TechTudo a tecnologia descomplicada
TP-Link TL-WR741ND

TP-Link TL-WR741ND

saiba tudo
  • Categoria Roteadores

Review

Notas do editor
  • 3
  • 6
  • 7
  • 10
Prós
  • Baixo custo.
  • Ótimo sinal.
  • Bom desempenho.
Contras
  • Design antiquado.
  • Não tem portas USB.
Conclusão

Para quem busca um roteador de entrada para criar sua rede doméstica sem fio, temos aqui uma opção bastante interessante, mas só. Não espere usá-lo como servidor de torrents ou de impressão.

20/Mai/2011 17h41 - Atualizado em 14/07/2011 06h47

Antena de 5dbi marcam o TP- Link TL-WR741ND

Gustavo Ats Para o TechTudo

Foi-se o tempo em que ter uma rede sem fio era coisa de empresas, shoppings ou pessoas muito ricas. Hoje em dia, é comum encontrar bons equipamentos por menos de R$ 100,00, e mesmo os roteadores mais rápidos (tipo padrão 802.11n) estão bem baratos. É o caso deste Tp-Link TL WR741ND.

Ideal para quem está montando a primeira rede wireless, o TL-WR741ND é fácil de instalar e vem com as mais conhecidas opções de segurança conhecidas e graças a sua antena de 5dbi (o padrão é 2) o sinal chega mais forte e mais puro no seu computador.

TP-Link (Foto: Divulgação)TP-Link é ideal para quem está montando a primeira rede wireless  (Foto: Divulgação)

Design

Quadradão, com a antena gigante exposta para fora do aparelho, o TP-Link não é bonito. Pelo contrário, é bem feio, assim como a maioria de seus concorrentes (exceto, é claro, os da linha bonita da Linksys).

A sorte é que o aparelho é bem pequeno e dá para esconder em qualquer canto (desde que você deixe a antena bem posicionada). Uma boa para quem dá valor à decoração do ambiente.

Desempenho

Ao contrário do design decepcionante, o desempenho do roteador é bem satisfatório. Acontece que ele tem um bom alcance (110m Indoor, com barreiras e uns 250m em um ambiente livre de paredes e interferências).

Durante nossos testes, o aparelho se comportou muito bem e dificilmente deixou o sinal da rede sem fio cair, mesmo com 4 notebooks, 3 smartphones e 1 iPod touch conectados ao mesmo tempo na rede sem fio.

Para quem se preocupa com lag na hora de jogar online, pode ficar despreocupado pois a rede sem fio é bastante estável. Lembra dos 4 notebooks do parágrafo anterior? Foi possível jogar online durante algumas horas enquanto outros dispositivos acessavam à Internet. Na verdade, o pessoal se tocou que a rede era sem fio na hora de guardar os computadores, pois não havia o cabo de rede para desconectar.

A taxa de transferência do roteador também está acima da média do mercado: 150Mbps, o que garante que os computadores na rede sem fio transfiram arquivos mais rápido do que os computadores da rede com fio.

O problema aqui é que o roteador só tem uma antena e trabalha com fluxo de dados simples no lugar do fluxo duplo dos roteadores mais caros. Qual a diferença? É que os roteadores que trabalham com fluxo duplo conseguem atingir velocidades de até 300 Mbps em dispositivos compatíveis.

Desempenho

Configurar e instalar a rede sem fio é bem simples, basta seguir este tutorial no TechTudo e pronto! Mesmo uma pessoa sem qualquer conhecimento de informática consegue fazer com que a rede sem fio funcione sem qualquer problema.

Custo-benefício

O roteador impressiona não pelo design, mas, sim, pela qualidade e pelo desempenho que ele tem e ainda pelo preço: R$ 99,00. Um ótimo negócio para quem quer migrar para redes sem fio e já quer entrar nesse mundo com um roteador de alta velocidade.

Ficha técnica

Padrões EEE 802.11 b/g
Portas 5 portas; 1 internet e 4 Ethernet
Antenas 1 antena externa
Taxa de transferência até 154 Mbps
Frequência 2,4 GHz
Protocolo de rede PPTP, L2TP e IPSec
Protocolo reomoto HTTP/HTTPS e DHCP
Chave de segurança WEP / WPA/ WPA2 PSK
Itens inclusos Roteador Wireless e fonte de energia

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade