NOTA tt
6.6

Review TecToy Tablet Galinha Pintadinha

Testamos o tablet da Galinha Pintadinha, da TecToy, e gostamos do que vimos. Confira no review todos os detalhes do aparelho feito especialmente para os pequenos.

Fabrício Vitorino
por
em

Fazer o review do tablet da Galinha Pintadinha, ao contrário do que possa parecer, não foi fácil. Por mais que nós, jornalistas e técnicos de tecnologia, possamos estar imunes ao poder hipnótico da penosa azulada e sua turminha. Se não é uma potência nas configurações, o gadget da Tectoy é um ímã para mãos e olhos da criançada.

Tablet TecToy Galinha Pintadinha visto de frente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tablet TecToy Galinha Pintadinha visto de frente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Por isso, pedimos ajuda a alguns consultores mirins para que o review ficasse caprichado (embora a gente saiba que mamães e papais é que vão ler e, no fim das contas, tomar a decisão). Nossa mão-de-obra sub-10 anos – muito preocupada com a imagem – se mantém no anonimato. Mas garante: o tablet da Galinha Pintadinha atende aos exigentes consumidores com louvor.

Configurações

As configurações do tablet Galinha Pintadinha são humildes: um processador de 1,0 GHz, 512 MB de RAM, 4 GB de armazenamento interno, suporte a Wi-Fi e modem 3G, tela de 7 polegadas capacitiva com resolução de 800 x 480 pixels, câmera frontal de 0,3 megapixels, bateria de 3.000 mAh e um peso total (tablet + case) de 760 g. Tudo isso por um preço sugerido de R$ 499 – mas, de fato, o valor pode ficar bem mais barato do que isso, de acordo com uma pesquisa rápida no Zoom.

Primeiras impressões

A primeira impressão do tablet é de que trata-se de um brinquedo. Afinal, a moldura azul, com os pés e asinhas da galinha, ao mesmo tempo que protege o aparelho, permite que ele deixe livres as mãos dos pequenos. Assim, eles podem bater palmas, tomar mamadeira ou mesmo brincar com outras coisas enquanto se divertem com a turminha da Popó – e isso é muito importante, já que a turminha é, de fato, multitarefa, se dividindo entre várias brincadeiras ao mesmo tempo.

Traseira do tablet Galinha Pintadinha: moldura é removível (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Traseira do tablet Galinha Pintadinha: moldura é removível (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


A telinha gira 90 graus – ficando na horizontal ou vertical - e é destacável da moldura. Tecnicamente, ela atrapalha um pouco o acesso aos menus do Android nos cantos, mas a criançada resolve isso tentando várias vezes. Aliás, também garantimos que, com a moldura, o gadget consegue uma altíssima nota em qualquer “teste de resistência”. Ele não é indestrutível, claro, mas suporta bem empurrões, pisões leves, pequenas quedas e arremessos simples (a tolerância é muito maior do que a do iPad ou dos Galaxy Tabs, por exemplo).

Tela do tablet Galinha Pintadinha pode ser girada em 90 graus (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tela do tablet Galinha Pintadinha pode ser girada em 90 graus (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Configurações e apps exclusivos

Com uma configuração modesta, as transições do Android são lentas. Abrir e instalar aplicativos, para os grandinhos, é uma tarefa bastante incômoda. Mas, para os pequeninos, o gadget parece ser de ponta: em apenas três toques, eles abrem o “Menu Popopó” e têm, à disposição, aplicativos exclusivos. “Jogos e Apps”, “Vídeos” e “Wallpapers”. Enquanto o segundo aponta diretamente para o canal de vídeo no YouTube da galinha (o mais visto do Brasil, diga-se de passagem), e o terceiro é simplesmente uma forma de customizar o tablet, é no primeiro que está toda a diversão.

O submenu “Galinha Tagarela” é uma espécie de Talking Tom. Ali, a Popó repete tudo o que for dito, ao apertar o microfone no canto da tela. Também é possível andar entre os ambientes da casinha e testar a coordenação motora clicando nos objetos iluminados. Em “Turma da Galinha”, estão todos os vídeos da penosa azul. “Genius Galinha” é um joguinho da memória bem divertido. “Escolinha da Galinha” ensina formas, vogais, números e matemática. “Caixinha de música” tem as canções da turminha em versão xilofone (aquelas ideias pros bebês pegarem no soninho...). E, por fim, “Escorre Galinha”, outro game que agrada em cheio a criançada.

Quais os melhores smartphones e tablets para crianças? Veja no Fórum

Bateria e hardware

Em testes de estresse, realizados com os mais altos protocolos infantis, a bateria tem uma autonomia de cerca de 10 horas, em uso contínuo – YouTube, aplicativos, câmera, som e muito mais. Adicionando-se aí o tempo de stand-by, temos um desempenho satisfatório – bem dentro da média de um tablet de 7 polegadas sem grandes apelos tecnológicos.

Aliás, como dito antes, a tela deixa um pouco a desejar. As respostas são lentas, exigem pressão excessiva e não parece ser muito resistente. Também tem uma exibição de cores estranha, meio pálida, meio fosca, e fica impossível ver qualquer coisa se você não estiver posicionado de frente, diretamente olhando para a tela.

O som também deveria ser melhor. A escolha dos alto-falantes poderia ter sido mais criteriosa – já que o tablet é usado para “ninar” crianças e inspirar muitas dancinhas e cantorias. Esticado ao volume máximo, acaba ficando parecido com o som de um radinho de pilhas. Enfim, nada que acabe com a empolgação da criançada, mas são pequenos cuidados que conquistariam mais os adultos…

A câmera é fraca. Muito fraca. Outro ponto no qual o tablet deixa muito a desejar. Afinal, a criançada adora tirar fotinhos, fazer videozinhos e brincar em geral consigo mesma. E os pais sabem que não custa nada brincar de tirar algumas fotos com seus pimpolhos. Infelizmente, com essa câmera de 0,3 megapixels, você sequer consegue imagens visíveis. Tenha sempre consigo um bom celular ou uma câmera se quiser registrar as risadas e as reações de seus pintinhos às traquinagens da Galinha Pintadinha e sua turminha.

Detalhe da câmera do tablet Galinha Pintadinha (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Detalhe da câmera do tablet Galinha Pintadinha (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Conectividade

Tanto o modem 3G quanto o Wi-Fi funcionam direitinho, por padrão. Sem engasgos, sem problemas. A grande questão é: o que fazer, senão assistir aos videozinhos da simpática Popó azulada? Mesmo baixar e instalar apps acabam virando tarefa complicada – não por conta da conectividade, mas devido ao baixo poder de fogo do gadget. Mas você conseguiria ver seus e-mails ou as notícias no TechTudo, por exemplo. Enquanto seus filhotes dormem, claro.

Entradas do tablet Galinha Pintadinha (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Entradas do tablet Galinha Pintadinha (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Mas e aí, vale a pena?

No geral, é o conteúdo exclusivo que dá o charme ao brinquedo. Os aplicativos têm o conhecido viés educacional da turminha - que conquistou os pais e hipnotizou as crianças. Aposta certeira da Bromélia Produções, a empresa por trás da ave mais querida do Brasil. E, claro, a customização: a “roupa” de galinha do brinquedo é uma graça e faz sucesso imediatamente.

Em linhas gerais: o tablet da Galinha Pintadinha poderia ser melhor? Sim, claro. Mas isso teria um impacto direto no preço. O que poderia restringir o público-alvo do aparelho. Além do mais, não podemos esquecer que há um custo adicional pelo licenciamento da marca Galinha Pintadinha (é preciso prestigiar as produtoras nacionais!). Pelo preço, está na média dos tablets do mercado. E como sua principal (e única) proposta é entreter os baixinhos e iniciá-los na tecnologia, vale o investimento. Agora, chega de escrever. O “popozinho” já está pedindo pra ver a galinha de novo.


Nota TechTudo

NOTA tt
6.6
Design
9
Desempenho
5
Tela
6
Câmera
5
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Resistente;
  • Moldura em forma de galinha;
  • Aplicativos exclusivos;
  • Faz sucesso com a criançada.

Contras

  • Desempenho ruim;
  • Câmera de baixa qualidade;
  • Tela e som medianos.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Cruzeiro
    2013-12-23T15:50:22  

    Minha filha de -quase- 3 anos "dividia" (entre aspas pois, no fim das contas, era só ela quem usava) um iPad com a mãe, até que resolveu incluir o gadget no banho das bonecas. Isso foi umas duas semanas antes de começar as vendas desse tablet da GP -então um dos personagens prediletos da minha filha. Resolvi comprar um desses pra ela. Tirando o fato de que ela fica agoniada enquanto pressiona um ícone -o desempenho é tão sofrível que até a menina fica irritada, o tablet é muito bom pra ela. Tudo mais acessível, e o conteúdo é ótimo!Recomendo aos pais que estão na dúvida, pelo custo x benefício

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-12-23T15:50:22  

      Detalhe: Comprei um tablet também para meu sobrinho no Natal. Presente de padrinho e já instalei diversos jogos infantis e educacionais no dele também e tive todo o apoio da mãe dele. Apenas reforcei a questão de regrar os horários. Se deixar a mulecada passa o dia inteiro.

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-12-23T15:50:22  

      Raphael muito bem! concordo com você! O pessoal fala tanta besteira aqui... é igual o pai que larga o filho na melhor escola do mundo e não acompanha a educação do moleque... aí ele dá o azar de ficar amigo do aluno mais bagunceiro, vai na onda, e a culpa é da escola (PS. já vi isso acontecer). Não sei os filhos de vocês, mas se eu usar um Tablet e não deixar minha filha usar, ela vai perguntar o por quê... aí eu vou dizer que quem usa Tablet fica retardado e ela vai dizer "Então porque o senhor está usando???"... cada uma que esses idiotas postam aqui...

  • Leticia Yamamoto
    2013-12-24T00:58:08  

    Esse tablet é uma porcaria! Eles colocam essa capinha que deveria ser pra proteção e um suporte da galinha e te cobram muito mais do que ele realmente vale. Essa capa não vale nada, não protege, não suporta pequenas quedas e quem dirá arremessos e pisões! Meu filho deixou cair de uma altura mínima e a tela partiu em vários lugares, a garantia não cobre (é claro!) e eles querem cobrar 240 reais, a metade do valor pra arrumar. Qualquer outro lugar cobra 100 reais, mas se você arrumar em outro lugar perde a garantia, que certamente você vai precisar depois, já que ele não vale nada.

    recentes

    populares

    • Leticia Yamamoto
      2013-12-24T00:58:08  

      Comprei um Tablet kids da Dazz, marca que eu não conhecia, e o produto é muito bom, tem um controle para os pais que vc escolhe o que vai deixar a criança acessar.Muito legal!

  • Milla Mv
    2013-12-24T08:16:09  

    Essa semana comprei um quebra cabeça de R$50 e 200pç p/ meu primo de 4anos. De todos os presentes, ele pegou esse, sentou no quarto no meio da festa e foi brincar c/ mais dois da idade dele. Isso é entreter, reforçar laços e valores. Quando q uma criança c/ um tablet na mão vai querer companhia, vai querer dividir... já vi meninos dando piti estressados com eletrônicos pq não conseguiam prosseguir, agressivos, paranoicos, isso não é p/ criança. Qq loja de brinquedos oferece opções para estimular positivamente, cabe aos pais ter a maturidade para escolher presente para criança e não para eles.

    recentes

    populares

    • Milla Mv
      2013-12-24T08:16:09  

      Milla Mv que tal colocar um jogo ou app que seja próprio pra idade da criança? Fora que ninguém aqui está dizendo para dar SOMENTE o tablet... aqui em casa, pra começar, o tablet é da minha esposa... mas a minha filha pode usar, porque eu ensino a ela que tudo é nosso, e que temos que cuidar das coisas. E só pra constar, o que a minha filha gasta mais tempo todos os dias é pintando desenhos com lápis e canetinha...

    recentes

    populares

    • Milla Mv
      2013-12-24T08:16:09  

      Milla Mv Esse rapaz de 21 anos que você citou não é problema da tecnologia... é problema que ele não teve uma família que fizesse coisas interessantes com ele, que o educou, que o amou... a realidade é essa...

  • Raphael
    2013-12-26T16:24:13

    Paguei R$ 199 em um idêntico. Basta apenas ir na feira e comprar uma capinha emborrachada de 25 reais e fica igual. rsrs.

  • Caio Izidro
    2013-12-24T09:06:37

    Bom tablet com a finalidade de entreter as crianças, apenas isso. Para os "espertões", um tablet também é capaz de estimular o desenvolvimento, raciocínio, coordenação, basta apenas que sejam instalados os aplicativos certos.

  • Matheus
    2013-12-24T04:43:44  

    Prós = Moldura em forma de galinha. WHAT??

    recentes

    populares

    • Matheus
      2013-12-24T04:43:44  

      O tablet é para uma criança de 3 anos, que COM CERTEZA conhece a galinha pintadinha e COM CERTEZA vai considerar isso um ponto a favor. Para ela não é só um tablet, é um tablet da Galinha Pintadinha!!! Qualquer pessoa que já tenha convivido com uma criança na vida sabe disso... Óbvio que isso não é uma vantagem para o o Marmanjo, mais preocupado em impressionar os amigos no trabalho... Mesmo que ele seja muito fã da galinha pintadinha...

  • Luciano Carneiro
    2013-12-24T04:52:04

    Se derrubar de 30 cm de altura já era. A capa é de plastico duro e a tela de material muito fraco. TecToy não cobre garantia disso, diz que é mal uso, como se uma criança de 1 a 4 anos (idade recomendada na caixa) tivesse noção disso. Existe o Kid Pad da Multilaser que não possui o apelo da Galinha Pintadinha, mas possuiu uma capa emborrada que realmente suporta impactos. Configuração do hardware semelhante a esse.

  • Rosa Rakell
    2013-12-23T23:18:01

    Olá Tem algum adaptador para carregar no carro?

  • Paula Ito
    2013-12-23T21:13:43

    Recomendo! Baixei vários aplicativos educativos disponíveis para o Android, e vídeos da Peppa! Diversão garantida!

  • Gustavo Volpe
    2013-12-23T19:26:11

    Querem fazer essa anganação, façam. Mas sequer instalar uma customização no sistema, que permita ocultar as softkeys é um absurdo. O primeiro lugar que as criaças apertam é na tecla home... e saem dos aplicativos. Um saco! Aí os caras lançam esse tablet, instalam umas caqueiras, uns papéis de parede e vendem por muito mais do que deveria custar essa configuração horrorosa e atrasada.

  • Josafa Silva
    2013-12-23T16:37:55  

    Ué!!!!!!!!!!!!!!!Galinha pintadinha não é o apelido do Atletico Mineiro?

    recentes

    populares

    • Josafa Silva
      2013-12-23T16:37:55  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Electro
    2013-12-23T19:01:42

    Que lixo, é um tablet android normal. Nem tiveram o trabalho de customizar o OS, dá pra ver a barra padrão do android.

  • Zé Corneta
    2013-12-23T18:18:29

    Tablet para crianças pequenas... Esses pais de hoje em dia...

  • Elaine
    2013-12-23T16:54:37

    "suporta bem empurrões, pisões leves, pequenas quedas e ARREMESSOS SIMPLES"... kkkkk Melhor parte!!! Excelente review! Souberam avaliar visando o público alvo e não somente a tecnologia do gadget!