Jogos de música

NOTA tt
8.0

Review Theatrhythm Final Fantasy

Produzido pela Square Enix, Theatrhythm Final Fantasy é uma bela homenagem para quem é fã da famosa saga de RPG Final Fantasy e de sua trilha sonora.

Felipe Vinha
por
em

Produzido pela Square Enix, Theatrhythm Final Fantasy é uma bela homenagem para quem é fã da famosa saga de RPG Final Fantasy e de sua trilha sonora. O game é totalmente inesperado, mas funciona melhor do que você imagina. Afinal, como poderíamos ter um título bom que misture RPG e música?

Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação) (Foto: Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação))Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação)

Theatrhythm Final Fantasy é assim, e pega emprestado as melhores melodias da saga para reunir em um único jogo cheio de elementos clássicos e diversos tributos aos mais de 13 Final Fantasy já lançados.

Uma melodia eterna

Em sua maioria composta pelo músico Nobuo Uematsu, a trilha sonora de Final Fantasy não pode nem deve ser facilmente esquecida. Quem jogou capítulos como Final Fantasy 6 ou 7, ou até mesmo os primeiros, vai se lembrar bem de diversas melodias que já tocaram seus ouvidos e marcaram sua vida como jogador e como apreciador de boa música.

É a partir desta premissa que Theatrhythm começa a surgir. Se você jogou Dissidia Final Fantasy no PSP deve se lembrar que o game reunia uma série de heróis e vilões da série em um único jogo para uma aventura inesperada. Bem, neste aqui a coisa funciona mais ou menos neste estilo.

Há até mesmo uma história, como qualquer outro RPG, ainda que este seja mais levado para o lado musical. Por isso mesmo a história é básica e não surpreende, mas está ali para fazer registro de existir e nisso não faz feio. Basicamente, a melodia do mundo está corrompida e cabe ao jogador, controlando heróis reunidos de vários mundos, combater o mal com o ritmo da música.

Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação) (Foto: Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação))Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação)

Em ritmo de festa

Theatrhythm Final Fantasy busca não só prestar uma homenagem, mas também oferecer um bom jogo a quem comprá-lo, e isso ele também faz bem. A jogabilidade é totalmente musical e na base do ritmo, e qualquer jogador vai se adequar facilmente, ainda que existam níveis de dificuldades bem avançados.

O modo de história pode ser seguido normalmente, passando por cada Final Fantasy (do 1 ao 13) e suas respectivas músicas. Para isso, há três tipos de músicas: de batalha, de caminhada e de filme. A primeira faz com que personagens lutem enquanto a música toca, a segunda faz com que eles andem por cenários na base da melodia, enquanto a última mostra um filme rodando no fundo da tela, também seguindo o ritmo. Mas como funciona isso tudo?

A tela inferior do Nintendo 3DS, sensível ao toque, é onde o jogador deve posicionar sua caneta stylus (nem pense em usar o dedo, é necessário precisão). Na tela superior passarão pequenos pontos no ritmo da música e é quando você deve pressionar a tela com a caneta. Em alguns momentos, os pontos vão exigir que você risque para algumas direções ou que mantenha a caneta pressionada, isso dá uma variada boa e uma dificuldade a mais à jogabilidade.

No meio disso tudo estão seus personagens, heróis de diversos capítulos da série (Cloud, Terra, Squall e por aí vai), que podem ser pré-selecionados antes das músicas e organizados em equipes de até quatro heróis. Como em qualquer RPG, eles evoluem e ficam mais fortes com o passar do tempo, ganhando experiência a cada música, então vale a pena reprisar algumas músicas que estavam mais difíceis de serem vencidas antes quando sua equipe estiver mais evoluída.

Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação) (Foto: Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação))Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação)

Trilha sonora de primeira

O ponto forte em Theatrhythm Final Fantasy é realmente a sua trilha sonora, e por isso o jogo é altamente indicado para fãs da série de RPGs, mas quem não é lá muito fã pode acabar não se animando. Afinal, nem todo mundo tem a obrigação de saber qual é o tema de batalha de Final Fantasy 7, ou o tema de encerramento de Final Fantasy 3, muito menos o tema de abertura do primeiro jogo da série, ainda que este seja bem mais fácil.

É por esse motivo que Theatrhythm Final Fantasy acaba sendo um produto segmentado demais, ainda mais pela sua jogabilidade pouco ortodoxa e que vai fazer alguns jogadores mais acostumados com games tradicionais torcer o nariz e estranhar de montão.

Mas bastam alguns minutos para ver que Theatrhythm Final Fantasy pode ser uma experiência profunda e ao mesmo tempo muito simples. Você pode se engajar na história de tal forma que não vai largar do 3DS tão cedo, mas também é possível pegar seu portátil, jogar apenas uma música no modo desafio e depois parar. Isso é um ponto forte muito significativo, já que facilita o acesso à diversão para todo o tipo de jogador.

Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação) (Foto: Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação))Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação)

Incrementando sua biblioteca

Como todo jogo mais moderno, Theatrhythm Final Fantasy permite ao jogador realizar o download pago de conteúdo extra. Para sermos mais precisos, os extras aqui vêm em formato de músicas adicionais, que não foram incluídas no pacote inicial do jogo, mas que vão ser uma bela adição para os fãs.

Cada música custa R$ 1,99 na rede online do Nintendo 3DS, então comprar todas pode acabar saindo bem caro (já são mais de dez disponíveis). Ainda assim, fica como uma opção a mais para este game que já se mostra bem completo em termos de extras.

Por falar em extras, Theatrhythm é mais recheado do que você imagina. Além das referências a heróis, vilões, personagens secundários e cenários da saga Final Fantasy, o jogo também possui um catálogo no qual você pode ver informações sobre cada figurinha carimbada que encontrar pelo caminho. Nada mau para um game musical.

Outras adições interessantes são extras com cenas dos jogos anteriores da série e também músicas no estilo de antigamente que podem ser desbloqueadas para serem apenas ouvidas (e não jogadas). O mais divertido neste modo é que as músicas são tocadas da mesma forma como eram – uma música do Nintendinho vai ser tocada em 8-bits, e não com um som mais atual. Bacana e nostálgico.

Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação) (Foto: Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação))Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação)

Gráficos simpáticos, som nem tanto

Apesar de ser um jogo musical, Theatrhythm Final Fantasy pesa um pouco por estar na plataforma mais fraca em termos de hardware de som. Infelizmente a capacidade sonora do Nintendo 3DS atrapalha um pouco a execução do jogo.

Recomendamos que você jogue em um ambiente mais silencioso, de preferência com fones de ouvido. Ao jogar na rua, no metrô, por exemplo, você quase não vai ouvir o som das músicas, mesmo com os fones, o que vai atrapalhar e muito a jogabilidade.

Graficamente, o jogo não faz feio, com efeitos bonitos e personagens no estilo “fofinho” que mais lembram bonecos de pelúcia. O design foi altamente acertado neste sentido, tanto para os heróis, quanto para os vilões. Este é um game que não exige tanto um visual mais realista.

Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação) (Foto: Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação))Theatrhythm Final Fantasy (Foto: Divulgação)

Conclusão

Theatrhythm Final Fantasy faz bonito ao mostrar uma bela homenagem à saga Final Fantasy, da Square Enix. Músicas de outrora retornam para que você mate as saudades e sinta-se altamente nostálgico, em um jogo que parece estranho em uma primeira olhada, mas oferece diversão simples e que pode ser sem compromisso ou aproveitada de forma mais profunda. Ainda que tenha alguns pequenos probleminhas, Theatrhythm é recomendado para quem tem um 3DS.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
8
Jogabilidade
8
Diversão
9
Som
8

Prós

  • - Boa seleção de músicas.
  • - Gráficos simpáticos.
  • - Homenagem a Final Fantasy.
  • - Personagens carismáticos.

Contras

  • - O som do 3DS não colabora.
  • - Pode parecer complicado no início.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Vasconcelos
    2012-08-10T11:32:10

    Gostei. Pra quem gosta de Final Fantasy vale a pena comprar, apesar de não ser um jogo muito elaborado em gráfico, mas é divertido!