Celular

NOTA tt
7.0

Review Samsung Wave

Digamos que você procure por um smartphone com acesso à internet e tela sensível ao toque, mas não faz questão dos medalhões com Android e iOS. Para onde recorrer? Talvez a sua melhor opção seja experimentar o Samsung Wave, primeiro aparelho da empresa sul-coreana equipado com o sistema operacional Bada a chegar ao Brasil. No entanto, custando ...

Bruno do Amaral
por
em

Digamos que você procure por um smartphone com acesso à internet e tela sensível ao toque, mas não faz questão dos medalhões com Android e iOS. Para onde recorrer? Talvez a sua melhor opção seja experimentar o Samsung Wave, primeiro aparelho da empresa sul-coreana equipado com o sistema operacional Bada a chegar ao Brasil.

No entanto, custando em média R$ 1.900 desbloqueado, é bom conhecer melhor o aparelho antes de comprá-lo as cegas. Afinal, configuração robusta é uma coisa, performance é outra - ainda mais com o preço não tão em conta, o que gera comparações inevitáveis com os rivais.

Samsung Wave (Foto: Divulgação)Samsung Wave (Foto: Divulgação)

Hardware

É onde o Samsung Wave realmente se destaca. Seu processador ARM Cortex A8 de 1 GHz é o mesmo usado para equipar o iPad. A memória interna é de 2 GB, mas ele oferece suporte a cartão microSD de até 32 GB. A bateria tem autonomia excelente, capaz de aguentar mais de três dias em modo de espera. Mas é uma pena que isso não possa ser aproveitado em toda sua plenitude.

Tela

O Samsung Wave vem equipado com a mesma tela Super AMOLED do Galaxy, com 3,3 polegadas, resolução WVGA de 800 x 480 e 16 milhões de cores. É uma configuração de respeito, capaz de exibir imagens de alto contraste e super nítidas. Infelizmente ele não possui a mesma densidade de pixels do Retina Display, do iPhone 4, mas dá conta do recado para ler e assistir a vídeos mesmo sob o sol.

Claro, a tela também é sensível ao toque múltiplo, permitindo o uso de recursos como o de "pinça" para aplicar o zoom em alguma página da web. A funcionalidade é boa, embora o efeito não seja tão suave quanto nos rivais. Mas aí a culpa não é do display.

Sistema operacional

Sistema operacional Bada (Foto: Divulgação)Sistema operacional Bada (Foto: Divulgação)

O sistema operacional proprietário da Samsung não é tão conhecido no Brasil, mas ele não choca nenhum usuário novato que já tenha utilizado o iOS ou o Android alguma vez na vida. Os aplicativos, dispostos tradicionalmente em ícones, podem ser acessados rapidamente ao apertar o botão "home". A maioria já vem pré-instalada e, muito possivelmente, será justamente os que você mais vai querer utilizar.

O Wave apresenta, ainda, dez telas de início que podem ser configuradas com widgets como Gmail, Google Maps, calendário, notícias e previsão do tempo. Nessa hora, o Bada funciona suavemente.

Além disso, a empresa não dormiu no ponto, e oferece apps do Twitter e de redes sociais como Orkut e Facebook nativamente. Todos funcionam de forma satisfatória, embora não tenham a fluidez e a interface intuitiva como os da concorrência, e isso é o seu principal calcanhar de Aquiles.

O sistema operacional é, para dizer o mínimo, "canhestro". É nítido que o Wave se esforça para mostrar as mais belas imagens em sua tela, mas o software simplesmente não utiliza esse potencial. O aplicativo do Twitter é medonho, pior ainda do que a versão mobile do microblog. O YouTube em nada lembra a experiência confortável no Android e no iOS, exibindo o vídeo em baixa resolução, com pixels enormes aparentes - um grande desperdício para uma tela Super AMOLED.

Outro ponto muito aquém das expectativas é o teclado virtual. Contrariando todos os modelos em qualquer dispositivo, ele localiza a tecla "Enter" (ou na função equivalente) no lado esquerdo. Isso gera várias tentativas frustradas na hora de digitar algo, obrigando o usuário a refazer tudo algumas vezes. Pode até ser uma questão de costume, mas muito mais fácil seria adequar o software ao padrão internacional.

Câmera

Se o Bada não agrada tanto, a câmera já escreve outra história. Capaz de tirar fotos com 5 megapixels, ela brilha mesmo é com a gravação de vídeos HD, com resolução de 720p. Não só isso, como ainda dá a opção de utilizar o Flash LED também na captura de vídeos. A qualidade da imagem você pode conferir abaixo.


Multimídia

O player de vídeo consegue reproduzir tranquilamente arquivos em alta definição, mas há um aspecto estranho de pixelização inesperada. É um problema parecido com o ocorrido no YouTube, mas tolerável.

Comm reprodutor de músicas, o Wave consegue executar bem a função. O par de fones de ouvido intra-auriculares que o acompanha dá conta do recado, embora não funcione normalmente em outros aparelhos (o som fica mono, possivelmente pelo conector não se encaixar tão profundamente). De qualquer forma, é bom mexer nas equalizações pré-definidas para poder utilizar todo seu potencial: Recomendamos a configuração de equalizador Rock com Efeito Bass Enhancement. E desligue a função virtual "5.1ch" tocando no canto superior abaixo da barra de status do aparelho. Ela não acrescenta muito.

Redes

Com suporte à rede GSM Quad Band, a experiência de se fazer ligações é bem melhor do que em um iPhone. O áudio é claro e não há grandes problemas para ouvir e ser ouvido. Ponto positivo também para o viva-voz, que deixa a chamada tão nítida quanto no modo normal. A conexão pode ser 3G (HSDPA de 3,6 Mbps) ou Wi-Fi 802.11 b/g. Ele ainda possui GPS e Bluetooth 3.0, e uma boa surpresa: resta aparecerem acessórios compatíveis com o sistema.

Ficha técnica

Tela Super AMOLED 3,3 polegadas
Resolução de tela 800 x 480 pixels
Sistema operacional Bada
Rede GSM/EDGE/3G
Armazenamento 2 GB, cartão microSD de até 32 GB
Câmera 5 megapixels com vídeo 720p
Flash Sim (LED)
Conectividade Wi-Fi 802.11 b/g, Bluetooth 3.0, USB 2.0
Sincroniza com PC Sim
Dimensões 118 x 56 x 11 mm
Peso 118 g
Itens inclusos Cabos USB, recarregador, manual do usuário

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
9
Desempenho
9
Custo-benefí­cio
6

Prós

  • * Configuração robusta
  • * Grava vídeos em 720p
  • * Tela com ótima imagem
  • * Player de áudio
  • * Boa autonomia

Contras

  • * Sistema operacional ruim
  • * Navegação na web fraca
  • * Player de vídeo
  • * Preço alto
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares