NOTA tt
8.4

Review Galaxy S4 Zoom

O Galaxy S4 Zoom é um híbrido de smartphone e câmera. O dispositivo da Samsung tem algumas características interessantes e desvantagens como seu peso. A função fotográfica é destaque com zoom de 10x e gravação em qualidade Full HD.

Barbara Mannara
por
em

Para os apaixonados por fotografia, o Galaxy S4 Zoom é uma opção interessante. O dispositivo é um híbrido de smartphone e câmera, equipado com lentes Samsung, capazes de registrar imagens com zoom óptico de até 10x. O dispositivo não é barato e pode ser encontrado com preço médio de R$ 1.490. Conheça todos os detalhes do Galaxy S4 Zoom neste review do TechTudo.

Samsung Galaxy S4 Zoom é um híbrido de smartphone com câmera  (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Samsung Galaxy S4 Zoom é um híbrido de smartphone com câmera (Foto: Luciana Maline/TechTudo)




Tela

O display do Galaxy S4 Zoom, um Super AMOLED de 4,3 polegadas, tem cores vibrantes e boa resolução, apesar de ser um "quase" HD (qHD), com resolução de 540 x 960. A tela não é tão sensível ao toque quanto seu irmão top Galaxy S4, mas não decepciona. Mas isso tem um lado positivo: por ser um cameraphone, com manuseio diferente do que um celular comum, a menor sensibilidade evita esbarrões acidentais durante o uso. 

Samsung Galaxy S4 Zoom (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tela do Galaxy S4 Zoom é brilhante e responde bem aos toques (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Um ponto negativo do dispositivo da Samsung é que a tela engordura fácil, e fica logo cheia de marcas de dedo, dificultando na hora de visualizar e registrar fotos. Outro fator é que o display não fica tão nítido quando exposto em ambientes muito claros, sob a luz do sol.

Design

De costas uma câmera, de frente um smartphone. Essa é a melhor definição para o dispositivo equipado com uma potente lente e sensor de 16 megapixels. Merece destaque a presença de um anel giratório na lente, para controlar a distância de zoom desejado. 

Samsung Galaxy S4 Zoom (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Detalhe para o anel giratório na câmera do Galaxy S4 Zoom (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Uma das grandes desvantagens do aparelho está no seu peso, de 208 g, que dificulta o manuseio. Utilizar esse smartphone com apenas uma das mãos, em um ônibus por exemplo, é praticamente inviável, tanto pelo corpo pesado quanto pela sua péssima estrutura, que não oferece uma boa pegada. Nada ergonômico, o smartphone não é confortável para o uso diário. Você não sabe onde colocar as mãos para segurar o aparelho com firmeza, principalmente na hora de digitar mensagens ou fazer postagens nas redes sociais.

Além disso, alguns minutos de conversa já deixam o pulso cansado para segurá-lo ao lado da orelha. Na hora do disparo outro problema: o flash fica muito perto do apoio lateral do cameraphone e, como resultado, acabamos "tampando" com o dedo sem querer.

No dia a dia o smartphone é prático, já que você só precisa carregar um dispositivo em vez de dois: uma câmera e um celular. No entanto, seu visual não ajuda: o aparelho não se equilibra na mesa quando posto de costas, com a lente para baixo. O jeito é virar ao contrário: a tela, que deveria ser a parte mais protegida por ser sensível, acaba tendo que ficar encostada na mesa. Isso pode gerar arranhões, manchas e acúmulo de sujeira. Ao contrário dos outros aparelhos, nos quais a preocupação maior está no display, com o Galaxy S4 Zoom a tensão é dupla: com a tela e a lente traseira. A sorte é que o dispositivo é equipado com Gorilla Glass 3, que garante proteção extra.

O vidro presente na câmera traseira também nos deixa receosos quando o assunto é resistência: não há nenhuma outra proteção, como a tampa presente em câmeras profissionais e semi, por exemplo. No entanto, apesar de manchar facilmente, a lente saiu ilesa de arranhões, mesmo sendo utilizada sem capa protetora. Já o corpo de plástico não passou nos testes: arranhou facilmente, além de ficar com aspecto engordurado.

Samsung Galaxy S4 Zoom (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Galaxy S4 Zoom tem corpo que arranha facilmente durante o uso diário. (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


No geral, o dispositivo está mais para uma câmera do que para um smartphone: todo seu visual é desenhado para fotografar. Até as entradas de bateria e cartões lembram uma máquina digital, com uma tampa de abertura lateral, bem diferente dos celulares tradicionais, nos quais é preciso retirar a parte traseira para trocar chips e bateria.

Desempenho

Ao contrário do famoso Galaxy S4, seu irmão fotógrafo Zoom não é equipado com configurações top de linha. No entanto, o processador dual-core 1,5 GHz do smartphone não deixou o usuário na mão e rodou apps com facilidade, sem apresentar travamentos durante os testes, mesmo com nível de bateria baixo ou memória interna lotada. 

Samsung Galaxy S4 Zoom (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Samsung Galaxy S4 Zoom roda com facilidade aplicativos com seu sistema Android 4.2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O sistema operacional instalado, o Android 4.2 (Jelly Bean), vestiu bem o gadget, deixando a navegação bem rápida, fluida e sem bugs. Jogos populares como Angry Birds, Cut the Rope e Candy Crush rodaram sem problemas e redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, também tiveram bom desempenho de uso. Durante o período de testes, o smartphone só teve que ser reiniciado uma vez.

Personalização

Quem gosta de personalizar o smartphone com cases repletas de cores e figuras não ficará contente quando perceber a quantidade limitada de capinhas para este modelo. A mais fácil de achar é uma capa protetora original da Samsung, que parece mais uma armadura e deixa o aparelho mais pesado do que já é.

Câmera

Esse quesito é o principal atrativo Galaxy S4 Zoom, que é equipado com Samsung Lens. As potentes lentes têm capacidade para até 10x de zoom óptico. Como resultado, o dispositivo registra imagens de excelente qualidade. 

Samsung Galaxy S4 Zoom (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Galaxy S4 Zoom tem boa lente e registra imagens com resolução de 16 megapixels (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Outro ponto que impressiona é a estabilidade, que é muito boa mesmo fotografando da janela de um carro em movimento: as fotos apresentam pouca distorção. Lembrando que cliques com luz natural apresentam melhor resultado do que as registradas à noite.

foto galaxy s4 zoom (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Foto tirada com o Galaxy S4 Zoom em movimento (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


A função de disparos contínuos é a opção perfeita para fotografar atividades em movimento como esportes. Outro recurso interessante é a “foto animada”, no qual são registradas várias imagens, como um tipo de “vídeo”: ideal para se divertir fazendo os populares gifs dos seus amigos e postar nas redes socias. Basta pressionar o botão e aguardar o carregamento finalizar.

foto galaxy s4 zoom (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Foto com zoom máximo de 10x registrada com o Galaxy S4 Zoom (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Algumas das funções do S4 Zoom que merecem ser listadas são:

- O potente zoom, como destacado no próprio nome do smartphone, é o artista principal. O recurso pode ser controlado por meio de um anel giratório na lente, dando a sensação de estar clicando com uma câmera “semiprofisssional”. Com capacidade para 10x de aproximação óptica, o resultado é surpreendente: mesmo com objetos em movimento, as fotografias ficam nítidas. No entanto, ela funciona melhor com objetos distantes e grandes. Tentar dar foco máximo em algo pequeno, como uma caneca, e com distância próxima, vai custar um tanto de tempo.


galaxy s4 zoom (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Exemplo de foto sem zoom (à esquerda) e com aproximação máxima de 10x (à direita) registrada com o Galaxy S4 Zoom (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



- No menu "Modo Inteligente", existem 25 recursos de personalização conforme o ambiente: macro, alimentos, festa/interior, esportes, HDR, panorama, queda de agua, foto animada, ação, apagador, foto com som, silhueta, por do sol, noturno, fogos de artifício, traços de luz, modo inteligente, embelezar rosto, melhor foto, disparo continuo, melhor face, foto infantil, paisagem, amanhecer e neve.

Opções não faltarão na hora do clique. O HDR, por exemplo, deixa as fotos mais brilhantes e com cores vivas. No entanto, tem melhor resultado em ambientes mais tranquilos, como paisagens de campo por exemplo. Caso contrário, as imagens ficarão borradas com facilidade. Além disso, não dá para ter pressa: esse recurso demora mais para processar do que o disparo tradicional.

Samsung Galaxy S4 Zoom (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Samsung Galaxy S4 Zoom tem recursos avançados de configuração e ajuste de câmera, que lembram uma "semi-profissional" (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

- No menu “Meu modo” é possível fazer diversas configurações e ajustes personalizados, como alteração de ISO, abertura da lente, exposição de luz entre outros recursos mais avançados.

- Atalho para câmera: basta pressionar o botão de disparo para abrir o aplicativo. No entanto, o recurso só funciona se o celular estiver com a tela desbloqueada. A câmera frontal de 1,9 megapixels tem qualidade mediana, ideal para vídeo-conferências em apps como o Skype. O flash xênon ilumina bem objetos com uma distância de até 5 metros e em pouca luz artificial mantém as fotografias sem granulação.

foto galaxy s4 zoom (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Foto registrada com o Galaxy S4 Zoom tem bons balanços de luz e cores (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)



Além de todos os recursos de fotografia, o Galaxy S4 Zoom ainda filma em Full HD: a gravação não fica granulada com facilidade e o resultado é excelente, tanto em vídeo quanto na captação de áudio. O problema está na função de zoom, que apesar de funcionar durante a filmagem acaba deixando o vídeo com travamentos: se você aproximar por meio do anel na lente, os bugs são mais visíveis do que por meio da pela lupa na tela. Além disso, a imagem perde o foco durante a ação de zoom, mas se ajusta automaticamente em seguida.

Samsung Galaxy S4 Zoom (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Galaxy S4 Zoom filma em Full HD (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Um ponto que deixa a desejar é a demora para o disparo acontecer, principalmente após o ajuste de zoom. Se quiser registrar alguma coisa com pressa, isso pode te atrapalhar bastante. 

Funcionalidades 

A qualidade da ligação é boa, tanto para o dono do celular quanto para quem está do outro lado da linha. Mesmo em locais com bastante barulho, é possível ouvir bem a conversa.

Já quando o assunto é segurança, dispositivo opções de sobra. Dentre elas está o recurso de “desbloqueio facial”: ele até que funciona mas não é nada prático, porque demora para ler seu rosto, isso quando reconhece, e só funciona em ambientes claros por causa do uso da câmera frontal. E o pior: logo de início é avisado que alguém parecido com você pode desbloquear o aparelho. No final, acabamos colocando a senha mesmo, por ser mais rápido.

Estão disponíveis ainda o desbloqueio por “rosto e voz”, “Padrão” que traça desenho ligados por pontos na tela,  “Pin”, (apenas números), senha (números e letras), ou o “Deslizar” que não precisa de codificação para liberar o uso.

Samsung Galaxy S4 Zoom tem diversas opções de segurança e recurso de controle por voz (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Samsung Galaxy S4 Zoom tem diversas opções de segurança e recurso de controle por voz (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O player de música foi muito bem pensado no sistema que equipa o Galaxy S4 Zoom. Basta conectar o plugue dos fones de ouvido para surgir, no feed superior, alguns ícones de atalho como o próprio tocador, Google Drive e o navegador. Além disso, enquanto você está ouvindo suas músicas é possível fazer comandos básicos sem ter que desbloquear o aparelho: uma janela estilo “pop up” aparece no topo com as funções de play, pausar, retroceder e avançar a faixa.

O controle por voz do smartphone interage com você de forma interessante mas só funciona se o comando for falado perto do microfone do aparelho. O recurso lembra a Siri do iPhone. Mas, apesar de tentar ser espontânea, a assistente tem uma voz nada natural, robótica e precisa de ambientes sem barulho para executar funções como controle de música, ligação e envio de mensagens.

O recurso de câmera e conversa  possibilita utilizar a câmera para registrar imagens e vídeos, com todas as funções de zoom, flash e ajustes, mesmo durante as ligações telefônicas. Além disso, estão completam as configurações do aparelho conectividades como microUSB, microSD, que expande a memória até 64 GB, Bluetooth, NFC, 3G, Wi-Fi e DLNA.

Armazenamento

Os 8 GB de espaço interno decepcionam. Com uma câmera que registra imagens e vídeos com alta qualidade, esse pouco armazenamento, que lota rapidamente, te deixará na mão quando mais precisar. E pior: com a memória no limite as mensagens de apps como WhatsApp e redes sociais, como Facebook e Twitter, não chegam para você. Para receber os recados, voce terá que liberar algum espaço, deletando fotos ou arquivos. Mas existe uma solução, que é comprar um cartão microSD externo de até 64 GB, para suprir o que não veio por dentro.

Aplicativos e interface

A interface da Samsung, com seu visual personalizado do Android colorido e brilhante, está presente nesse modelo. Assim como seus recursos como os populares widgets, que mostram previsão do tempo, data, hora, localização, sugestões de locais próximos e diversos outros serviços. 

Samsung Galaxy S4 Zoom (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Samsung Galaxy S4 Zoom tem pouco armazenamento interno, apenas 8 GB, para salvar suas imagens de alta qualidade (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O smartphone vem com alguns app já pré instalados, mas a variedade de jogos não anima: apenas Tetris, Plants Vs Zombies e Game of Life. Para serviços, estão presentes os básicos do Google como GTalk, Maps, Gmail, Google+, Tradutor, dentre outros. De resto, o usuário terá que baixar. Um app interessante que já vem no smartphone é o Paper Artist: com ele você pode aplicar molduras, efeitos e filtros nas suas imagens, além de escrever por cima da foto. Outra vantagem, como opção para a Play Store, é a Samsung Apps, uma loja de aplicativos exclusiva para aparelhos da marca.

Entradas e botões

O interessante desse câmeraphone é a entrada para suporte de tripé. Além disso, a bateria e as entradas para cartões SIM e microSD ficam ocultas por uma tampinha lateral, que se abre facilmente, e também abriga a entrada microUSB, mas com acesso externo. O smartphone tem quatro botões físicos (Home, disparo, liga/desliga e volume) e dois sensíveis ao toque com funções de “voltar” e “configurações”.

Detalhe para os botões de liga/desliga, volume e disparo de fotos do Samsung Galaxy S4 Zoom (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Detalhe para os botões de liga/desliga, volume e disparo de fotos do Samsung Galaxy S4 Zoom (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Bateria

A duração da carga do Galaxy S4 Zoom é muito boa. Mesmo utilizando durante o dia inteiro funções como câmera, e-mail e redes sociais, a bateria aguentou mais de 15 horas, sem correria para recarregar. Isso é um fator que ajuda bastante em um passeio, por exemplo, para registrar muitas fotos sem se preocupar em ficar com um aparelho descarregado. 

No entanto, se o nível da bateria estiver muito baixo, alguns recursos mais “pesados” são bloqueados para tentar poupar energia até você chegar numa tomada, como o uso da câmera, por exemplo. Isso atrapalha se você quiser priorizar a função de câmera, e te impede de fotografar até o ultimo ponto da bateria. Fora isso, seus 2.330 mAh de potência não decepcionam.

Samsung Galaxy S4 Zoom (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Bateria do Galaxy S4 Zoom aguenta o dia inteiro mesmo tirando fotos com flash, acessando redes sociais e e-mail (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Conclusão

Não é fácil pensar nos prós e contras do Samsung Galaxy S4 Zoom. Por um lado ele é a união de uma câmera com um smartphone, ambos de qualidade intermediária. E isso acaba tendo seu lado prático, por unir os dois equipamentos, livrando a mochila de peso extra. No entanto, o próprio aparelho é pesado e tem um design que não facilita nada no uso diário: ele funciona melhor como câmera do que como celular.

Para quem achou a ideia interessante e gosta de registrar imagens com uma qualidade melhor do que a dos smartphones tradicionais, o dispositivo é boa escolha. O aparelho pode ser encontrado com preço em torno de R$ 1.490, em lojas virtuais e físicas brasileiras.

Tabela com configurações do Galaxy S4 Zoom (Foto: Arte/TechTudo)Tabela com configurações do Galaxy S4 Zoom (Foto: Arte/TechTudo)


Nota TechTudo

NOTA tt
8.4
Design
6
Desempenho
9
Tela
8
Câmera
10
Custo-benefí­cio
9

Prós

  • Boa câmera com zoom;
  • Sistema sem travamentos;
  • Bateria de boa duração.

Contras

  • Pouco armazenamento interno;
  • Corpo de plástico;
  • Demora no disparo;
  • Design não ergonômico.
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Bruno Dias
    2014-08-05T16:04:39

    Descordando de todos os comentarios, eu ja estou com este modelo a uns 4meses e ele não me decepcionou em nenhum momento. Concordo com a maioria das qualificações colocadas pelo TECHTUDO, e sobre a proteção da lente e da tela a capa da Samsung resolve facilmente. Ele é fascinante como câmera: Vídeos e fotos perfeitas. E em duas semanas eu já tinha me acostumado com sua forma e seu tamanho, não é um bicho de sete cabeças. E lógico que ele pode perder para alguns recursos do S4, porém, como o nome já diz o foco dele é a câmera. Depende o que você procura em um Smart-fone.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Oliveira
    2014-05-01T11:03:26

    Esse celular deve ser horrivel não merece ser chamado de S4 com um processador dual core me poupe disso samsung fica lançando varios celulares parecidos com nomes diferentes so pra confundir o consumidor .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wallace Almeida
    2013-10-29T09:18:35   , respondido respondido 2014-04-07T08:52:52

    Lumia 1020 manda lembranças

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wallace Almeida
      2013-10-29T09:18:35   , respondido respondido 2014-04-07T08:52:52

      né? dá até pena dessa gambiarra kkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wallace Almeida
      2013-10-29T09:18:35   , respondido respondido 2014-04-07T08:52:52

      O Lumia 1020 custa mais do que o dobro (já se acha esse S4 Zoom por R$ 869) e vem com um sistema muito inferior.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gustavo Volpe
    2013-10-29T19:38:46

    Não sei o que é mais bizarro, se esse projeto horroroso ou se batizar de S4, pra tentar vender mais. Será que esse negócio vai vender? Ao invés de dar atenção pra S2, S3 e S4, samsung perde muito tempo lançando tranqueira. Resultado, meu S3 ainda não recebeu nem android 4.2, nem 4.3...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sidney Oliveira
    2013-10-29T16:42:26

    JABÁ! Propaganda oportunista que se faz sobre algum produto ou serviço comercial de forma espontânea, mas em momento inadequado. Acho que o Techtudo pensa que somos otários!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário