NOTA tt
8.8

Review Xperia SP

O Xperia SP é o smartphone intermediário da Sony muito bem lapidado. Boas especificações garantem a ele ótimo desempenho para sua faixa de preço e o design é outro ponto forte do aparelho. A câmera, porém, não é das melhores.

Isadora Díaz
por
em

O Xperia SP é a solução da Sony para competir no segmento de smartphones intermediários. Bonito, funcional e adaptado ao 4G brasileiro, o aparelho é uma boa saída para quem busca preço razoável sem abrir mão da qualidade. Confira o review do Xperia SP preparado pelo TechTudo e descubra se ele é o celular ideal para você.

Xperia SP, o smartphone intermediário da Sony (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Xperia SP, o smartphone intermediário da Sony (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Especificações

O Xperia SP é, sem sombra de dúvidas, um bom smartphone. O processador dual-core de 1,7 GHz garante ao aparelho um desempenho fluido, com raríssimos travamentos. Aliado ao 1 GB de memória RAM, é possível obter do aparelho desempenho bastante satisfatório, especialmente se levarmos em conta sua faixa de preço.

Em nossos testes, o SP se saiu bem mesmo ao executar jogos mais pesados, que exigem mais do processador. A transição de telas é suave e o Android 4.1.2 (Jelly Bean) roda com tranquilidade, o que já costuma ser mais do que suficiente para a maioria dos usuários. Não é possível comparar os resultados com os de um quad-core top de linha, como o do Xperia ZQ, também da Sony, mas, no geral, o aparelho é um bom companheiro.

Xperia SP visto de frente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Xperia SP é um smartphone com boas especificações e desempenho (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Em relação ao armazenamento interno, o aparelho oferece 8 GB, dos quais apenas 5,8 GB estão disponíveis ao usuário devido ao espaço ocupado pelo próprio sistema operacional. Mas, como o SP aceita cartões de memória de até 32 GB, esse não deve ser um fator determinante para decidir a compra ou não do dispositivo.

Como de praxe, o aparelho com Bluetooth, Wi-Fi e 3G. O extra, que faz dele um smartphone atualizado, é a compatibilidade com a rede 4G brasileira. Testamos com um plano de 4G ativado e o resultado foi bom: o aparelho não engasgou e o consumo de bateria se manteve razoável.

Menu de aplicativos e tela de especificações do Xperia SP (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Menu de aplicativos e tela de especificações do Xperia SP (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

A bateria, aliás, é outro ponto positivo do Xperia SP. Com 2.370 mAh, ela aguenta com tranquilidade um dia inteiro de uso moderado no 3G ou 4G, resultado obtido durante os nossos testes. De acordo com a própria Sony, a bateria suporta mais de 10 horas de conversação e cerca de 19 horas com o 3G ativado. Um recurso interessante da linha é o Stamina, que promete prolongar a bateria - e de fato o faz. O smartphone não é nenhum Razr Maxx , mas até que se saiu bem.

Tela

A tela do Xperia SP tem satisfatórias 4,6 polegadas e resolução de 720 x 1280 pixels, o que resulta em cerca de 319 ppi. A tecnologia Bravia Engine 2 garante a ela excelente qualidade, mas não evita, por exemplo, que a visibilidade em ambientes muito iluminados, especialmente sob a luz do sol. seja ruim. Nessas ocasiões, é difícil enxergar se o brilho não estiver configurado no máximo.

Tela do Xperia SP tem ótima resolução, mas é difícil enxergá-la sob a luz do sol (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Tela do Xperia SP tem ótima resolução, mas é difícil enxergá-la sob a luz do sol (Foto: Reprodução/Isadora Díaz)

A proteção Gorilla Glass promete oferecer ao smartphone uma proteção extra contra riscos e quedas, mas nós não arriscaríamos deixá-lo cair. Embora pareça resistente, não é garantia que o display do SP continue intacto após um acidente do tipo. Afinal, Gorilla Glass ainda é só vidro.

A boa resolução da tela do Xperia SP pode ser vista da tela de bloqueio (à esquerda) e na tela inicial (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)A boa resolução da tela do Xperia SP pode ser vista da tela de bloqueio (à esquerda) e na tela inicial (Foto: Reprodução/Isadora Díaz)


Design

O design é impecável. Bonito e bem acabado, o aparelho é um dos que se sai melhor no quesito entre a linha Xperia. Todos os botões físicos são pequenos e ficam concentrados no lado direito, mas em nossos testes isso não gerou nenhum desconforto ou clique acidental.

Botões físicos do Xperia SP ficam concentrados em um dos lados (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Botões físicos do Xperia SP ficam concentrados em um dos lados (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

As dimensões (130,6 x 67,1 x 10 mm) deixam o aparelho com um bom encaixe nas mãos. Ele é ligeiramente pesado, com seus 155 g, mas nada realmente problemático. Outro ponto interessante é que, embora a tampa traseira seja removível, a bateria não o é. Escondidos pela tampa ficam as entrada para o SIM e para o cartão microSD.

Xperia SP sem a tampa traseira: espaço para SIM e cartão microSD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Xperia SP sem a tampa traseira: espaço para SIM e cartão microSD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Não podemos deixar de falar, claro, do LED que fica na parte inferior do Xperia SP. A luz muda de cor e de comportamento conforme o que está sendo mostrado na tela do aparelho. Por exemplo, ao abrir uma foto do álbum, a luz acende de acordo com a cor predominante. Ao tocar uma música no player da Sony, o LED, além de apresentar as cores no padrão da capa do álbum, vibra no ritmo do som. É mais perceptível em locais escuros.

LED na parte inferior do Xperia SP completa o design do aparelho (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)LED na parte inferior do Xperia SP completa o design do aparelho (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Câmera

O Xperia SP tem 8 megapixels e vem acompanhada de um flash LED. Ela foca e tira as fotos de forma muito rápida. Nos testes durante o jogo do Brasil x Uruguai, pela semifinal da Copa das Confederações 2013, o smartphone respondia bem sempre que era necessário fotografar um lance da partida. Outro ponto interessante é não ser necessário trocar de interface no menu da câmera para fazer um vídeo, facilitando o acesso à gravação de vídeo.

Câmera do Xperia SP (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Câmera do Xperia SP e flash LED (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Apesar disso, a qualidade das fotos deixou a desejar quando os cliques foram feitos em ambientes pouco iluminados, apresentando um granulado acentuado. Já em ambientes com muito sol, as cores ficaram um pouco "lavadas", não respeitando as cores originais. Não se trata de um celular com câmera ruim, mas certamente não é o melhor encontrado no mercado nessa faixa de preço. Se a sua prioridade for câmera, talvez seja melhor buscar por um aparelho da linha Lumia, da Nokia, tal como o Lumia 720, por exemplo.

Exemplo de fotografia feita com o Xperia SP (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Exemplo de fotografia feita com o Xperia SP (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)
Especificações técnicas do Xperia SP (Foto: Arte/TechTudo)Especificações técnicas do Xperia SP (Foto: Arte/TechTudo)

* Colaborou Pedro Cardoso

Nota TechTudo

NOTA tt
8.8
Design
10
Desempenho
10
Tela
8
Câmera
7
Custo-benefí­cio
9

Prós

  • Belo design;
  • Bom desempenho;
  • Excelente acabamento.

Contras

  • Câmera mediana.

Veja mais reviews e compare:

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares