NOTA tt
7.0

Review Spec Ops: The Line

Spec Ops é uma dessas franquias que tentam um lugar ao sol em meio a títulos impecáveis e que caem facilmente no gosto popular, como Call of Duty e Battlefield. Para superar os clássicos, The Line aposta em algo que esses mesmos jogos pecam em excesso: o enredo.

Felipe Vinha
por
em

Eles formam um gênero que é considerado por muitos como o mais popular desta geração de consoles: os games de ação. Em primeira ou terceira pessoa, esses títulos são popularmente conhecidos como “jogos de tiro”, pois seu principal (e quase sempre único) objetivo é eliminar a balas todos à sua frente em trajetos bem lineares. O outro atrativo fica por conta do “mata-mata” multiplayer em que você deve derrotar outros jogadores, seja atuando em equipe ou como um soldado solitário.

Spec Ops The Line (Foto: Divulgação)Spec Ops: The Line (Foto: Divulgação)

Spec Ops é uma dessas franquias que tentam um lugar ao sol em meio a títulos impecáveis e que caem facilmente no gosto popular, como Call of Duty e Battlefield. E já que em matéria de jogabilidade e gráficos é quase impossível superar esses clássicos, em The Line a opção foi apostar em algo que esses mesmos jogos pecam em excesso: o enredo.

Abordando uma guerra em Dubai, o jogador assume o papel do soldado americano Martin Walker, que precisa lidar com os problemas de sua própria equipe e as barbaridades da guerra em meio a tempestades de areia e destruições por todos os lados.

Campanha emocionante e multiplayer comum

Dificilmente jogos que misturam elementos de ação bem lineares conseguem ter uma proposta de enredo que agrade. Entretanto Spec Ops: The Line possui uma história convincente e repleta de apelo emocional que tenta mostrar ao jogador o sofrimentos de uma população em consequência de uma guerra.

O modo campanha também se destaca pela cooperação de seus aliados virtuais. Além de poder instrui-los com comandos e táticas de combate, eles são eficientes o suficiente para lhe ajudar a limpar a área, principalmente quando a situação se complica e você acaba acuado. Isso soa como um alívio já que o modo não conta com um multiplayer local.

Porém não pense que você vai ficar sem o auxílio de seus amigos em uma Dubai devastada. O jogo conta com um modo cooperativo, porém este é baseado em desafios e não na trama principal. The Line também traz modos multiplayers tradicionais, como deatmatch e team deatmatch com direito a personalizações dos personagens e de seus equipamentos.

Spec Ops: The Line (Foto: Divulgação) (Foto: Spec Ops: The Line (Foto: Divulgação))Spec Ops: The Line traz modos multiplayers interessantes (Foto: Divulgação)

Jogabilidade básica e dificuldade desafiadora

Assim como outros milhares de jogos de ação em terceira pessoa, Spec Ops: The Line faz o básico e convence. Para os acostumados com a mira semi-automática, é bom se adaptar a mirar manualmente, uma vez que o game não conta com esse recurso. Porém, o símbolo que representa a mira é bem instrutivo e torna tudo mais fácil.

O sistema de cobertura também é algo que funciona muito bem no jogo. Em momentos de tiroteio intenso, as muretas e escombros pelas ruas são sinônimos de sobrevivência, uma vez que, sem elas, é impossível escapar dos tiros.

A dificuldade do jogo também é bem desafiadora. Além do sistema de proteção, os inimigos possuem algumas táticas que, apesar de parecerem suicidas, funcionam muito bem e dão trabalho nos níveis mais altos – que chegam a ponto de eliminar o jogador com apenas um tiro.

Spec Ops: The Line (Foto: Divulgação) (Foto: Spec Ops: The Line (Foto: Divulgação))Utilize as muretas de Spec Ops: The Line para sobreviver aos tiroteios (Foto: Divulgação)

Uma Dubai repetitiva e completamente destruída

E se sobraram elogios para o modo campanha e seu enredo, a parte visual do jogo deixa muito a desejar. As mesmas animações que tentam arrancar algumas lágrimas de jogadores mais emotivos, acabam decepcionando ao tentar reproduzir expressões de sofrimento em gráficos poligonais e nada polidos.

Um exemplo mais claro fica por conta da cena em que o personagem principal se depara com uma mulher morta junta a uma criança com metade do corpo queimado. Por mais que a cena seja bem forte, os gráficos não conseguem reproduzir essa emoção ao apresentar personagens bem artificiais, ao contrário de CGs de jogos como Final Fantasy, que chegam a confundir o jogador com tamanho realismo.

E a parte do gameplay também sofre com esse descaso. A ambientação em Dubai  pode até ser convincente para a trama, mas não o suficiente para justificar cenários tão repetitivos. Muitos prédios possuem e mesma decoração e arquitetura. Apenas a parte externa impressiona, que é onde as tempestades de areia prevalecem. Também sentimos falta de mais detalhamento nas expressões dos personagens que, mesmo alterando o timbre da voz, parecem inalterados em relação a suas atitudes.

Spec Ops: The Line (Foto: Divulgação)Visual de Spec Ops: The Line decepciona (Foto: Divulgação)

Conclusão

Spec Ops The Line é mais um game de ação que tenta alcançar certa popularidade em um gênero tão disputado. A jogabilidade funciona bem, mas os gráficos deixam muito a desejar quando comparados a outros títulos do gênero. Entretanto a sua trama pode servir como inspiração para jogos que apresentam combates e destruições sem um motivo convincente.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Gráficos
7
Jogabilidade
7
Diversão
9
Som
6

Prós

  • - Cooperação eficiente
  • - Enredo convincente

Contras

  • - Gráficos medianos
  • - Cenários repetitivos
  • - Multiplayer sem graça
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Gustavo Teixeira
    2012-10-01T22:04:28

    A questão do cenário acho que tem que analisar o contexto. Sim, é muita areia só que a cidade foi devastada por uma tempestade, vários conflitos armados. Tem que levar isso em consideração pra analisar o cenário.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caio Lima
    2012-09-20T00:46:22

    o Jogo é Otimo ! tenho a demo no PS3 e não merecia uma nota baixa .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Douglas Matheus
    2012-09-13T21:45:36

    O.o os graficos desse jogo são bons ,como recebe 7 ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ranato Julho
    2012-09-17T13:08:31

    Nossa esse Tech tudo é um lixo mesmo , meu falar isso do Spec Ops , meu quem jogou sabe o que estou falando , jogo muito bom historia perfeita e bem proxima da realidade guerra em relação ao enrredo .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Barbosa
    2012-09-15T10:06:17

    essas reviews daki pelo amor de deus as do zangado dão de 1.0000000000000 nessas,lol

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jonas Santos
    2012-09-15T09:07:10

    Jogão mesmo! gostei graficos perfeitos! e jogabilidade nota 1.000

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Robson Santos
    2012-09-14T12:08:25

    Caraca, mais um review triste aqui...já não bastava terem comparado o Slepping Dogs com GTA (????). Globo, me contrata que eu faço melhor...juro. Jogão! Jogabilidade afiada, gráficos bons...concordo que o som não é o melhor, mas nota 6???? Fala sério.... Se é pra fazer um trabalho porco desses é melhor vocês copiarem os reviews do IGN e do Gamespot.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kleber Vilela
    2012-09-14T09:53:08

    kkkkkk mais uma gráficos medianos!!!!!!! ..........

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário