Notebook

NOTA tt
7.0

Review Sony Vaio VPC-F223FB

O Vaio é o carro chefe da Sony. O F223 é um carro potente, mas com gasolina de má qualidade. Ele possui som de cinema e tela Full HD, mas o geral poderia ser mais caprichado.

Stella Dauer
por
em

Vaio é sinônimo de duas coisas: preço alto e qualidade. A Sony capricha na sua linha de notebooks e sempre traz telas incríveis. Porém, poderia colocar menos softwares inúteis na memória e não deixar o design das máquinas tão extravagantes. Vamos ver como se saiu o VPC-F223FB.

Visual sóbrio da linha Vaio (Foto: Stella Dauer)Visual sóbrio da linha Vaio (Foto: Stella Dauer)

Design

A Sony colocou muitos detalhes no F223, então o design é um tanto quanto exagerado. Muitas arestas, muitos relevos – há uma elevação para o touchpad que vai de um lado a outro do notebook – e muitos chanfros. Ele é todo preto, com plástico fosco enfeitado com um leve brilho, como purpurina. O fosco dá a ele um ar sóbrio, e ele seria bem mais bonito se fosse mais organizado.

O espaço para o teclado é enorme, já que o aparelho também é grande e pesado, com mais de 3 kg. Encontramos o teclado completo no padrão chiclete, além de outros botões de atalho como o Assist, Web e Vaio. Quatro discretos botões de toque ficam exclusivos para as mídias. Infelizmente há LEDs para todos os lados: são dez ao todo. Todas incomodam um pouco o olho do usuário porque ficam próximas ao teclado.

Full HD, pronto para entretenimento (Foto: Stella Dauer)Full HD, pronto para entretenimento (Foto: Stella Dauer)

Conexões

Na esquerda fica a entrada para fonte, uma VGA, uma HDMI, ethernet e duas USB 3.0. Do outro lado entrada para fone e microfone, uma USB 2.0 e o drive óptico. Na frente encontramos uma FireWire 400, o botão para controlar as redes sem fio – coisas da Sony – e a entrada para vários cartões de memória. Quanto às conexões sem fio, ele possui o padrão: Bluetooth 3.0 e WiFi b/g/n.

No quesito bateria, o notebook deixou a desejar. A carga durou apenas 3 horas, um período bem curto. O botão exclusivo Vaio é dedicado a uma área de mídia da Sony, que é boa de navegar e pode ser útil.

Conexões e leitor de mídias ópticas (Foto: Stella Dauer)Conexões e leitor de mídias ópticas (Foto: Stella Dauer)

Tela

A tela não é matte e nem glossy, fica no meio termo. Ela não reflete muito e ao mesmo tempo não perde as cores fortes e bonitas da marca Vaio. Com 16,4 polegadas, a tela é de LED e tem definição Full HD (1080p). O touchpad multitoque é texturizado com bolinhas e pode parecer estranho para o usuário no começo, mas logo nota-se as vantagens da escolha, já que ele evita o acúmulo de gordura e o travar dos dedos.

Conexões variadas no VPC-F223 (Foto: Stella Dauer)Conexões variadas no VPC-F223 (Foto: Stella Dauer)

Processamento

Seu processador Core i5 Sandy Bridge de 2.3GHz é poderoso, aliado a uma placa de vídeo dedicada com memória. O conjunto é bom, mas não é o mais poderoso da categoria, e o F223 é um dos mais caros. Os altos preços da Sony costumam se justificar pela marca, pelo design e pela tela e não necessariamente pelo processamento.

O notebook vem com 6GB de RAM, que pode ser expandida a até 8GB. Seu HD é de 640GB e seu drive óptico é leitor de Blu-Ray, DVDs e CDs, apesar de muito barulhento às vezes. Seu sistema embarcado é o completo Windows 7 Home Premium 64bits, perfeito para quem quer um computador em casa com bastante liberdade. O índice de experiência Windows é 5,1, pecando apenas nos elementos gráficos e no HD de 5400 rpm.

Teclado no estilo chiclete (Foto: Stella Dauer)Teclado no estilo chiclete (Foto: Stella Dauer)

Mídia

A saída de som fica próxima ao teclado, virada para o usuário, trazendo um ótimo estéreo, com um som tão alto que pode até levar a vibrações. No fone de ouvido, a qualidade é tão boa quanto. A imagem tem bom contraste e as cores são muito boas, mas o preto é estranho, caindo um pouco para o verde.

Há um controle especial para as mídias que funciona com a webcam: ao fazer gestos com as mãos, a música (ou filme) é pausada, vai para a próxima, retrocede, entre outros. Não é um sistema de extrema utilidade, mas é bom para impressionar os amigos.

Apoio ou trackpad? Confusão... (Foto: Stella Dauer)Apoio ou trackpad? Confusão... (Foto: Stella Dauer)

Ficha técnica

Tela 16.4″ LED Full HD
Resolução máxima 1920 x 1080 pixels
Sistema operacional Windows 7 Home Premium 64bits
Processador Intel 2.3GHz Core i5 2410M
Memória RAM 6GB
Vídeo NVIDIA GeForce GT520M
Mídia ótica Blu-ray/DVD-R/RW,+R/RW
Armazenamento 640GB
Webcam Sim
Conectividade Wi-Fi 802.11 b/g/n / Bluetooth 3.0 / USB
Dimensões 39,8 x 4,3 x 27,1 cm
Peso 3,1 kg
Autonomia de bateria 3 horas
Itens inclusos Cabo de força, fonte de alimentação de energia, manuais de instrução e CDs com drivers de instalação

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
6
Funcionalidades
7
Desempenho
8
Custo-benefício
6

Prós

  • * Leitor de Blu-Ray
  • * Tela com definiçao Full HD
  • * Processador poderoso
  • * Bom áudio

Contras

  • * Pesado
  • * Design exagerado
  • * Bateria dura pouco
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares