NOTA tt
9.0

Review VivoBook X202E

Modelo conta com um ótimo custo-benefício, sua configuração mediana supre as tarefas do dia a dia e ainda traz tela touch de 11.6 polegadas.

Thiago Barros
por
em

O TechTudo testou o Asus VivoBook X202E, equipado com processador Intel Core i3, 4 GB de RAM e Windows 8, e se surpreendeu. O aparelho é versátil, bem portátil e eficiente na realização de tarefas diárias, como acessar a Internet, ler e-mails e editar imagens. Mas para jogar ou usar programas mais exigentes, deixa um pouco a desejar. Entenda o porquê lendo o review completo do notebook.

Notebook Asus VivoBook é uma opção interessante para quem busca portabilidade e custo baixo (Foto: TechTudo/Thiago Barros)Notebook Asus VivoBook X202E é uma opção interessante para quem busca portabilidade e custo baixo (Foto: TechTudo/Thiago Barros)

Design

Este é o grande atrativo do VivoBook X202E. Com tela pequena, com dimensões de 2,1 x 30,3 x 20 cm e peso de apenas 1,4 Kg, ele é um aparelho bastante portátil.

O próprio visual do notebook, em si, também é bonito, moderno, com um material bem atrativo na parte externa, nas cores preta e cinza escuro, com a parte interna prata em volta do teclado. O design do Asus VivoBook X202E é arrojado e sua portabilidade é um diferencial e tanto no mercado.

Tela

VivoBook conta com tela LED touch de 11,6 polegadas com boa resposta multitouch (Foto: TechTudo/Thiago Barros)VivoBook conta com tela LED touch de 11,6 polegadas com boa resposta multitouch (Foto: TechTudo/Thiago Barros)

Com 11,6 polegadas e resolução máxima de 1366 x 768 pixels, o display desta edição do Asus VivoBook reproduz imagens com bastante qualidade e está na faixa dos aparelhos de nível intermediário do mercado. Um diferencial interessante é o fato de ele ser sensível ao toque, o que facilita e melhora a experiência no Windows 8.

A qualidade de imagem é bem nítida e o sistema multitouch funciona muito bem, tendo inclusive um teclado virtual na tela para quem não desejar usar o físico. No entanto, este aparelho não é um híbrido, e mesmo que o usuário opte pelo teclado virtual, terá que usá-lo no formato tradicional de laptop.

Conectividade

Por ser extremamente portátil, o modelo não conta com um drive físico, o que impede a utilização de CDs e a leitura de DVDs. Em termos de portas, ele possui leitor de cartões, três portas USB, uma HDMI, saída VGA, entrada de rede ethernet. Além disso, possui adaptador de redes sem fio e se conecta à Internet via Wi-Fi. Não há, porém, compartilhamento de arquivos por Bluetooth.

Lateral tem diversas portas, mas não drive para CD (Foto: Thiago Barros)Lateral traz 3 portas USBs e HDMI, mas a grande falha é a falta do Bluetooh (Foto: TechTudo/Thiago Barros)

Hardware

O VivoBook tem diversos modelos, com processadores diferentes. Neste caso, é um Intel Core i3 de 1,4 GHz, aliado a 4 GB de memória RAM, que fornecem um desempenho bem mediano. Para tarefas mais simples, basta. Para games e programas mais pesados, como editores de vídeos, não é o ideal.

Asus VivoBook tem pontuação ruim no Windows (Foto: Reprodução Thiago Barros)Asus VivoBook tem pontuação baixa no sistema do Windows (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Especialmente por conta de sua configuração gráfica. O aparelho tem placa integrada da Intel, HD Graphics 4000, e, por isso, mesmo com um processador razoável e boa quantidade de RAM, não é capaz de rodar games com gráficos de alta qualidade. Battlefield 3 e Pro Evolution Soccer 2013, por exemplo, sequer são iniciados no notebook.

Na avaliação do Windows, ele ganhou 4,4. No teste feito com o 3DMark, a sua pontuação também é baixa no teste Ice Storm: 9953, número muito inferior aos 153150 de um lapotp high-end para jogos.

Em termos de armazenamento de arquivos, também há variações, que vão de 320 GB a 500 GB de espaço no HD. Obviamente, há opções no mercado com mais espaço, como até 1 TB, mas estas opções parecem ser o bastante para um usuário regular, que vai só guardar algumas fotos, músicas e programas na sua máquina.

Som e alto-falantes

Assim como todas as características do VivoBook, o seu áudio também é mediano, sendo uma opção aceitável e adequada para usuários menos exigentes. Os alto-falantes estão nas laterais, há entrada para headphone e o áudio é integrado na placa da Intel. A qualidade não é profissional, mas reproduz músicas e filmes com qualidade razoável.

Teclado e touchpad

Teclado e touchpad são bem funcionais (Foto: Thiago Barros) (Foto: Teclado e touchpad são bem funcionais (Foto: Thiago Barros))Teclado e touchpad são bem funcionais (Foto: TechTudo/Thiago Barros)

Apesar de ser um laptop pequeno, o VivoBook tem um teclado de tamanho adequado para a digitação. Em muitos netbooks e ultrabooks, as teclas são muito finas e têm o funcionamento um pouco complicado para o usuário acostumado com computadores, sejam eles desktop ou notebooks. No VivoBook, isso não acontece.

O teclado tem uma ótima sensibilidade e o tamanho das teclas também agrada, com posicionamento quase idêntico ao de modelos maiores e diversos atalhos. O touchpad também tem um bom funcionamento, com um tamanho interessante, que ocupa cerca de um terço da parte inferior, abaixo do teclado.

Sistema operacional

O Asus VivoBook X202E sai de fábrica com Windows 8, e vem com todos os aplicativos pré-instalados, além de opções de personalização no visual e, especialmente, a sensibilidade ao toque nos comandos. A característica touchscreen do display do VivoBook é perfeita para a plataforma.

Windows 8 é perfeito em tela sensível ao toque (Foto: Reprodução Thiago Barros)Windows 8 ganha melhor usabilidade com a tela touch do modelo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Custo-benefício

O custo do Asus VivoBook X202E depende de suas configurações. Os preços podem variar de pouco mais de R$ 1,3 mil até R$ 1,8 mil. A questão de valer o investimento é relativa. Para quem busca uma solução portátil e de qualidade para tarefas diárias, pra acessar a Internet, tratar fotos e etc, certamente é uma boa opção. Para quem procura uma máquina capaz de rodar games e oferecer opções de entretenimento em geral, o laptop não é dos melhores.

Ficha Técnica:

Tela LED 11,6 polegadas touch com resolução 1366 x 768 pixels
Sistema operacional Windows 8
Processador Intel Core i3 1,4 GHz de terceira geração
Memória RAM 4 GB
Placa de vídeo Intel HD Graphics 4000
HD 500 GB sata II
Webcam VGA de 0,3 megapixels
Conectividade 2x USB 2.0; 1x USB 3.0; 1x saída VGA; 1x HDMI; saída fone de ouvido; leitor de cartão microSD;
Bateria 2 células com autonomia em média de 3 horas
Peso 1,4 Kg

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
8
Desempenho
8
Custo-benefício
9

Prós

  • * Extremamente portátil;
  • * Boa imagem na tela LED;
  • * Tela touch;
  • * Ótimo custo-benefício;

Contras

  • * Placa gráfica modesta;
  • * Não tem leitor de DVD;
  • * Esqueceram o Bluetooth.
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Juvenal Bicalho
    2014-05-05T16:28:06

    Comprei um Vivo Book x202E e estou muito satisfeito. Sai de um netbook com tela de 10.1, processador Atom 2600 e gostei muito do tamanho e desempenho do Vivo Book. Não sei porque o meu veio com a placa de vídeo Intel HD Graphics 3000. Estava em duvida entre esse e o MacBook Air de 11.6, mas a diferença de preços entre os dois é enorme.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário