NOTA tt
8.0

Review Zagg Router USB

Levar seu roteador para qualquer lugar é meio complicado, né?! Seja pelo tamanho, ou pela necessidade de sempre ter uma tomada por perto, os roteadores convencionais foram feitos para ficar em casa. O que não quer dizer que, se você realmente tem esse espírito colaborativo, e quer compartilhar o seu sinal de internet para outros usuários, ou não quer ter um roteador wireless ocupando espaço na sua mesa, a solução pode estar no Router Portable USB, da Zagg.

Eduardo Moreira
por
em

Ter uma conexão WiFi a sua disposição não é um luxo. É uma necessidade. Para trabalho, estudo e diversão, estar conectado sem ficar limitado aos fios e cabos é uma forma prazerosa de obter acesso à web, além de permitir que outros equipamentos possam se conectar na mesma rede, ampliando as possibilidades de uso.

Mas não dá para levar o roteador da sua casa para qualquer lugar. Seja pelo tamanho, ou pela necessidade de sempre ter uma tomada por perto, os roteadores convencionais foram feitos para ficar em casa. O que não quer dizer que, se você realmente tem esse espírito colaborativo, e quer compartilhar o seu sinal de internet para outros usuários, ou não quer ter um roteador wireless ocupando espaço na sua mesa, a solução pode estar no Router Portable USB, da Zagg.

Zagg Router USB (Foto: Divulgação)Zagg Router USB (Foto: Divulgação)

Design

O Router Portable USB da Zagg é um roteador wireless em forma de pendrive. Logo, ele tem o tamanho de um pendrive, o que o torna bem compacto e portátil. O produto ainda inclui uma base USB, para que o usuário possa utilizar o roteador de forma mais cômoda, sem ocupar diretamente a porta USB do notebook ou desktop. Essa base extensora USB é boa para quem só possui portas USB na parte traseira do desktop, que normalmente fica abaixo da mesa de trabalho.

Funcionalidades

O produto funciona como um roteador normal, com a exceção que ele compartilha de modo sem fio a conexão de internet presente no seu desktop ou notebook, e não a conexão de outro roteador. Com isso, você pode compartilhar a internet ADSL e 3G que o seu computador recebe para até 32 usuários diferentes.

No caso de uma conexão ADSL, o produto pode ser uma boa pedida, principalmente para quem está em um pequeno escritório, ou em um evento onde os pontos de internet são limitados. Já no caso das conexões 3G, em virtude da qualidade de nossas redes, mesmo que tecnicamente ele permita esse roteamento, é difícil de imaginar que os resultados sejam positivos.

Zagg Router USB 1 (Foto: Divulgação)Zagg Router USB 1 (Foto: Divulgação)

Desempenho

O roteador é de simples instalação, sendo 100% plug-and-play. Para sistemas mais atuais, como o Windows 7, basta conectar o roteador na porta USB, que ele faz a instalação e configuração automática, permitindo inclusive que o usuário coloque uma senha para proteção da rede, como em um roteador convencional. Seu desempenho é muito bom. Todos os dispositivos que testamos se conectaram sem maiores problemas.

Observamos apenas que, ao instalar o roteador em um notebook, ele apresentou conflitos com o dispositivo receptor de sinal wireless do portátil. O sistema assumiu que estava sendo instalado mais um adaptador WiFi, e não um roteador USB, e nesse conflito, o acesso WiFi do notebook foi interrompido. Logo, vale uma atenção especial para configurar tudo de forma correta no notebook, o que pode ser um pequeno aborrecimento para usuários com pouco conhecimento no assunto.

Relação custo/benefício

O roteador da Zagg pode ser uma boa alternativa para quem precisa compartilhar a sua conexão web em qualquer lugar, ou para os usuários domésticos que com certeza não vão precisar de um roteador de mesa, já que vão usar a eletricidade vinda da porta USB do seu desktop. Fora desses dois casos, o produto pode ser uma opção mais cara que os roteadores convencionais (R$ 149,00, contra R$ 99,00, que é o valor médio dos roteadores no mercado).

Ficha técnica

Padrões EEE 802.11 b/g/n
Antenas Interna
Taxa de transferência até 150 Mbps
Chaves de segurança WEP, WPA, WPA2 e AES
Itens inclusos roteador Zagg Router USB, capa para proteção do roteador USB, base USB, CD de instalação e manual de instruções

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
10
Funcionalidades
8
Desempenho
7
Custo-benefício
8

Prós

  • * Tamanho compacto.
  • * Portabilidade.
  • * Recursos oferecidos.

Contras

  • * Pode causar conflitos com o WiFi do notebook.
  • * Preço não competitivo.
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Lenilson Lima
    2013-09-16T10:44:36

    Ele só funciona se tiver uma rede de internet na minha casa?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário