NOTA tt
7.8

Review Galaxy S3 mini

O Galaxy S3 mini, mesmo com especificações inferiores às do S3 convencional, se sai bem no quesito desempenho. Ele é uma ótima opção de celular intermediário, embora não seja barato.

Marlon Câmara
por
em

O Galaxy S3 mini é mais um representante da linha de celulares da Samsung com nome de aparelho top de linha mas características mais simples. Neste modelo, a companhia caprichou nos pontos essenciais - como tela, câmera e bateria -, tornando o aparelho digno de levar este nome. Confira o review do S3 mini e conheça os principais pontos positivos e negativos do aparelho.

Galaxy S3 mini, a miniatura do top de linha de 2012 da Samsung (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Galaxy S3 mini, a miniatura do top de linha de 2012 da Samsung (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Design

A Samsung, quando lança um novo design para seu modelo top de linha, acaba aproveitando o desenho para toda a linha de smartphones e tablets lançadas naquele período. O mesmo acontece com o mini: sua aparência está longe de ser original, já que é similar à de outros aparelhos da sul-coreana de 2012, mas pelo menos remete imediatamente ao badalado Galaxy S3, o que o torna bem atraente.

Traseira plástica do Galaxy S3 mini (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Traseira plástica do Galaxy S3 mini (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

O corpo do modelo também não tem muitas novidades: ele possui uma tampa traseira removível feita de plástico, bem semelhante à do original. O resultado é um smartphone de aparência frágil. Mesmo menor, o S3 mini perde quando o quesito é espessura se comparado ao irmão mais velho: são 9,9 mm contra 8,6 mm do S3 convencional. Pelo tamanho portátil, a pegada é excelente e seu visual é bem mais discreto que o do modelo grande.

Embora menor, o Galaxy S3 mini perde para o S3 convencional no quesito espessura (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Embora menor, o Galaxy S3 mini perde para o S3 convencional no quesito espessura (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Desempenho

O S3 mini pode até decepcionar quem espera que o modelo traga toda a potência do original, mas o aparelho traz um desempenho excelente considerando seu hardware mais modesto. O dispositivo conta com um processador dual-core de 1 GHz somado a 1 GB de memória RAM, o que não pode ser considerado exatamente uma configuração top de linha. Completam as especificações a capacidade interna de 8 ou 16 GB, expansível com microSD de até 32 GB.

Ainda assim, para as funções do cotidiano, como troca de e-mails, uso de redes sociais e acesso a apps mais básicos, ele mostra um funcionamento perfeito: roda leve e não mostra travamentos ou engasgos.

Entrada miniUSB do Galaxy S3 mini (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Entrada microUSB do Galaxy S3 mini (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

E se engana quem acha que o aparelho não é capaz de rodar jogos ou tarefas mais pesadas. Ele também tem bom desempenho com games em 3D, reprodução de vídeos e quando se abre inúmeros programas ao mesmo tempo. É possível que o mini até reclame e dê alguns engasgos quando se exagera no uso, mas ainda assim é bem satisfatório.

Um dos pontos negativos do modelo, no entanto, é a facilidade que ele tem para esquentar depois de uso intenso. Em um ponto na sua parte traseira superior, ocorre um grande acúmulo de calor quando se passa muito tempo jogando ou assistindo a vídeos, o que pode incomodar o usuário.

Sistema operacional

O S3 mini traz já instalado o Android 4.1.2 Jelly Bean, que é uma versão bem atualizada e cheia de atrativos interessantes, como o Google Now, assistente virtual do sistema operacional. No entanto, talvez justamente pelas especificações mais básicas, o modelo até o momento não ganhou nenhuma atualização do Android - que já está na versão 4.2.2. Nem mesmo no exterior, ainda não há sinal de update .

Galaxy S3 mini roda o Android 4.1.2 Jelly Bean (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Galaxy S3 mini roda o Android 4.1.2 Jelly Bean (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Tela

Um dos pontos mais destacáveis no smartphone é o seu display Super Amoled. Com 4 polegadas e 480 x 800 pixels (233 ppi), a tela apresenta ótimas imagens, bem iluminadas e definidas. Além disso, o tamanho do display é ideal para todas as aplicações mais utilizadas em um smartphone: é possível usar redes sociais, jogar e até assistir a vídeos com muito conforto.

Display do Galaxy S3 mini tem ótimas cores e brilho (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Display do Galaxy S3 mini tem ótimas cores e brilho (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

O touch da tela do S3 mini também se destaca, com respostas rápidas e leves. Somado ao bom desempenho geral do aparelho, os comandos feitos sobre o display são todos reconhecidos rapidamente e sem engasgos.

Câmera

O S3 mini tem uma câmera mediana, com seus 5 megapixels, flash LED e foco automático. Isso significa que, em ambiente externo e bem iluminado, é possível fazer fotos bonitas e com boa definição de cores, mas dentro de casa e com luz artificial as imagens são apenas razoáveis. Assim, para quem procura uma câmera apenas para postar fotos no Facebook e no Instagram, o S3 mini cumpre seu papel de forma satisfatória.

Câmera do Galaxy S3 mini tem 5 megapixels e desempenho mediano (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Câmera do Galaxy S3 mini tem 5 megapixels e desempenho mediano (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

O modelo conta ainda com alguns recursos básicas de câmera, que possibilita tirar fotos em efeitos sépia, negativo ou desenho animado, além de modos panorâmicos e de disparo contínuo. Em matéria de vídeos, o aparelho grava em HD (720p) com um desempenho semelhante ao da câmera fotográfica básica.

Bateria

Mesmo com uma tela boa e bem iluminada, além de especificações gerais razoáveis, a bateria de apenas 1.500 mAh do S3 mini consegue ter um bom desempenho geral. Pelo menos se comparados com outros modelos semelhantes.

Sendo utilizado por um dia inteiro de forma bem frequente, incluindo conexão com Internet Wi-Fi e 3G, jogos e demais aplicações gerais, a bateria foi capaz de sobreviver um dia inteiro sem descarregar, chegando até a um dia e meio. Claro que é uma marca pequena, se for vista de maneira geral, mas considerando que muitos smartphones costumam "pedir" recarga até duas vezes por dia, é uma boa média.

Custo-benefício

O S3 mini é um excelente modelo para quem procura justamente um aparelho com especificações medianas, sistema operacional atualizado e bom desempenho geral. É possível dizer, aliás, que na sua faixa, é uma das melhores opções. Porém, não se engane pensando que o seu preço é baixo. Seu valor atualmente é, em média, de R$ 850. Considerando que o próprio Galaxy S3 original baixou de preço e hoje sai por volta de R$ 1,4 mil, é um preço muito alto.

Porém, caso seja encontrado em alguma promoção por valores bem inferiores, o comprador pode ter certeza que está levando um smartphone de qualidade, que vai cumprir com todas as expectativas de um usuário médio. O S3 mini é um grande aparelho, mas que ainda está supervalorizado pelo seu nome.


Tabela S3 mini (Foto: Divulgação)Tabela com as principais características técnicas do Galaxy S3 mini (Foto: Arte/TechTudo)


Nota TechTudo

NOTA tt
7.8
Design
8
Desempenho
8
Tela
9
Câmera
6
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Bom desempenho
  • Tela Super Amoled
  • Bateria de boa duração

Contras

  • Câmera fraca
  • Aparência frágil
  • Esquenta com facilidade
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Jessica Vieira
    2013-10-17T18:53:33

    Ganhei o meu baby s3 ontem e estou satisfeita... A imagem dele é MUITO boa, é rápido e ainda não travou comigo...Já carreguei duas vezes, ontem veio carregado e usei o dia inteiro e carreguei à noite, hoje de manhã mexi por oito horas seguidas, devo ter dado pausa de dez minutos... Acho que segurou bastante pra tudo que fiz... baixei aplicativos, conversei no whatss, no line... mensagens e tal... E já me falaram que a bateria descarrega menos rápido que a do iphone!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário