Celular

NOTA tt
8.2

Review Omnia W

Se você deseja mudar de plataforma mas sem gastar muito, o Samsung Omnia W é a melhor opção. Com o Windows Phone 7.5 Mango, todas as tarefas no smartphone são fluidas e sem lentidões características de outras plataformas.

Paulo Higa
por
em

O Samsung Omnia W é uma boa opção para você experimentar o sistema operacional Windows Phone. O smartphone tem preço e configurações mais modesta do que os tops, sendo o segundo aparelho a chegar ao Brasil rodando a plataforma da Microsoft. Contando com uma boa resposta ao toque e rapidez na execução de aplicativos, o celular é uma boa alternativa aos populares Android e iOS. Confira o review do TechTudo, com os detalhes sobre o Omnia W:

Frente do Samsung Omnia W é simples e agradável aos olhos (Foto: Paulo Higa/TechTudo)Frente do Samsung Omnia W é simples e agradável aos olhos (Foto: Paulo Higa/TechTudo)


Design  

O Omnia W, fabricado pela Samsung, possui um design conservador e sóbrio, com bordas mais retas e cor predominantemente preta. Os botões característicos dos aparelhos com Windows Phone são discretos, e responsáveis pelos comandos de "voltar" e "buscar" são touchscreen, com boa resposta ao toque.

A traseira do aparelho possui partes que não passam boa impressão de qualidade, mas o local que cobre a bateria possui tratamento metálico, com o logotipo prateado da Samsung, passando a sensação de robustez, especialmente considerando que o smartphone possui tela com tratamento Gorilla Glass, com mais resistência a riscos e quedas.

Partes com plástico podem decepcionar, mas o local que cobre a bateria possui acabamento metálico (Foto: Paulo Higa/TechTudo)Partes com plástico do Omnia W podem decepcionar, mas o local que cobre a bateria possui acabamento metálico (Foto: Paulo Higa/TechTudo)

No lado esquerdo, apenas o botão de aumentar/diminuir volume está disponível. No lado direito, temos o botão de ligar/desligar o aparelho e o responsável por adicionar a câmera, que tira fotos com até 5 megapixels de resolução e filma vídeos com resolução de 1280 x 720 (HD).

Desempenho

Apesar de possuir um processador single-core de 1,4 GHz e apenas 512 MB de RAM, o aparelho não decepciona no quesito desempenho. Mesmo diante de concorrentes com processadores dual-core e até 1 GB de RAM na mesma faixa de preço, o sistema é leve e fluido.

A boa resposta do sistema é, em grande parte, devido ao detalhado trabalho que a Microsoft fez no Windows Phone Mango. Mesmo com muitos programas abertos, é possível alternar entre as aplicações de forma bastante rápida. Em jogos populares como Angry Birds, não presenciamos nenhum travamento ou lentidão em fases mais complexas.

Funcionalidades  

Um dos grandes chamativos do Omnia W é a tela. A resolução de 800 x 480 é ótima e traz excelente nitidez. Com tecnologia Super AMOLED e tratamento Gorilla Glass, o brilho é intenso e a interface padrão com fundo preto e texto branco do Windows Phone revela um contraste de cores muito agradável aos olhos. As respostas ao toque são imediatas e a tela suporta comandos multitouch. O tamanho pode ser decepcionante em relação ao HTC Ultimate, que possui 4,7 polegadas, mas é possível manusear o aparelho sem complicações e o dispositivo cai discretamente no bolso da calça.

Tela de Super AMOLED possui bom contraste de cores (Foto: Paulo Higa/TechTudo)Tela de Super AMOLED do Omnia W possui bom contraste de cores (Foto: Paulo Higa/TechTudo)

A câmera possui resolução de 5 megapixels e pode facilmente substituir uma câmera compacta em ambientes mais claros. Quando há pouca luz, no entanto, as fotos podem ficar embaçadas ou com ruídos.

A gravação de vídeo é outro destaque: o aparelho faz filmes com resolução HD, de até 1280 x 720, em 30 frames por segundo. Para usufruir de toda essa qualidade, no entanto, é necessário alterar as configurações da câmera — por padrão, o sistema grava vídeos no formato VGA.

O alto-falante possui som alto e sem distorções. O microfone permite que a pessoa do outro lado da linha escute a sua voz com boa qualidade, sem ruídos. Infelizmente, a Samsung decidiu incluir um fone de ouvido muito simples para um aparelho que custa mais de mil reais, logo, se você pretende ouvir música durante o caminho ao trabalho ou faculdade, recomendamos a aquisição de um fone de melhor qualidade para aproveitar ao máximo as funcionalidades do player de música e vídeo do Windows Phone.

O grande problema do aparelho está no armazenamento de arquivos. No total, são 8 GB de memória, mas muito desse espaço é utilizado pelo sistema operacional, restando ao usuário cerca de 6 GB para músicas, fotos e filmes. Também não há possibilidade de expansão da memória com um cartão, o que pode afastar usuários que gostam de colocar coleções inteiras no aparelho.

Bateria  

O Samsung Omnia W possui ótima bateria. Apesar da atividade mais intensa para testar o aparelho, mesmo após várias publicar vários tuítes, conferir atualizações no Facebook e escutar horas de música, a bateria chegou ficou ainda com quase metade da carga no final do fia, uma excelente marca.

Twitter e outros aplicativos seguem a interface Metro, deixando o visual do smartphone padronizado (Foto: Paulo Higa/TechTudo)Twitter e outros aplicativos seguem a interface Metro, deixando o visual do Omnia W padronizado (Foto: Paulo Higa/TechTudo)

No modo de espera, o smartphone demonstra ter capacidade para permanecer ligado por até dois dias sem a necessidade de recarga. Além disso, o Windows Phone possui o modo de economia de energia, que desativa o recebimento automático de emails e a execução de aplicativos em segundo plano, garantindo mais algumas horas de autonomia.

Custo-benefício  

Com o preço sugerido de R$ 1.299 nas lojas brasileiras, o Samsung Omnia W é uma ótima opção entre os aparelhos na mesma faixa. Ele não fará fotos impressionantes e a loja de aplicativos não deverá ter todos os programas equivalentes aos que você utiliza no iOS ou Android — cabe ao usuário avaliar se a troca compensa ou não. Porém, pela estabilidade do aparelho e velocidade na execução de tarefas, ele é um dos melhores smartphones intermediários que podemos comprar atualmente.

Ficha técnica  

 Tela 3,7 polegadas; Super AMOLED com Gorilla Glass
Resolução
 800 x 480
 Processador Scorpion 1,4 GHz single-core
 Memória RAM
 512 MB
 Armazenamento interno 8 GB
 Sistema operacional Windows Phone 7.5 Mango
 Câmera 5 megapixels com LED flash; frontal VGA
 Peso 115 g




Nota TechTudo

NOTA tt
8.2
Design
9
Desempenho
8
Tela
8
Câmera
7
Custo-benefí­cio
9

Prós

  • Sistema operacional rápido;
  • Câmera de boa qualidade;
  • Som alto e sem distorções;
  • Tela Gorilla Glass.

Contras

  • Falta variedade de apps;
  • Memória interna;
  • Sem expansão de memória;
  • Fone de ouvido básico.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares