NOTA tt
9.6

Review Xperia ZQ

O Xperia ZQ é o top de linha da Sony lançado para competir com o Samsung S4 no segmento dos smartphones mais robustos, com tela Full HD, câmera de 13 megapixels e outras especificações que o tornam um produto de desejo geek.

Rodrigo Bastos
por
em

O Xperia ZQ tem especificações robustas, que o posicionam no páreo para competir pelo posto de melhor aparelho do mercado. Entre os destaques, estão qualidade da tela Full HD de 5 polegadas, o processador quad-core de 1,5 GHz, o desempenho da câmera de 13 megapixels e a bateria do smartphone, uma das melhores do segmento. Confira o review do Xperia ZQ preparado pelo TechTudo.

Xperia ZQ, o smartphone top de linha da Sony (Foto: Allan Melo/TechTudo)Xperia ZQ, o smartphone top de linha da Sony (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Design

O acabamento do Xperia ZQ é impecável, com bordas arredondadas e laterais espelhadas. A parte traseira traz um plástico mais grosso, dando uma sensação emborrachada e deixando o modelo com um melhor "grip".

O ZQ certamente é um dos aparelhos mais finos com tela grande que já passou pela redação do TechTudo . Apesar do display de 5 polegadas, ele consegue ser bem enxuto com pequenas bordas e pesando apenas 151 g. A companhia afirma que é o aparelho mais compacto do mercado, já que a tela ocupa 75% da parte frontal do smartphone.

Traseira do Xperia ZQ: acabamento garante uma boa "pegada" (Foto: Allan Melo/TechTudo)Traseira do Xperia ZQ tem um acamento que garante que não vai escorregar da sua mão (foto: TechTudo/Allan Melo)

Todos os botões físicos do aparelho se encontram no lado direito, deixando tudo mais organizado. No lado esquerdo só há a entrada microUSB e a entrada para fone de ouvido fica na parte superior. Aparentemente, a empresa viu que o estilo dos botões físicos dos modelos Xperia S e Xperia P não foram bem aceitos e resolveu voltar com os botões virtuais dentro da tela gigante. Ao total são três: o botão da esquerda é usado para "voltar", o central leva para a "home" e o da direita mostra os apps abertos em segundo plano e traz ainda uma pequena lista dos "pequenos apps" que podem ser abertos por cima de outros aplicativos tradicionais.

Não custava nada para Sony também trazer para o ZQ a proteção contra poeira e água. Esse extra só está presente em outro modelo da companhia, o Xperia Z , lançado lá fora.

Botões laterais do Xperia ZQ (Foto: Allan Melo/TechTudo)Botões laterais do Xperia ZQ. Na ordem, os botões de volume, de liga/desliga e o dedicado à câmera (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Hardware e Software

O uso do Xperia ZQ ao longo dia pode ser ainda mais produtivo se comparado com seus concorrentes. O processador quad-core de 1,5 GHz e a memória RAM de 2 GB entregam um desempenho acima da média para a produtividade ou entretenimento com jogos, fotos e vídeos.

O sistema não travou em nenhum momento de nossos testes. Todos os aplicativos testados rodaram bem, e podemos afirmar que o Sony Xperia ZQ apresentou um desempenho impecável. Outro ponto importante é o fato de o 4G do modelo já vir preparado para frequência brasileira de 2,5 GHz.

O Android 4.1.2 (Jelly Bean) traz a interface Timescape da Sony renovada, bem mais limpa e sem deixar o aparelho com jeitão de modificado. Pequenas alterações deixaram o sistema com visual clean e com muitos apps que são de fato usados no dia a dia. Com a configuração de hardware, dá para se afirmar que o aparelho receberá atualizações para versões mais recentes do Android. A Sony tem, inclusive, trazido os updates de forma rápida aos modelos lançados recentemente no Brasil.

Outros recursos do sistema valem destaque. É possível, por exemplo, acionar algumas ferramentas em um sistema de multijanela, algo parecido com que acontece com os aparelhos da concorrente Samsung. Entre elas estão as ferramentas de anotações, calculadora, gravador de voz e cronômetro, que podem ser abertas por cima de apps comuns.

Sony Xperia ZQ (Foto: TechTudo)Pequenos apps podem ser aberto sobre os apps tradicionais no Sony Xperia ZQ (Foto: TechTudo)


O Android modificado pela Sony ainda traz mais novidades. Uma delas é chamado de "Update Center", que centraliza todas as atualizações para serem feitas no aparelho. O app exibe uma central com updade de tudo: apps e sistema. E, na hora de remover os aplicativos instalados, a companhia também pensou nisso. O usuário consegue com um simples clique desinstalar os apps diretamente na página na qual o app se encontra.

Update Center (Foto: Reprodução)Update Center (Foto: Reprodução)


O aparelho traz ainda um kit muito bom de apps já instalados de fábrica. Com ajuda do infravermelho, o ZQ traz a possibilidade de se transformar em uma espécie de controle remoto universal. Há ainda o modo direção veicular com o Sony Car; o navegador Wisepilot for Xperia; o "Smart Connect", que sincroniza e conecta outros dispositivos dentro ou fora de casa; o Rádio FM; o Office Suite; o Xperia Link; o Evernote; o Sociallife, entre outros.

Tela

A tela de 5 polegadas Full HD (1080p) traz um densidade impressionante de 443 ppi e uma camada, que é uma fina película que protege a supertela contra arranhões. Uma desvantagem é a ausência da terceira geração do Gorilla Glass, que muito provavelmente estará presente nos próximos lançamentos dos tops de linha concorrentes.

Tela do Xperia ZQ é Full HD e tem 5 polegadas (Foto: Allan Melo/TechTudo) Tela do Xperia ZQ é Full HD e tem 5 polegadas (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A supertela do ZQ traz duas tecnologias proprietárias da Sony. A primeira é a Reality Display, que garante à tela mais fidelidade às cores originais. A outra é e a tecnologia Mobile Bravia Engine 2, que oferece maior nitidez, proporcionando uma experiência de visualização mais clara e com mais brilho.

Câmera  

O sensor da câmera com 13 megapixels do Xperia ZQ é algo à parte, uma das melhores experiências para fotos e vídeos em um smartphone do mercado. Os pontos positivos estão tanto a interface da câmera, que traz muitas configurações e funções para uma melhor foto, quanto na galeria completa com edição de imagens.

Fotos registradas com o Xperia ZQ (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Fotos registradas com o Xperia ZQ (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)


Além das ferramentas que uma câmera mobile traz, a do ZQ oferece ainda uma série de filtros próprios. O modo de foto panorâmica e disparo em sequência sem limites de captura também são pontos fortes da câmera.

Câmera de 13 megapixels traz inúmeras funções - HDR em fotos e vídeos, modo panorâmico muito bom, filtros próprios e fotos em sequência sem limite do número de capturas. (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Câmera de 13 megapixels traz inúmeras funções - HDR em fotos e vídeos, modo panorâmico muito bom, filtros próprios e fotos em sequência sem limite do número de capturas. (Foto: Reprodução)


Com a câmera principal pode se tirar fotos com pouquíssima luz ambiente, com ajuda do sistema HDR da Sony. O ZQ também pode se gabar de ser o primeiro aparelho Android que pode utilizar o mesmo sistema HDR em filmagens até 1080p.

Foto tirada com ajuda do HDR em Búzios, Rio de Janeiro (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Foto tirada com ajuda do HDR em Búzios, Rio de Janeiro (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)


A câmera frontal é um dos pontos fracos do aparelho. Isso porque ela fica na parte inferior do aparelho, atrapalhando o seu uso com o manuseio. Para videoconferências, é necessário tempo para adaptação, já que a localização do sensor é, no mínimo, incomum. O manuseio em modo horizontal melhora a experiência, mas não elimina o problema da mão na frente da lente. Mas, para compensar, ela traz 2 megapixels e a possibilidade de se filmar vídeos em Full HD (1080p).

Xperia ZQ visto de frente (Foto: Allan Melo/TechTudo) Câmera frontal do Xperia ZQ, localizada no canto inferior direito, dificulta manuseio do aparelho (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Áudio e vídeo

A experiência de se ouvir música ou qualquer som pelo Xperia ZQ é algo bastante prazeroso, graças à tecnologia própria da companhia que ganha nome de xLoud, que filtra todo tipo de áudio no aparelho.

Músicas no app Walkman e no app de Rádio do ZQ  (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Músicas no app Walkman e no app de Rádio do ZQ (Foto: Reprodução)


Na parte do som, a empresa ainda incorpora seus serviços com app próprio para player de músicas, o Walkman, o reconhecimento de música com o TrackID e a loja de entretenimento da Sony (Music Unlimited, ainda não disponível no Brasil).

O player de vídeo leu arquivos .mp4 em Full HD (1080p) sem problemas, que rodaram sem engasgos, mas o codec do aparelho não leu arquivos em .wmv ou .mkv.

Bateria

A bateria é uma das maiores já vistas em dispositivos tops com Android. Com 2.370 mAh, ela traz uma ótima autonomia longe das tomadas. O Xperia ZQ ainda conta com uma ferramenta própria chamada de Stamina para organizar o uso desta energia toda. O modo Stamina da bateria entrega uma interface bem interessante, que quando habilitada, exibe um tempo estimado de autonomia em horas ou dias.

O Xperia ZQ chega esta semana ao Brasil por R$ 2.049.

Tela
Full HD com 5 polegadas e (443 ppi) 
 Sistema Android 4.1.2 com Sony UI
 ProcessadorQuad-core 1.5 Ghz 
 Memória 2GB de RAM
 Armazenamento16 Gb com expansão em slot microSD
Banda 4G  Sim, compatível com versão brasileira
Câmeras 13 megapixels e 2 megapixels com HDR em fotos e vídeos 
NFC e Infravermelho  Sim
GPU
Adreno
 Bateria 2.370 mAh



Nota TechTudo

NOTA tt
9.6
Design
10
Desempenho
10
Tela
10
Câmera
10
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Tela Full HD
  • Compatível com 4G
  • Câmera de 13 MP
  • Bateria de 2.370 mAh

Contras

  • Câmera frontal em posição ruim
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Adelia Santos
    2014-10-01T10:34:41

    Se for comparar com o iphone, qual sai melhor? Ele é a prova d'água??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Allysson Souza
    2014-06-26T16:30:14

    Excelente! Não tenho o que reclamar do Xperia ZQ... câmera e áudio de altíssima qualidade... vale a pena conferir... pra mim, muito melhor que o S4!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Duarte
    2014-05-16T13:46:13

    Bem...Adquiri um ZQ em 24.03.2014. Em 03.05.2014 ele estragou, ficava desligando e ligando continuamente até acabar a carga da bateria. Em 15.05.2014 recebi o produto da assistência técnica, supostamente com "atualização de software". O aparelho funcionou aproximadamente 30 minutos e começou novamente a desligar e ligar continuamente. Em novo contato com a Sony, a única solução apresentada foi encaminhar mandar o aparelho novamente para a assistência técnica, para nova atualização de software. Assim, nem preciso dizer que acho um péssimo negócio adquirir um ZQ.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • MARCELO MARCAL
    2013-12-01T15:25:51   , respondido respondido 2013-12-17T15:21:48

    Acabei de adquirir um. Vamos ver se é bom mesmo. No quesito recursos, ele me atraiu mais do que o Moto X, Nexus 4, LG G e S3.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • MARCELO MARCAL
      2013-12-01T15:25:51   , respondido respondido 2013-12-17T15:21:48

      Ainda em fase de testes, mas impressionou num primeiro momento. Muito rápido e bonito.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário