NOTA tt
9.2

Review Galaxy S3

A Samsung soube unificar no Galaxy S3 tudo que os usuários sempre procuram ao comprar um novo smartphone. O processador quad-core e a tela Super AMOLED de 4,8 polegadas dificultam a briga para os demais tops. Confira o review do Galaxy S3.

Rodrigo Bastos
por
em

O review do Galaxy S3 explica o que todos já suspeitavam: trata-se do melhor aparelho disponível no mercado. Lançado há pouco menos de dois meses, o aparelho, que chegou ao país no início do mês de junho, vem quebrando recordes de vendas mundo afora. A previsão de que bateria 10 milhões de unidades vendidas foi refeita, elevando o número para 15 milhões, em um recente levantamento. E não poderia ser diferente no Brasil.

Samsun Galaxy S III (Foto: TechTudo/Allan Melo)Samsung Galaxy S3, o top de linha da Samsung (Foto: TechTudo/Allan Melo)



Mesmo com seu preço alto devido aos pesados encargos brasileiros, é difícil encontrar o modelo disponível em lojas das operadoras ou mesmo pelo varejo. A Samsung já tem algo a mais para comemorar, pois seu principal rival, o HTC One X, não chegará oficialmente por aqui devido à saída da HTC do mercado brasileiro.

Como você pode conferir neste review do Galaxy S3, trata-se de aparelho top no mercado atual, mostrando aos seus concorrentes como deve ser a combinação matadora dos novos celulares com processadores de quatro núcleos. Uma evolução muito bem produzida se comparado com seu antecessor Galaxy S2.

O aparelho da Samsung é um dos primeiros smartphones a chegar já trazendo a última versão do Android 4.0.4 (Ice Cream Sandwich). Nos testes, não podemos contar com a versão 4.1 (Jelly Bean) , que foi anunciada no fim do mês passado e está sendo entregue inicialmente somente para o modelo Galaxy X.

Design

No primeiro contato com o aparelho, o S3 se mostra um modelo grande e frágil, mas seu corpo de plástico promete ser bem mais durável e resistente do que outros modelos no mercado. A versão branca consegue esconder bem mais os riscos em sua traseira do que a versão azul escovada, mas ambos os modelos pecam em não terem um sistema para melhorar o "grip".

A empresa manteve o sistema padrão da família Galaxy, ao deixar um botão físico e os outros dois "virtuais" fora da tela. Ele ficou bem maior que seus irmãos mais velhos da família, mas não tão grande quanto o Galaxy Note.

Software

A versão do Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich que chega com o S3 vem com o TouchWiz, a interface oficial da Samsung. Com o passar dos anos esse sistema ganhou melhorias para deixar o Android com a cara da empresa e com melhor fluidez, sensores de movimentos integrados e com os aplicativos e widgets próprios.

Na parte dos sensores, o S3 bate um bolão. Além dos tradicionais dos modelos Android, como o acelerômetro e o giroscópio, o modelo ainda vai além com um sensor de proximidade que reconhece se você está olhando para o aparelho, sensor de movimento das mãos para captura de tela e para pausar um som multimídia do aparelho.

O TouchWiz vem melhorando, mas a Samsung peca em não realizar uma grande mudança no sistema, afinal, já são mais de 3 anos com a mesma cara e poucas mudanças significativas. Para quem quiser dar uma mudada na aparência, pode buscar novos launchers (como o Apex Launcher e o Nova Launcher). A empresa oferece alguns aplicativos próprios, como S Memo que serve para desenhar sem a caneta (vendida separadamente), e o S Suggest, que fornece dicas de aplicativos da loja própria Samsung Apps.

O S Beam em funcionamento, facilitando a vida de quem precisa compartilhar arquivos de uma maneira mais rápida e simples (Foto: TechTudo/Allan Melo)O S Beam em funcionamento no Galaxy S3, facilitando a vida de quem precisa compartilhar arquivos de uma maneira mais rápida e simples entre aparelhos (Foto: TechTudo/Allan Melo)


O novo S Beam é um "novo Bluetooth", bem mais rápido e prático, que utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication - ou simplesmente comunicação por proximidade). Com ele ativado, dois aparelhos próximos conseguem compartilhar fotos, vídeos, músicas, links e aplicativos para serem baixados na loja.

Multimídia

Outro ponto campeão para o S3: seus vídeos vão rodar nele sem problemas de codecs, em filmes em formato AVI, WMV, MP4 e até MKV. O preview dos arquivos em vídeo na pasta multimídia são animados e a qualidade de som também é muito boa na hora de se ouvir músicas, pelo rádio ou pelo Google Play Music.

Galaxy S3 roda filmes na tela super AMOLED de 4,8 polegadas  (Foto: TechTudo/Allan Melo)Galaxy S3 roda filmes na tela super AMOLED de 4,8 polegadas (Foto: TechTudo/Allan Melo)


A galeria de imagens não mudou muita coisa, mas ganhou uma barra menor com melhor fluidez abaixo dos previews das fotos em maior tamanho na tela. O grande diferencial são as "tags", que você pode configurar para que seus amigos sejam reconhecidos automaticamente nas fotos tiradas.

Hardware

O aparelho conta com uma tela Super AMOLED de 4,8 polegadas, com resolução HD de 1280 x 720 e proteção contra arranhões Gorilla Glass 2. A tela é tão boa quanto as dos seus irmãos Galaxy X e Galaxy Note, e a moldura lateral consegue ser bem fina, o que não deixa o aparelho tão grande para se levar em bolsos ou realizar ligações.

A tela é perfeita para se navegar na web ou jogar games dos mais pesados disponíveis na loja do Google Play. A resposta da tela é uma das mais rápidas de aparelhos com Android. Nos testes, não foi encontrado nenhum problema relacionado à tela que pudesse manchar o review do aparelho. Ele chega com memória RAM de 1 GB e sua memória interna de 16 GB pode receber uma expansão com um cartão microSD.

Samsung Galaxy S III (Foto: TechTudo/Allan Melo)Samsung Galaxy S3 tem tela de 4,8 polegadas (Foto: TechTudo/Allan Melo)

Seu processador quad-core de 1,4 GHz é uma fera indomável. Os jogos mais pesados rodam sem engasgos no S3. Tambám não achamos um app que precisou usar todo o poder de processamento gráfico que o modelo tem a oferecer. Umas das mais pesadas brincadeiras que se pode fazer para mostrar seu super desempenho é abrir um vídeo em uma janela pequena, enquanto são feitas outras coisas na tela do aparelho (escrever uma mensagem, navegar em uma página, ler os tuítes, navegar no Facebook, etc.).

Câmera

A câmera tem a mesma resolução de 8 megapixels do seu antecessor Galaxy S2, mas a entrada de luz foi aprimorada, melhorando assim a qualidade das imagens e vídeos capturados por ela. O aparelho conta ainda com reconhecimento facial e sorriso, foco automático, geotag, HDR e "melhor foto", onde é possível tirar oito fotos simultâneas e o aparelho escolhe qual ficou melhor ao final do processo.

Os vídeos podem ser capturados em modo HD (720p) ou Full HD (1080p) ambos com 30fps. Isso pela câmera principal, e pela secundária, frontal de 2 megapixels, também é possível capturar vídeos em HD (720p). Em ambas, é possível capturar fotos no momento exato da filmagem.

A interface da tela da câmera é praticamente idêntica à que existia no Galaxy S2. Os atalhos à esquerda e à direita não mudaram nada. A melhoria vem na opção de escolher os quatro atalhos da esquerda, dentre os mais de dez que existem nas configurações.

Bateria

Um aparelho com essa combinação fatal, tela HD e melhor processador do mercado, não poderia ter uma bateria mediana. A do S3, de 2.100 mAh, é, com certeza, uma das melhores entre os aparelhos com Android. Em um "heavy" teste, ela sobreviveu ao acesso por 3G e Wi-Fi, download de alguns aplicativos, checagem de e-mails, redes sociais, 4 horas de música, algumas fotos e, ao fim das 24 horas do dia, ainda tinha 3% de carga.

Vale lembrar que o aparelho traz um sistema para economia de energia bem completo, com opção do tempo de tela, limitando o desempenho completo da CPU e desligando a resposta ao toque da tela.

Ficha técnica

 Tela4,8 polegadas (720 x 1280 pixels)
 ProcessadorQuad-core 1,4 GHz
 RAM 1 GB
 Armazenamento 16, 32 ou 64 GB; aceita microSD
 Câmeras 8 e 2 megapixels
 SOAndroid 4.0 (Jelly Bean)
 Bateria 2.100 mAh
Peso 133 g 
Dimensões  136 x 70,6 x 8,6 mm


Nota TechTudo

NOTA tt
9.2
Design
9
Desempenho
10
Tela
10
Câmera
9
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Tela Super AMOLED de 4,8";
  • Bateria de longa duração;
  • Ótima qualidade na câmera;
  • Processador quad-core;
  • Cartão para expansão.

Contras

  • Corpo de plástico;
  • Falta de grip na pegada;
  • Alto preço;
  • S Voice não funciona no Brasil.
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Anselmo Ferreira
    2014-09-24T17:37:07

    Olá, não estou encontrando essa configuração que vocês passaram. Câmera só acho de 5 MP, resolução só acho 960 x 540, câmera frontal só acho VGA, tamanho da tela 4,5', processador 1,2ghz... será que esqueci alguma coisa? Vou dar um desconto pq o único modelo que encontrei, inclusive na loja da tim, é o slim

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário