Celulares & Tablets Celular
NOTA tt
8.8

Review Xperia L

O smartphone agrada bastante, tanto no design quanto no desempenho. Apesar da câmera ter várias funções, as fotografias não ficam boas em qualquer condição, sendo o foco e a alta luminosidade os principais inimigos do modelo.

Milena Pereira
por
em

O Xperia L é considerado um dos melhores aparelhos da linha intermediária no mercado atualmente. Com hardware mediano, câmera potente e um preço que cabe no bolso, o aparelho é uma boa pedida. Confira o review do Xperia L preparado pelo TechTudo e descubra se o dispositivo da Sony é uma boa alternativa para seu perfil.

Xperia L, o aparelho intermediário da Sony com câmera potente (Foto: Allan Melo/TechTudo)Xperia L, o aparelho intermediário da Sony com câmera potente (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Design  

O Xperia L é um aparelho bonito. Apesar de usar plástico em sua composição, o material parece ser de boa qualidade e não interfere negativamente na aparência do dispositivo. Na lateral direita ficam os botões de liga/desliga, volume e câmera. Do lado esquerdo há a abertura para encaixe do fone de ouvido, e o espaço que possibilita retirar a tampa do celular.

Traseira do Xperia L (Foto: Allan Melo/TechTudo)Traseira do Xperia L, feita com material plástico (Foto: Allan Melo/TechTudo)


O design arrojado impressiona para um modelo intermediário. Um acabamento prateado nas laterais dá um certo ar de elegância ao aparelho, e a curvatura na parte de trás torna-o anatômico e deixa mais confortável o encaixe na mão.

Leve curvatura marca o design do Xperia L (Foto: Allan Melo/TechTudo)Leve curvatura marca um diferencial no design do Xperia L (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Na traseira do dispositivo está a câmera, de surpreendentes 8 megapixels. Após um certo esforço para retirar a tampa - que não é difícil de soltar e não aparenta ser muito resistente -, é possível ter acesso à bateria, ao slot do SIM e ao cartão microSD.

Hardware e Desempenho  

Com processador dual-core de 1 GHz, e 1 GB de RAM, o aparelho roda o Android 4.1 (Jelly Bean) de maneira rápida. Tanto o navegador quanto os jogos responderam bem aos comandos e tiveram resultados positivos. Imagens e vídeos também foram visualizados com um desempenho satisfatório.

Xperia L roda a versão Jelly Bean do Android (Foto: Allan Melo/TechTudo)Xperia L roda a versão Android 4.1 Jelly Bean Jelly Bean (Foto: Allan Melo/TechTudo)



Bateria  

O Xperia L possui uma bateria de 1.700 mAh, capaz de durar até oito horas, o que não é um tempo ruim. O aparelho ainda dispõe do chamado Modo STAMINA, que é indicado para o gerenciamento e economia de energia. Com o modo ativado, é possível ter um rendimento até quatro vezes maior do que a capacidade original da bateria. No teste feito, de fato a bateria não decepcionou.

Xperia L sem a tampa traseira (Foto: Allan Melo/TechTudo)Xperia L sem a tampa traseira: bateria de 1.700 mAh tem desempenho aceitável (Foto: Allan Melo/TechTudo)



Tela  

O aparelho possui uma tela de 4,3 polegadas com resolução de 854 x 480 pixels, cores vibrantes e contrastes nítidos. Contando com um vidro de proteção antirriscos, se por um lado os arranhões não são um problema, por outro, as marcas de dedos se tornam uma complicação na sensível tela. No mais, o touch respondeu bem aos comandos e permitiu uma fluidez agradável no uso.

Interface  

A interface do Xperia L não decepciona. Com ícones bem localizados, o celular permite que o usuário tenha uma navegação bastante intuitiva. Uma grande variedade de temas possibilitam customizar o dispositivo e deixá-lo com a sua cara.

É possível escolher entre diversos papéis de parede com temas de paisagem, ou optar por um modelo mais abstrato, que possui um mesmo risco e uma série de cores para escolher a que preferir. Os planos de fundo interativos são bem feitos merecem destaque.

Xperia L visto de frente (Foto: Allan Melo/TechTudo)Sony Xperia L visto de frente (Foto: Allan Melo/TechTudo)


O tamanho da fonte também pode ser alterado, além do brilho da tela. Uma coisa muito interessante é a faixa de iluminação, que muda de acordo com a cor do tema. Quanto aos apps, o aparelho já vem na tela inicial com alguns da própria Sony, como o Walkman (para músicas), o Filmes e o Sony Select, que é a loja de aplicações da marca. O álbum e o buscador do Google, assim como o ícone de acesso aos demais apps, mensagem e chamadas também estão nessa primeira tela.

Câmera  

De fato, a funcionalidade mais comentada do Xperia L é a câmera. É inegável que 8 megapixels oferecidos em um modelo intermediário é surpreendente. Para além, o celular oferece uma quantidade razoável de possibilidades de edição que podem agradar aos usuários.

Xperia L (Foto: Milena Pereira/TechTudo)Fotografia feita sem filtro, com luminosidade ambiente tirada com o Xperia L. (Foto: Milena Pereira/TechTudo)

É possível editar a luz, o realce, as sombras, ou optar pelo auto ajuste. Você também pode inserir efeitos como o "Posterizar", "Documentário", "Vinheta", "Olho de peixe", entre outros. Ainda é possível alterar a temperatura, a saturação, e as cores ( preto e branco, sépia, negativo, tingir, dois tons, e rabiscos). E para completar, você pode recortar a imagem, editar olhos vermelhos, brilho facial, girar, virar, e tantas outras possibilidades.

Xperia L (Foto: Reprodução)Alguns dos efeitos de edição disponíveis no Xperia L (Foto: Reprodução)


No teste feito, a maioria das fotos ficaram boas, porém, foram percebidas algumas falhas no aparelho. Fotos feitas sob luz do sol são difíceis de focar e ficam muito embaçadas. No entanto, se não houver sol, mas a luminosidade for alta, a foto tende a ficar esbranquiçada e com uma qualidade não muito boa.

Na hora de usar o zoom o modelo também não se saiu muito bem. Pelo fato de a tela ser muito sensível, as vezes o comando dado vai além do esperado e compromete tanto o foco quanto o recorte da fotografia. Por outro lado, em ambientes escuros o flash de LED funciona bem e garante um bom resultado nas fotos.

Recursos de edição de foto do Xperia L (Foto: Allan Melo/TechTudo)Recursos do software da câmera do Xperia L (Foto: Allan Melo/TechTudo)


A câmera frontal, por sua vez, destoa bastante quando o assunto é qualidade: VGA. Quanto à gravação de vídeo, a alta luminosidade também foi um problema, porém em locais mais escuros o filme ficou satisfatório.

Xperia L (Foto: Reprodução)Com alta exposição ao sol, o foco e a qualidade da imagem ficam ruins no Xperia L (Foto: Milena Pereira/TechTudo)



Custo-benefício  

O Xperia L é um ótimo investimento. Pesando de um lado suas características e de outro seu preço, não tem como não se impressionar com ele. Variando entre R$ 770 e R$ 820, o modelo surpreendeu no teste feito por estar acima da média em relação aos demais dispositivos da linha intermediária. O design moderno, a câmera potente e suas possibilidades de edição, assim como o bom desempenho apresentado de fato, justificam e reforçam todo o alarde feito diante de sua entrada no mercado.

tabela xperia L em 695 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela com as configurações do Xperia L (Foto: Arte/TechTudo)


Nota TechTudo

NOTA tt
8.8
Design
9
Desempenho
9
Tela
8
Câmera
8
Custo-benefí­cio
10

Prós

  • Design bonito;
  • Muitos efeitos de edição;
  • Customização da interface;
  • Flash LED;
  • Bom desempenho;
  • Qualidade de imagem e vídeo;
  • Preço baixo.

Contras

  • Borda da tela podia ser menor;
  • Tampa aparentemente frágil;
  • Câmera ruim com pouca luz;
  • Foco difícil de ajustar.
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Danubia Queiroz
    2014-03-21T14:05:13

    gostaria de sabre como faço para desligar a luz da camera, obrigada

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jonas Santos
    2014-02-09T16:43:18

    Show de Celular! aprovei!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ben Duarte
    2014-01-17T10:51:07

    comprei e gostei,vale muito a pena!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário