico iniciante a um guitarrista de verdade.

Os primeiros passos são mais simples do que qualquer professor com muita paciência poderia ensinar. O jogo segue os princípios bem básicos, como a afinação da guitarra e como segurar as cordas para que saia algum som. Esses passos evoluem muito lentamente, dando sempre ao jogador a opção de repetir as suas aulas, ou simplesmente avançar para a próxima tarefa.

Se mesmo assim surgirem algumas dúvidas, você pode optar por assistir uma série de videoaulas dentro do próprio jogo. Isso mesmo, Rocksmith conta com diversos vídeos que mostram posições para notas, técnicas de deslizar pelas cordas, entre outras dicas essenciais para aqueles que querem se aperfeiçoar com o instrumento.

E para os jogadores que já possuem um certo grau de conhecimento com o instrumento, existe a possibilidade de pular algumas aulas mais básicas e optar por tarefas mais complexas. Essas tarefas rendem pontos, que servem para adquirir e desbloquear diversos itens, como pedaleiras com efeitos, modelos de guitarras e até novos palcos, que vão desde botecos com meia dúzia de espectadores, a casas de shows lotadas para sua performance musical.

Rocksmith (Foto: Divulgação)Rocksmith (Foto: Divulgação)

 

Não tenha medo de errar 

Embora a jogabildiade seja muito parecida com os games musicas, existem algumas diferenças que ajudam a formação do futuro guitarrista. Estes jogos exigiam que o jogador acertasse boa parte das combinação, caso contrário, a partida era encerrada sob uma chuva de vaias. Em Rocksmith não há essa obrigação, pois o game não tira pontos de notas erradas, ele simplesmente não premia o jogador caso ele não acerte o movimento. Em outras palavras, você pode paletar a vontade, mas os pontos só são contabilizados nos movimentos exatos.

E se mesmo assim, você ainda possui muita dificuldade para acertar uma determinada música, não se preocupe, pois o jogo permite que você toque diferentes partes de uma canção para treinar e não cometer erros na hora de sua performance.

Porém, vale ressaltar que o game possui um pequeno delay, quase imperceptível para aqueles que não são músicos de verdade. Uma dica é sempre colocar o game em uma altura na qual o barulho da corda do instrumento não seja mais alto do que o som que sai do videogame.

Rocksmith (Foto: Divulgação)Rocksmith (Foto: Divulgação)

Repertorio eclético 

Como o próprio nome já diz, o Rock domina o repertorio musical do game. Bandas consagradas como Nirvana, Rolling Stones, Stone Temple Pilots e Soundgarden, possuem canções a disposição do jogador, com todas as suas notas de verdade.

Rocksmith (Foto: Divulgação)Rocksmith (Foto: Divulgação)

E de acordo com a canção, você pode optar pelo jeito de tocá-la, optando por ser um dos guitarristas-solo, ou um dos guitarristas-base. Você encontra essas opções pelas siglas Combo (relacionada a solos) e Achorder (relacionada a notas).

O grau de dificuldade das musicas varia naturalmente. Aqueles que possuem poucas notas são as mais fáceis e que surgem logo no inicio de sua trajetória. E musicas como Song 2 do Blur, consideradas mais complexas, atormentam a sua vida ao longo da jornada rumo ao topo. Mas vale lembrar que a qualquer momento você pode voltar ao menu principal e escolher uma musica aleatória, independente do seu nível no modo Journey.

Joguinhos que auxiliam 

E se não bastasse tantos métodos e exercícios, Rocksmith ainda tem modos que divertem e ajudam o jogador a praticar ainda mais. O modo Guitararcade trás diversos joguinhos em que você brinca com os acordes da sua guitarra.

Esses jogos variam desde acertar patinhos tocando uma determinada casa, uma espécie de batalha naval e até um jogo que mistura futebol e música. Apesar de bobinhos, os jogos agradam e ajudam a trabalhar sua coordenação com o instrumentos e as notas musicais.

Vale lembrar que o game mostra o ranking mundial, com isso, aqueles que gostam de um bom desafio, podem se sentir tentados a treinar muito e tentar colocar o seu recorde no topo do mundo. 

 

Rocksmith (Foto: Divulgação)Rocksmith (Foto: Divulgação)

 

 

Qualidade sonora

Se você acha que Rocksmith usa apenas a guitarra como um simples joystick, você está enganado, pois o game tem uma integração com o instrumento de dar inveja a muito conjunto de amplificadores.

Rocksmith tem sua lista de músicas revelada (Foto: Divulgação)Rocksmith (Foto: Divulgação)

A começar pela sua integração com diferentes tipos de pedaleiras que dão efeitos idênticos aos utilizados por bandas profissionais. Além disso, o jogo permite afinar a sua guitarra e responde aos controles manuais que o instrumento possui, como volume e controle dos graves e agudos.

O jogo possui compatibilidade com a tecnologia de áudio Double Digital, portanto, caso seu console esteja integrado a um Home Theater ou a um sistema de som compatível, coloque o volume bem alto e solte o guitarrista que existe dentro de você sem se incomodar com nada, deixe essa tarefa para seus vizinhos.

Visual do game 

Tratando-se de um game musical, a parte visual do game é algo que fica de lado diante de tantos quesitos técnicos desenvolvidos. Mas nem por isso Rocksmith decepciona no visual do jogo.

Os menus são um pouco confusos no começo, mas com o tempo você se acostuma facilmente. Caso seu inglês seja fluente, melhor ainda, pois o jogo conta com inúmeros tutoriais que surgem toda vez que você navega em um menu desconhecido em seu perfil.

E na hora de jogar, o campo apresentado para a sincronia com os movimentos na guitarra, é todo em 3d, contando com um zoom que ajuda demais na hora de usar casas tão distantes. Até a platéia dos cenários em que o jogador se apresenta, são mais interessantes que os personagens repetitivos e sem ritmo de Guitar Hero.

Rocksmith (Foto: Divulgação)Rocksmith (Foto: Divulgação)

Sem variedade no modo Multiplayer

Talvez o grande ponto negativo do game seja não contar com um modo multiplayer online interessante. Alguns modos como duelos de solo, confrontos diretos ou qualquer outra forma de interação entre os jogadores, seria um atrativo a mais.

Por enquanto, parece que a grande integração online fica por conta do Guitar Center Download Store, onde pacotes de musicas são disponibilizados periodicamente, da mesma forma que acontece com os outros jogos musicais.

Rocksmith (Foto: Divulgação)Rocksmith (Foto: Divulgação)

Conclusão 

Rocksmith veio para revolucionar e ser, ao lado do Kinect, uma das grandes inovações desta atual geração de consoles. Com o intuito de fazer o jogador se transformar em um musico de verdade, o game mescla aulas práticas com a mecânica de sucesso apresentada em Guitar Hero. Se alguém ainda tinha esperanças de que a série musical da Activision voltaria, Rocksmith é a pedra colocada em cima do caixão da franquia. 

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
8
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
10

Prós

  • - Sistema inovador de aprendizado
  • - Repertorio de clássicos
  • - Níveis de dificuldade
  • - Modos de jogo

Contras

  • - Pequeno delay
  • - Poucos modos multiplayers
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Otavio Neto
    2012-01-19T16:39:00

    Matheus, como eu já tinha dito anteriormente, para eliminar o "Delay" use o cabo da saída analógica do PS3 (amarelo, branco e vermelho). Os componentes branco e vermelho são os responsáveis pela saída de áudio. Configure seu PS3 para usar todas as saídas de áudio (opção multi do menu). E ligue os dois cabos na entrada auxiliar de um aparelho de som, ou caixas de som com esse tipo de entrada. Você também pode comprar uma adaptador e colocar num fone de ouvido. Eu uso assim e o problema fica quase imperceptível. Boa sorte!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Draxler
    2012-01-05T02:18:09

    Nao tem nenhum truque pra acabar com esse delay não ? O jogo só nao é perfeito por causa dele ! Obrigado !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Araujo
    2011-12-20T15:48:26

    gostaria de saber se tem como eu jogar contra o meu primo em casa sem ser no modo multiplayer online?obrigado

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Otavio Neto
    2011-12-13T15:33:33

    Concordo com o autor do Review. Parabéns, cara! Já tenho o meu. O jogo pode ser jogado com qualquer guitarra ou violão elétrico. O cabo que acompanha o jogo é numa ponta, USB e na outra ponta P10 (conector padrão guitarra). O cabo deve ser levado diretamente da guitarra para o console, sem o uso de moduladores ou pedaleiras. Você não vai sentir a necessidade de usá-los, o jogo tem um arsenal de pedais. Dica: Para evitar o delay descrito no review, procure utilizar a saída analógica e plugá-lo no som ou na TV. Ao usar o HDMI para transmitir o som o delay começa a atrapalhar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Araujo
    2011-12-13T14:36:31

    Obrigado pela resposta Diego Borges, me tira mais uma duvida, pode utilizar tbm a pedaleira? pra fazer alguns efeitos?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Borges
    2011-12-13T11:19:50

    André e Eduardo, No Kit do game, vem um cabo que liga a guitarra a entrada USB dos consoles Xbox 360, PS3 e ao PC. Qualquer guitarra de verdade funciona no jogo. Abs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • FABIO MOREIRA
    2011-12-13T11:14:28

    Sim, Qualquer Guitarra ou Violão elétrico funciona, pois ele usa um cabo com a entrada USB e outra a entrada da Guitarra.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Araujo
    2011-12-13T11:05:57

    Revolucionário! muito legal! agora como é a conexão da guitarra com o console?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Sabadin
    2011-12-13T10:53:30

    Ola, como funcionará a guitarra, será uma especifica para o jogo, ou qualquer guitarra servirá?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário