Armazenamentos

NOTA tt
9.3

Review Seagate Expansion

HD externo tem alta capacidade de armazenamento e velocidade de transferência de arquivos.

Helito Bijora
por
em

O Seagate Expansion de 4 TB é uma ótima opção de HD externo para quem busca velocidade de transferência de dados e capacidade de armazenamento. Com conexão USB 3.0, o usuário pode copiar arquivos com um desempenho superior a outros dispositivos do gênero.

HD externo de 1TB à prova d’água, poeira e quedas chega ao Brasil

Por outro lado, as dimensões, o peso e a necessidade de conectar o HD na tomada fazem da linha Expansion uma péssima escolha para quem busca mobilidade. O ideal, nesse caso, é optar por outros modelos da própria Seagate ou outras fabricantes, que trazem opções compactas e leves.

HD externo de 4 TB tem acabamento em plástico com texturas nas laterais (Foto: Helito Bijora/TechTudo)HD externo tem acabamento em plástico com texturas nas laterais (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Design

A aparência de toda a linha Seagate Expansion segue um mesmo padrão, com diferenças apenas no tamanho e peso entre os modelos de 2 TB, 3 TB, 4 TB e 5 TB. Trata-se de um acabamento em plástico preto fosco, em formato retangular e com texturas nas laterais.

Seagate Expansion precisa ser conectado na tomada (Foto: Helito Bijora/TechTudo)Seagate Expansion precisa ser conectado na tomada (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

No caso da versão de 4 TB, as medidas são de 17,6 cm de comprimento por 12,0 cm de largura e espessura de 3,6 cm. Apesar das dimensões serem grandes, o HD foi desenhado para ficar em pé, o que contribui para que o disco ocupe pouco espaço na mesa de trabalho.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

O peso de 950 gramas é apenas do HD. Entretanto, além do aparelho, o usuário precisa carregar uma fonte de alimentação que deve ser ligada à tomada para que o disco funcione. O conjunto passa facilmente de 1 kg, um volume a ser considerado caso o usuário precise levar o HD na mochila.

Conexão do HD: USB 3.0 e entrada de energia (Foto: Helito Bijora/TechTudo)Conexão do HD: USB 3.0 e entrada de energia (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Desempenho

Por ter uma porta USB 3.0, a velocidade de transferência de dados entre o HD e o computador é bem rápida – até mais que outros HDs externos da Seagate com o mesmo tipo de conexão. Nos testes, o disco atingiu a velocidade de 170 MB/s tanto para a leitura quanto para a gravação. Isso significa que você poderá transferir arquivos grandes, como vídeos em alta definição, em questão de segundos.

Teste de velocidade de leitura e gravação de arquivos (Foto: Helito Bijora/TechTudo)Teste de velocidade de leitura e gravação de arquivos (Foto: Helito Bijora/TechTudo)


Conclusão

O Seagate Expansion de 4 TB é uma ótima opção para quem busca um HD externo com alta velocidade de transferência de dados e grande capacidade de armazenamento, seja para guardar arquivos pessoais, vídeos ou fazer backups. No entanto, as dimensões, peso e necessidade de conectá-lo a uma tomada podem inviabilizar o uso para quem precisa carregar o HD de um lado para o outro. 

O produto tem preço médio de R$ 1.000 em lojas brasileiras, mas, com descontos, pode ser encontrado por um valor até 30% menor. Nesse caso, a relação entre custo e benefício pode ficar bem mais interessante, principalmente se comparado com HDs externos de menor capacidade e menor velocidade de leitura e gravação.

HD externo não permite transferência de arquivos, o que fazer? Comente no Fórum do TechTudo


Nota TechTudo

NOTA tt
9.3
Design
9
Funcionalidades
10
Desempenho
10
Custo-benefício
8

Prós

  • - Design simples e bem acabado
  • - Boa velocidade de transferência de dados

Contras

  • - Grande e pesado
  • - Precisa conectar na tomada
  • - Faz barulho
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Julio Baretta
    2016-02-22T13:25:15

    ELES SÓ ESQUECEM DE AVISAR QUE SE O HARDWARE AONDE VOCÊ FOR USAR ESSE HD NÃO TIVER A MESMA TECNOLOGIA. NÃO VAI DAR CERTO.....