NOTA tt
8.0

Review TP-Link TL-WA850RE

Aparelho promete estender o sinal da rede Wi-Fi. Veja se vale a pena ou não comprar o repetidor da TP-Link.

Gabriel Ribeiro
por
em

Não existe situação mais irritante do que ter um Wi-Fi que não cubra a casa inteira - ou pelo menos as partes mais ‘habitáveis’. As áreas com apagões são ainda mais constantes para quem tem casa grande, com muitos obstáculos ou que utiliza apenas os roteadores fornecidos pelas operadoras. Uma das opções mais lembradas para ampliar o alcance do sinal são os repetidores, sendo o TP-Link TL-WA850RE um dos modelos mais lembrados. Confira o review completo e veja se vale a pena ou não investir no aparelho.

Confira o review do roteador TP-Link AC7150

Design

Repetidor tp-link (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Repetidor conta com porta RJ-45 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Aparelhos relacionados à rede wireless quase sempre tem um design de gosto duvidoso. O TL-WA850RE também segue esse ‘padrão’. Em relação ao visual, o que mais chama a atenção é o tamanho. Ele tem 11 centímetros de altura.

Pode não parecer muito para algo que se coloque em cima de uma mesa (roteadores, por exemplo), mas para um dispositivo plugado direto na tomada, o tamanho extra faz com que ele não passe despercebido e chame atenção.

Qual o número de conexões simultâneas de um roteador wireless? Confira no Fórum do TechTudo.

Na parte frontal, ele conta com um conjunto de leds em formato circular que envolve o botão WPS. Além de indicar que a função repetidor (RE) e Wireless estão ativas, os leds também mostram a intensidade da captação de sinal do roteador principal, função fundamental para o bom funcionamento do aparelho, como será detalhado a seguir.

Na parte inferior, além do botão de reset, ele conta com uma entrada RJ-45. A porta oferece a comodidade de servir como entrada de rede para outros aparelhos. Isso quer dizer que se você tiver uma TV, Blu-Ray ou um desktop que não tenha Wi-Fi, ainda sim é possível oferecer internet via cabo a pelo menos um aparelho pelo TL-WA850RE.

Configuração e Recursos

Repetidor tp-link (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Leds na parte frontal indicam intensidade de sinal (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Em seus roteadores, dos mais baratinhos aos mais robustos, a TP-Link tem como ponto positivo facilitar ao máximo a instalação de equipamentos. Com o TL-WA850RE não é diferente. Mesmo quem nunca mexeu com redes consegue colocar o dispositivo para funcionar sem dor de cabeça.

Para começar é preciso, obviamente, ligar o aparelho em uma tomada. As luzes de monitaramento se acenderão e automaticamente é criada uma rede wireless. Ele conta com três opções de configuração: via WPS com roteadores que tem a função, por Wi-Fi ou por cabo de rede. No teste, todo o procedimento foi feito por cabo e não levou nem cinco minutos.

Na configuração rápida, o TL-WA850RE clona automaticamente todas as configurações, do roteador principal, como endereço e nome da rede (SSID), deixando o aparelho pronto para uso. Mas também é possível alterar o SSID do repetidor, fazendo com que se tenha duas redes diferentes.

O repetidor da TP-Link conta ainda com recursos interessantes, como função WDS, possibilidade de negar ou permitir acesso por endereço MAC, visualização e bloqueio de dispositivos conectados.

Outro bom recurso é a memória. Graças a ela, as informações das redes configuradas não são perdidas. Na prática, isso quer dizer que o repetidor pode ser usado em mais de um lugar - como em uma visita à casa de amigos, por exemplo - sem a necessidade do trabalho de configurar novamente toda vez que retornar.

Alcance e velocidade

Repetidor tp-link (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O alcance do repetidor é satisfatório, segundo os testes (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A primeira coisa a entender para o funcionamento correto do repetidor da TP-Link é o seu posicionamento. Ele precisa estar em um local onde o sinal do roteador principal esteja bom para que consiga ampliar com eficiência o sinal.

Isso nem sempre é uma tarefa fácil, já que que é preciso achar uma tomada disponível que esteja no lugar certo. É nesse ponto que entra a importância do led de intensidade de sinal, falado anteriormente. Por conta desse recurso é possível visualizar como está o recebimento do sinal por parte do repetidor.

Mito ou verdade? Desvende 'lendas' sobre roteadores e navegue sem medo

A TP-Link recomenda que, para uma boa conexão, o aparelho receba pelo menos três pontos de sinal. No teste realizado isso se confirmou. Abaixo de três pontos, o repetidor teve uma queda de cerca de 80% na velocidade.

O alcance do repetidor é satisfatório. Graças as duas antenas internas (deve ser por isso que é tão grande) operando a 2.4GHz, ele consegue cumprir bem o papel de levar Wi-Fi a lugares onde não são alcançados pelo roteador principal.

Na primeira imagem, teste realizado com iPad ligado a rede do roteador principal. Na segunda, com uso do repetidor. (Foto: Gabriel Ribeiro/TechTudo)Na primeira imagem, teste realizado com iPad ligado a rede do roteador principal. Na segunda, com uso do repetidor. (Foto: Gabriel Ribeiro/TechTudo)

No teste, o roteador principal ficou em um quarto separado por uma parede grossa e um banheiro. Com a porta do quarto fechada, a sala, em uma distância de seis metros, ficava com o Wi-Fi bem fraco e instável, não sendo possível, por exemplo, ver vídeos no Netflix. Outros cômodos, como a cozinha e a área, nem recebiam sinal. Com o TL-WA850RE, a qualidade da rede na sala foi melhorada consideravelmente e o apagão dos outros cômodos foi suprido.

O TL-WA850RE funciona sob o protocolo 802.11 b/g/n e tem uma velocidade de transferência na rede de até 300Mbps. Isso faz com que ele seja compatível com todos os dispositivos (smartphones, tablets e TVs atuais), além de rodar sem problemas com internet nos planos mais comuns.

Conclusão

Repetidor tp-link (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Repetidor precisa estar bem posicionado para funcionar bem (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Para quem tem áreas da casa onde o roteador principal não cobre ou quer melhorar a qualidade da rede Wi-Fi, o  TP-Link TL-WA850R pode ser uma boa solução. Custando em torno de R$ 120, com configuração simples, o aparelho melhora a qualidade do sinal em locais de instabilidade, e amplia a rede Wireless.

Um ponto a ser levado em consideração é o tamanho. Com 11 centímetros de altura, seria interessante se a TP-Link tivesse incluído uma porta USB para compartilhamento de mídia pela rede. Além disso, para funcionar adequadamente, o aparelho precisa ser plugado em uma tomada onde o sinal do roteador principal esteja bom. Quem mora em casas maiores, de dois andares ou com muitos obstáculos, por exemplo, pode enfrentar problemas para encontrar uma tomada disponível em local adequado.

TL-WA850RE (Foto: Arte/TechTudo)TL-WA850RE (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
6
Funcionalidades
8
Desempenho
9
Custo-benefício
9

Prós

  • - Instalação simples
  • - Facilidade de configuração
  • - Entrada RJ-45

Contras

  • - Sem USB
  • - Tamanho

Veja mais reviews e compare:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Kunzler
    2016-05-10T19:47:45

    meu roteador é TG580 da gvt e não consigo instalar TP-LINK 850RE

  • Jose Antonio
    2016-04-04T21:30:56

    auguem poderia me responder, se e normal as luzes q indica a forca do sinal de internet ficar piscando.

  • Henrique Andrade
    2015-07-14T11:42:54  

    Tenho um destes e realmente cumpre o que promete! Só não consegui configurar com o tal do WDS, mesmo o meu roteador sendo TPLINK e com esta funcionalidade. Teve que ser no cabo RJ-45 mesmo. Se por acaso o roteador ficar fora ar e depois voltar, este repetidor raramente voltou a funcionar normalmente sem ter que desligá-lo por um tempo. Fora isto não tenho o que reclamar, melhorou minha conexão no quarto em 100%, enquanto sem ele mal conseguia conectar ao roteador. Mas R$120,00 tá caro, se pesquisar bastante encontra mais em conta.

    recentes

    populares

    • Henrique Andrade
      2015-07-14T11:42:54  

      Então eu só coloco ele na tomada, coloco o cabo da net que geralmente coloco no pc e ele já vai estar funcionando tranquilamente ?

    recentes

    populares

    • Henrique Andrade
      2015-07-14T11:42:54  

      meu toteador também é Tp lInk

  • Wagner Santana
    2015-07-15T12:00:03  

    120 é baratinho? kkkkk

    recentes

    populares

    • Wagner Santana
      2015-07-15T12:00:03  

      Paguei 80,00 na Santa Efigenia

    recentes

    populares

    • Wagner Santana
      2015-07-15T12:00:03  

      Rogerio, você provavelmente pagou 80,00 pelo de 150mbps, pois o de 300mbps é pra mais de 120 reais

  • Luiz Biaggio
    2015-12-09T00:56:22  

    Alguem sabe informar se este aparelho pode ficar ligado sempre ou precisa desconectar de vez em quando da tomada?

    recentes

    populares

    • Luiz Biaggio
      2015-12-09T00:56:22  

      Eu deixo ligado direto quando estou em casa, mas se viajo desligo, e quando colocado novamente na tomada ele reconecta sozinho sem problemas.

    recentes

    populares

    • Luiz Biaggio
      2015-12-09T00:56:22  

      este aparelho precisa ser desligado em um período se nao ele começa a ficar lento e perder a conexão

  • Junio Emerick
    2016-01-18T10:00:40  

    O aparelho funciona bem, porém, trava muito e sempre, tenho que desconecta-lo da tomada e conectar novamente. Outra coisa é que se você precisar de mais de um extender, vai haver conflito e você perde a conexão. No mais, para quem não tem outra opção, melhor funcionar bem a maior parte do tempo do que não funcionar nunca.

    recentes

    populares

    • Junio Emerick
      2016-01-18T10:00:40  

      Por que isso acontece? Constantemente tenho que desconectar o repetidor da tomada também.

  • Simone Pedroso
    2016-01-17T22:38:33

    Eu uso a mais de seis meses esse modelo de repetidor, é ótimo superou minhas expectativas. Recomendo.

  • ANDRE RIBEIRO
    2016-01-04T12:41:05

    Este aparelho é uma porcaria , não recomendo a ninguém , ele trava a internet e não libera toda a velocidade disponível do modem principal ... já fizemos todas atualizações e configurações possíveis

  • Marcelo Silva
    2015-07-15T23:20:14

    Comprei um hoje e achei espetacular.

  • Ilton Costa
    2015-07-15T12:53:10  

    O modelo Expansor Wireless Dual Band Ac750 Tp-link Re200 Repetidor, muito mais completo, dual band 2.4GHz e 5.oGHz, valor custando em torno de R$ 150,00 no mercado livre, muito superior, comprei e vale a pena.

    recentes

    populares

    • Ilton Costa
      2015-07-15T12:53:10  

      Marcelo Gravina, não precisa. Você só vai usar o cabo para configurar a primeira vez (se quiser). Dá pra configurar pela sua wi-fi atual também. Depois que você coloca na tomada, não precisa ligar cabo algum no aparelho. Ele vai repetir e ampliar o sinal que vem do seu roteador wi-fi.

    recentes

    populares

    • Ilton Costa
      2015-07-15T12:53:10  

      Obrigado Leandro Barbosa

  • Daniele Costa
    2015-07-15T07:48:03  

    Uso este repetidor há pouco mais de dois anos e minha satisfação é de 100%! Minha casa é grande e com alguns obstáculos os quais não conseguia utilizar o wifi em outro lugar que não fosse a sala e a cozinha, que são bem próximas.... Agora o wifi chega em todos os cômodos e ainda no jardim e área de lazer. Super recomendo. Além de tudo, a instalação é bem fácil e não tem erro.

    recentes

    populares

    • Daniele Costa
      2015-07-15T07:48:03  

      Luan, para esse aparelho funcionar bem, ele tem de estar colocado em um local onde apareça, no mínimo, 3 barrinhas de sinal. Com 2, ele já fica instável.

    recentes

    populares

    • Daniele Costa
      2015-07-15T07:48:03  

      Cara para mim aparece todas as barras ele só me repassa 25mb dos 50 que tenho da GVT!

  • Odair Soares
    2015-07-16T16:33:50

    Gostaria de saber se funciona em conjunto com uma apple time capsule?? já realizaram o teste??

  • Emerson Nogueira
    2015-07-15T20:59:14

    Eu uso em alguns clientes. As vezes atende e as vezes não. Mas é uma boa pedida. Bom post.

  • Ilton Costa
    2015-07-15T12:57:57

    Esqueci a marca também TP link , compatível com o novo sistema ethernet AC. Dual Band 2.4GHz e 5.0 GHz.

  • Jean Oliveira
    2015-07-15T12:42:27

    Quem interessar no Repetidor entre em contato comigo sou representante da TPLINK e minha venda é bem abaixo do mercado com nota fiscal: Tel.: 11-4382-6128 (Alex)

  • Danilo Anjos
    2015-07-15T12:33:50

    Entrar em contato com a Lojas Filadelfia no Paraná eles tem para vender (43)3423-1995

  • Emanuel Tonis
    2015-07-15T12:21:10

    PODRE

  • Domingos Araruna
    2015-07-15T09:44:57  

    Em qual loja podemos comprar aqui em Fortaleza

    recentes

    populares

    • Domingos Araruna
      2015-07-15T09:44:57  

      não tenho WiFi, o aparelho funciona? minhas tvs são bem modernas

  • Almir Silva
    2015-07-15T12:13:10

    Acabei de adquirir e realmente e muito bom, recomendo.

  • Alessandro Ziegler
    2015-07-15T10:31:15  

    Que grata surpresa ver esse teste do replicador TPLink. Moro em sobrado e meu roteador fica no escritório segundo andar. O sinal do Wi Fi para a sala (andar abaixo) era horrível, não conseguia usar meu PS3 e Netflix na TV. Descobri esse aparelho graças a um cara na Santa Efigênia que indicou, achei que era golpe, mas funcionou muito bem!! Vale muito a pena!!

    recentes

    populares

    • Alessandro Ziegler
      2015-07-15T10:31:15  

      Santa Efigênia sempre tem o que precisamos neh

  • Luan Sato
    2015-07-15T11:54:10

    muito bom o aparelho, simples de programar, vem passo a passo e não dá conflito de wifi, o máximo que acontece quando sua casa é grande é ter que no seu celular ou aparelho ligar e desligar o wifi para ele se conectar com o sinal mais forte, caso seu celular já nao faça isso automaticamente..

  • Lucas Neves
    2015-07-14T14:32:24  

    Eu tenho o aparelho, e sempre da conflito com meu wifi, e então ele para de funcionar o wifi geral. Ainda utilizo o modem Dlink DI-524, é muito antigo, não sei se esse é o problema, já que na casa de um amigo funcionou perfeitamente.

    recentes

    populares

    • Lucas Neves
      2015-07-14T14:32:24  

      Se eu nao ter acesso ao roteador porem tenho a senha , eu consigo repetir o sinal?

    recentes

    populares

    • Lucas Neves
      2015-07-14T14:32:24  

      Sim porque o que vc precisa e configurar a rede no segundo roteador, não precisa mexer no primeiro

  • Allan César
    2015-07-15T10:20:39

    Uso aqui em casa já a um bom tempo para expandir o sinal, já que só com o roteador, em alguns cômodos a internet não funcionava. O aparelho é realmente muito bom e útil.

  • Claudio Alexander
    2015-07-15T09:05:08

    Pessoal, comprei um semana passada no centro do RJ a 75,00 na Infocentro.

  • Luiz Neto
    2015-07-15T01:12:29  

    " Qual loja que poderíamos comprar pela internet ?

    recentes

    populares

    • Luiz Neto
      2015-07-15T01:12:29  

      Bom dia! Comprei no mercado livre por pouco mais de R$ 80,00... Com garantia e tudo mais...

    recentes

    populares

    • Luiz Neto
      2015-07-15T01:12:29  

      Bom dia! Comprei no mercado livre por pouco mais de R$ 80,00... Com garantia e tudo mais...