Jogos de ação

NOTA tt
8.0

Review Vanquish

Se você não conhece ou nunca ouviu falar de Vanquish, não se surpreenda, pois este jogo não teve uma campanha milionária, de forma parecida com títulos como Gran Turismo 5 e Call of Duty. Porém, o que irá te surpreender é a diversão e a jogabilidade deste game, que o torna obrigatório para quem gosta de games com ação o tempo inteiro.

Diego Borges
por
em

Nome: Vanquish
Gênero: Ação
Distribuidora: SEGA
Plataformas: Xbox 360 e PS3

Se você não conhece ou nunca ouviu falar de Vanquish, não se surpreenda, pois este jogo não teve uma campanha milionária, de forma parecida com títulos como Gran Turismo 5 e Call of Duty. Porém, o que irá te surpreender é a diversão e a jogabilidade deste game, que o torna obrigatório para quem gosta de games com ação o tempo inteiro.

Enredo eficiente

vanquishVanquish (Foto: Divulgação)

Em um futuro distante, após a Rússia desenvolver uma poderosa arma de destruição em massa e promover um ataque aos EUA, mais precisamente em São Francisco, o governo americano declara guerra ao país inimigo e lança seus melhores soldados para a estação espacial onde se localiza uma arma poderosa. Junto com uma tropa especial, a DARPA (sigla de uma agência especializada em armamentos avançados) envia um de seus experimentos mais bem sucedidos: o soldado Sam Guideon e sua poderosa armadura chamada ARS.

Embora pareça uma trama manjada, o enredo se desenrola de uma maneira surpreendente durante o jogo. Mas diante da ação frenética de Vanquish, vai ser difícil controlar a ansiedade e assistir a todas as cenas de animação.

Jogabilidade apurada

O ponto alto de Vanquish é a sua ótima jogabilidade. Logo no inicio do game, você tem a possibilidade de fazer tutoriais para aprender os movimentos do personagem. Embora isto possa parecer ser algo chato, estes tutoriais são essenciais para saber coordenar Sam e sua armadura especial, principalmente com o Mode Ar (movimento em que os ataques são realizados em câmera lenta).

O tutorial também te ajuda a se orientar no movimento deslizante de Sam, que é crucial para locais repletos de inimigos. O problema é que este movimento, assim como os golpes desferidos pelo personagem, serão bastante limitados até que a armadura comece a emanar chamas na parte de trás.

vanquishVanquish (Foto: Divulgação)

Show visual e algumas curiosidades

Também chama muita atenção a parte visual de Vanquish. O jogo apresenta cenários ricos em detalhes e personagens muito bem desenhados. É visível todo o capricho dos desenvolvedores com o game. Isso sem falar nas cenas de animação, que conseguem retratar muito bem a trama sem cair em diálogos longos ou outros elementos que possam fazer com que o jogador simplesmente corte-as e vá direto ao jogo. O destaque é a cena inicial com a destruição da Golden Gate Bridge.

Mas Vanquish também tem as suas curiosidades, principalmente para os fãs da SEGA. Além dos cenários, muitos inimigos lembram personagens e coadjuvantes de outro grande título da empresa: Phantasy Star online. Isso sem falar de seus aliados, que lembram muito os brutamontes de Gears of War.

vanquishVanquish (Foto: Divulgação)

Dificuldade balanceada

Um dos grandes problemas dos jogos de ação está relacionado ao trabalho de inteligência artificial de seus inimigos. Não é raro encontrar games em que seus adversários são totalmente previsíveis, ou então que raciocinem de uma maneira extraordinária, prevendo todos os movimentos que você executa.

Vanquish consegue ser um jogo de ação equilibrado que, apesar de contar com chefes gigantescos e uma infinidade de inimigos, não apresenta uma dificuldade muito alta e nem tão baixa. Em determinados momentos será necessário contar com a estratégia, esperando o momento certo de atacar ou simplesmente partir para cima de seus adversários, utilizando todo o seu arsenal.

vanquishVanquish (Foto: Divulgação)

Pontos negativos

Apesar de poucos, alguns pontos negativos de Vanquish precisam ser destacados. O primeiro é em relação ao jogo ser extremamente linear, ou seja, simplesmente siga seus aliados e atire. Em determinados momentos a trama foge rapidamente de sua rotina e apresenta cenas em que precisamos eliminar grandes chefes ou inimigos diferenciados (como tanques e pequenas naves), mas no fundo o intuito é o mesmo, proteja-se e atire quando puder.

E o outro ponto negativo fica por conta da pouca variedade de inimigos. Ao longo do game irão surgir algumas criaturas mais poderosas, porém sempre seguidas pelos repetitivos soldados vermelhos. E se não bastasse, ao avistar as naves inimigas, prepare-se, lá vem mais soldados vermelhos!

Conclusão

Apesar de pouco marketing para promover o game, Vanquish consegue ser um daqueles títulos que você vai querer ter em sua coleção, principalmente se for fã de jogos ação. Com belos gráficos e controles precisos, o jogo consegue prender a sua atenção por horas na frente do console devido ao seu ritmo frenético.

* Vanquish é distribuído no Brasil pela NC Games

vanquishVanquish (Foto: Divulgação)

5 dicas para Vanquish

1 – Ao deslizar pelo cenário, além de esquivar-se dos inimigos, você consegue atirar em câmera lenta. Isso torna-se essencial para eliminar uma grande quantidade de oponentes em um único local.

2 – Quando um de seus aliados for atingido e o símbolo de uma cruz surgir sobre ele, corra para curá-lo, pois em seguida, você é recompensado com armas ou munições.

3 - Fique de olho nas caixas espalhadas pelos cenários. Elas são diferenciadas por um quadrado amarelo pontilhado e contém armas e munições

4 – Você conta com dois tipos de granadas: uma delas acarreta em um curto-circuito dos inimigos, ela torna-se essencial contra robôs maiores ou grande quantidade de inimigos.

5 – A Life Beam pode parecer desnecessária em combates intensos, mas é extremamente necessária para certos momentos, pois seus tiros atravessam as paredes e acertam inimigos que estão estrategicamente escondidos.



 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
8
Jogabilidade
7
Diversão
8
Som
8

Prós

  • - Gráficos encantadores.
  • - Jogabilidade eficaz.

Contras

  • - Tempo de gameplay.
  • - Falta de modos multiplayers.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares