Celular

NOTA tt
7.6

Review Sony Xperia J

O Xperia J é uma boa opção para quem procura um celular bonito e barato para ações básicas. O aparelho da Sony chama a atenção frente aos concorrentes pela qualidade da tela e da câmera.

Elson de Souza
por
em

O Sony Xperia J é um smartphone de entrada da Sony, com configurações modestas, mas preparado para ações básicas. O aparelho chega com boas armas na briga com os Galaxys, Lumias e Ashas, mas também oferece algumas pedras no sapato. Confira abaixo o review do Xperia J:

Xperia J é um smartphone de entrada com tela de 4 polegadas (Foto: Elson de Souza/Techtudo)Xperia J é um smartphone de entrada com tela de 4 polegadas (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Design

O desenho do Xperia J merece elogios à Sony. O aparelho tem traseira curva, que oferece fácil e confortável encaixe às mãos do usuário. Além disso, independentemente da posição e da mão com a qual você segura o celular, os botões de ajuste do volume e o de desligar/travar o smartphone são facilmente alcançados pelos seus dedos.

Xperia J tem design confortável, com acesso fácil a todos os botões (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Xperia J tem design confortável, com acesso fácil a todos os botões (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Por outro lado, o alto-falante, localizado na parte inferior, pode ser encoberto pela palma da mão. A câmera e o flash, na parte superior esquerda, idem. Já o conector de áudio na parte de cima do Xperia J facilita o encaixe dos fones para ouvir músicas com o celular no bolso.

Xperia J tem flash e alto falante mal localizados na parte traseira (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Xperia J tem flash e alto-falante mal localizados na parte traseira (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Um ponto decepcionante no Xperia J é a luz de notificação, localizada na parte debaixo do aparelho. Como é muito pequena, dificilmente se consegue vê-la. A luz azul em ambientes claros, por exemplo, é quase invisível.

Xperia J tem luz de notificação na parte traseira, mas visualização é difícil (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Xperia J tem luz de notificação na parte traseira, mas visualização é difícil (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Tela

O smartphone da Sony vem com uma tela de 4 polegadas com Gorilla Glass, resistente à risco e arranhões. O tamanho do display, aliás, promete agradar quem gosta de celulares menores, mas que ofereçam conforto para a leitura de páginas na Internet e livros.

Xperia J tem tela do mesmo tamanho que o iPhone 5 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Xperia J tem tela do mesmo tamanho que o iPhone 5 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O Xperia J tem tela com resolução de 854 x 480 pixels e densidade de 245 ppi, maiores do que principais concorrentes de baixo custo do mercado, como o LG Optimus L5. Isso reflete na qualidade das imagens exibidas no aparelho. Além disso, a visualização do display à luz do sol também é muito boa e pouco prejudicada.

Xperia J tem tela com resolução e densidade maiores que os concorrentes (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Xperia J tem tela com resolução e densidade maiores que os concorrentes (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Desempenho e bateria

O primeiro contato com o Xperia J foi um pouco desanimador. O aparelho apresentou alguns engasgos durante a configuração, o que pôs em dúvida a capacidade do hardware do produto. Mas o processador de 1 GHz e os 512 MB de memória RAM conseguiram fazer o Android rodar liso nos dias seguintes, executando alguns títulos como The Croods, Bad Piggies e Angry Birds Space sem problemas.

Xperia J rodou tranquilamente jogos como o The Croods (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Xperia J rodou tranquilamente jogos como o The Croods (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Já a bateria 1.750 mAh chamou nossa atenção durante os testes. O smartphone da Sony demonstrou ser um dos melhores aparelhos no quesito autonomia. Mesmo com o uso intenso em games e navegação na Internet, o Xperia J conseguiu sobreviver a um dia inteiro longe das tomadas. Em standby, o celular chegou próximo às 48h sem pedir recarga.

Xperia J marcou 3961 pontos no teste de benchmark do AnTuTu (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Xperia J marcou 3961 pontos no teste de benchmark do AnTuTu (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Nos demais quesitos, o smartphone é bem parecido com os seus principais concorrentes, como o Optimus L5 e o Galaxy Ace.

O Xperia J tem conectividade 3G, Bluetooth e Wi-Fi. O armazenamento deixa a desejar: são 4 GB de memória interna, mas apenas 2 GB estão disponíveis para o usuário. Felizmente, o smartphone da Sony tem suporte a cartão de memória de até 32 GB.

Xperia J, da Sony, é maior e mais fino do que o Galaxy Ace, da Samsung (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Xperia J, da Sony, é maior e mais fino do que o Galaxy Ace, da Samsung (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Sistema operacional

Equipado com o Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich, o Sony Xperia J larga na frente de alguns concorrentes, especialmente os Galaxys, por trazer uma versão mais atualizada do sistema operacional móvel do Google. Apesar de não ser a edição mais recente, a ICS já garante, facilmente, que o aparelho receberá a maioria dos novos aplicativos que forem lançados na Google Play, o que já não ocorre com o Android 2.3 Gingerbread do Galaxy Ace.

Xperia J vem com o Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Xperia J vem com o Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Entre as funcionalidades exclusivas da Sony, chama a atenção a Smart Connect, com a qual é possível definir o ajuste automático de configurações do aparelho em determinadas situações. Por exemplo, o usuário pode escolher um horário para que o Xperia J fique no silencioso ou execute um aplicativo quando um dispositivo é conectado.

Xperia J traz Smart Connect, que automatiza ações no celular (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Xperia J traz Smart Connect, que automatiza ações no celular (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Câmera

A Xperia J vem equipado com câmera de apenas 5 megapixels. As fotos do aparelho em ambiente claro são satisfatórias e superam facilmente as do rival Galaxy Ace no quesito contraste e captura de cores. Já as fotografias noturnas recebem um reforço considerável do potente flash LED único, porém não têm a mesma qualidade das imagens feita à luz do dia.

Xperia J produz fotos com cores mais vivas do que Galaxy Ace (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Xperia J produz fotos com cores mais vivas do que Galaxy Ace (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

No geral, o Xperia J é um bom celular para tirar fotos, especialmente quando comparados com os rivais. Porém, não espere que os resultados do modelo de entrada da Sony chegarão perto de um top de linha, como um Xperia S ou um Lumia 920. Apesar disso, o celular atende muito bem aos usuários que querem fazer fotos amadoras e até publicar suas criações no Instagram.

Xperia J tem câmera melhor do que a do Galaxy Ace (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Xperia J tem câmera melhor do que a do Galaxy Ace (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Áudio

O Xperia J vem equipado com um alto-falante de qualidade mediana. O dispositivo toca músicas em um volume alto, especialmente quando colocado em uma superfície dura que rebata o som, mas falha na reprodução dos graves.

Nos fones de ouvido auriculares que seguem a linha, bom volume e graves pouco melhores aos reproduzidos nas caixas de som, assim como um encaixe confortável nas orelhas.

Xperia J vem acompanhado de fones de ouvido auriculares com qualidade mediana (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Xperia J vem acompanhado de fones de ouvido auriculares com qualidade mediana (Foto: Elson de Souza/TechTudo)



Ficha técnica

Tela  4 polegadas
Processador Single-core Snapdragon 1 GHz 
RAM 512 MB 
Conexões 3G, Wi-Fi e Bluetooth 
Armazenamento 4 GB, expansível até 32 GB 
Câmera 5 megapixels 
Flash Sim 
Peso
124 g 
Bateria
1750 mAh 

Nota TechTudo

NOTA tt
7.6
Design
8
Desempenho
7
Tela
8
Câmera
8
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • Tela de 4 polegadas;
  • Android atualizado;
  • Smart Connect;
  • Design bonito e confortável;
  • Bateria de longa duração.

Contras

  • Engasgos na configuração;
  • Alto-falante mal localizado.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Iolanda Paulino
    2014-05-19T17:00:33

    comprei um sony e estou arrependida o celular é pessimo nao gostei e faz 3 meses que comprei e ja estou doando ele o celular é cheio de problemas nao é o que eu esperava

  • William Costa
    2013-11-08T04:09:36

    Eu li toda a matéria e concordo com boa parte dela. Adquiri um aparelho deste recentemente e ele parece apresenta um defeito:" um som muito baixo no fone de ouvido e no viva-voz". Já mandei duas vezes para autorizada e eles não me reparam o aparelho até hoje. Gostaria de saber se na análise de vocês realmente o som ouvido no fone de ouvido era realmente "bom", pois no meu é demasiadamente baixo. Aguardado resposta. Grato.