Impressora 3D

NOTA tt
7.5

Review UP! Mini

Testamos a UP! Mini, impressora 3D da Akad que promete versatilidade nas impressões, além de contar com o suporte de dois tipos de filamentos coloridos. Confira se vale a pena ter uma dessas.

Viviane Werneck
por
em

As impressoras 3D chegaram, em princípio, com a missão de facilitar a vida de designers e profissionais que atuam em áreas que demandem a construção de maquetes e modelos tridimensionais diversos. Com o passar do tempo, a tecnologia ganhou modelos mais portáteis e didáticos para o consumidor, o que ajudou a popularizar de vez o produto. Falando em modelo mais leve, o TechTudo teve a oportunidade de testar a UP! mini - impressora compacta da Akad.

Não sabe costurar? Esta impressora 3D imprime roupas 'do zero' para você

Confira o vídeo do review e mais detalhes da impressora.


A Impressora

A UP! Mini possui uma robusta estrutura metálica, em sua maioria, e porta em plástico enrijecido fechando o gabinete. Internamente, possui um ambiente de impressão com uma mesa aquecida - o que favorece a precisão da impressão. Com dimensões de 240 (largura) x 355 (altura) x 340 mm (profundidade), o equipamento pesa 6 kg. O filamento (ABS ou PLA) - de 1,75mm - é fornecido em rolo e sem chip de identificação. A impressora conta, ainda, com conexão USB e 4GB de memória interna.

upmini (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)A UP! Mini pesa apenas 6 KG (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Montagem

Quem nunca teve a oportunidade de manusear uma impressora 3D pode ter uma dificuldade inicial em entender os componentes do equipamento e, consequentemente, sua montagem. O manual digital, fornecido pela fabricante, ajuda no posicionamento da cabeça de extrusão (responsável pelo derretimento do filamento para realizar a impressão), plataforma (onde o modelo 3D é impresso), suporte do rolo de filamento e seu posicionamento, além da conexão dos cabos: fonte de energia e USB (ligando a impressora a um computador). No entanto, não fica muito claro, inicialmente, por onde deve passar o filamento e seu devido encaixe na cabeça de extrusão.

upmini (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Posicionando a cabeça de extrusão na impressora (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Software

Para gerar os modelos a serem impressos, é possível utilizar programas CAD 3D da preferência do usuário, desde que exportem para arquivos STL. Caso não queira ter o trabalho de criar os modelos, ou mesmo não tenha o conhecimento necessário para isso, existem vários sites que disponibilizam arquivos já prontos para impressão 3D. Escolhido o objeto para imprimir, basta carregar o STL gerado e carregá-lo no programa de impressão da própria UP! Mini, o Smart 3D Visual Print.

Apesar do software da impressora ser compatível com Windows (XP, Vista, 7, 8, 8.1, 32/64bits) e Mac OSX, as versões entre Windows e Mac são diferentes. Neste review utilizamos a versão Mac do programa e o mesmo conta com menos opções de configuração, além de não ter nenhuma opção para ativar o aquecimento prévio do equipamento, necessário para iniciar a impressão, ficando o usuário a cargo da impressora - por si só - aquecer “espontaneamente”. 

upmini (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Após a montagem, é necessário carregar o modelo para ser impresso (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Impressão

Não há um tempo exato de impressão e o mesmo varia de acordo com o modelo escolhido. Neste review, o tempo de impressão ficou em 13 minutos. O segundo problema que tivemos com o software da impressora para o Mac foi a ausência de um aviso, antes de clicar para ativar o início da impressão, indicando o tempo de todo o processo. Essa função ajudaria o usuário saber se haveria tempo hábil, ou não, para esperar o processo ser finalizado.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no Fórum do TechTudo.

Após finalizada a impressão é só usar as ferramentas (que acompanham a impressora) e retirar o objeto da plataforma. É bom lembrar de sempre usar as luvas do kit para evitar queimar as mãos com a plataforma metálica.

upmini (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Impressão do modelo em andamento (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Tipos de filamento

A UP! Mini trabalha com dois tipos de filamentos: ABS (plástico) e PLA (amido de milho). O filamento ABS está disponível nas cores azul, vermelho, amarelo, verde, preto e branco. Já o PLA é possível encontrar em cinza, azul, verde e natural. Para o review, utilizamos o ABS na cor branca.

Conclusão

Com o preço sugerido de R$3.980, a UP! Mini é uma boa opção para quem não quer ocupar muito espaço em casa, ou no escritório, e tem interesse em trabalhar no ramo da impressão 3D, ou somente é um entusiasta deste tipo de tecnologia. A Akad recomenda seu uso para alguns projetos como: impressão de protótipos e mockups, maquetes, brindes promocionais personalizados, peças técnicas, protótipos para bio-medicina e próteses, moldes e modelos para moldes, brinquedos e peças de eletrodomésticos.

upmini (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Impressão do objeto finalizada na plataforma metálica (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O preço está dentro dos padrões para o que ela se propõe a fazer. Seria necessário, no entanto, otimizar o software fornecido - especialmente o disponível para Mac. Mesmo assim, ela é uma opção a ser levada em consideração caso pense em comprar uma impressora 3D.

upmini (Foto: Arte/TechTudo)UP! Mini (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
7.5
Design
6
Funcionalidades
8
Desempenho
8
Custo-benefício
8

Prós

  • - Não ocupa muito espaço
  • - Montagem rápida
  • - Compatibilidade com Windows e Mac

Contras

  • - Software para Mac faltam opções importantes presentes na versão Windows

Veja mais reviews e compare:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Gonçalves
    2015-08-15T16:27:36

    Gente que bosta é essa! Reportagem mais fuleira que já vi, e resultado péssimo. Até eu faço um sofá de vela melhor que esse.

  • Sergio Toni
    2015-08-15T12:58:33  

    Que bosta.

    recentes

    populares

    • Sergio Toni
      2015-08-15T12:58:33  

      Titica

    recentes

    populares

    • Sergio Toni
      2015-08-15T12:58:33  

      Fezes pura

  • Geraldo Gomes
    2015-08-15T16:00:36

    Caro, demorado e resultado pouco satisfatório. Não compraria tão cedo. Quando eu estiver idoso talvez tenha modelos que realmente valem a pena... Ou já tenham desistido disso.

  • Ronaldo
    2015-08-15T14:34:21  

    Na prática, só vi até hoje duas coisas úteis para este tipo de aparelho: Construir próteses para pacientes com danos em ossos do corpo, e na materialização de protótipos. Para mim, não têm nenhuma utilidade.

    recentes

    populares

    • Ronaldo
      2015-08-15T14:34:21  

      Ué, você pode construir uma arma com isso e começar a vender elas. Dá para fazer muita grana.

  • Emerson
    2015-08-15T15:35:36

    deve ser bom tb pra imprimir bonecos de mangás

  • Delacroix Carlos
    2015-08-15T15:15:53

    não ficou muito bom pq era uma mulher operando a máquina

  • Rafael Campos
    2015-08-15T15:09:19

    colocaram uma musica de suspense p mostrar um sofá de vela em miniatura, eu achando q ia v uma impressao fodastica kkkkk

  • Helio Nomura
    2015-08-15T14:09:13

    13 minutos para imprimir um sofá do tamanho de uma moeda, vou esperar + 10 anos quando estiver melhor.

  • Eliana
    2015-08-15T13:25:39

    Esperei uma apresentação mais interessante!

  • Tricolor Paulista
    2015-08-15T11:53:25  

    Revolução no mundo do artesanato

    recentes

    populares

    • Tricolor Paulista
      2015-08-15T11:53:25  

      quando eh uma maquina que cria, deixa de ser artesanato compreende?

    recentes

    populares

    • Tricolor Paulista
      2015-08-15T11:53:25  

      artesanato substantivo masculino 1. arte e técnica do trabalho manual não industrializado, realizado por artesão, e que escapa à produção em série; tem finalidade a um tempo utilitária e artística.

  • Bruno Sampaio
    2015-08-15T11:32:54  

    Qualquer coisa? Criando dinheiro já está bom demais!!

    recentes

    populares

    • Bruno Sampaio
      2015-08-15T11:32:54  

      kkkk Procure por este livro na internet Bruno: How To 3D Print Money

  • Leonisio Barroso
    2015-08-15T12:07:30

    É legal mas esta tecnologia precisa evoluir muito ainda... Mas vai chegar lá com certeza...