Monitor

NOTA tt
8.5

Review Samsung UD590

Confira as nossas impressões sobre o Samsung UD590, um dos primeiros monitores 4K à venda no Brasil. Descubra se vale a pena investir no display da fabricante sul-coreana.

Taysa Coelho
por
em

O monitor UD590, da Samsung, é um dos primeiros a chegar ao mercado brasileiro com a resolução 4K, ou seja, de 3840 x 2160 pixels. Com 28 polegadas, a tela é maior do que a de boa parte dos displays que as pessoa usam em casa. Seu preço, de R$ 3.199, também mostra que, por enquanto, o dispositivo é voltado para profissionais que desejam investir em uma imagem de qualidade.

Samsung UD590 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)O modelo de monitor UD590, da Samsung (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


Design

Apesar de grande, o UD590 é bem leve (são apenas 5.65Kg), podendo ser transportado de um lado para o outro com facilidade. O aparelho vem na caixa com a base separada, mas a mesma pode ser encaixada facilmente pelo usuário. Mas o material que serve de apoio à tela é uma espécie de plástico, que, inclusive, passa um ar de fragilidade. Ela não parece muito firme para aguentar um display daquele tamanho. Durante os testes, não ocorreu nada que comprovasse a impressão, mas deixa a incógnita do porquê a peça não tem uma base melhor estruturada. Além disso, ela não permite regular a angulação ou a altura da tela, deixando-a fixa em uma mesma posição.

O monitor é todo em preto e tem o contorno em prata, da mesma cor da base. O design se assemelha aos demais monitores, mas ele conta com o botão de ligar e desligar situado na traseira. Movimentando esse mesmo botão para cima, para baixo ou para os lados, é possível acessar as configurações da tela, como luminosidade, acessar o modo PIP (que permite conectar dois computadores simultaneamente), colocar em modos adequados a determinado tipo de uso (como jogo), entre outras opções.

O monitor Samsung UD590 tem uma base de plástico que parece bastante frágil (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)O base de plástico do monitor UD590 parece bastante frágil (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Talvez um botão frontal ou lateral tivesem melhor acesso e facilitassem os ajustes. Mas o fato de estar na parte de trás da tela não chega a ser um problema. Dentre as conectividades presentes estão duas entradas HDMI, uma Display Port e uma para fones de ouvido. Não há saída de som nem portas USB, que pode ser um problema para alguns.

O famoso 4K

O Samsung UD590 tem detalhes em prata e é bem fino (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)O Samsung UD590 tem detalhes prateados e é bem fino (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


À primeira vista, a imagem 4K - resolução quatro vezes superior ao Full HD - pode não parecer muito surpreendente. Mas, ao compará-la rapidamente com uma em qualidade inferior, fica claro como as cores e o brilho do que é exibido na tela são muito mais nítidos. No entanto, para usufruir de vídeos com essa qualidade, é necessário uma série de itens.

Antes de tudo, é preciso ter um computador com processador e placa de vídeo potentes o suficiente para suportar a resolução. Também é importante que a máquina tenha saída com suporte a 4K ou uma Display Port. Outra barreira está no fato de a produção de vídeos em Ultra HD ainda ser muito pequena - há algumas opções no YouTube e apenas para assinaturas norte-americanas do Netflix.

O monitor Samsung UD590 tem duas entradas HDMI e uma DisplayPort (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)O monitor Samsung UD590 tem duas entradas HDMI e uma DisplayPort (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


No entanto, os 3840 x 2160 pixels, aliados 1 bilhão de cores suportadas e brilho de 370cd/m² chamam a atenção de quem passa pelo monitor. É bem verdade que os especialistas dizem que para o 4K ter seu melhor aproveitamento, é importante que as telas tenham mais de 60 polegadas. Mas não é possível imaginar um monitor tão grande. Portanto, as 28 polegadas são capazes de capturar a nitidez e pureza da imagem em Ultra HD. Em alguns momentos, as imagens parecem saltar da tela, de tão nítidas.

Unico botão do Samsung UD590 fica na parte de trás do monitor (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Unico botão do Samsung UD590 fica na parte de trás do monitor (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

No entanto, tanto brilho e cores vivas em uma tela tão grande podem incomodar quem não está acostumado com um monitor desse tamanho. Durante os testes, algumas vezes, incomodou a visão e foi necessário se afastar um pouco da tela para ver confortavelmente. Por ser uma tela bem grande — além da ótima resolução —, o aparelho pode ser uma boa opção para quem trabalha com edição e tratamento de fotos e vídeos, permitindo ver bem todos os detalhes. Mas, durante o uso cotidiano, para navegar na Internet, por exemplo, o display pode ser facilmente dividido em duas ou mais partes, como se fossem dois monitores em uma.

No entanto, para assistir a vídeos ou jogar vídeo games, essas características podem ser ideais. Durante os testes, conectamos o aparelho a um Playstation 3 e o usamos em modo de jogo. A imagem, de fato, ficou mais nítida, mas a experiência ficou, segundo os jogadores, abaixo das expectativas, se comparada a outras telas.

Custo-benefício

O Samsung UD590 tem um bom preço, se levarmos em conta a resolução e seu tamanho, porém o aparelho, por enquanto, parece ser uma melhor opção para quem trabalha com programas de edição. Isso porque, no momento, ainda são poucos os vídeos disponíveis em 4K, tanto na Internet quanto em outros meios. Há alguns conteúdos no YouTube e nas contas norte-americanas do Netflix, mas não justificariam o investimento.

Além disso, para usufruir plenamente da capacidade da tela, é necessário ter um hardware potente e um aparelho com saída que suporte a tecnologia Full HD. Ou seja, o investimento não fica só por conta do display, mas também de um aparelho capaz de aguentar tudo o que o monitor oferece. Para quem está disposto a gastar um dinheiro para conferir toda a qualidade do 4K em casa — por mais que ainda haja pouco conteúdo —, o UD590 é, sim, uma boa escolha.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.5
Design
8
Funcionalidades
9
Desempenho
10
Custo-benefício
7

Prós

  • Preço
  • Ótima imagem

Contras

  • Não tem porta USB nem saída de som
  • Base frágil, instável e sem opção de nivelamento e angulação
  • Necessário um bom PC para rodar conteúdo em 4K
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Lima
    2014-09-28T13:38:46

    QUAL A TAXA DE ATUALIZAÇÃO ?

  • Leandro Lacerda
    2014-09-24T15:06:38

    Blz, mas avisa quando realmente estará disponível já que nenhuma loja grande, ou até mesmo os comparadores Buscapé ou Econovia, ouviram falar do monitor.

  • Lord Acton
    2014-09-19T18:09:04  

    Pessoal não entende de nada de resolução, eu com o monitor aqui de 21 polegadas já consigo ver os pixels da tela. Lógico que há grande otimização numa tela 4k, os pixels são imperceptíveis mesmo se você chegar bem perto da tela. Esse monitor 4k de 28 polegadas é ideal pois equivale a uma TV de 70 polegadas vista de longe

    recentes

    populares

    • Lord Acton
      2014-09-19T18:09:04  

      Finalmente alguém que entende fez um comentário útil. Pessoal quer comparar monitor com tv, sendo que monitor vc usa a cerca de 80 cm de distância!

  • Thiago Rodrigues
    2014-09-19T11:21:33  

    Monitor 4k com 28 polegadas? Samsung mais uma vez se aproveitando dos trouxas....

    recentes

    populares

    • Thiago Rodrigues
      2014-09-19T11:21:33  

      Pior que vai ter gente comprando viu..... OSTENTAÇÃO não tem limites...rsrs

    recentes

    populares

    • Thiago Rodrigues
      2014-09-19T11:21:33  

      Pior é que ainda tem gente que acha que se nota a diferença de qualidade em uma monitor fullhd do mesmo tamanho.

  • Rodrigo Valim
    2014-09-19T22:59:24

    ...é um dos primeiros a chega ...que as pessoa usam. O que é isso Taysa? Muito feio.

  • Marcelo
    2014-09-19T17:39:03

    esse negocio de resolução/polegadas depende tbm da distancia que vc vai usar o aparelho... para TVs sim, 4k só serve para TVs acima de 70" por causa da distancia que vc assiste.... em um monitor você fica mais perto da tela... então essa de 4k não é nenhum exagero... (pode ser pelo custo/beneficio.. mas da sim pra ver a diferença entre um full hd e um 4K)

  • Vanderlei Longuini
    2014-09-19T15:11:02

    Vou comprar um, quando estiver R$ 800,00

  • Sun Sung
    2014-09-19T13:14:26

    Faltou informar a quantidade de Heartz, se é boa para games?