TechTudo a tecnologia descomplicada
Roteador NETGEAR WNDR3300 RangeMax Dual Band Wireless-N

Roteador NETGEAR WNDR3300 RangeMax Dual Band Wireless-N

saiba tudo
  • Categoria Roteadores

Review

Notas do editor
  • 7
  • 6
  • 6
  • 6
Prós
  • Antena interna.
  • Fácil de configurar.
  • Suporta freqüências de 5GHz e 2.4GHz.
Contras
  • Alcance péssimo.
  • Sem serviço de impressão.
  • Sem USB.
Conclusão

O WNDR3300 é básico, com dois pontos de acesso separados (AP), um dos quais suporta Wireless-N e pode operar em qualquer frequência de 2,4 GHz ou 5GHz, enquanto o outro é um AP regular 802,11 G 2.4 GHz. Mesmo que a sua taxa de transferência máxima seja baixa, o roteador mostrou-se consistente e apresentou consideravelmente altas velocidades de transferência em ambos os modos. No entanto, infelizmente, seu alcance é o menor entre os roteadores Wireless-N.

26/Abr/2011 19h05 - Atualizado em 14/07/2011 06h52

O Netgear RangeMax WNDR3300 suporta 5GHz, no entanto tem péssimo alcance

Verônica Vasque Da redação

O roteador Netgear RangeMax Dual Band Wireless-N WNDR3300, ao contrário do que pode parecer pelo nome, não apresenta, exatamente, duas bandas Wireless.

O WNDR3300, que não conta com uma qualidade muito boa, é básico, com dois pontos de acesso separados (AP), um dos quais suporta Wireless-N e pode operar em qualquer frequência de 2,4 GHz ou 5GHz, enquanto o outro é, somente, um AP regular 802,11 G 2.4 GHz.

Isto é, no modo de duas bandas, o roteador é capaz de oferecer Wireless-N apenas na freqüência de 5GHz, enquanto que a freqüência de 2,4 GHz é mantida na velocidade 802.11G.

Design

O elegante Netgear RangeMax Dual Band Wireless-N WNDR3300 parece com os outros da série Netgear RangeMax, com um design que atrai impressões digitais com muita facilidade e com o grande botão azul na parte superior.

Netgear RangeMax WNDR3300 (Foto: Divulgação)Por conta da antena interna, o Netgear RangeMax WNDR3300 é bastante compacto (Foto: Divulgação)

A luz azul emitida pelo botão é bonita. Entretanto, é um pouco brilhante demais para determinados locais, tais como um quarto ou uma sala de estar, se for colocá-lo próximo à televisão, por exemplo.

A sua antena interna é de um design genial, que ajuda a tornar o roteador compacto. O WNDR3300 também pode trabalhar na posição vertical e vem equipado com uma base para essa finalidade.

Características

O WNDR3300 é o primeiro roteador da Netgear que suporta tanto 2,4 GHz e 5GHz simultaneamente. Esse recurso é significativo, tendo em vista que todos os roteadores, tradicionalmente, foram desenvolvidos para operar na frequência de 2.4GHz.

Em 5GHz, o roteador trabalha em uma rede mais limpa e descongestionada, portanto, potencialmente, oferece melhor desempenho sem fio.

Infelizmente, ao contrário do D-Link DIR-855 ou o Linksys WRT610N, para nossa decepção, o WNDR3300 não oferece duas bandas Draft N 2.0. Oferece Wireless-N na freqüência de 5GHz e Wireless-G na freqüência de 2,4 GHz - o que significa dizer que apenas os clientes com base em 5GHz podem aproveitar a taxa de transferência Wireless-N de alta (até 270Mps), enquanto os demais clientes, com freqüência de 2.4GHz, ficam com Wireless-G lento (até 54Mps).

O roteador também tem algumas desvantagens em outros pontos, incluindo a ausência de Gigabit e de suporte a USB. Como resultado, o rendimento consegue no máximo 100 Mbps, o que não vai funcionar como um servidor de impressão ou oferecer um recurso de armazenamento em rede.

No entanto, o roteador faz a instalação oferecer Wi-Fi-Protected Setup, e sua interface com a Web é bem organizada e intuitiva.

Algumas definições de configurações do roteador são, por exemplo, filtragem de conteúdo, em que é possível bloquear determinados sites ou serviços, enquanto as configurações de rede mais avançadas permitem que o usuário atribua um endereço IP fixo para um computador na rede.

Desempenho

Em nossos testes, o WND3300 decepcionou por ser o mais lento entre os 5GHz roteadores que já testamos. No 57.2 Mps, o roteador foi quase a metade da velocidade do D-Link DIR-855.

Por outro lado, os pontos do WNDR3300, em nossos testes, foram muito melhor em 52.7Mbps e 51Mbps, respectivamente.

Entretanto, em uma síntese, o desempenho do WNDR3300 não é muito bom. Ao testá-lo, o roteador não conseguiu oferecer uma conexão estável em mais de 62 metros.

A partir de 70 metros, então, não havia nenhum sinal. Sendo assim, essa é uma série ruim para um roteador Wireless. A maioria dos outros roteadores Wireless, facilmente, oferecem alcance de até 85 metros ou mais.

Conclusão

Se o alcance não é importante para você e se sua rede consiste principalmente de clientes 5GHz, o WNDR330 é uma boa aposta. Do contrário, não recomendamos.

Mas se você tem uma estabilidade crescente de dispositivos baseados em 5Ghz e quer um roteador que suporta ambas as freqüências, o WNDR3300 é um roteador barato e pode atender às suas necessidades.

Mesmo que a sua taxa de transferência máxima seja relativamente baixa, o roteador, em nossos testes, mostrou-se consistente e apresentou consideravelmente altas velocidades de transferência em ambos os modos. No entanto, infelizmente, seu alcance é, possivelmente, o menor entre os roteadores Wireless-N.


  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade