Jogos de luta

NOTA tt
8.5

Review Street Fighter 5

Street Fighter 5 traz boa jogabilidade e ótimos gráficos, mas passa a sensação de um jogo incompleto

Caio Fagundes
por
em

Street Fighter 5 chegou ao PS4 e PC para dar novos ares à famosa franquia de games de luta da Capcom. Após a tentativa bem-sucedida de reviver a série com Street Fighter IV, a empresa japonesa apostou agora em uma jogabilidade mais acessível aos jogadores iniciantes sem deixar de ser desafiadora para os mais experientes.

Conheça todos os 16 personagens iniciais de Street Fighter 5

O resultado é um título com grandes qualidades e que carrega um enorme potencial, mas que falha em entregar uma experiência completa para o usuário em seu lançamento. Confira a nossa análise:


Jogabilidade reinventada

Um dos grandes problemas que Street Fighter enfrentava ao tentar atrair novos jogadores para a franquia era a sua jogabilidade. Alguns comandos usados anteriormente para se executar ataques especiais não eram otimizados para os controles tradicionais. Isso acontece pois Street Fighter foi pensado como um jogo para fliperama, e não para os consoles caseiros.

Até o lançamento de Street Fighter 5, os comandos criados em 1991 sobreviviam quase que inalterados. Agora os controles mantém as combinações mais tradicionais – como o Hadouken, que ainda é meia-lua pra frente com soco –, mas evita os golpes especiais que são complicados de serem executados nos consoles, como os ataques de Vega e Charlie – e, provavelmente, Balrog e Guile no futuro.

Ficou fácil soltar o Sonic Boom em Street Fighter 5 (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)Ficou fácil soltar o Sonic Boom em Street Fighter 5 (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)

Além disso, os combos acontecem de forma mais fluida, já que os golpes se conectam mais facilmente do que em Street Fighter 4. Entretanto, essa mudança por si só não é suficiente para tornar o game excessivamente agressivo. Isso ocorre pois a janela de vulnerabilidade ao se executar um golpe também foi aumentada, então os jogadores defensivos podem punir os agressores se jogarem de forma inteligente.

Elenco diversificado

Outro ponto alto do jogo é a diversidade de seus personagens. Se nas edições anteriores alguns lutadores eram semelhantes demais entre si, o mesmo não pode ser dito de Street Fighter 5.

A diferença aqui pode ser sentida até mesmo entre Ryu e Ken, e grande parte disso se deve aos V-Triggers, golpes exclusivos de cada personagem que variam desde teletransportes até modificadores que deixam seus ataques mais rápidos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

V-Trigger de Ken em Street Fighter 5 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) (Foto: V-Trigger de Ken em Street Fighter 5 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha))Os V-Triggers de Street Fighter 5 tornam cada personagem único (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Além disso, as novas adições ao elenco são extremamente carismáticas e coerentes com o universo de Street Fighter. Mais do que isso, elas apresentam novas mecânicas e formas de se jogar.

A brasileira Laura, por exemplo, se movimenta de forma única pelo mapa e conecta socos com quedas que remetem ao jiu-jitsu brasileiro. Fang, por outro lado, traz golpes venenosos e que causam dano por tempo, algo inédito na franquia.

Os 16 personagens iniciais de Street Fighter 5 são bastante diversificados (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)Os 16 personagens iniciais de Street Fighter 5 são bastante diversificados (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)

Visual impecável

Embora o gameplay e os personagens sejam boas qualidades, o que mais impressiona em Street Fighter 5 são os gráficos. Com uma estética própria entre o real e o fantástico, é seguro dizer que essa é uma das experiências visuais mais ricas da nova geração.

Personagens bem desenhados, movimentos de câmera intensos durante as cutscenes, animações fluidas, cenários riquíssimos, tudo evidencia o capricho da equipe gráfica, que entrega um resultado impecável. Além disso, o modo história conta mais uma vez com as belíssimas ilustrações do artista japonês Bengus, que também rouba a cena.

Desenhos de Bengus roubam a cena no modo história de Street Fighter 5 (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)Desenhos de Bengus roubam a cena no modo história de Street Fighter 5 (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)

Isso tudo fica ainda mais interessante quando se coloca o som na equação. A boa trilha e os ótimos efeitos sonoros contribuem para a imersão, e a dublagem no modo história é bem feita, embora não conte com áudio em português. Entretanto, as legendas dão conta do recado para quem não é tão familiar com o inglês.

Pouco conteúdo

É uma pena que, com tanto potencial, a experiência seja quase arruinada pela falta de conteúdo na data de lançamento. O jogo conta com os modos versus, partida casual, partida rank, treinamento, sobrevivência e um modo história incompleto.

O modo sobrevivência é uma das novidades de Street Fighter 5 (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)O modo sobrevivência é uma das novidades de Street Fighter 5 (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)

Para a experiência online Street Fighter cumpre muito bem a sua função. Durante a nossa avaliação não enfrentamos nenhum problema de latência, embora seja esperado que os servidores sofram um pouco nos primeiros dias do lançamento. Além disso, a cruzamento entre plataformas em partidas online é uma novidade revolucionária que deve ser tendência no futuro.

Se você busca por uma boa experiência individual, Street Fighter 5 pode ser uma grande decepção. O modo história liberado é extremamente curto e dura uma média de quatro combates de um round para cada personagem. O enredo serve apenas de contextualização para o verdadeiro modo história que será liberado para download grátis em junho. Essa contextualização, embora necessária, é desinteressante e soa forçada em muitos momentos.

Modo história disponível no lançamento de Street Fighter 5 é extremamente decepcionante (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)Modo história disponível no lançamento de Street Fighter 5 é extremamente decepcionante (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)

Além disso, não há um ajuste de dificuldades para as partidas do modo, que falham miseravelmente em oferecer qualquer tipo de desafio. Durante a avaliação, por exemplo, foi possível zerar a história de Chun-li apenas apertando botões aleatórios sem olhar para a tela.

Já o modo sobrevivência é uma adição bem-vinda e que oferece desafios interessantes e introduz uma boa mecânica de gerenciamento de pontos. Infelizmente o modo se torna repetitivo rapidamente, e é preciso uma paciência de ferro para encarar os 100 combates consecutivos da dificuldade inferno.

Street Fighter 5 é um ótimo jogo, mas ainda está incompleto (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)Street Fighter 5 é um ótimo jogo, mas ainda está incompleto (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)

Conclusão

Street Fighter 5 é tecnicamente impecável, mas a falta de conteúdo single-player passa a impressão de que o título está em fase de acesso antecipado. Os jogadores que quiserem focar na experiência online terão um ótimo game em mãos e não devem se arrepender. Se você busca uma experiência completa para jogar sozinho, com um modo história rico e desafios divertidos, talvez seja melhor aguardar as atualizações para evitar a frustração com um jogo que seria perfeito se estivesse completo.

Qual o seu jogo de luta preferido? Comente no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
8.5
Gráficos
10
Jogabilidade
9
Diversão
5
Som
10

Prós

  • Jogabilidade simples e responsiva
  • Fácil de aprender, difícil de dominar
  • Gráficos excelentes
  • Som imersivo
  • Elenco diversificado
  • Multiplayer entre PS4 e PC

Contras

  • Modo história incompleto, curto, superficial e pouco desafiador
  • Modo sobrevivência se torna repetitivo rapidamente
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Willian Nogueira
    2016-07-01T10:59:49

    comprei ontem, hoje vou jogar :) williandeath666

  • Fábio Santos
    2016-02-16T11:29:24

    Essa é sem dúvida umas das melhores análises do Techtudo. Parabéns Caio Fagundes!!! E concordo com os pontos citados. O jogo parece incompleto, mesmo com a promessa de um modo história e personagens via DLC gratuito. Se fosse pra fazer isso, poderia atrasar o lançamento do jogo com todo o conteúdo, e evitar a impressão e a maioria das reviews que apontam o mesmo erro.

  • Marcos Rangel
    2016-02-16T12:01:49  

    street fighter é ruim demais, o negocio é the king of fighters

    recentes

    populares

    • Marcos Rangel
      2016-02-16T12:01:49  

      Não posso discordar da opnião de todos, respeito cada uma, mais para mim street fighter é um jogo trucado, sempre foi, pula chute, um golpe ( gancho ou rasteira media ) e um golpe de comando ou especial, agora the king of fighters exige agilidade, combos grandes e com varias diversificações de combos diferentes, e na boa, desculpa ai, mais a capcom nunca pegou com a snk para jogo, so quem gosta entendera!!!!!

    recentes

    populares

    • Marcos Rangel
      2016-02-16T12:01:49  

      consertando, a capcom nunca pegou com a snk em jogos de lutas!!!!

  • Paulo Santiago
    2016-02-28T11:49:16

    É... A Capcom fez o mesmo que a Rare em Killer Instinct e lançou um jogo inacabado. Não tem o que dizer quanto a isso. É um jogo inacabado. Promete ficar melhor quando forem acrescentando mais elementos e personagens, mas não foi um lançamento decente... A história é muito rasa também. Mas ao menos a jogabilidade e diversão no versus são garantidas!

  • Marcelo Silva
    2016-02-24T12:56:42

    NOSSA 8,5 ??? ESTÃO DE PALHAÇADA NÉ???? VAI TOMAR NO COPO CAPCOM QUE JOGO É ESSE??? ALÉM DE SER CARO É UMA BOSTA

  • Charles Siqueira
    2016-02-16T15:34:23  

    tá ta ta ta ta rugueeeeeee

    recentes

    populares

    • Charles Siqueira
      2016-02-16T15:34:23  

      rodo fire rodo fire

    recentes

    populares

    • Charles Siqueira
      2016-02-16T15:34:23  

      Alrx ful

  • Rogerio Games
    2016-02-23T08:08:48

    Todo mundo já tá ligado que a sony paga os veiculos de comunicação para conseguir notas altas, desconsiderem essa analise, o jogo é fraco e incompleto, a luta agora é eu consegui o reembolso da steam

  • Marcelo Ferreira
    2016-02-21T16:50:24

    os graficos tao lixos os personagens mais ainda

  • Murilo Rossener
    2016-02-19T17:33:22  

    Eu não gostei do Street Fighter 5, eu não compraria. É um street fighter 4 reinventado, a Capcom precisa de algo novo, tentar reinventar seu modo clássico com desenhos em HD, tipo um street fighter 3rd strike com gráficos hd.

    recentes

    populares

    • Murilo Rossener
      2016-02-19T17:33:22  

      Para mim esse jogo foi uma grande decepção. Comprei no dia do lançamento e me arrependi. Não concordo com a análise feita aos gráficos. Está bem feito, porém, do meu ponto de vista, é muito inferior ao SF4. Os personagens novos não tem a menor graça. Não gostei.

  • Caio Santana
    2016-02-16T12:24:59  

    Os membros continuam muito desproporcionais. A mão do Ryu parece com do tamanho da do Hulk

    recentes

    populares

    • Caio Santana
      2016-02-16T12:24:59  

      cara... eu sei que vc disse dificilmente... mas ocnheço muita gente que joga. vc e muitos outros acham o jogo infantil por causa do grafico, mas ele é mais complexo do que se imagina. Eu por exemplo me forcei a contruir um castelo, mas no modo de sobrevivencia, foram dias, semanas e até alguns meses até conseguir todos os materiais utilizados. Depende muito da vontade de quem quer se divertir a dar uma chance ao jogo, e não a idade da pessoa...

    recentes

    populares

    • Caio Santana
      2016-02-16T12:24:59  

      Tá certo Osvaldo. Respeito sua opinião.

  • Pamalla Silva
    2016-02-16T12:18:31  

    já joguei muito Street Fighter

    recentes

    populares

    • Pamalla Silva
      2016-02-16T12:18:31  

      jogo xbox one "" gamertag'' pamlla"" se tiver prato pra lavar eu lavo,casa pra varrer tbm, afinal somos muiti tarefas, corpo mole não faço.. se achar que me atinge tá enganado

    recentes

    populares

    • Pamalla Silva
      2016-02-16T12:18:31  

      Blza vo add e jogamos lá. vlw

  • Daniel Kurokawa
    2016-02-16T18:27:04  

    Quando alguém fala de Street Fighter, confesso que me lembro daquele filme que tinha o Van Damme, Raul Julia e o E. Honda havaiano.

    recentes

    populares

    • Daniel Kurokawa
      2016-02-16T18:27:04  

      lembrança ruim essa...kkkkkkkkkk...e pensar que fui ao cinema ver isso...

  • Léo Barcellos
    2016-02-16T15:29:33  

    Street sempre será um clássico pra mim. Só que pagar 200,00 conto num jogo de luta eu não pago mesmo.

    recentes

    populares

    • Léo Barcellos
      2016-02-16T15:29:33  

      Estava vendo esses preços, absurdo, eu estou pensando em comprar um ps4 ou Xone, mas so pelos exclusivos, eu tenho pc gamer e o SFV saiu a 89,90 em promoção, quem quiser completo com dlc dos personagens paga mais 75,00, mas acho que nem vale a pena ainda pq os personagens vao ser disponibilizados depois....mas qdo vi o preço do game no consoles, nao iaria comprar tao cedo.

  • Hao123
    2016-02-16T16:42:53  

    O jogo bom era "Power instinct". Velhinha dando golpe de dentadura. Muito bom!

    recentes

    populares

    • Hao123
      2016-02-16T16:42:53  

      Gostava muito desse jogo também, Otane e Oume Goketsuji causavam muitos pesadelos.

  • Eduardo Canuto
    2016-02-16T23:46:26  

    Estou tentando umas 3 horas e não consigo jogar online em nenhum dos modos online, só fica aparecendo a mensagem "aguardando oponente" que raiva, agente compra antecipado, gasta mó grana e acontece essas palhaçadas, tá parecendo cod adv cheio de bug no online... Mano que raiva!!!!

    recentes

    populares

    • Eduardo Canuto
      2016-02-16T23:46:26  

      agente do FBI ou da CIA?

    recentes

    populares

    • Eduardo Canuto
      2016-02-16T23:46:26  

      Hahahahaha! Melhor apagar, ou os haters do One vão printar pra fazer guerrinha nas redes sociais.

  • Carlos Schneider
    2016-02-16T14:28:55  

    O amigo caixista q foi na onda do PS4 a 4 mil e ganhou um X-box do pai chora no banho de tristeza.

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2016-02-16T14:28:55  

      Mas precisa ter muita grana pra ter um PC que rode todos os jogos assim...

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2016-02-16T14:28:55  

      Tenho o One e não caiu uma lágrima até agora. Você ou é só mais um virgem ou retardado, ou os dois (estágio avançado). Enfim, SF marcou minha infância tanto no game quanto no anime, mas eu particularmente estou pé atrás com a série já há algum tempo. Vou esperar mais um pouco e qualquer coisa pego no PC.

  • Caio Santana
    2016-02-17T08:04:34

    Se tiver um PC legal e curte o Street vai lá no nosso canal Caio D. Lá damos a dica para vc já sair na frente jogar o esse jogo. Mas indico apenas para aqueles que querem de fato comprar o jogo pois somos contra a pirataria.

  • Carlos Pinto
    2016-02-16T12:31:02  

    Cara, ainda existe gente que dá dinheiro para isso?

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2016-02-16T12:31:02  

      Se existe um jogo que sempre vai pegar meu dinheiro é Street Fighter. Já tô jogando aqui e o choro, esse ninguém precisa dar dinheiro, é livre :P

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2016-02-16T12:31:02  

      A indústria do videogame mobiliza quase 100 bilhões de dólares por ano. Acho que alguém deve gastar dinheiro com isso no planeta Terra. Onde você vive não é assim?

  • Filecom Fritas
    2016-02-16T11:47:40  

    larga essa me.rd.a e vão viver , beijar a boca, conhecer pessoas e curtir uma viagem! bando de alienados!

    recentes

    populares

    • Filecom Fritas
      2016-02-16T11:47:40  

      faço tudo isso e ainda jogo tomando um açaí e comendo cavia '0' , triste e quem nunca jogou vai vicar velho parado e não ter nada pra contar ou fazer jogue e sera feliz pra sempre '0' ehehe

    recentes

    populares

    • Filecom Fritas
      2016-02-16T11:47:40  

      Nada disso dá xp

  • Leão Brocador
    2016-02-16T12:32:36  

    Tá quanto na psn digital e físico no ML?

    recentes

    populares

    • Leão Brocador
      2016-02-16T12:32:36  

      200 no mercado livre e 100 de pc físico

    recentes

    populares

    • Leão Brocador
      2016-02-16T12:32:36  

      Olhei agora, no ML tá de 230 pra cima, fora o frete. Caro demais pra um jogo que dizem estar incompleto. Acho que vou de steam.

  • Charles Siqueira
    2016-02-16T17:20:30

    Jogo bom é Dota !

  • Gilberto Filho
    2016-02-16T15:43:58

    Vou baixar o game no torrent para o meu PS4 (desploqueado).

  • Julia
    2016-02-16T14:58:36

    ?Digi te no Google: cupom des conto agregador net...Tem cupom de 20% das melhores lojas hoje !

  • Marcelo Correa
    2016-02-16T10:46:02  

    Cara, esse jogo está ótimo para mim, dos SF que eu jogava e era muito bom estao o SF2 e SFAlpha 3, esses sim eu era difícil de ser vencido, usava o Dhalsim e Charlie, porém depois eu não consegui mais ter carisma e me adaptar a jogabilidade do 4, nesse 5 eu me senti jogando os dois que eu gostava, parece estar mais rápido e isso é ótimo, o cancelamento do focus tmb gostei e esse vtrigger esta show, só o que não gostei eh que quando fui jogar com o Charlei levei uma surra impiedosa no on line pq ele esta alterado kkkkk.

    recentes

    populares

    • Marcelo Correa
      2016-02-16T10:46:02  

      O Nash me lembrou muito o Rugal rs'

    recentes

    populares

    • Marcelo Correa
      2016-02-16T10:46:02  

      verdade Matheus, espero que o guile venha inalterado, assim posso tentar me reacostumar com o estilo dele.

  • Kenseiden
    2016-02-16T11:12:44

    Gostei da análise, Caio Fagundes, parabéns!