Celular

NOTA tt
8.4

Review Zenfone 5

Asus Zenfone 5 chega como uma ótima opção no mercado brasileiro: preço baixo e desempenho de alto nível. O aparelho marca uma entrada forte da Asus no país, querendo concorrer com modelos populares como o Moto G, por exemplo.

Marlon Câmara
por
em

O AsusZenfone 5 é um smartphone feito cuidadosamente para as funções do dia a dia. O aparelho, que chega para desafiar o popular Moto G, tem características bem interessantes - como seu processador Intel, tecnologia dual-chip e seu ótimo preço de R$ 699 - e mostra muito potencial para ser um sucesso no Brasil. Além disso, traz recurso práticos e úteis tanto para o usuário "comum" como para os fanáticos. Confira as nossas impressões e conheça melhor o aparelho.

Asus lança Zenfone 5 e 6 com preços 'incríveis' e fabricação nacional

Veja, abaixo, o review em vídeo do Zenfone 5, da ASUS

Design

O desenho do Zenfone 5 varia entre altos e baixos. Em uma primeira pegada, o celular se mostra bem atraente e chamativo: tela grande, detalhe prateado brilhante na parte de baixo e uma traseira lisa e "clean". Porém, com uma análise mais minuciosa, dá para perceber que o dispositivo é um pouco "bruto", com características que lembram até os xing-lings chineses.

Um exemplo disso é a borda da lateral da tela, muito grande e exagerada, que acaba com a harmonia do design. Sem contar que não tem serventia prática, a não ser para deixar o aparelho mais largo e talvez proteger a tela de uma trincada lateral. Outro ponto fraco é a traseira de plástico: só com um pouco de uso você percebe que a tampa é feita de um material relativamente fraco e tem uma pegada um pouco escorregadia.

Traseira do ZenFone 5 é curva e de plástico (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Traseira do Zenfone 5 é curva e de plástico (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Uma questão a ser destacada no Zenfone é o fato do modelo ser maior do que o "necessário". Em outras palavras, se for considerar o tamanho de tela e o hardware do aparelho, não teria necessidade de ele ter mais de 14 centímetros de altura e 7 de largura. O Novo Moto X, por exemplo, tem um display maior - com 5,2 polegadas - e mede muito menos que o concorrente.

Outro quesito negativo é a grossura do smartphone: sua lateral tem uma medida excelente, de apenas 5,5 mm, porém, na parte traseira há uma "barriga", que engrossa demais o aparelho e forma uma canoa que chega a mais de 10 mm. Pelo menos seu peso é bastante agradável, com apenas 145 g. 

Desempenho

O smartphone da Asus roda com muita tranquilidade. Tanto no uso mais simples, do dia a dia, com navegação pela internet e enviando mensagens, como com joguinhos e com aplicativos mais pesados abertos. 

ASUS lança ZenFone 5, smartphone que deve desafia os populares Moto G e Moto X (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)ASUS lança Zenfone 5, smartphone que deve desafia os populares Moto G e Moto X (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


O processador dual-core Intel Atom de 1,6 GHz presente no modelo, somado aos 2 GB de memória RAM, dão conta de manter um bom nível mesmo com uma grande quantidade de tarefas sendo desempenhadas. Sendo usado com a memória no limite e com vários aplicativos abertos, o Zenfone não pareceu perder o fôlego em nenhum momento. Apesar disso, o celular pode esquentar bastante em horas de maior demanda do hardware. 

Uma das falhas do Zenfone, porém, é o Android relativamente defasado presente no aparelho: o modelo chega com a versão 4.3 Jelly Bean do sistema operacional do Google, lançada em 2013. Embora a atualização para o Kit Kat esteja confirmada, não deixa de ser um passo atrás.

ZenFone 5 tem detalhe de metal muito bonito (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone 5 tem detalhe de metal muito bonito (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Outro problema bem sério é o fato do modelo ter somente 8 GB de memória interna. Ainda que tenha espaço para cartão SD de até 32 GB, não incluso, é extremamente complicado manejar aplicativos e arquivos entre memória e cartão. Nos testes feitos, foi praticamente impossível tirar o "excesso" de dentro do telefone e enviar para o SD, liberando espaço.

O TechTudo testou o aparelho com processador de 1,6 Ghz e 8 GB de memória interna. No entanto, pelo que foi divulgado pela Asus, no Brasil o smartphone chega em duas versões diferentes: uma com chip de 1,2 Ghz e memória de 8 GB e outra com 1,6 Ghz e 16 GB.

Funcionalidades

Uma das coisas que mais chamam atenção no aparelho são as funções para ajudar o usuário nas tarefas rotineiras. A lanterna, por exemplo, tem um aplicativo próprio e muito bem feito, com cinco tipos de iluminação diferentes - inclusive uma para pedir socorro -, bem superior à função nos demais smartphones no mercado, que normalmente são somente uma simples ativação do flash da câmera.

Botões laterais do ZenFone 5, da ASUS (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Botões laterais do Zenfone 5, da ASUS (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Além disso, há aplicativo dedicado a ativar a câmera frontal para servir de espelho para o usuário, rádio FM, bloco de notas prático, organizador de tarefas diárias, funções de conexão com outros aparelhos e um otimizador do uso de bateria do dispositivo. 

O aparelho também tem entrada para dois chips simultâneos, com uma troca entre o uso das contas de forma bem prática. Logo, percebe-se que a Asus apostou em programas simples com funções bem definidas para ajudar as pessoas nas tarefas mais comuns do dia.

Entrada USB do ZenFone 5, da ASUS (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Entrada USB do Zenfone 5, da ASUS (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Tela

O Zenfone tem um display com um tamanho interessante, de 5 polegadas. A tela tem uma dimensão agradável para as funções básicas - navegar na Internet, assistir filmes, até ler textos. Além disso, sua resolução é boa: 720 x 1280 pixels, exatamente a mesma do Novo Moto G, por exemplo. Ele ainda é protegido pela tecnologia Gorilla Glass 3, presente em grande parte dos topos de linha atuais.

O celular de Asus Zenfone 5 é bom? Comente no Fórum do TechTudo

Ainda assim, o display peca na questão da iluminação, pois o máximo de brilho que ele alcança muitas vezes é baixo para determinadas situações. Usar o smartphone no meio da rua embaixo de um sol forte pode ser algo ruim, mesmo com a tela configurada para estar com a iluminação máxima.

Câmera

A câmera principal do Zenfone 5 é um ponto forte do aparelho, embora não seja tão acima da média dos demais modelos intermediários atuais. Com 8 megapixels e funções interessantes, como HDR e Panorâmico, é possível capturar boas imagens com o smartphone, principalmente em lugares abertos e iluminados.

As fotos não chegam a ser espetaculares, pois em alguns casos ficam granuladas e perdem muitas cores, mas não vão decepcionar os usuários que só querem registrar momentos no Facebook e Instagram.

Além disso, o dispositivo conta com uma câmera frontal de 2 megapixels, que também traz uma imagem bem interessante, própria para videochamadas, selfies e para o usuário 'se olhar' com o aplicativo Espelho.

Câmera traseira do ZenFone 5 é de 8 megapixels (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Câmera traseira do Zenfone 5 é de 8 megapixels (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)



Bateria

Já a bateria é um ponto positivo no smartphone. Grande, ela tem 2.110 mAh, um valor bem maior que outros aparelhos na mesma faixa. A bateria pode aguentar o dia inteiro de uso moderado - com internet 3G, Wi-Fi, ligações e envio de mensagens - tranquilamente, sem precisar ser carregada. Claro que, com uso acima do normal, incluindo tarefas muito pesadas e a tela ligada por muito tempo, a autonomia do Zenfone cai bastante, para cerca de 11 horas. Ainda assim, dificilmente deixará alguém na mão.

Custo-benefício

O telefone da Asus tem tudo para conquistar seu espaço no país. O aparelho, fabricado no Brasil, tem um preço excepcional para ganhar público rapidamente: ele chega às lojas por apenas R$ 699. O valor é realmente absurdo para um modelo nesta categoria, que não tem nenhum ponto negativo exagerado. Suas configurações são bastante equilibradas e ele vem preparado para agradar qualquer tipo de usuário.

Assim, o Zenfone pode não ser o aparelho definitivo para o consumidor, mas com certeza é disparado uma das melhores opções do mercado nacional no quesito custo-benefício, superando talvez até o popular Novo Moto G.

Tabela do Zenfone 5 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela do Zenfone 5 (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.4
Design
7
Desempenho
9
Tela
8
Câmera
8
Custo-benefí­cio
10

Prós

  • Excelente custo-benefício
  • Desempenho de alto nível
  • Bateria duradoura
  • Câmera com boas funções
  • Apps com funções rotineiras

Contras

  • Pouca memória interna de fábrica
  • Android desatualizado
  • Tela pouco iluminada
  • Design semelhante a xing-ling