Jogos de ação

NOTA tt
8.0

Review Sleeping Dogs

Não seria justo falar de Sleeping Dogs, um game no qual o jogador comete crimes em uma cidade grande, e não colocá-lo lado a lado com a franquia mais famosa desse estilo: Grand Theft Auto. Confira a seguir os pontos fortes e fracos de Sleeping Dogs.

Alexandre Silva
por
em

Jogos com mundo aberto são comuns hoje em dia, mas poucos são divertidos a ponto de se consagrarem no gênero. Desenvolver títulos desse tipo é um dos maiores desafios dos desenvolvedores. A produção de Sleeping Dogs foi um grande desafio. Um projeto que havia se iniciado com outro nome (True Crime: Hong Kong), foi cancelado devido a problemas com o antigo estúdio, e ressuscitado pela Square Enix, que apostou na qualidade da franquia – e acertou.

Sleeping Dogs (Foto: Divulgação) (Foto: Sleeping Dogs (Foto: Divulgação))Sleeping Dogs (Foto: Divulgação)

Por isso Sleeping Dogs não é considerado uma nova franquia, apenas tem um novo nome. Dessa forma, existem diversos elementos trazidos dos antigos jogos da série: True Crime – Streets of LA e New York City – para a análise se tornar ainda mais justa, as maiores comparações serão feitas com base nestes títulos, acompanhando a evolução da série.

Contudo, não seria justo falar de um game no qual o jogador comete crimes em uma cidade grande e não colocá-lo lado a lado com a franquia mais famosa desse estilo: Grand Theft Auto. Confira a seguir os pontos fortes e fracos deste jogo, que traz muita imersão em alguns pontos e decepciona bastante em outros.

Sleeping Dogs (Foto: Divulgação) (Foto: Sleeping Dogs (Foto: Divulgação))Sleeping Dogs tem o mesmo estilo de jogo da franquia GTA (Foto: Divulgação)

Protagonista de duas caras

A história de Sleeping Dogs se passa em Hong Kong, e o jogador encarna o detetive Wei Shen, que foi transferido da polícia dos Estados Unidos para o Departamento de Tríades da polícia local. Sua especialidade é ser um agente infiltrado, e suas qualidades são ideais para tentar se envolver na Tríade fictícia Sun On Yee, que foi claramente baseada na Tríade real Sun Yee On.

Wei Shen teve uma infância difícil e solitária, sempre envolvida com membros da Tríade e contando a ajuda de seu melhor amigo, Jackie Ma. O protagonista desenvolveu um desvio de personalidade com o passar dos anos, que faz com que ele não sinta remorso em várias de suas ações, sejam elas boas ou más.

Tal desvio permite que Wei possa realizar missões para a polícia, mas também ajudar os membros da Tríade em assassinatos e outras atividades sinistras, fazendo com que o detetive se beneficie do melhor de dois mundos e nunca se mostre completamente leal a nenhum deles – um personagem com uma personalidade perfeita para o jogador se divertir.

Sleeping Dogs (Foto: Reprodução) (Foto: Sleeping Dogs (Foto: Reprodução))Personalidade ambígua do protagonista de Sleeping Dogs garante diversão aos jogadores (Foto: Reprodução)

Cultura chinesa abundante

O enredo de Sleeping Dogs lembra os filmes policiais chineses, em que praticamente tudo é resolvido na base de socos e chutes. Poucos são os momentos em que Wei empunha uma arma de fogo, se comparados com os momentos de pancadaria incessante. O maior foco na luta corpo a corpo também é demonstrado na jogabilidade, que é bem mais fluída e precisa do que durante os momentos de tiroteio.

As lutas são o ponto mais forte do jogo, pois foi utilizada uma fórmula de combos e contra-ataques já vista em outros jogos de sucesso, como Batman: Arkham City. Isso mesmo, você aplica normalmente seus combos, mas se algum inimigo ameaçar te dar um soco pelas costas, você verá um sinal de que o ataque está chegando, e poderá apertar o botão de contra-ataque, fazendo com que Wei reaja adequadamente ao golpe, de acordo com sua posição em relação à vítima.

O sistema de luta já visto nos jogos do Homem Morcego recebe alguns aprimoramentos em Sleeping Dogs. Além do básico já citado, também é possível agarrar os inimigos pelo colarinho e arrastá-los para pontos específicos do mapa, onde dá para finalizá-los de maneiras brutais. E essa brutalidade é no sentido literal, algo que Batman jamais faria com algum vilão. As possibilidades são muitas: de cabeças trituradas em ventiladores a esmagamentos e empalações. As finalizações dão pontos extras ao jogador e tornam as lutas mano a mano ainda mais divertidas e sangrentas.

Sleeping Dogs (Foto: Reprodução)São poucos os momentos de tiroteio em Sleeping Dogs. O foco está na luta corporal (Foto: Reprodução)

O mesmo não pode ser dito do combate com armas de fogo. A mira não é bem calibrada, e o que deveria ser o centro acaba sendo o canto da mira. Depois de alguns testes realizados, chegou-se na conclusão de que isso é um erro de calibragem, e não é uma assistência de mira - comum em jogos de tiro nos consoles. Felizmente, este erro pode ser corrigido com uma possível atualização.

Wei pode roubar veículos e colecioná-los na garagem. O controle dos carros e motos é decente, embora tenha alguns problemas e seja um pouco diferente de GTA 4, por exemplo. Existe um botão de drift que faz com que o veículo deslize nas curvas, e deve ser usado com cuidado para evitar acidentes.

Sleeping Dogs (Foto: Reprodução)Controle de veículos  de Sleeping Dogs é bom e difere um pouco do de GTA (Foto: Reprodução)

Já o controle de lanchas e outras embarcações aquáticas deixa um pouco a desejar, quando o assunto é “sair” do barco. É difícil atracar em algum lugar, mesmo que o jogo te dê instruções de como executar o movimento pressionando um botão. Um outro detalhe a ser notado é a dificuldade de cair das motos. Batidas em alta velocidade muitas vezes não fazem com que Wei saia voando, como era esperado acontecer. Independente do veículo escolhido, a sensação de controle é bem menos polida do que na franquia da Rockstar, especialmente na movimentação da câmera.

Conforme Wei compra alguns veículos, eventos paralelos aparecem no mapa. Grande parte deles são corridas clandestinas que dão pontos de experiência para o personagem. Já os outros são voltados de certa forma para a cultura chinesa. É possível apostar em brigas de galo, jogar uma mistura de mahjong com pôquer (poker mahjong) e até cantar no karaokê. Também há eventos que envolvem hackear câmeras de segurança e usá-las para capturar traficantes de drogas, através do circuito interno que fica em seu apartamento.

Sim, é o que você está pensando. (Foto: Reprodução)Em certos cenários de Sleeping Dogs, é possível fazer finalizações brutais (Foto: Reprodução)

Assim como em GTA, você também pode adquirir propriedade em Sleeping Dogs. Wei terá diversos lugares seguros para passar as noites, e suas moradias podem ser decoradas com itens que são encontrados em vendedores por toda a cidade.

Por falar em pontos de experiência, esta se divide em três categorias no jogo: experiência com a Polícia, experiência com a Tríade e a experiência “Face”. Ao completar ações que beneficiam a polícia ou os bandidos, ganha-se pontos respectivos a eles, e a Face é a experiência obtida ao ajudar pessoas na cidade, realizando diversos favores.

Hong Kong: Terra da chuva

Sleeping Dogs (Foto: Reprodução)Efeito de chuva de Sleeping Dogs impressiona pela beleza (Foto: Reprodução)

Os gráficos de Sleeping Dogs superam muito os seus antecessores, por razões óbvias de época. Existe um pacote de texturas em alta definição que pode ser baixado gratuitamente na versão PC, para quem se importa com tantos detalhes. A cidade de Hong Kong é retratada com bastante qualidade gráfica, mesmo que de uma forma fictícia. São distritos com nomes reais, ordenados no mapa de uma forma única para o jogo.

Os efeitos de chuva são o que há de mais bonito a se apreciar na cidade, tanto durante o dia quanto durante a noite, embora praticamente todos os dias caia uma chuva de várias horas de duração. Se é assim na vida real por lá, não se sabe. Mas se for, então todo mundo deve levar um guarda-chuva para qualquer lugar – um mero detalhe sem grande importância.

Acostume-se a lavar suas roupas com frequência depois de um dia de trabalho (Foto: Reprodução)Acostume-se a lavar suas roupas após um dia de trabalho (Foto: Reprodução)

As pessoas no jogo – e especialmente o protagonista Wei – possuem variações na pele e roupas quando se molham ou ficam sujos de sangue, algo bem comum durante as pancadarias. É legal ver seu personagem todo sujo de sangue (dele próprio e dos adversários que espancou), e continuar na sua roupa mesmo depois de muito tempo, só saindo depois que elas são lavadas em seu apartamento.

Em contrapartida, as expressões faciais de todos os personagens são bem pobres, com uma sincronia labial ainda pior em algumas cutscenes. Como de costume, o maior desafio para motores gráficos avançados é a criação fiel de seres orgânicos, sem que eles se pareçam com bonecos de plástico.

Dois destinos e um final

Sleeping Dogs (Foto: Reprodução)Enredo linear de Sleeping Dogs pode desagradar jogadores dos antigos True Crime (Foto: Reprodução)

O maior ponto negativo de Sleeping Dogs não chega nem a ser os problemas com a mira ou alguns bugs durante a movimentação do personagem pelo mapa, mas sim a quebra de uma tradição na franquia True Crime: a escolha de finais de acordo com suas ações.

Resumidamente, o jogador pode fazer tarefas para a Polícia ou para a Tríade, ganhando experiência em cada um dos lados, mas a história vai acabar colocando o jogador para seguir apenas um caminho específico, deixando todo o enredo mais linear e com um único final disponível. Tal fato pode desestimular os jogadores (especialmente os que jogaram os antigos True Crime) a decidir qual “lado da Força” escolher, sendo que não importa o que você faça, o desfecho vai ser sempre o mesmo.

Conclusão

Sleeping Dogs é um bom jogo que rende dezenas de horas de diversão, ao realizar missões e coletar diversos itens espalhados pela cidade. Mas as falhas de desenvolvimento parecem ter sido herdadas do antigo projeto True Crime: Hong Kong. O que salva o título é a sua forte narrativa e o sistema de lutas bastante funcional, mas não seria justo ignorar os problemas citados, que dificultam a consideração do jogo como um possível clássico, como a franquia da Rockstar.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
9
Jogabilidade
7
Diversão
8
Som
8

Prós

  • - Sistema de lutas bem feito
  • - Bons gráficos e efeitos climáticos
  • - História interessante

Contras

  • - História interessante, porém linear
  • - Problemas com a mira
  • - O controle dos veículos
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Rodrigues
    2014-01-03T21:36:06

    Sem comparação que o jogo da uma surra do GTA IV q decepcionou muito. Porém nao é um jogo para se comprar a franquia de GTA, e sim uma plataforma semelhante mas q inclui toda uma tradição Hong Konguiana fazendo dele um jogo inedito com uma história maravilhosa e jogabilidades proprias. Recomendado só nao pode ser comparado ao GTA V, ta para nascer um jogo tao perfeito quanto o tal.

  • Alessandro Quintanilha
    2012-11-13T11:54:07

    Review fraco. Primeiramente, não é possível roubar veículos e guardar, só se pode botar na garagem os carros e motos comprados. Outra coisa, ele não é clone de GTA, pelo contrário é um sanbox original que inclui o melhor de vários estilos. Mistura mundo aberto com artes marciais, suspense, peseguição, saltos e manobras no jogo magnífico. Todo mundo que joga fica impressionado. Um dos melhores jogos do ano, muito superior ao gta iv.

  • Alexandre Perboni
    2012-10-16T14:44:22

    quem fez esse review deve ser um ótimo cozinheiro, pq gamer... tá longe de ser... comparar algo a GTA descaracteriza o jogo em si...

  • Daniel Ribeiro
    2012-09-20T10:47:12

    Sem dúvidas um jogassooooo, tenho o jogo e acordo 1 hora antes de trabalhar para jogar um pouquinho. Nota 9 pelo fato do controle dos carros ser um pouco fraco.

  • Joao Paulo
    2012-09-19T16:08:39

    Mais uma análise ridícula ...JOGASSO!!

  • Johnny Rocha
    2012-09-16T13:09:30

    tem um estilo parecido com gta, mais acho gta melhor, ainda mais os graficos dos carros etc, fora q durante a luta as vezes acontece de pressionar o botao pro cara bater e ele fica parado apanhando

  • Jonas Santos
    2012-09-15T09:09:19

    Olha o redator falou a verdade sobre dirigir os carros ficou meio puxado! mas a historia teve um enredo criativo! vale apena jogar sim! #Enquanto GTA não sai...

  • Leandro Tm
    2012-09-14T14:40:45

    Galera.. nem li a materia pelo q vc meteram o pau no redator ja pude imaginar q ele errou feio.. enfim.. comprei e joguei durante uma semana inteira sem parar.. zerei e fiz quase 100 por cento e umas 40 conquista de 50.. o jogo lembra gta, mas tem seu brilho proprio, tem muita coisa pa fazer..mas depois disse vendi pq uma pena nao ter um multiplayer.. mas vale a pena.. a trilha é bacana tb, as lutas sao o melhor do jogo e confesso q nao senti falta das armas durante as missoes por causa da pancadaria muito loka.

  • Philipy Lara
    2012-09-14T12:46:30

    KKKKKKKKKKKK...esse redator ou editor ou q raio q é esse camarada devia primeiro aprender a fritar ovo, ferver leite, essas paradas pra iniciante...pra depois vir kerer sentar na janelinha...aaaaaaaaaaa ja sei galera, ele como nao teve tempo de jogar pelo menos 15 minutos o jogo e tava atrazado pra entregar a materia, ele escreveu oq tinha em mente...ou seja NADA.

  • Jayme Schmitz
    2012-09-14T08:56:56

    Sem contar que esse "editor" ou "redator" costuma fazer vários reviews de uma vez só. Atrasados, na maioria das vezes. Uma vez ele copiou na cara dura o review de um outro site... é uma tristeza.

  • Jayme Schmitz
    2012-09-14T08:54:55

    Sabe o que me pareceu? O Pessoal aqui embaixo tem razão de reclamar. Sleeping Dogs é um dos jogos mais sensacionais de todos os tempos. Comparar com GTA é como comparar DOOM com Counter Strike. Parecem, mas não são clone um do outro. Se houve inspiração, claro, não há duvidas. Eu acho que o rapaz que escreveu a matéria é fã mente-fechada de GTA, tão mente fechada que ele considerou um jogo, que é extremamente único, como um clone desse jogo. GTA é um jogo legal, mas às vezes peca justamente na falta de linearidade da história. Sleeping Dogs é um jogo imersivo, não um puro Sandbox.

  • Guilherme Grigorini
    2012-09-14T01:41:49

    E nas batidas com veiculos ele sai voando sim, você realmente jogou o jogo? pqp

  • Guilherme Grigorini
    2012-09-14T01:37:35

    É outra, é muitoooooooooooo melhor que GTA IV, realmente, analise de amador...

  • Guilherme Grigorini
    2012-09-14T01:36:31

    O jogo iria ser um novo True Crime ai vem esse cara falar que tenta ser copia de GTA, é outra amigo esses "contras" ai seu foram bem fracos também, sua dificuldade na mira e controle dos veiculos se chama noobisse msm! Analise ridicula!

  • Douglas Matheus
    2012-09-13T21:42:39

    8 pra esse jogaço ?????? 8 ? para né , clone de gta? se vc nao sabe esse jogo era para ser o true crime hong kong , a historia é diferente , mesmo sendo fã de gta , acho que esse jogo está melhor pelo fato de ser lançado em 2012 , mas claro que o GTA V vai ser melhor ...

  • Felipe Silva
    2012-09-13T18:47:15

    O game é perfeito. Isso análise de amador!

  • Rodrigo Berardo
    2012-09-17T13:16:02

    Nossa, achei SD um dos melhores jogos do ano. Platinei ele no PS3. Achei muito melhor que GTA 4. O personagem Niko e a história dele é muito fraca. Esse segue muito o estilo cinematográfico, história bem amarrada e visual bonito. Não encontrei muitos BUGs no jogo não, alguns, mas é normal num jogo dessa complexidade. Já o GTA 4 bugou na fase da entrevista, enviei e-mail para a Rockstar e eles sentem muito mas não tem correção... Resumindo, o SD Vale a pena! IGN deu nota 8.5.

  • Leonardo Soares
    2012-09-17T11:20:35

    Eu acho a franquia promissora. É só o começo e mesmo assim chamou bastante atenção. E como dizem ai num ano que não teve bons jogos Sleeping Dogs conseguiu inovar e é muito divertido. Que venha a próxima aventura do detetive Wei Shen

  • Alexandre Silva
    2012-09-16T22:01:18

    (cont.) Por fim, joguei Sleeping Dogs por 35 horas e foi um dos melhores jogos que joguei este ano. Porém, nada é perfeito. Algumas coisas no título poderiam ser melhores. O resto é opinião e deve ser respeitada, mesmo que não concordada. :)

  • Alexandre Silva
    2012-09-16T21:59:03

    Demorei um bocado mas acabei vendo os comentários e quero deixar algumas coisas claras (sou o autor da análise): - O título original não era esse (insinuando ser clone de GTA), foi alterado pelo editor. Sei que True Crime tem sua própria identidade. - O controle da mira, pelo menos na versão PC que usei para a análise é sim fora de ajuste. O que deveria ser o centro, é o canto da retícula. É fácil se acostumar a ela, mas notei um defeito a ser corrigido. - Sleeping Dogs x GTA:A comparação que eu fiz foi exclusivamente da dirigibilidade dos carros. É mais "confortável" dirigir no GTA.(cont.)

  • Alander Faustino
    2012-09-14T10:45:02  

    Quem fez essa análise, das duas uma: ou não sabe nada do que está falando, ou jogou o games por 15 minutos... análise péssima... falar que quando o personagem não cai da moto quando bate em alta velocidade é brincadeira... será que realmente jogou esse game? falar que é clone de GTA também é ridículo... o game tem história própria, estilo próprio, não precisa disso... isso é análise de gamer preguiçoso, ou que não sabe discernir realmente um game de outro.... lamentável

    recentes

    populares

    • Alander Faustino
      2012-09-14T10:45:02  

      Concordo. Péssima Análise. Joguei a demo e achei muito original, divertido pacas e nem de longe lembra o GTA. Parece muito mais um jogo baseado em um filme policial de kung-fu do Domingo Maior..show! Todos os sites sérios como o IGN não param de elogiar o jogo e aqui metem o pau desde o título do review??? Quem fez esse texto deve estar ganhando um agrado da Rockstar......

  • Matheus Guerra
    2012-09-17T00:44:51  

    Eu li algumas coisas estranhas por aqui, pra quem fala que Sleeping Dogs é um 'dos melhores jogos de todos os tempos' 'melhor que GTA IV' e outras loucuras, pouco tocou no jogo. O que tinha pra ser um recomeço de uma franquia, se mostra de um projeto que tem uma excelente apresentação, mas peca na continuidade do jogo. Os personagens são pouco explorados, da mesma forma que o sistema de contatos (celular) e a história em si. Sem falar que é decepcionante a falta de armas de fogo no jogo e a irrealidade do sistema de combate (falta de bloqueio e o absurdo de quebrar perna e continuar lutando)

    recentes

    populares

    • Matheus Guerra
      2012-09-17T00:44:51  

      GTA IV é um lixo, porcaria de jogo. Estragando os GTAs

  • Leonardo Zanella
    2012-09-14T02:18:11  

    Analise horrivel, a pessoa que fez a analise no minimo não jogou mais do que 2 horas do jogo... O jogo é definitivamente superior à qualquer GTA, a história é boa demais e envolvente, a grande variedade de motos e carros é um elemento que agrada muito e praticamente cria um jogo de corrida dentro do Sleeping Dogs (sem deixar de fora as varias corridas em que se pode participar no jogo). Sobre o controle do jogo (incluindo a mira e dirigibilidade), realmente ele não é igual a maioria, mas dizer que é ruim pq não se acostumou é furada, em 15 minutos você se acostuma... Jogo 10 Graficos 9,5

    recentes

    populares

    • Leonardo Zanella
      2012-09-14T02:18:11  

      Concordo com você Leonardo, acho ridículo as pessoas logo compararem jogos sandbox com o gta só pelo reconhecimento que a franquia ganhou. Sleeping Dogs é totalmente superior ao nosso querido GTA.

    recentes

    populares

    • Leonardo Zanella
      2012-09-14T02:18:11  

      Bom. Sou super fã desse jogo. Só que ele não é melhor que GTA San Andreas. Nenhum jogo será melhor, só Super Mario World (o melhor da história) haha