Eletrônicos

NOTA tt
9.0

Review Video Cassete ION

Direto do túnel do tempo, a ION adapta aparelho praticamente obsoleto para as novas mídias.

Gustavo Ats
por
em

Ok, ao ler o título deste review você deve estar pensando: na era do Blu-ray e do Stream de mídia, o que raios faz um vídeo cassete num site de tecnologia? Ninguém aqui tira sua razão, afinal essa tecnologia já é jurássica, né?! Nem tanto!

O que acontece é que dificilmente encontramos um vídeo cassete com saída USB e que transforma aquelas suas empoeiradas fitas em arquivos para guardar no computador ou gravar em DVD ou Blu-ray como esse VCR 2PC, da Ion.

VCR Ion USB (Foto: Divulgação)VCR Ion com USB: um novo jeito de não perder suas fitas VHS  (Foto: Divulgação)

 

Design

Um vídeo cassete que parece, digamos, um vídeo cassete. Ao contrário dos gadgets que enfeitam nossa estante, este aparelho tem um ar bastante antiquado e definitivamente não combina nada com um home theater de última geração.

A frente do vídeo não contém displays, apenas alguns botões de comando como play, pause, eject e outros. Quando o aparelho é ligado, os botões ficam iluminados

Configurações e desempenho

Se na década de 90 você sonhou com um Toshiba de 6 cabeças por causa da incrível qualidade de áudio e vídeo que o aparelho tinha, não vai se decepcionar com esse aparelho da Ion. Nos nossos testes, colocamos o aparelho numa TV e em um computador com Windows Vista Home Premium X86, pois o aparelho ainda não é compatível com o Windows Seven.

A imagem gerada pelo vídeo não é tão boa quanto a gerada por um aparelho de DVD. No entanto, é consideravelmente superior à imagem gerada por um RMVB de baixa qualidade, de um filme baixado na Internet.

Quando plugamos o vídeo no computador, tivemos uma desagradável surpresa: ele não é compatível com o Windows Seven, com o Mac e nem com o Linux. Na prática, para fazer os testes instalamos uma versão do Windows Vista numa máquina virtual e por isso alguns dados podem variar um pouco.

Tirando essa dificuldade, utilizar o vídeo é até fácil, basta instalar o EZ VHS Converter e seguir os passos da tela. Até mesmo quem não tem a mínima intimidade com esse tipo de programa, consegue converter facilmente os vídeos do VHS direto para o iPod ou mesmo para DVDs.

A qualidade de imagem depende muito da qualidade da fita. Se a fita foi gravada em um bom vídeo na qualidade SP (velocidade mais rápida), a qualidade de imagem será melhor, com menos ruído. Se a fita estiver muito velha, com mofo, foi regravada várias vezes e você ainda usou SLP, a gravação ficará bem ruim.

As câmeras mais antigas também podem ser ligadas nas portas RCA frontais do aparelho, tudo com uma ótima facilidade de uso.

Custo-benefício

Seja para fazer um backup das suas memórias ou para ganhar uma graninha extra convertendo as memórias de seus vizinhos, esse aparelho acaba sendo uma ótima compra para você. Ele custa em média R$ 460,00 e pode ser encontrado em vários estabelecimentos no Brasil.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
8
Funcionalidades
8
Desempenho
10
Custo-benefício
10

Prós

  • * Converte vídeos para VHS.
  • * Boa qualidade.
  • * Bom custo-benefício.

Contras

  • * Não é bivolt.
  • * Não é compatível com Windows Seven.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fares Saba
    2012-04-09T08:38:46

    Gostaria de saber se existe alguma loja física que vende esse aparelho.