Celulares & Tablets Celular
NOTA tt
8.2

Review Galaxy Gran Duos

O Samsung Galaxy Grand Duos é um smartphone dual-chip que oferece bom desempenho e tela de 5 polegadas. O modelo não é barato e mantém a qualidade de fabricação, mesmo com configurações mais medianas do que o Galaxy S3.

Pedro Zambarda
por
em

O Galaxy Gran Duos, da Samsung, foi um dos principais lançamentos da companhia no Brasil no começo de 2013. O dispositivo, que é considerado "o Galaxy S3 dos smartphones dual-chip", começou a ser vendido no país pelo preço de R$ 1.399. Confira o review feito pelo TechTudo com todos os detalhes do Galaxy Gran Duos:

Galaxy Gran Duos tem o "jeitão" do S3 (TechTudo|Pedro Zambarda)Galaxy Gran Duos tem visual parecido com o do Galaxy S3 (Pedro Zambarda/TechTudo)


Design  

A primeira coisa que chama a atenção no Gran Duos é sua grande semelhança em relação ao Galaxy S3, considerado um dos maiores lançamentos de 2012. As arestas arredondadas, a traseira de plástico e as opções de cores branca ou azul são as mesmas do modelo de ponta da Samsung. Há um botão físico para acessar a home do smartphone na parte de baixo central, um botão de retorno à direita e um botão de configurações à esquerda.

Display e tamanho  

As semelhanças entre o Gran Duos e o S3, no entanto, ficam só no design. O Duos tem como atrativo sua tela de 5 polegadas WVGA, enquanto o seu irmão mais velho possui uma de 4,8 com maior definição. O display do Duos é bem menos iluminada que o do S3, com densidade inferior.

No aspecto físico, o aparelho não decepciona: o Galaxy Gran possui apenas 162 g de peso, o que traz uma sensação de leveza ao mexer nele. O desenho arredondado do telefone faz com que ele encaixe bem na mão. Ele tem uma boa pegada.

Tela de 5 polegadas: um dos grandes atrativos do Duos (TechTudo|Pedro Zambarda)Tela de 5 polegadas: um dos grandes atrativos do Galaxy Gran Duos (Pedro Zambarda/TechTudo)


O tamanho do Gran Duos, no entanto, pode ser pouco atraente para pessoas com dedos e mãos pequenos ou que não queiram ocupar muito espaço no bolso. Por outro lado, para os usuários que tinham problemas para digitar no iPhone, por exemplo, o aparelho parece ter sido feito para escrever com folga e conforto.

Uma função muito interessante, presente na versão Android 4.1 (Jelly Bean) do aparelho e que aproveita bem a telona, é o multiwindow . Com ela, passa a ser possível dividir o display em dois durante a navegação. Você pode ajustá-lo, por exemplo, para exibir um mapa do Google Maps e ver a temperatura em apps de clima, ao mesmo tempo. A tela dividida, aliás, não compromete o desempenho do aparelho, mesmo com dois apps abertos.

A traseira do Duos é de plástico (TechTudo|Pedro Zambarda)A traseira do Gran Duos é feita de material plástico (Pedro Zambarda/TechTudo)


Espaço para dois chips  

Outro fator que chama atenção no Gran Duos, assim como em boa parte dos aparelhos da série Galaxy, é sua traseira de plástico. Para quem está acostumado com smartphones da Apple, que possuem uma traseira de vidro ou de alumínio, o plástico pode dar uma sensação que o celular é mais modesto. A questão é que esse material, se cair no chão, está menos suscetível aos riscos e aos danos que os demais modelos.

Traseira do Duos aberta (TechTudo|Pedro Zambarda)Galaxy Gran Duos aberto, mostrando a bateria e slots internos (Pedro Zambarda/TechTudo)

Pela lateral esquerda, na parte de trás, conseguimos remover a tampa da traseira do Gran Duos. Uma das falhas do celular está justamente nesta parte: a trava é tão delicada e mole que, se a pessoa fizer muita força, pode quebrar o material do plástico. Tome cuidado para desenganchar a traseira do Galaxy sem danificar nenhuma das pequenas travas.

Aberto, é possível ver a bateria e duas entradas para chips de operadoras de telefonia de cara. Um encaixe de chip fica na parte superior, deitado. O segundo espaço fica embaixo, em pé, ao lado de uma discreta entrada para microSD, que pode expandir a memória do celular em até 64 GB.

Assim que você colocar um chip de uma operadora, o Gran Duos já faz a identificação rápida e coloca seu número para funcionar, se ele estiver desbloqueado. Na mesma aba superior oculta em que você pode selecionar para dividi-lo em duas telas, você também pode configurar o micro-chip da operadora de telefonia.

Acessando o site TechTudo no Galaxy Gran Duos (TechTudo|Pedro Zambarda)Acessando o site TechTudo no Galaxy Gran Duos (Pedro Zambarda/TechTudo)


Bateria  

Os ajustes de brilho do Galaxy Gran Duos são um pouco extremos: ou o celular fica com uma iluminação fosca ou com as cores bem ressaltadas e fortes. Para assistir vídeos no YouTube em alta definição, ou filmes no Netflix, o aparelho cumpre bem seu papel com uma iluminação mais forte. Em testes, o gadget reduziu mais de 50% da bateria em cerca de 4 horas de uso vendo vídeos na web.

Câmera traseira do Galaxy Gran Duos (TechTudo|Pedro Zambarda)Câmera traseira do Galaxy Gran Duos fotografa com 8 megapixels (Pedro Zambarda/TechTudo)


Câmera  

A câmera da traseira do Gran Duos, que tem 8 megapixels, garante fotos bem razoáveis, principalmente se o usuário só for utilizá-lo para publicar fotos no Facebook ou Instagram. As imagens, aliás, ficam boas inclusive com o uso do flash ou se capturadas à noite. Já a câmera frontal, de 2 megapixels, é mais modesta, mas bem superior à grande parte das frontais do mercado, que normalmente só contam com qualidade VGA. As imagens dão uma granulada com a falta de iluminação nesta segunda câmera, mas para videochamadas é excelentes.

Gran Duos, um celular grande para quem quer duas linhas (TechTudo|Pedro Zambarda)Gran Duos, um celular grande para quem quer duas linhas telefônicas (Pedro Zambarda/TechTudo)


Conclusão  

O Galaxy Gran Duos vale a pena para quem quer ter uma linha de telefone pessoal e outra para trabalho, por exemplo, em um aparelho de ponta e com tela gigante da Samsung. Seu preço de R$ 1.399 é razoável para um modelo deste porte, e ainda pode ser reduzido em planos de operadoras de telefonia, que podem fatiar o custo do celular em uma entrada menor e mais parcelas mensais.

O consumidor deve entender que o Gran Duos é um aparelho de ponta, feito para competir com grandes modelos disponíveis no mercado. A Samsung não teve, com este smartphone, a pretensão de fazer mais um celular dual chip, com componentes de baixa qualidade. Se você quer um bom smartphone e precisa de espaço para dois números de telefone, o Duos é a melhor opção do mercado brasileiro no momento.

Ficha técnica  

Tela5 polegadas
Resolução800 x 480 pixels
Sistema OperacionalAndroid 4.1 (Jelly Bean)
RedesWi-Fi; 3G; Bluetooth
Memória interna8 GB (expansível até 64 GB por microSD)
Câmeras2 e 8 megapixels (com flash na lente principal)
Dimensões140 x 80 x 10 mm
Peso162 g
Bateria2.100 mAh
Sincronia com PCSim




Nota TechTudo

NOTA tt
8.2
Design
9
Desempenho
8
Tela
7
Câmera
8
Custo-benefí­cio
9

Prós

  • Tecnologia dual-chip;
  • Design do Galaxy S3;
  • Tela gigante;
  • Bom desempenho.

Contras

  • Material fraco na traseira;
  • Bateria de baixa autonomia;
  • Tela com pouca iluminação.
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Daniel Neto
    2014-01-29T20:12:13

    Muito Bom. Rápido e com muitos recursos. E a tela tira onda!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexander Freitas
    2013-12-04T09:07:19

    Adquiri recentemente este Celular e estou Satisfeito, Muito bom.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário