TechTudo a tecnologia descomplicada
ZTE V9
  • Categoria Tablets e E-readers

Review

Notas do editor
Prós
  • Todas as funções básicas;
  • Baixo preço;
  • Conexão 3G.
Contras
  • Tela resistiva;
  • Baixa definição;
  • Processamento baixo;
  • Android 2.1, sem update.
Conclusão

Um tablet muito parecido com o Samsung Galaxy Tab, mas com um preço mais em conta. É um modelo bem simples para quem quer executar as tarefas do dia-a-dia; "pau pra toda obra", mas sem grandes recursos. O 3G, o Wi-Fi, e o tamanho reduzido garantem uma boa mobilidade.

09/Dez/2011 12h07

ZTE V9: Um tablet simples, mas conectado

Stella Dauer Para o TechTudo

O tablet da ZTE está bem famoso no mercado, até porque ele é oferecido em algumas assinaturas de jornais e revistas on-line, e também por ter um preço razoável em acordos com operadoras. Não há nada de inovador no V9, e por isso ele acaba sendo um modelo "feijão com arroz". Ao menos ele traz o básico para os indecisos.

Design

O design do V9 é simples, nem há muito o que falar. A frente é dominada pela tela com moldura um pouco desequlibrada, nas bordas, toda em plástico. A traseira e as bordas são de plástico prateado fosco, e pode ser retirada para dar acesso a bateria, ao chip SIM e ao cartão de memória – esse é um dos únicos tablets com essa possibilidade.

Tablet ZTE V9Tablet ZTE V9 (Foto: Stella Dauer)

Na traseira há apenas a câmera, enquanto que na frente ficam os botões padrão do Android, junto ao logotipo da empresa, câmera, LED de aviso e o display. Na lateral direita encontram-se o botão de energia e os de volume; acima fica a entrada para fones ouvido e um falante, cujo par está na parte inferior, junto à conexão microUSB. Essa disposição dos falantes e da moldura da tela leva a crer que há um incentivo para utilizar o tablet nos dois sentidos. E mesmo sendo pequeno, ele não é muito leve: pesa quase 400 gramas.

Tela

A resolução de tela é de apenas 480 x 800 pixels, a mesma utilizada em smartphones com aproximadamente 4 polegadas de tela, como o Nexus S e o Galaxy S II. Para essas telas menores não é ruim, mas quando se “estica” essa imagem para 7 polegadas, tudo fica bem estranho. Além disso, ela é do tipo resistiva, ou seja, que é necessário apertar o dedo para que ela funcione (e não aceita multitoque). Em compensação, é possível utilizá-la com qualquer stylus.

Tela de baixa definição (Foto: Stella Dauer)Tela de baixa definição (Foto: Stella Dauer)

Hardware e processamento

Em processamento, o V9 tem desempenho bem básico. Seu processador é de 600MHz, o mesmo de smartphones medianos no mercado. Como ele não é um modelo recente, não dá para reclamar disso, mas não espere velocidade incrível ou uma multitarefa pesada.

Altofalante e conexão microUSB (Foto: Stella Dauer)Altofalante e conexão microUSB (Foto: Stella Dauer)

A tela reage bem ao toque – ou aperto –, e para as tarefas básicas como navegar pelo tablet ou pela internet, conferir emails, acessar mensageiros instantâneos e ler um livro, ele se sai bem. Quanto às conexões sem fio temos Wi-Fi b/g/n, Bluetooth 2.1 – para transmissão de dados e conexão de acessórios – GPS com A-GPS e 3G. Nisso, ele é bem completo e funciona bem.

Câmera

Existe apenas uma câmera no V9, com 3.1 megapixels, na traseira. Não espere muito por aqui, já que esse foi um recurso adicionado provavelmente apenas para vídeo conferências. Não há flash e nem gravação de vídeo em qualidade superior, é apenas para quebrar um galho, mesmo.

Câmera, entrada para fone e alto falante (Foto: Stella Dauer)Câmera, entrada para fone e alto falante (Foto: Stella Dauer)

Esperando pouco dela, não há decepção. A câmera se sai razoavelmente bem em fotos com boa iluminação, tanto em exteriores como em interiores. Para visualização em telas menores como a do próprio tablet, não há perda de qualidade visível, mas ao aumentar a foto é possível vê-la como uma pintura impressionista - faltam detalhes.

Sistema operacional e usabilidade

Por ter sido lançado antes da versão Honeycomb chegar ao mercado e por possuir uma tela menor, o tablet da ZTE vem com a versão 2.1, Eclair, do Android - um sistema muito antigo e que não permite nem a instalação de aplicativos na memória externa.

No exterior, há a possibilidade de se fazer o update ao menos para a versão 2.2, mas no Brasil não há nenhuma informação oficial. É possível fazer o upgrade por sua conta e risco, com ROMs alternativas.

Botões de volume e de energia (Foto: Stella Dauer)Botões de volume e de energia (Foto: Stella Dauer)

A usabilidade dele é semelhante a de um grande smartphone: todos os comandos são iguais. Os botões padrão do Android, muito grandes e separados, podem ocasionar problemas de navegação, mas isso é uma questão de costume, pois depois de um tempo de uso você nem notará mais isso.

A ZTE não deixou o Android puro, mas também não mexeu muito. As diferenças estão apenas em detalhes do design de interface - nada foi mexido para melhor ou para modificar demais o uso padrão do sistema. O LED de aviso pode incomodar alguns, mas quando se está em uma reunião, o sinal luminoso pode ser bem útil para avisar a chegada de emails, mensagens e outras coisas.

Aplicativos

A ZTE não investiu no conjunto de aplicativos dessa tablet, então encontramos apenas o básico já fornecido pela Google: Gmail, Gtalk, Maps, Locais, Pesquisa por Voz, Market, Navegador GPS, YouTube, Internet, entre outros. Quanto ao que a ZTE disponibiliza, há o demo do jogo Nova, gerenciador de tarefas, gravador de som etc.

Três botões de toque (Foto: Stella Dauer)Três botões de toque (Foto: Stella Dauer)

O bom é que dá sempre para contar com a loja de aplicativos da Google, que fornece mais de 500 mil apps em sua base, muitos deles gratuitos. Dá para baixar mais alguns e ficar com o V9 pronto para o trabalho, diversão e entretenimento.

Música e mídia

Esse é um bom uso para o V9, também. Sua tela widescreen é ideal para reprodução de mídias, e ver filmes com ele na cama é bem agradável, já que ele é menor e, por isso, mais leve.

Infelizmente não há conexão HDMI, mas também por conta do processamento, não é possível reproduzir conteúdo em alta definição. Apesar disso, ele funciona bem com vídeos normais, nos formatos MP4, H.264 e H.263, que podem ser muito expandidos com algum aplicativo de terceiros.

Sensor de luz (Foto: Stella Dauer)Sensor de luz (Foto: Stella Dauer)

O som externo surpreendeu. Graças aos dois falantes nas laterais, o estéreo é muito bom. Os agudos se sobressaem um pouco, mas dá para perceber os graves também, e isso é difícil de encontrar em tablets. Não é perfeito, e também é baixo, mas é uma boa notícia.

Com os fones que o acompanham, o som é bonzinho. O melhor a fazer é comprar um bom par de fones; será um bom investimento. E falando em fones, eles ajudam como antena na função de rádio FM presente.

Armazenamento e bateria

Aqui ele tem desempenho de médio a baixo. O V9 vem com apenas 512MB de memória interna, e para compensar, a ZTE envia um cartão de 4GB, mas ainda assim é pouco para um tablet. Você pode comprar um cartão de 32GB para dar uma complementada, mas essa baixa memória interna pode atrapalhar muito na instalação de aplicativos.

Um tablet que abre a traseira! (Foto: Stella Dauer)Um tablet que abre a traseira! (Foto: Stella Dauer)

Quanto à bateria, sua duração é de aproximadamente 8 horas em uso moderado durante o dia, e de umas 6 horas na reprodução de mídias e navegação da internet.

O que vem na caixa

Na caixa, encontramos apenas o essencial. Além do aparelho e da bateria – que é removível –, há um cartão microSD de 4GB, carregador, cabo USB e um par de fones de ouvido. Na verdade, é até difícil encontrar fones de ouvido no kit de um tablet, e no V9 eles já vêm incluso.

Conteúdo da caixa (Foto: Stella Dauer)Conteúdo da caixa (Foto: Stella Dauer)

Especificações técnicas

- Tela: 7 polegadas
- Resolução de tela: 480 x 800 pixels
- Sistema operacional: Android 2.1 Eclair
- Processador: 600MHz
- Memória RAM: 512MB
- Armazenamento: 512MB, cartão microSD de 4GB
- Conectividade: Wi-Fi b/g/n / Bluetooth 2.1 / GPS com A-GPS / 3G / microUSB
- Dimensões: 19,2 x 11 x 1,2 cm
- Peso: 393 gramas
- Autonomia de bateria: Até 8 horas de uso
- Itens inclusos: Aparelho, bateria, cartão microSD de 4GB, carregador, cabo USB e fones de ouvido


  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Mad Punk
    2011-12-12T11:28:09

    fabricando*

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mad Punk
    2011-12-12T10:49:50

    Porque as empresas perdem tempo fabricam essas coisinhas inúteis?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Atlas Schimit
    2011-12-12T10:49:24

    Eu fico imaginando qual animal seria capaz de comprar uma porcaria dessa!!! Só se for esse tal de Romulo Mello

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Romulo Mello
    2011-12-11T21:18:19

    Frederico Laranjeira, e você deveria ir pro lixo para deixar de ser ignorante, que tal?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mad Punk
    2011-12-12T11:28:09

    fabricando*

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade